Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Lembrando que o Lightning fora substituido pelos Tornado ADV tanto na Grã Betanha como tbm na Arábia Saudita, o Kuwait, outro usuário, os substituiram por Mirage F-1Cs em meados dos anos 70s.
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Nao tinhamos que ter pestanejado , compramos certo .
o BAC é uma aberração.
o BAC é uma aberração.
- Plinio Jr
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Disto tbm não tenho dúvidas...fizeram a escolha certa...Mirage IIIE.
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- Carlos Lima
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
x2Plinio Jr escreveu:Disto tbm não tenho dúvidas...fizeram a escolha certa...Mirage IIIE.
[]s
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Concordo os matusas III e 2000 são mais bonitos e tal.....mas como interceptador e ponta de lança de defesa aérea , beleza não conta e sim a velocidade ,capacidade do radar ,misseis potentes, probe de abastecimento e poder de ascenção nisso o Lightning ganhava de lavada.....porém no quesito Gisele Bundchen.....os matusas são realmente muito limpos e belos
cb_lima escreveu:x2Plinio Jr escreveu:Disto tbm não tenho dúvidas...fizeram a escolha certa...Mirage IIIE.
[]s
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
O Mirage III foi a escolha "técnica" e correta na minha opiniao. O Lightning quase foi comprado por motivos politicos.
Mais um pedaço da história:
Mais um pedaço da história:
http://www.abra-pc.com.br/estoria05.htmlAquisição do MIRAGE III
Para apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.
Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:
— "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".
O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:
— "Aonde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido. E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.
Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:
* "Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".
O Min. MARCIO reuniu seu Alto Comando no Salão Nobre do MAer - BRASÍLIA e cientificou a todos que daria início ao processo de aquisição de 16 (dezesseis) aviões MIRAGE III, para equipar a 1a ALA DE DEFESA AÉREA, a ser instalada em Anápolis (GO). Isto posto, redigiu de próprio punho mensagem telegráfica a ser expedida para conhecimento de toda a FAB, cuja cópia ampliada está compondo o Histórico do 1o GDA.
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Vejam que interessante:
[]'s
http://www.abra-pc.com.br/estoria05.htmlSurpreendentemente, o Governo norte americano se colocou contrário à avaliação de aeronaves supersônicas por parte do Brasil já que, em sua concepção, aeronaves dessa perfomance estariam vetadas aos países latino-americanos, por desequilibrar "o balanço do poder ao Sul do Rio Grande"...
[]'s
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Bem legal esse fato histórico......pra muitos.....ainda bem que o cara morreu logo
Pra vc ver como pequenos detalhes mudam a história rapidamente.
Pra vc ver como pequenos detalhes mudam a história rapidamente.
projeto escreveu:O Mirage III foi a escolha "técnica" e correta na minha opiniao. O Lightning quase foi comprado por motivos politicos.
Mais um pedaço da história:
http://www.abra-pc.com.br/estoria05.htmlAquisição do MIRAGE III
Para apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.
Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:
— "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".
O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:
— "Aonde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido. E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.
Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:
* "Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".
O Min. MARCIO reuniu seu Alto Comando no Salão Nobre do MAer - BRASÍLIA e cientificou a todos que daria início ao processo de aquisição de 16 (dezesseis) aviões MIRAGE III, para equipar a 1a ALA DE DEFESA AÉREA, a ser instalada em Anápolis (GO). Isto posto, redigiu de próprio punho mensagem telegráfica a ser expedida para conhecimento de toda a FAB, cuja cópia ampliada está compondo o Histórico do 1o GDA.
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- Alfredo762
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Olá Lima
Eu concordo. Poucas unidades, um avião complexo. Ia custar uma fortuna manter esse avião.
Se olharmos a França e Inglaterra. MIII e Lightining, veremos um fato interessante.
Na início da década de 80, o MIII já tinha sido relegado para funções secundárias na França. Na Inglaterra, o Lightining ainda cumpria o dever primordial atribuído ainda na década de 50. Ou seja, foi um avião que em seu histórico não foi relegado à funções secundárias. Tanto é que a Inglaterra usou Harriers, Tornados e F-4 ao mesmo tempo que o velhaco Lightining.
Por sua vez, a França passou a usar MF-1 e logo depois o M2000, fazendo com que o MIII fosse para missões secundárias. O M2000 entrou em serviço em meados de 1984 e o Lightining ainda desempanha a sua função original. Logicamente, falamos de aviões de diferentes categorias.
O Lightining é um dos pouquíssimos caças que manteve o seu perfil operacional desde a sua entrada em serviço até o fim de sua carreira.
Não me refiro à você, Lima.
Mas é impossível traçar uma comparação direta entre MIII e Lightining, ou Mi-21, F-4, F-5 ou qualquer outro avião que seja.
O lightining foi um avião que era usado para uma determinada função, usado de uma maneira diferente e em um contexto diferente. Jamais será possível compararmos aviões de propósitos diferentes.
Estamos falando de um interceptador puro.
Alfredo
Eu concordo. Poucas unidades, um avião complexo. Ia custar uma fortuna manter esse avião.
Se olharmos a França e Inglaterra. MIII e Lightining, veremos um fato interessante.
Na início da década de 80, o MIII já tinha sido relegado para funções secundárias na França. Na Inglaterra, o Lightining ainda cumpria o dever primordial atribuído ainda na década de 50. Ou seja, foi um avião que em seu histórico não foi relegado à funções secundárias. Tanto é que a Inglaterra usou Harriers, Tornados e F-4 ao mesmo tempo que o velhaco Lightining.
Por sua vez, a França passou a usar MF-1 e logo depois o M2000, fazendo com que o MIII fosse para missões secundárias. O M2000 entrou em serviço em meados de 1984 e o Lightining ainda desempanha a sua função original. Logicamente, falamos de aviões de diferentes categorias.
O Lightining é um dos pouquíssimos caças que manteve o seu perfil operacional desde a sua entrada em serviço até o fim de sua carreira.
Não me refiro à você, Lima.
Mas é impossível traçar uma comparação direta entre MIII e Lightining, ou Mi-21, F-4, F-5 ou qualquer outro avião que seja.
O lightining foi um avião que era usado para uma determinada função, usado de uma maneira diferente e em um contexto diferente. Jamais será possível compararmos aviões de propósitos diferentes.
Estamos falando de um interceptador puro.
Alfredo
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- Delta Dagger
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Beronha escreveu:Nao tinhamos que ter pestanejado , compramos certo .
Eu concordo, o Lightning foi um fracasso de exportação. Provavelmente teríamos grandes problemas de logística ao passar dos anos. Talvez o Mirage F-1 teria sido uma escolha melhor, mas não sei se a França nos venderia.
Eu só não me conformo com o fato dos Mirage III levarem apenas um míssil Matra R-530 e nem com a quantidade de Mirages adquiridos, apenas 16.
Na verdade não haviam mísseis muito superiores disponíveis na época . Até os Sparrow que eram bvr além de não servirem nos Mirage tinham o índice de acertos extremamente baixo e um índice de falhas de lançamento alto.
Os mísseis Falcon, usados nos F-102 e F-106 tinham péssima reputação entre os pilotos.
Os Matra R-530 não eram grande coisa e me parece que eram os únicos disponíveis aos Mirage em 1972.
Para mim o maior erro mesmo, foi ficar tanto tempo sem atualizar a frota, fato que deveria ter ocorrido no máximo até 1992...
Desta forma caças que eram eficientes em 1972 e ainda tinham alguma validade em 1982 já eram totalmente obsoletos em 1992 sendo usados sem upgrades até 2005.
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Concordo com sua opinião.....o lightning era do inicio ao fim de sua vida um interceptador puro.
Alfredo762 escreveu:Olá Lima
Eu concordo. Poucas unidades, um avião complexo. Ia custar uma fortuna manter esse avião.
Se olharmos a França e Inglaterra. MIII e Lightining, veremos um fato interessante.
Na início da década de 80, o MIII já tinha sido relegado para funções secundárias na França. Na Inglaterra, o Lightining ainda cumpria o dever primordial atribuído ainda na década de 50. Ou seja, foi um avião que em seu histórico não foi relegado à funções secundárias. Tanto é que a Inglaterra usou Harriers, Tornados e F-4 ao mesmo tempo que o velhaco Lightining.
Por sua vez, a França passou a usar MF-1 e logo depois o M2000, fazendo com que o MIII fosse para missões secundárias. O M2000 entrou em serviço em meados de 1984 e o Lightining ainda desempanha a sua função original. Logicamente, falamos de aviões de diferentes categorias.
O Lightining é um dos pouquíssimos caças que manteve o seu perfil operacional desde a sua entrada em serviço até o fim de sua carreira.
Não me refiro à você, Lima.
Mas é impossível traçar uma comparação direta entre MIII e Lightining, ou Mi-21, F-4, F-5 ou qualquer outro avião que seja.
O lightining foi um avião que era usado para uma determinada função, usado de uma maneira diferente e em um contexto diferente. Jamais será possível compararmos aviões de propósitos diferentes.
Estamos falando de um interceptador puro.
Alfredo
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
os firestreak e os red top , não eram melhores do que os r530
R530 - alcance : 18 km
Firestreak 8 km
RED TOP (um desenvolvimento do Firestreak)= +/- 12 km
desses misseis pré-historicos que o o unico que deveria ser bom de verdade e seria insuperavel até hoje contra até misseis de cruzeiro era o AIR2A genie
R530 - alcance : 18 km
Firestreak 8 km
RED TOP (um desenvolvimento do Firestreak)= +/- 12 km
desses misseis pré-historicos que o o unico que deveria ser bom de verdade e seria insuperavel até hoje contra até misseis de cruzeiro era o AIR2A genie
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Ola Alfredo,
Nao ha' o que discordar com os seus pontos... definitivamente o Lightning era um interceptador puro e quando foi usado para diferente tarefa (no Kuwait) foi imediatamente retirado de servico porque nunca foi uma aeronave de 'interdicao' (no Kuwait eles usavam tambem bombas e lancadores de foguetes o que na verdade era uma 'ofensa' ao projeto do Lightning.
[]s
CB_Lima
Nao ha' o que discordar com os seus pontos... definitivamente o Lightning era um interceptador puro e quando foi usado para diferente tarefa (no Kuwait) foi imediatamente retirado de servico porque nunca foi uma aeronave de 'interdicao' (no Kuwait eles usavam tambem bombas e lancadores de foguetes o que na verdade era uma 'ofensa' ao projeto do Lightning.
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Saludos amigos:
Leyendo sus posts, veo que en todos nuestros paises sucedió algo similar.
A mediados de los 60s. cuando la Fuerza Aérea Argentina comenzó a evaluar los cazas disponibles en el mercado, para reemplazar en las funciones de primera línea que para aquellos tiempos cubrían los F-86 Sabres; puso su atención en tres productos de distinta procedencia. El English Electric Lightning, el Saab 35 Draken y el Loocheed F-104 Starfighter.
Pero los años se fueron sucediendo y al momento de tomar la decisión, los tiempos ya eran otros; la guerra de los seis días introdujo en la Historia de la aviación mundial a un formidable guerrero, el Mirage III.
A pesar de ello, la Fuerza Aérea Argentina solo puso sus fichas en el caza francés, cuando le fue negada por EEUU la venta del poderoso F-4E Phantom. La FAA había efectuado un requerimiento por 40 de estas magníficas aeronaves.
Recién al ver frustada la compra del F-4E, la FAA fue por el Mirage IIIE. Y creo yo que no se equivocó.-
Según mi modesto punto de vista era ya para esos tiempos, un avión mucho más completo y capáz que el English Electric Lightning, y por supuesto más moderno.-
El hecho de que Francia lo haya relegado prontamente al M-III de funciones primarias destinándolo a funciones secundarias, no habla mal de él, sino que ello habla bien de Francia y de la propia Dassault, que en poco tiempo mejoró considerablemente las capacidades del venerable caza sacándole aún más jugo con el F-1 y luego con el M-2000, cosa que los británicos no puedieron hacer con su Lightning.
No hay que buscar mucho para darse cuenta del porqué del triunfo comercial del Mirage III a lo largo y ancho del planeta, en detrimento de otros cazas que le salieron a competir.-
Les dejo mis cordiales saludos desde Buenos Aires, la Reina del Plata.-
Leyendo sus posts, veo que en todos nuestros paises sucedió algo similar.
A mediados de los 60s. cuando la Fuerza Aérea Argentina comenzó a evaluar los cazas disponibles en el mercado, para reemplazar en las funciones de primera línea que para aquellos tiempos cubrían los F-86 Sabres; puso su atención en tres productos de distinta procedencia. El English Electric Lightning, el Saab 35 Draken y el Loocheed F-104 Starfighter.
Pero los años se fueron sucediendo y al momento de tomar la decisión, los tiempos ya eran otros; la guerra de los seis días introdujo en la Historia de la aviación mundial a un formidable guerrero, el Mirage III.
A pesar de ello, la Fuerza Aérea Argentina solo puso sus fichas en el caza francés, cuando le fue negada por EEUU la venta del poderoso F-4E Phantom. La FAA había efectuado un requerimiento por 40 de estas magníficas aeronaves.
Recién al ver frustada la compra del F-4E, la FAA fue por el Mirage IIIE. Y creo yo que no se equivocó.-
Según mi modesto punto de vista era ya para esos tiempos, un avión mucho más completo y capáz que el English Electric Lightning, y por supuesto más moderno.-
El hecho de que Francia lo haya relegado prontamente al M-III de funciones primarias destinándolo a funciones secundarias, no habla mal de él, sino que ello habla bien de Francia y de la propia Dassault, que en poco tiempo mejoró considerablemente las capacidades del venerable caza sacándole aún más jugo con el F-1 y luego con el M-2000, cosa que los británicos no puedieron hacer con su Lightning.
No hay que buscar mucho para darse cuenta del porqué del triunfo comercial del Mirage III a lo largo y ancho del planeta, en detrimento de otros cazas que le salieron a competir.-
Les dejo mis cordiales saludos desde Buenos Aires, la Reina del Plata.-
Las Islas Malvinas, Georgias y Sandwich del Sur, fueron, son y serán Argentinas.-
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Muito interessante...
http://www.thunder-and-lightnings.co.uk ... ories.html
ENGLISH ELECTRIC LIGHTNING
FLYING THE LIGHTNING
Comparisons between the Lightning and the F-15 Eagle
Wing Commander Brian Carroll
Pequeno trecho:
(...) Considering the age difference, the Lightning's performance was totally outstanding when introduced into service, and when it finally bowed out, it could still out-climb most of its successors. Its initial rate of climb was 50,000 ft per minute. The Mirage IIIE climbed initially at 30,000 ft per minute; the Phantom F-4M managed 32,000 ft per minute; the MiG-21 could only manage 36,090 ft per minute; the F-16A's initial rate was 40,000 ft per minute, and the Tornado F.3's 43,000 ft per minute. So the Lightning reigned supreme. Only later was it surpassed; the F-15 Eagle, and the MiG-25 both have initial climb rates as good or better. The Lightning's time to FL 360 in re-heat was 2.5 minutes, in this respect the Eagle produced a similar figure, though this could vary depending upon its configuration. (...)
http://www.thunder-and-lightnings.co.uk ... ories.html
ENGLISH ELECTRIC LIGHTNING
FLYING THE LIGHTNING
Comparisons between the Lightning and the F-15 Eagle
Wing Commander Brian Carroll
Pequeno trecho:
(...) Considering the age difference, the Lightning's performance was totally outstanding when introduced into service, and when it finally bowed out, it could still out-climb most of its successors. Its initial rate of climb was 50,000 ft per minute. The Mirage IIIE climbed initially at 30,000 ft per minute; the Phantom F-4M managed 32,000 ft per minute; the MiG-21 could only manage 36,090 ft per minute; the F-16A's initial rate was 40,000 ft per minute, and the Tornado F.3's 43,000 ft per minute. So the Lightning reigned supreme. Only later was it surpassed; the F-15 Eagle, and the MiG-25 both have initial climb rates as good or better. The Lightning's time to FL 360 in re-heat was 2.5 minutes, in this respect the Eagle produced a similar figure, though this could vary depending upon its configuration. (...)
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla