Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#31 Mensagem por Plinio Jr » Qui Abr 10, 2008 6:33 pm

Lembrando que o Lightning fora substituido pelos Tornado ADV tanto na Grã Betanha como tbm na Arábia Saudita, o Kuwait, outro usuário, os substituiram por Mirage F-1Cs em meados dos anos 70s.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#32 Mensagem por Beronha » Qui Abr 10, 2008 6:45 pm

Nao tinhamos que ter pestanejado , compramos certo .

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o BAC é uma aberração.




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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#33 Mensagem por Plinio Jr » Qui Abr 10, 2008 9:43 pm

Disto tbm não tenho dúvidas...fizeram a escolha certa...Mirage IIIE. :wink:




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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#34 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 10, 2008 9:52 pm

Plinio Jr escreveu:Disto tbm não tenho dúvidas...fizeram a escolha certa...Mirage IIIE. :wink:
x2 :mrgreen: :wink:

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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#35 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qui Abr 10, 2008 10:06 pm

Concordo os matusas III e 2000 são mais bonitos e tal.....mas como interceptador e ponta de lança de defesa aérea , beleza não conta e sim a velocidade ,capacidade do radar ,misseis potentes, probe de abastecimento e poder de ascenção nisso o Lightning ganhava de lavada.....porém no quesito Gisele Bundchen.....os matusas são realmente muito limpos e belos
:wink:
cb_lima escreveu:
Plinio Jr escreveu:Disto tbm não tenho dúvidas...fizeram a escolha certa...Mirage IIIE. :wink:
x2 :mrgreen: :wink:

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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#36 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Abr 10, 2008 10:22 pm

O Mirage III foi a escolha "técnica" e correta na minha opiniao. O Lightning quase foi comprado por motivos politicos.

Mais um pedaço da história:
Aquisição do MIRAGE III

Para apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.

Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:

— "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".

O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:

— "Aonde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido. E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.

Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:

* "Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".

O Min. MARCIO reuniu seu Alto Comando no Salão Nobre do MAer - BRASÍLIA e cientificou a todos que daria início ao processo de aquisição de 16 (dezesseis) aviões MIRAGE III, para equipar a 1a ALA DE DEFESA AÉREA, a ser instalada em Anápolis (GO). Isto posto, redigiu de próprio punho mensagem telegráfica a ser expedida para conhecimento de toda a FAB, cuja cópia ampliada está compondo o Histórico do 1o GDA.

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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#37 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Abr 10, 2008 10:27 pm

Vejam que interessante:
Surpreendentemente, o Governo norte americano se colocou contrário à avaliação de aeronaves supersônicas por parte do Brasil já que, em sua concepção, aeronaves dessa perfomance estariam vetadas aos países latino-americanos, por desequilibrar "o balanço do poder ao Sul do Rio Grande"...
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#38 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qui Abr 10, 2008 10:31 pm

Bem legal esse fato histórico......pra muitos.....ainda bem que o cara morreu logo :shock: :shock:
Pra vc ver como pequenos detalhes mudam a história rapidamente.
projeto escreveu:O Mirage III foi a escolha "técnica" e correta na minha opiniao. O Lightning quase foi comprado por motivos politicos.

Mais um pedaço da história:
Aquisição do MIRAGE III

Para apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.

Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:

— "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".

O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:

— "Aonde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido. E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.

Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:

* "Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".

O Min. MARCIO reuniu seu Alto Comando no Salão Nobre do MAer - BRASÍLIA e cientificou a todos que daria início ao processo de aquisição de 16 (dezesseis) aviões MIRAGE III, para equipar a 1a ALA DE DEFESA AÉREA, a ser instalada em Anápolis (GO). Isto posto, redigiu de próprio punho mensagem telegráfica a ser expedida para conhecimento de toda a FAB, cuja cópia ampliada está compondo o Histórico do 1o GDA.

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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#39 Mensagem por Alfredo762 » Qui Abr 10, 2008 10:53 pm

Olá Lima

Eu concordo. Poucas unidades, um avião complexo. Ia custar uma fortuna manter esse avião.

Se olharmos a França e Inglaterra. MIII e Lightining, veremos um fato interessante.

Na início da década de 80, o MIII já tinha sido relegado para funções secundárias na França. Na Inglaterra, o Lightining ainda cumpria o dever primordial atribuído ainda na década de 50. Ou seja, foi um avião que em seu histórico não foi relegado à funções secundárias. Tanto é que a Inglaterra usou Harriers, Tornados e F-4 ao mesmo tempo que o velhaco Lightining.

Por sua vez, a França passou a usar MF-1 e logo depois o M2000, fazendo com que o MIII fosse para missões secundárias. O M2000 entrou em serviço em meados de 1984 e o Lightining ainda desempanha a sua função original. Logicamente, falamos de aviões de diferentes categorias.

O Lightining é um dos pouquíssimos caças que manteve o seu perfil operacional desde a sua entrada em serviço até o fim de sua carreira.

Não me refiro à você, Lima.

Mas é impossível traçar uma comparação direta entre MIII e Lightining, ou Mi-21, F-4, F-5 ou qualquer outro avião que seja.

O lightining foi um avião que era usado para uma determinada função, usado de uma maneira diferente e em um contexto diferente. Jamais será possível compararmos aviões de propósitos diferentes.

Estamos falando de um interceptador puro.


Alfredo




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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#40 Mensagem por Delta Dagger » Qui Abr 10, 2008 10:55 pm

Beronha escreveu:Nao tinhamos que ter pestanejado , compramos certo .

Eu concordo, o Lightning foi um fracasso de exportação. Provavelmente teríamos grandes problemas de logística ao passar dos anos. Talvez o Mirage F-1 teria sido uma escolha melhor, mas não sei se a França nos venderia.

Eu só não me conformo com o fato dos Mirage III levarem apenas um míssil Matra R-530 e nem com a quantidade de Mirages adquiridos, apenas 16.

Na verdade não haviam mísseis muito superiores disponíveis na época . Até os Sparrow que eram bvr além de não servirem nos Mirage tinham o índice de acertos extremamente baixo e um índice de falhas de lançamento alto.
Os mísseis Falcon, usados nos F-102 e F-106 tinham péssima reputação entre os pilotos.

Os Matra R-530 não eram grande coisa e me parece que eram os únicos disponíveis aos Mirage em 1972.

Para mim o maior erro mesmo, foi ficar tanto tempo sem atualizar a frota, fato que deveria ter ocorrido no máximo até 1992...
Desta forma caças que eram eficientes em 1972 e ainda tinham alguma validade em 1982 já eram totalmente obsoletos em 1992 sendo usados sem upgrades até 2005.




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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#41 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Sex Abr 11, 2008 11:07 am

Concordo com sua opinião.....o lightning era do inicio ao fim de sua vida um interceptador puro.
Alfredo762 escreveu:Olá Lima

Eu concordo. Poucas unidades, um avião complexo. Ia custar uma fortuna manter esse avião.

Se olharmos a França e Inglaterra. MIII e Lightining, veremos um fato interessante.

Na início da década de 80, o MIII já tinha sido relegado para funções secundárias na França. Na Inglaterra, o Lightining ainda cumpria o dever primordial atribuído ainda na década de 50. Ou seja, foi um avião que em seu histórico não foi relegado à funções secundárias. Tanto é que a Inglaterra usou Harriers, Tornados e F-4 ao mesmo tempo que o velhaco Lightining.

Por sua vez, a França passou a usar MF-1 e logo depois o M2000, fazendo com que o MIII fosse para missões secundárias. O M2000 entrou em serviço em meados de 1984 e o Lightining ainda desempanha a sua função original. Logicamente, falamos de aviões de diferentes categorias.

O Lightining é um dos pouquíssimos caças que manteve o seu perfil operacional desde a sua entrada em serviço até o fim de sua carreira.

Não me refiro à você, Lima.

Mas é impossível traçar uma comparação direta entre MIII e Lightining, ou Mi-21, F-4, F-5 ou qualquer outro avião que seja.

O lightining foi um avião que era usado para uma determinada função, usado de uma maneira diferente e em um contexto diferente. Jamais será possível compararmos aviões de propósitos diferentes.

Estamos falando de um interceptador puro.


Alfredo




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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#42 Mensagem por Beronha » Sex Abr 11, 2008 12:46 pm

os firestreak e os red top , não eram melhores do que os r530

R530 - alcance : 18 km
Firestreak 8 km
RED TOP (um desenvolvimento do Firestreak)= +/- 12 km

desses misseis pré-historicos que o o unico que deveria ser bom de verdade e seria insuperavel até hoje contra até misseis de cruzeiro era o AIR2A genie :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#43 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 11, 2008 2:17 pm

Ola Alfredo,

Nao ha' o que discordar com os seus pontos... definitivamente o Lightning era um interceptador puro e quando foi usado para diferente tarefa (no Kuwait) foi imediatamente retirado de servico porque nunca foi uma aeronave de 'interdicao' (no Kuwait eles usavam tambem bombas e lancadores de foguetes o que na verdade era uma 'ofensa' :D ao projeto do Lightning.

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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#44 Mensagem por TR-1700 » Sex Abr 11, 2008 6:47 pm

Saludos amigos:

Leyendo sus posts, veo que en todos nuestros paises sucedió algo similar.

A mediados de los 60s. cuando la Fuerza Aérea Argentina comenzó a evaluar los cazas disponibles en el mercado, para reemplazar en las funciones de primera línea que para aquellos tiempos cubrían los F-86 Sabres; puso su atención en tres productos de distinta procedencia. El English Electric Lightning, el Saab 35 Draken y el Loocheed F-104 Starfighter.

Pero los años se fueron sucediendo y al momento de tomar la decisión, los tiempos ya eran otros; la guerra de los seis días introdujo en la Historia de la aviación mundial a un formidable guerrero, el Mirage III.
A pesar de ello, la Fuerza Aérea Argentina solo puso sus fichas en el caza francés, cuando le fue negada por EEUU la venta del poderoso F-4E Phantom. La FAA había efectuado un requerimiento por 40 de estas magníficas aeronaves.

Recién al ver frustada la compra del F-4E, la FAA fue por el Mirage IIIE. Y creo yo que no se equivocó.-

Según mi modesto punto de vista era ya para esos tiempos, un avión mucho más completo y capáz que el English Electric Lightning, y por supuesto más moderno.-

El hecho de que Francia lo haya relegado prontamente al M-III de funciones primarias destinándolo a funciones secundarias, no habla mal de él, sino que ello habla bien de Francia y de la propia Dassault, que en poco tiempo mejoró considerablemente las capacidades del venerable caza sacándole aún más jugo con el F-1 y luego con el M-2000, cosa que los británicos no puedieron hacer con su Lightning.

No hay que buscar mucho para darse cuenta del porqué del triunfo comercial del Mirage III a lo largo y ancho del planeta, en detrimento de otros cazas que le salieron a competir.-

Les dejo mis cordiales saludos desde Buenos Aires, la Reina del Plata.-




Las Islas Malvinas, Georgias y Sandwich del Sur, fueron, son y serán Argentinas.-
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??

#45 Mensagem por Penguin » Sex Abr 11, 2008 7:13 pm

Muito interessante...

http://www.thunder-and-lightnings.co.uk ... ories.html
ENGLISH ELECTRIC LIGHTNING
FLYING THE LIGHTNING


Comparisons between the Lightning and the F-15 Eagle
Wing Commander Brian Carroll


Pequeno trecho:
(...) Considering the age difference, the Lightning's performance was totally outstanding when introduced into service, and when it finally bowed out, it could still out-climb most of its successors. Its initial rate of climb was 50,000 ft per minute. The Mirage IIIE climbed initially at 30,000 ft per minute; the Phantom F-4M managed 32,000 ft per minute; the MiG-21 could only manage 36,090 ft per minute; the F-16A's initial rate was 40,000 ft per minute, and the Tornado F.3's 43,000 ft per minute. So the Lightning reigned supreme. Only later was it surpassed; the F-15 Eagle, and the MiG-25 both have initial climb rates as good or better. The Lightning's time to FL 360 in re-heat was 2.5 minutes, in this respect the Eagle produced a similar figure, though this could vary depending upon its configuration. (...)




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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