Tiger, eu te provoquei sobre essa frase, porque isso que ele disse é uma tradução tosca (mas muito tosca) do que esta escrito na letra f. do numero 1-1, do capitulo 1 das IP 100-1 (bases para a modernização da doutrina de emprego da FT). Nominimo ele ouviu isso numa dessas "REPONs" (reunião para p@#* nenhuma) do ministerio. Ou leu isso em algum manual velho, porque esta escrito lá que o EB é formado pela doutrina, material e pessoal. Um, não desenvolve sem o outro. Tudo o que ele disse esta escrito num manual encardido nas prateleiras dos quarteis.Tigershark escreveu:Prezado Sgt Guerra,SGT GUERRA escreveu: Então me explica o que ele quer dizer com isso.Além do mais, se são ou não necessárias mudanças nas práticas operacionais. Em caso afirmativo, é preciso haver a mudança da instrução e, em conseqüência,a adequação das escolas de formação militares. Por último, quais os equipamentos que serão necessários para o cumprimento dessas tarefas? O homem ta com dinheiro hein. Até parece que estamos na França. Observe bem: os equipamentos são vistos não como algo que se antecipe à formulação do Plano, mas sim como conseqüência de uma definiçãopolítica de tarefas a serem cumpridas e o “modus operandi”, ou seja, as operações táticas e estratégicas e os procedimentosoperacionais é que irão definir os equipamentos e não estes para definiras táticas.
Eu entendi( e gostei) do texto completo,acho que ele está claro neste parágrafo ao qual vc se refere acima.
Mas e ai!? Ele ta folheando manual velho e fazendo discursos para agradar a maioria que acha que as FAs gastam mal (Inclusive aqui no DB isso virou uma verdade fixa). Mas o fato é que estamos no segundo mandato do atual governo e até agora não existe uma politica estrategica de defesa.
Na minha opinião, o ministro esta fazendo essa pose de quem esta dando um choque de gestão no MD devido a crise aerea que expos o quanto o MD estava jogado as traças.
Esses discursos "cola copia" deixa claro que o governo vai empurrar o problema da defesa com a barriga até o final do mandato. Porque se o governo estivesse realmente preocupado em formar doutrina comprando equipamento adequado, e principalmente em formar pessoal, não estaria enrolando os militares desde setembro com aumento.
E se no final ele fizer algo, vai ser lendo o que os militares escreveram em todo sua vida e usar o que esta faltando para os miliatres a mais de 25 anos que é: bufunfa, arame e muito tutu...