Entrevista Nelson Jobin

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Entrevista Nelson Jobin

#16 Mensagem por Guerra » Qui Abr 03, 2008 9:57 pm

Tigershark escreveu:
SGT GUERRA escreveu:   Então me explica o que ele quer dizer com isso.Além do mais, se são ou não necessárias mudanças nas práticas operacionais. Em caso afirmativo, é preciso haver a mudança da instrução e, em conseqüência,a adequação das escolas de formação militares. Por último, quais os equipamentos que serão necessários para o cumprimento dessas tarefas?     O homem ta com dinheiro hein. Até parece que estamos na França. Observe bem: os equipamentos são vistos não como algo que se antecipe à formulação do Plano, mas sim como conseqüência de uma definiçãopolítica de tarefas a serem cumpridas e o “modus operandi”, ou seja, as operações táticas e estratégicas e os procedimentosoperacionais é que irão definir os equipamentos e não estes para definiras táticas.
Prezado Sgt Guerra,
Eu entendi( e gostei) do texto completo,acho que ele está claro neste parágrafo ao qual vc se refere acima.
Tiger, eu te provoquei sobre essa frase, porque isso que ele disse é uma tradução tosca (mas muito tosca) do que esta escrito na letra f. do numero 1-1, do capitulo 1 das IP 100-1 (bases para a modernização da doutrina de emprego da FT). Nominimo ele ouviu isso numa dessas "REPONs" (reunião para p@#* nenhuma) do ministerio. Ou leu isso em algum manual velho, porque esta escrito lá que o EB é formado pela doutrina, material e pessoal. Um, não desenvolve sem o outro. Tudo o que ele disse esta escrito num manual encardido nas prateleiras dos quarteis.

Mas e ai!? Ele ta folheando manual velho e fazendo discursos para agradar a maioria que acha que as FAs gastam mal (Inclusive aqui no DB isso virou uma verdade fixa). Mas o fato é que estamos no segundo mandato do atual governo e até agora não existe uma politica estrategica de defesa.

Na minha opinião, o ministro esta fazendo essa pose de quem esta dando um choque de gestão no MD devido a crise aerea que expos o quanto o MD estava jogado as traças.

Esses discursos "cola copia" deixa claro que o governo vai empurrar o problema da defesa com a barriga até o final do mandato. Porque se o governo estivesse realmente preocupado em formar doutrina comprando equipamento adequado, e principalmente em formar pessoal, não estaria enrolando os militares desde setembro com aumento.

E se no final ele fizer algo, vai ser lendo o que os militares escreveram em todo sua vida e usar o que esta faltando para os miliatres a mais de 25 anos que é: bufunfa, arame e muito tutu...

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#17 Mensagem por Guerra » Qui Abr 03, 2008 10:03 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Guerra, concordando com o Tigershark, também entendi e gostei. Tá bem claro. Uma coisa a deixar clara que não é uma imposição de cima pra baixo e sim deixando as próprias Forças apresentarem suas proposições.

Estabelecer qual serão as funções/missões/tarefas/ ou outro termo apropriado, como atingir tais objetivos, quais os materiais que serão necessário para tal e qual o tipo de doutrina precisará ser implementada.

Vinicius, o politico cuida da politica é o general traduz a politca para o campo de batalha. Cara, isso esta escrito no livro A Arte da Guerra. Isso não é discurso para um governo que esta no segundo mandato.

Po, pelo amor de Deus...

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 04, 2008 12:03 am

Cara, o problema do Brasil é pensar em mandatos. Isso é péssimo. Não há pensamento de longo prazo. No meio militar isso é fundamental. Muitas vezes entre a escolha, compra e início de operação de material, já se decorreu mais que o tempo de um determinado governo. Então as coisas têm que ter um mínimo de continuidade.

Eu escolhi fazer o seguinte: gostei do que foi dito. Vou aguardar o prazo estabelecido: 7 de setembro. Vou ver os resultados, depois vou dizer se é bom ou ruim. Há os otimistas, os pessimistas e os céticos. Todos vão ter que aguardar.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Guerra
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por Guerra » Sex Abr 04, 2008 10:00 am

Vinicius Pimenta escreveu: Há os otimistas, os pessimistas e os céticos. Todos vão ter que aguardar.
Eu faço isso a 20 anos.

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 317 vezes
Agradeceram: 554 vezes

#20 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 04, 2008 10:46 am

T&D - Os recursos provenientes dos royalties do petróleo, garantidos
pelas leis 7.940/89 e 9.478/97, têm sido sistematicamente contigenciados. O que o Ministério da Defesa pode fazer no sentido de garantir esses repasses para a Marinha?

Ministro Jobim – Vamos começar a debater com o Ministério da Fazenda,
a partir deste momento. Vamos mostrar que nós temos recursos previstos e que não são liberados para a Marinha, sendo usados para efeito de absorção do déficit público. Isso é uma discussão que eu estou abrindo.
A MB vem pagando a conta desses governbos fanfarrões... é um absurdo!

Um abraço e t+ :D

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 207 vezes
Agradeceram: 507 vezes

#21 Mensagem por delmar » Sex Abr 04, 2008 10:51 am

SGT GUERRA escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Há os otimistas, os pessimistas e os céticos. Todos vão ter que aguardar.
Eu faço isso a 20 anos.
Algo o caro SGT GUERRA deve admitir. É o primeiro MD que, ao menos, está lendo alguma coisa, nem que sejam as velhas apostilas dos cursos do EB. Os demais nem isso faziam. Se terão alguma utilidade é outra história.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Guerra
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por Guerra » Sex Abr 04, 2008 11:46 am

delmar escreveu:
SGT GUERRA escreveu: Eu faço isso a 20 anos.
Algo o caro SGT GUERRA deve admitir. É o primeiro MD que, ao menos, está lendo alguma coisa, nem que sejam as velhas apostilas dos cursos do EB. Os demais nem isso faziam. Se terão alguma utilidade é outra história.

saudações
delmar, na minha opinião, virou moda falar em defesa depois que 180 pessoas viraram churrasco no acidente da TAM e convenceu o pais que o MD estava jogado as traças.

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#23 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 04, 2008 12:38 pm

Continuo aguardando fatos concretos, enquanto isto não acontecer , não mudo minha postura em relação a ele.... :!: :!:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#24 Mensagem por talharim » Sex Abr 04, 2008 3:39 pm

Estou cético e pessimista.

O Jobim só está fazendo esse "esforço todo" para promoção própria todo mundo sabe de suas pretensões políticas portanto é um grande fanfarrão.

Se ele não comprar nada até o fim de seu mandato que deve durar somente até o meio do ano que vem.................essa política estratégica de defesa será jogada no ralo pelo próximo governo isso é certo não haverá continuísmo sem algo concreto realizado.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#25 Mensagem por talharim » Sex Abr 04, 2008 3:49 pm

Os nomes mais cotados para substituir o NJ ano que vem são José Dirceu,Severino Cavalcante e Caetano Veloso.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#26 Mensagem por FABIO » Sex Abr 04, 2008 4:15 pm

talha voçe esqueceu do clodovil hernandez. :mrgreen:

Responder