TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Re: Jobim/Saito: Viagem EUA , jogada de mestre ! vem F35?
Srs,não sei se ficou claro mas para mim ficou os EUA estão lançando uma alternativa "viável'/"alternativa" ao SNA.
É claro que eles não querem um BRAZIL com um SNA ou qualquer coisa parecida.
Mas sua alternativa é bem açucarada.
Resta saber sabiamente qual alternativa escolher.É bom escolher minuciosamente pq é um caminho sem volta.
É claro que eles não querem um BRAZIL com um SNA ou qualquer coisa parecida.
Mas sua alternativa é bem açucarada.
Resta saber sabiamente qual alternativa escolher.É bom escolher minuciosamente pq é um caminho sem volta.
Editado pela última vez por talharim em Sáb Mar 29, 2008 7:02 pm, em um total de 1 vez.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
- Sintra
- Sênior
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Oi LuisLuís Henrique escreveu: -- x --
Caro Sintra,
sobre valores:
O custo de U$ 60 a U$ 70 mi se refere ao caça limpo. Com peças, treinamento, simuladores e armamento o preço sobe.
.
Mas o "Fly Away Cost" é precisamente isso, um caça limpo.
Mas como uma imagem vale mais do que mil palavras, directamente do Budget oficial da USAF, página 43:
http://www.saffm.hq.af.mil/shared/media ... 04-081.pdf
E ponto final no assunto (espero)
Editado pela última vez por Sintra em Sáb Mar 29, 2008 7:05 pm, em um total de 1 vez.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
- Immortal Horgh
- Sênior
PRick escreveu:
F-16 nesta altura do campeonato, quanto já operamos M-2000, não tem sentido, nem me venham falar de F-16-60, com os preços dele bem salgados. Tampão com valor alto seria um contrasenso. Ainda mais com as restrições impostas pelos EUA.
[ ]´s
Pows, até que enfim concordamos, Prick
Outro dia estava comentando com o Wolf sobre como resolver essa celeuma em torno do FX: os Fabianos querem um caça de 5ª geração e a MB que seu SSN, então como resolver a questão? Para mim isso refletia em se gastar mais, ou seja, comprando um lote de Rafale agora, mas ao mesmo tempo garantindo o F-35/PAK para depois.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Exatamente, será um alinhamento mais claro quanto jamais tivemos na nossa história.
Será que eles querem garantir o controle/amizade/fidelidade da futura potência do seu quintal????
Mas prá ser potência acho que se deve ser independente, senão é satélite. E aí?
Será que eles querem garantir o controle/amizade/fidelidade da futura potência do seu quintal????
Mas prá ser potência acho que se deve ser independente, senão é satélite. E aí?
- Immortal Horgh
- Sênior
Grande Professor Orestes, não negas as origens exatoidianas, se saiu muito bem optando pela tangenteorestespf escreveu: Olá Marcos,
continuo pensando a mesma coisa sobre o F-35, porém enquanto caça. Duas coisas devem ser analisadas: o caça em si (discussão sobre o hardware e que muitos do DB gostam) e este caça para o Brasil (discussão política e geo-política, e principalmente o papel do caça pra FAB).
Enquanto caça, confesso que não confio em muita coisa que os americanos anunciam pra este caça, e para isso, remeto ao que se dizia sobre o F-117 (que ficou sob sigilo durante anos), que era isso ou aquilo, mas na prática não passou de uma espécie de F-16 lançando bombas sobre o Iraque (o que quero dizer que o F-16 desempenharia as mesmas funções e sem problema algum, pois o Iraque estava totalmente dominado pelo o uso intensivo da "guerra eletrônica").
Outra preocupação é que o F-35 possa vir com muito menos "recursos" do que a versão americana/inglesa. Não temos provas sobre isso, mas existem fortíssimos indícios. Deixemos o tempo passar para ver o que acontece. Não vou tecer mais comentários sobre o hardware, visto que o F-35 já foi suficientemente debatido no DB, mas se surgir algo novo...
A parte mais importante, pelo menos no meu entendimento, é que a FAB compre um caça que imponha respeito, que intimide prováveis adversários, que a simples presença deste caça no País permita o benefício da dúvida aos aventureiros. Estes conceitos atendem perfeitamente a política que o NJ deseja para o sistema de Defesa do País, ou seja, uma força aérea de caráter dissuasório.
A característica stealth do F-35, mesmo que reduzida em uma "versão para os pobres", é um fator que gera muitas dúvidas aos "aventureiros", pensariam muito em atacar um país portador de uma boa quantidade de F-35. Além do mais, o F-35 é multi-função, será igualmente um bom caça para combates aéreos. Porém, para esta função, prefiro outros caças, daí minhas críticas ao F-35, ele está longe de ser o mais adequado, principalmente se reduzirem a característica furtiva dele.
Mas a redução de certas característica não impedirá que este caça continue furtivo, continuará sendo mais furtivo do que o Rafale e o SU-35-1, por exemplo, pois ainda leva armamentos internos (mesmo que em quantidades reduzidas) e grande quantidade de combustível (também internamente) e isso é importante.
Mas existe um fator que me preocupa, que são os custos de manutenção do F-35, principalmente para um país como o Brasil. Este caça é muito complexo, não consigo conceber uma manutenção barata pra ele. Mas isso pode abrir as portas para um novo vetor pra FAB, mas lá pra frente, um vetor supersônico, desenvolvido pela Embraer com tecnologia repassada por outro país, que pode ser os EUA. Mas eu disse "pode", pois é necessário fazer as contas pra ver o que é mais interessante em termos de custos, se uma frota com um único vetor (no caso o F-35) ou com dois vetores, o F-35 em menos quantidade mais um outro tanto de um supersônico desenvolvido pela Embraer.
Do ponto de vista de estratégia, não tenho dúvida que o F-35 seria uma excelente escolha pra FAB. Tempos atrás eu descartava este vetor e dizia ser mais adequado o Typhoon, pois não acreditava neste vetor para um prazo curto de entrega e nem a preços acessíveis, mas se tudo mundou, o Orestes muda também.
Ainda acho que a FAB deveria possuir um vetor como o Rafale ou SU-35-1, sendo o segundo o meu preferido, são vetores efetivos e que impõe respeito a qualquer rival. Porém o F-35 representa mais em termos de dissuasão, que é o que o NJ vem falando durante muito tempo. Por exemplo, se o Rafale e o F-35 puderem (ambos) serem fabricados no Brasil, com alguma transferência de tecnologia, integração de nossos armamentos, e a custos semelhantes, não penso duas vezes, F-35 na cabeça. Já em termos de custos, o SU-35-1 é imbatível, mas os russos ainda não conseguiram uma empresa no Brasil que pudessem fabricar o caça e sem isso, segundo o NJ, nada feito.
Neste caso, considerando que os americanos venham permitir que o Brasil fabrique o F-35, não vejo tantos problemas com prazo de entregas, ainda mais se certas características forem reduzidas. Lembrando também que os caças fabricados aqui seriam para abastecer um mercado importante e que irá comprá-los, por exemplo, vejo com naturalidade que os F-35 para Israel e Chile, por exemplo, sejam fabricados no Brasil, é uma forma de baratear os custos e colocar mais rapidamente o F-35 no mercado. Este tipo de coisa é mais estratégico e benéfico para os EUA do que o Rafale pra França e até mesmo o SU-35-1 pra Rússia.
Abraços,
Orestes
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
projeto escreveu:
Não se sinta assim, é tudo intriga da oposição.
[]'s
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
PRick escreveu:
Esse cara não pode mais debater, mudou de time! Apesar das fontes previlegiadas por aqui, o que temos do NJ é o seguinte: nada de caças dos EUA, eles estão fora. Se tudo for um teatro, o cara merece um prêmio e os jornalistas que acompanham eles são uns @$%&%$@!
Todo mundo diz que o Plano de Defesa vai ficar pronto em 7 de Setembro. E vamos ter a visita do Sakorzy, nesta data, ao Brasil, na última vez, o Sr. Lula foi no Aniversário da Queda da Bastilha, fechou a compra dos M-2000.
Como falei antes, tem um certo país europeu que é a própria história da cultura ocidental. Cuja a data nacional é simplesmente a data do Fim da Idade Moderna e começo da Idade Contemporânea.
Vamos aguardar porque afinal, nada foi assinado.
[ ]´s
Quem disse pra você que mudei de time? De forma alguma, só estou analisando o atual momento do FX, e prefiro o F-35 no lugar do Rafale, partindo-se do pressuposto que seja vetor único. Para mim não teríamos essa celeuma, já teríamos assinado a compra dos SU-35-1 e a participação no PAK-FA.
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
Esse negócio de sair do armário, trocar de time, traição, não queiras me colocar como ator em seus fatos pessoais sofridosborn escreveu:Caro PRick, vou repetir a afiramção anterior "O Immortal não mudou de time, só saiu do armário". Em outras palavras, acredito que o companheiro Immortal sofre do que os franceses chamam de "fou d’amourr" e relação aos F-35 e F-16 MLU.
Na verdade todos nós já tivemos algum "fou d’amourr" que não permitia que vissemos os defeitos e limitações do objeto e pessoa em questão. Por exemplo, ela te trair por dois meses com o colega de trabalha e acreditar em todas as desculpas dela e continuar achando que ela é perfeita.
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
talharim escreveu:Em 2014 o Chavito já vai estar com a família inteira de Flankers 30/32/34/35/XXX uns 400.........
Vai dar uma briga boa.
O Chavez não dura até lá, seu mandato é até 2013 e isso se cumprir até o fim, porque a coisa na Venezuela está feia.
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
Nem vem com essas boiolagens, Morcego, isso é coisa de francês e seus seguidoresmorcego escreveu: Uhmmm Immortal, sair do armario, SUPER-PRISCILA,
sei não sei não, sei não.
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
orestespf escreveu:born escreveu:Caro PRick, vou repetir a afiramção anterior "O Immortal não mudou de time, só saiu do armário". Em outras palavras, acredito que o companheiro Immortal sofre do que os franceses chamam de "fou d’amourr" e relação aos F-35 e F-16 MLU.
Na verdade todos nós já tivemos algum "fou d’amourr" que não permitia que vissemos os defeitos e limitações do objeto e pessoa em questão. Por exemplo, ela te trair por dois meses com o colega de trabalha e acreditar em todas as desculpas dela e continuar achando que ela é perfeita.
Corno manso????
Isso é com o Born, Professor, esse rapaz está precisando de conselhos, ao contrário deste que vos escreve, estando bem resolvido neste campo onde nosso amigo andas tendo muitas desilusões
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
Marino escreveu: Caro amigo
Será que a França está mesmo em condições de perder uma venda de subs, no meio de uma competição de vida ou morte entre suas indústrias e as alemães?
Vai bater o pezinho e dizer: não vendo mais, só subs não poooode?
E se for subs e fragatas? Atenção: não estou dizendo que isto está ocorrendo, mas não é uma possibilidade?
Forte abraço
Wolf, isto que o Marino postou, lembra algo que conversamos
[ ]s
-
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
UMais um poço de petróleo é descoberto na Bacia de Santos
Santos - A Agência Nacional do Petróleo informou que foi encontrado um novo reservatório de petróleo e gás abaixo da camada de sal, no bloco BM-S-8 da Petrobras, na Bacia de Santos. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o volume do poço está estimado entre cinco e oito bilhões de barris.
A notificação foi enviada pela Petrobras no dia 6 de março, mas a empresa não comunicou o mercado porque não foram feitos os testes para avaliação do potencial da jazida.
A província petrolífera da Bacia de Santos vem sendo considerada a principal do mundo nos últimos anos. O poço encontrado no início do mês pode ser o nono bem-sucedido na área.
Um rápido off: O DIA
Santos - A Agência Nacional do Petróleo informou que foi encontrado um novo reservatório de petróleo e gás abaixo da camada de sal, no bloco BM-S-8 da Petrobras, na Bacia de Santos. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o volume do poço está estimado entre cinco e oito bilhões de barris.
A notificação foi enviada pela Petrobras no dia 6 de março, mas a empresa não comunicou o mercado porque não foram feitos os testes para avaliação do potencial da jazida.
A província petrolífera da Bacia de Santos vem sendo considerada a principal do mundo nos últimos anos. O poço encontrado no início do mês pode ser o nono bem-sucedido na área.
Um rápido off: O DIA
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Eu abro a torneira de casa e sai óleo cru.....tá absurdo o negócio aki em Santos......pois bem acho que vou contratar a blackwater para cuidar da minha parte do negócio.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
one behind me."
- Immortal Horgh
- Sênior
Posso estar sendo simplista, Professor, mas tentarei responder com outra questão: será que a possibilidade de perder o "Brasil", com seu enorme potencial energético recém descoberto e mais, por mais que Chaves tente, mas sabe que nós temos uma razoável voz ativa na região, não implicaria em uma perda maior ainda? O governo ianque recentemente admitiu que "havia abandonado" a AL e isso teria sido um erro, logo não estariam tentando consertar antes que seja tarde?orestespf escreveu:
Talha, desta vez nem ouso responder sua pergunta final. Ela é simplesmente fantástica e até reveladora. Respostas (e não tem apenas uma) a sua pergunta explicarão muitas das dúvidas que aqui surgem. Mas já que sou aventureiro mesmo, vou dar uma releitura (minha, se me permite) a sua pergunta: se os EUA planejam algo pra nós, então é porque conseguimos de alguma forma colocar o Brasil na agenda política americana e isso por si só já pode ser considerada uma grande vitória (diplomacia, etc.).
Abraços,
Orestes
[ ]s