TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

Re: Jobim/Saito: Viagem EUA , jogada de mestre ! vem F35?

#676 Mensagem por Morcego » Sáb Mar 29, 2008 1:03 pm

BlInDaDo-BR escreveu:ÉH, com certeza no nível que os Russos estão investindo nos seus projetos Flankers, retomando investimentos da época gloriosa dos temíveis MIG(s), creio que a família flanker, nesses prognósticos de tempo/custo e custo/benefício colocados pelo Sintra, devem estar ah muito tempo voando!!!Vale ressaltar que os Su-35 bm-1 possui inovações mais segue uma base bem posta nos SU-30MKI o que pode favorecer sua produção em série.....Diferentemente do F-35 que é praticamente um novo projeto!!
Creio que a familia flanker e mig deixem de existir como caças de superioridade aérea, o mais corente e objetivo que os russos fazem é BOTAR O PAK-FA pra rodar.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#677 Mensagem por Penguin » Sáb Mar 29, 2008 1:10 pm

Carlos Mathias escreveu:É não Morcego, para manter a cobertura de RAM e afins deles custa caro e é complexo. Esse tipo de "problema' está atormentando o pessoal do F-22. Cada vôo é um penca de pequenos reparos e acertos. Mas, tudo pode ser resolvido numa versão made-in-Brasil.
Mais uma questao que so o tempo dara respostas:

Navy's future with the F-35
March 23, 2008 (by Eric L. Palmer)
http://www.f-16.net/news_article2792.html

(...) Lockheed claims that there has been significant progress on qualifying the aircraft stealth skill so as to be durable and low maintenance. What makes a great carrier aircraft? Well if you talk to maintenance officers and enlisted Petty Officers and Chief Petty Officers, a great aircraft for the carrier is one that is easier to maintain. Here the Super Hornet received a significant amount of praise from U.S.N. maintenance pros. It required much less work to keep mission ready. In comparison to the now retired F-14, as much as 4 to 5 times less man hours of maintenance per flying hour.

The F-35 has to prove that stealth aircraft can be maintainable and not be a drag on the carrier maintenance environment. “The F-35C’s stealth will bring a profound increase in capability to the Navy’s fighter fleet. What it will not bring is increased maintenance,” said Steve O’Bryan, a former carrier fighter pilot and director of F-35 Domestic Business Development for Lockheed Martin. “The Lightning II is a 5th generation fighter with supportable stealth that was designed into the aircraft from the very beginning. It will endure extreme abuse without degrading its stealth radar-signature performance.”

One only has to see carrier operations to know that these aircraft get abused a lot. They are slammed down on the deck for every landing and the salt air makes the pretty look of a new paint job go away fast. While all the killing effects of the F-35 might be fascinating, it would be worthless for carrier operations if the jet had to be taped up and pasted for hours on end for every mission in hopes of having any low observable ability. This is what had to be done to older technology stealth aircraft like the F-117 in order to make them mission ready.

“Even operating in harsh carrier-deck conditions, the F-35C will require no special care or feeding. In fact, its stealth adds very little to the day-to-day maintenance equation,” O’Bryan said. “We’ve come a long way from the early stealth airplanes, which needed hours or even days of attention and repair after every flight. The F-35 not only avoids that intensive level of upkeep, it will require significantly less maintenance than the non-stealth fighters it is designed to replace.”

Lockheed Martin also claims that the F-35 is designed to remain stealthy in severe combat conditions, and tests have validated that capability. After obtaining baseline radar cross section (RCS) measurements from a highly detailed, full-scale Signature Measurement Aircraft (SigMA), a team of Lockheed Martin and Northrop Grumman engineers intentionally inflicted extensive damage – more than three dozen significant defects – on the model. The damage represented the cumulative effect of more than 600 flight hours of military aircraft operations. RCS measurements taken after the damage showed that the stealthy signature remained intact.

It will be interesting to see what the maintenance cycles for the F-35C turn out to be. It is at this time in the spirit of that FBI Special Agent Fox Moulder from the X-Files that I look over at the UFO poster on the wall that says: “I want to believe.” (...)

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#678 Mensagem por Morcego » Sáb Mar 29, 2008 1:14 pm

a traduz pro burro aqui, resumidamente mesm. :( :( :(

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#679 Mensagem por Penguin » Sáb Mar 29, 2008 1:55 pm

morcego escreveu:a traduz pro burro aqui, resumidamente mesm. :( :( :(
Burro nada! Isso nao atesta inteligencia :wink:

Ai vai uma tentativa das partes em negrito...

LM declara que tem havido significativos progressos na qualificacao da capacidade stealth no que tange a durabilidade e manutenabilidade.

Mesmo operando em um agressivo ambiente de porta-avioes, o F-35C nao ira requerer cuidados especiais. De fato, sua capacidade stealth adicionara muito pouco na equacao diaria de manutencao.

A LM tb declara que o F-35 eh projetado para permanecer stealth mesmo em severas condicoes de combate, e testes tem sido realizados para validar esta capacidade. Apos medir o RCS detalhado do F-35, o time de engenheiros da LM e da Northrop Grumman intencionalmente infligiram danos extensivos, mais de 36, representando o efeito acumulativo de mais de 600h de voo em operacoes militares. Novas medidads do RCS apos os danos mostraram que a assinatura permanecia intacta.

[]'s

Jacques

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#680 Mensagem por Paisano » Sáb Mar 29, 2008 2:13 pm

Perguntas off topic, mas não tão off assim:

Como fica o SNA, uma vez que os gauleses, como já foi colocado aqui no Fórum, estão fazendo questão de "pacote fechado", ou seja, só tem ajuda para a construção do SNA se, também, tiver Rafales no negócio?

Ou o Tio Sam irá, juntamente com a venda do Munra e do Fura-Fila, repassar tecnologia para o SNA?

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#681 Mensagem por Bourne » Sáb Mar 29, 2008 2:22 pm

Acredito que o F-X da FAB e o SNA da marinha estão em planos de espaço e tempo diferentes. A escolha de um não necessariamente influência outro. Porém se alguém quiser empurrar um pacotão, irá se prejudicar.

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#682 Mensagem por Beronha » Sáb Mar 29, 2008 2:23 pm

Gente , por mais otimista que eu tente ser , não consigo imaginar F35 na FAB , é bom demais pra ser verdade... temo um rodo igual aos 9 anos anteriores

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#683 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Mar 29, 2008 3:04 pm

soultrain escreveu:jp,

Atenção que o Beraldi é um torcedor como todos nós e torce pelas suas preferências.

Na verdade o que aqui se fala não passa do que o Beraldi já falou faz tempo, F-16 e uma carta de intenções para o F-35, posteriormente mudou para F-15, depois F-18.

Visto de longe, parece-me que se quer propor o F-16 (alvo de criticas) e para lavar a cara uma intenção de comprar F-35 no futuro.

[[]]'s
Tem gente que ainda não entendeu que eu estou passando info. Torcida e Info são diferentes. Eu prefiro F-35 a qualquer outro caça oferecido ao Brasil? Sem dúvida alguma. Para que se contentar com a 2ª opção se você pode ter a 1ª? Agora, reitero, especialmente para você, caro Soultrain, que parece não entender português, apesar de ser Tuga ( :lol: ): estou passando info, OK?

Quanto aos preços, que o outro Tuga falou, e que contestou o que eu disse, já disse e postei o link: Jerusalem Post de 07/09/2007: o preço do F-35 foi passado o mesmo que o foi para o Brasil. No mínimo os EUA estão fazendo os Ministros da Defesa de Brasil e de Israel de idiota, não é? Afinal, o primeiro, ex-ministro do STF não sabe nada em termos jurídicos das implicações das propostas verbais de venda, e o segundo não entende nada de sistemas de armas e armamentos... :roll:

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#684 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mar 29, 2008 3:15 pm

Sintra escreveu:
jacquessantiago escreveu: Sintra,

O GAO esta no papel dele. Que programa nao foi criticado? A otica do GAO nao eh estrategica e nem militar, eh financista e patrimonialista.

Qt a precos, mesmo USD83milhoes (menos de 50 milhoes de euros), na minha visao esta completamente dentro da normalidade de mercado, abviamente vis-a-vis com as capacidades projetadas. O JSF nao eh de nehuma forma um caca low no sentido strito da palavra. Pode ser alguma coisa perto de low comparado apenas com o F-22.

IOC eh uma coisa, primeiro voo de serie eh outra. O 1o voo do Typhoon foi em 1994 (para nao falar no EAP na decada de 1980). Somente em 2005 atinge o IOC (RAF). Ou seja 11 anos depois do 1o voo da aeronave de serie. Como foi a evolucao do preco neste periodo? Houve transparencia e debate publico? Nunca vi.

[]'s

Jacques
Jacques

Mas eu estou completamente de acordo consigo, eu não estou a criticar o F-35A "per se", é o avião que penso que tem todas as condições para vir a substituir o Viper na FAP!
O que eu estou a criticar neste caso, é a "Fé" que parece que existe por estas bandas, acerca da possivel aquisição do F-35A em tempo "util" para a FAB e isto a custos controlados.

O problema que eu tenho com este avião, não é com o aparelho propriamente dito, mas sim com o completo "miss management" que o Pentagono e a Lock Mart fizeram do projecto. Desde o incio era completamente obvio que é impossivel ter um caça stealth, de 13 toneladas, em três versões diferentes a custar menos que um F-16!!!
Mas alguns idiotas no Pentagóno acreditaram neste disparate, o resultado vai ser uma quebra massiva no nº de esquadrões da USAF e da US Navy, porque não vão ter o dinheiro para substituir os Vipers/Hornets/Harriers numa relação de 1 para 1.
Também tenho sérias duvidas noutro capitulo, estes aviões só vão entrar ao serviço em quantidades dentro de uma década, e a principal vantagem que têm sobre um Super Hornet ou um Typhoon é precisamente o facto de terem um RCS minúsculo em determinadas "larguras de banda". Uma década é muita coisa, existem riscos reais de essa vantagem já ter sido degradada de tal forma que a vantagem tenha sido perdida, se assim for, para a USAF e a US Navy seria muito melhor encomendar mais umas centenas de SHornets e Vipers do que continuar com este aparelho.

Sobre o desenvolvimento do Typhoon, a discussão publica, principalmente na Grã Bretanha foi feroz, deu-se principalmente na imprensa, pois no inicio/meio da década de 90 a internet ainda não era particularmente desenvolvida. No caso Britânico os custos cresceram de 13,2 Biliões de Libras a um pouco menos de 20 biliões de Libras no espaço de 12 anos.

Abraços :wink:
Bom Sintra,

Eu concordo com voce... 'e muita informacao/contra-informacao. Isso complica muito qualquer discussao principalmente no que diz respeito a custos e tempo dessa aeronave.

Acho que 'e um projeto que tem 'tantos objetivos' que corre o risco de nao conseguir todos eles direito... :?

Uma coisa 'boa' 'e o fato de por ser feito em 'sociedade' isso ajudaria a controlar um pouco certas 'doidisses' do Pentagono.

Quanto ao Brasil... bom... como disse o Saito... 'seria maravilhoso'... mas tenho minhas duvidas... sei la... eu quero ver o plano de Defesa bem definido primeiro. Tem muita coisa para arrumar dentro de casa... mas como disse um colega em um post anterior, talvez algumas decisoes tenham que ser tomadas logo para 'aproveita' certas oportunidades.

'E aguardar... :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#685 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mar 29, 2008 3:16 pm

Grande Orestes,

O Brasil montar F-35 para o Chile até vai, mas para Israel?
Acho difícil. Os israelenses compraram 100 unidades. Quantas unidades o Brasil vai comprar para ter o direito de produzir o lote israelense? Sei la, mas acho muito difícil.

-- x --

O pessoal ta achando que o F-35 vem para depois de 2020...

Esqueceram da notícia de que a Lockheed Martin quer produzir XX F-35 / ano e o congresso americano so quer aprovar a compra de YY F-35 / ano. Essa diferença será compensada com vendas ao exterior previamente aprovadas como a israelense e a brasileira.

Sem falar que a sequência será montada aqui no Brasil. :twisted:

-- x --

Caro Sintra,

sobre valores:

O custo de U$ 60 a U$ 70 mi se refere ao caça limpo. Com peças, treinamento, simuladores e armamento o preço sobe.

-- x --

Esperar até 2014, e o Chaves com seus Su-30 e Su-35-1???

1) ele não é buro de tentar algo contra nós
2) 24 F-16MLU + AIM-120C7 + R-99A + F-5M resolvem o problema.

Editado pela última vez por Luís Henrique em Sáb Mar 29, 2008 3:22 pm, em um total de 1 vez.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#686 Mensagem por orestespf » Sáb Mar 29, 2008 3:18 pm

born escreveu:Caro PRick, vou repetir a afiramção anterior "O Immortal não mudou de time, só saiu do armário". Em outras palavras, acredito que o companheiro Immortal sofre do que os franceses chamam de "fou d’amourr" e relação aos F-35 e F-16 MLU.

Na verdade todos nós já tivemos algum "fou d’amourr" que não permitia que vissemos os defeitos e limitações do objeto e pessoa em questão. Por exemplo, ela te trair por dois meses com o colega de trabalha e acreditar em todas as desculpas dela e continuar achando que ela é perfeita.

Corno manso???? :shock: :shock: :shock:

orestespf
Sênior
Sênior

#687 Mensagem por orestespf » Sáb Mar 29, 2008 3:20 pm

morcego escreveu:
orestespf escreveu: Não sei porquê, mas adoro esta data, até porque a soma dos dígitos dá 7, que pra mim é um número cabalístico. :twisted: :twisted:
Ihhhhh, o Orestes ta estranho, o meu, VÊ se não esquece, primeiro 2 ou 3 cervejas, depois vc toma o RUM.

obs: convém comer amendoin durante a bebida, preferêncialmente comer um bom strogonof de carne.

boa degustação.
Não estou entranho nada, apenas me divertindo com a provável reviravolta. Mas de qualquer forma, tenho seguido seus conselhos e sugestões. :D :D

Abração,

Orestes

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#688 Mensagem por Marino » Sáb Mar 29, 2008 3:53 pm

Paisano escreveu:Perguntas off topic, mas não tão off assim:

Como fica o SNA, uma vez que os gauleses, como já foi colocado aqui no Fórum, estão fazendo questão de "pacote fechado", ou seja, só tem ajuda para a construção do SNA se, também, tiver Rafales no negócio?

Ou o Tio Sam irá, juntamente com a venda do Munra e do Fura-Fila, repassar tecnologia para o SNA?
Caro amigo
Será que a França está mesmo em condições de perder uma venda de subs, no meio de uma competição de vida ou morte entre suas indústrias e as alemães?
Vai bater o pezinho e dizer: não vendo mais, só subs não poooode?
E se for subs e fragatas? Atenção: não estou dizendo que isto está ocorrendo, mas não é uma possibilidade?
Forte abraço

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
orestespf
Sênior
Sênior

#689 Mensagem por orestespf » Sáb Mar 29, 2008 3:57 pm

Paisano escreveu:Perguntas off topic, mas não tão off assim:

Olá Paisano,

confesso que não sei responder sua pergunta, mas arrisco um palpite pessoal. Não acredito que os americanos nos repassem qualquer tipo de informação em termos de sub nuclear, como não acredito também que os franceses não vão desistir das suas vendas, mesmo que o Rafale esteja fora. Explico, se os franceses disserem que não querem, os alemães voltariam a cena e provavelmente com sistemas eletrônicos de origem americana (que era o que a MB queria, mas que eles não toparam). Aí que seria o único perdedor seriam os franceses.

Claro que haverá muita pressão da parte deles, mas desistir do processo todo, não acredito. Bem, estou partindo do processo que o Rafale dançou de vez, mas tudo pode acontecer, até mesmo dar Rafale no final.

Por outro lado, mas fora da sua pergunta, fico me perguntando: o que será do Rafale se nós não o comprarmos? Ou seja, qual o futuro deste caça se não emplacar uma venda importante? Não sei a resposta ainda, mas acredito que haverá muita confusão na França, até porque o povo francês provavelmente questionará a eficiência e efetividade deste caça, visto que "ninguém" o compra. Bem, antes que o povo do DB imagine que isso é uma provocação, antecipo que não, trata-se apenas de uma divagação minha imaginando qual a leitura será feita se o Rafale não conseguir vendas importantes no exterior, inclusive não sei se iremos ou não comprá-lo (apesar das infos já dizerem que não), mas...

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#690 Mensagem por orestespf » Sáb Mar 29, 2008 4:02 pm

Luís Henrique escreveu:Grande Orestes,

O Brasil montar F-35 para o Chile até vai, mas para Israel?
Acho difícil. Os israelenses compraram 100 unidades. Quantas unidades o Brasil vai comprar para ter o direito de produzir o lote israelense? Sei la, mas acho muito difícil.

-- x --

O pessoal ta achando que o F-35 vem para depois de 2020...

Esqueceram da notícia de que a Lockheed Martin quer produzir XX F-35 / ano e o congresso americano so quer aprovar a compra de YY F-35 / ano. Essa diferença será compensada com vendas ao exterior previamente aprovadas como a israelense e a brasileira.

Sem falar que a sequência será montada aqui no Brasil. :twisted:

-- x --

Caro Sintra,

sobre valores:

O custo de U$ 60 a U$ 70 mi se refere ao caça limpo. Com peças, treinamento, simuladores e armamento o preço sobe.

-- x --

Esperar até 2014, e o Chaves com seus Su-30 e Su-35-1???

1) ele não é buro de tentar algo contra nós
2) 24 F-16MLU + AIM-120C7 + R-99A + F-5M resolvem o problema.

Olá Luís,

não acho impossível, até porque temos fortes ligações com os israelenses, não acredito que eles imaginariam que os caças produzidos aqui pra eles seriam inferiores aos produzidos nos EUA igualmente pra eles. O importante disso tudo é que os EUA mostrem ao mundo que o número de compradores de F-35 não pára de aumentar e isso justificaria a continuidade dos investimentos (que está sendo questionado com regularidade) para finalização deste vetor.

2020? Sem chances, ficará pronto muito antes, os americanos vão se queimar pelo que andam dizendo por aí. Observe que o F-35 possui três versões, que na verdade implica em três caça totalmente diferente. Não estou dizendo que as três versões ficarão simultaneamente prontas, estou dizendo que a versão "mais simples" (uso terrestre) ficará pronta antes das demais, e na verdade é essa que será a mais exportada (acredito).

Abração,

Orestes

Responder