TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

Re: Jobim/Saito: Viagem EUA , jogada de mestre ! vem F35?

#661 Mensagem por Morcego » Sáb Mar 29, 2008 11:47 am

Carlos Mathias escreveu:É não Morcego, para manter a cobertura de RAM e afins deles custa caro e é complexo. Esse tipo de "problema' está atormentando o pessoal do F-22. Cada vôo é um penca de pequenos reparos e acertos. Mas, tudo pode ser resolvido numa versão made-in-Brasil.
Assim, isso é verdade, mas creio que vc não entendeu o que quiz dizer. pense comigo, o AVIÃO esta sendo projetado para operar por 40/50 anos, COMO FICARÃO OS FABRICANTES esses anos todos?

upgrades e updates.

Carlos Mathias

#662 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mar 29, 2008 11:50 am

Ah tá...
Sei não... No momento estou aqui me refrescando na varanda, tá um calor danado aqui no Rio.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#663 Mensagem por Morcego » Sáb Mar 29, 2008 11:54 am

Carlos Mathias escreveu:Ah tá...
Sei não... No momento estou aqui me refrescando na varanda, tá um calor danado aqui no Rio.
Vc não morava em SC? seu seu seu XIÍTA.

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#664 Mensagem por Sintra » Sáb Mar 29, 2008 11:54 am

jacquessantiago escreveu: Sintra,

O GAO esta no papel dele. Que programa nao foi criticado? A otica do GAO nao eh estrategica e nem militar, eh financista e patrimonialista.

Qt a precos, mesmo USD83milhoes (menos de 50 milhoes de euros), na minha visao esta completamente dentro da normalidade de mercado, abviamente vis-a-vis com as capacidades projetadas. O JSF nao eh de nehuma forma um caca low no sentido strito da palavra. Pode ser alguma coisa perto de low comparado apenas com o F-22.

IOC eh uma coisa, primeiro voo de serie eh outra. O 1o voo do Typhoon foi em 1994 (para nao falar no EAP na decada de 1980). Somente em 2005 atinge o IOC (RAF). Ou seja 11 anos depois do 1o voo da aeronave de serie. Como foi a evolucao do preco neste periodo? Houve transparencia e debate publico? Nunca vi.

[]'s

Jacques
Jacques

Mas eu estou completamente de acordo consigo, eu não estou a criticar o F-35A "per se", é o avião que penso que tem todas as condições para vir a substituir o Viper na FAP!
O que eu estou a criticar neste caso, é a "Fé" que parece que existe por estas bandas, acerca da possivel aquisição do F-35A em tempo "util" para a FAB e isto a custos controlados.

O problema que eu tenho com este avião, não é com o aparelho propriamente dito, mas sim com o completo "miss management" que o Pentagono e a Lock Mart fizeram do projecto. Desde o incio era completamente obvio que é impossivel ter um caça stealth, de 13 toneladas, em três versões diferentes a custar menos que um F-16!!!
Mas alguns idiotas no Pentagóno acreditaram neste disparate, o resultado vai ser uma quebra massiva no nº de esquadrões da USAF e da US Navy, porque não vão ter o dinheiro para substituir os Vipers/Hornets/Harriers numa relação de 1 para 1.
Também tenho sérias duvidas noutro capitulo, estes aviões só vão entrar ao serviço em quantidades dentro de uma década, e a principal vantagem que têm sobre um Super Hornet ou um Typhoon é precisamente o facto de terem um RCS minúsculo em determinadas "larguras de banda". Uma década é muita coisa, existem riscos reais de essa vantagem já ter sido degradada de tal forma que a vantagem tenha sido perdida, se assim for, para a USAF e a US Navy seria muito melhor encomendar mais umas centenas de SHornets e Vipers do que continuar com este aparelho.

Sobre o desenvolvimento do Typhoon, a discussão publica, principalmente na Grã Bretanha foi feroz, deu-se principalmente na imprensa, pois no inicio/meio da década de 90 a internet ainda não era particularmente desenvolvida. No caso Britânico os custos cresceram de 13,2 Biliões de Libras a um pouco menos de 20 biliões de Libras no espaço de 12 anos.

Abraços :wink:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#665 Mensagem por Sintra » Sáb Mar 29, 2008 11:59 am

Plinio Jr escreveu:Será que não teremos F-16s vindo a curto prazo e F-35 mais adiante :?: :?:
Isto TEM LÓGICA.
Mas despachem-se, se esperam mais um par de anos para se decidirem o Viper fica irremediavelmente ultrapassado (a não ser que os Indianos o comprem) e, sejamos honestos, um governo Brasileiro até pode decidir a compra de f-16 agora, mas ninguém no seu perfeito juizo vai assinar AGORA um contrato com os EUA para o fornecimento de F-35 daqui a decada e meia...

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#666 Mensagem por Morcego » Sáb Mar 29, 2008 11:59 am

Concordo com o Sintra no que tange o TEMPO.

Evidente, que operar o F-35 seria bom pa cacete, MAS NÃO PODEMOS ESPERAR ATÉ LA COM M2K F-5 E XAVANTE.

essa bola tinha sido cantada faz tempo pelo BERALDI, e por outros canários (coisa de mafioso) tenho um camarada dos P3 que dava confirmação que esse seria caminho natural devido aos objetivos do PROJETO.

AGORA ir direto para o F-35, bem, sei-la, vamos ver as datas com que isso esta planejado, a EMBRAER ESTA FELIZ DA VIDA se acontecer o que me tinha sido cantado.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#667 Mensagem por Marino » Sáb Mar 29, 2008 12:14 pm

Que tal 2014?
Só um chute...

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#668 Mensagem por orestespf » Sáb Mar 29, 2008 12:18 pm

Marino escreveu:Que tal 2014?
Só um chute...
Não sei porquê, mas adoro esta data, até porque a soma dos dígitos dá 7, que pra mim é um número cabalístico. :twisted: :twisted:

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#669 Mensagem por Bourne » Sáb Mar 29, 2008 12:19 pm

Caro PRick, vou repetir a afiramção anterior "O Immortal não mudou de time, só saiu do armário". Em outras palavras, acredito que o companheiro Immortal sofre do que os franceses chamam de "fou d’amourr" e relação aos F-35 e F-16 MLU.

Na verdade todos nós já tivemos algum "fou d’amourr" que não permitia que vissemos os defeitos e limitações do objeto e pessoa em questão. Por exemplo, ela te trair por dois meses com o colega de trabalha e acreditar em todas as desculpas dela e continuar achando que ela é perfeita.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#670 Mensagem por talharim » Sáb Mar 29, 2008 12:20 pm

Em 2014 o Chavito já vai estar com a família inteira de Flankers 30/32/34/35/XXX uns 400.........

Vai dar uma briga boa.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
PRick

#671 Mensagem por PRick » Sáb Mar 29, 2008 12:27 pm

born escreveu:Caro PRick, vou repetir a afiramção anterior "O Immortal não mudou de time, só saiu do armário". Em outras palavras, acredito que o companheiro Immortal sofre do que os franceses chamam de "fou d’amourr" e relação aos F-35 e F-16 MLU.

Na verdade todos nós já tivemos algum "fou d’amourr" que não permitia que vissemos os defeitos e limitações do objeto e pessoa em questão. Por exemplo, ela te trair por dois meses com o colega de trabalha e acreditar em todas as desculpas dela e continuar achando que ela é perfeita.
:lol: :lol: :lol: Estou fora desse papo de traição e de chifrudos. Como dizia Nelson Rodrigues; Freud explica! :twisted: :twisted: :twisted:

Por falar em F-16, deixa eu bater na madeira, assombração, MUNRA, a esta altura do campeonato, e a FAB aceitar? Cadê o Saito? Outro que está mudando de casaca? É isso mesmo? :twisted: :twisted:

[ ]´s

Anderson TR
Sênior
Sênior

#672 Mensagem por Anderson TR » Sáb Mar 29, 2008 12:30 pm

ÉH, com certeza no nível que os Russos estão investindo nos seus projetos Flankers, retomando investimentos da época gloriosa dos temíveis MIG(s), creio que a família flanker, nesses prognósticos de tempo/custo e custo/benefício colocados pelo Sintra, devem estar ah muito tempo voando!!!Vale ressaltar que os Su-35 bm-1 possui inovações mais segue uma base bem posta nos SU-30MKI o que pode favorecer sua produção em série.....Diferentemente do F-35 que é praticamente um novo projeto!!

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#673 Mensagem por Bourne » Sáb Mar 29, 2008 12:46 pm

erro :lol: :lol: :lol:

Editado pela última vez por Bourne em Sáb Mar 29, 2008 1:11 pm, em um total de 1 vez.
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#674 Mensagem por Morcego » Sáb Mar 29, 2008 12:59 pm

orestespf escreveu:
Marino escreveu:Que tal 2014?
Só um chute...
Não sei porquê, mas adoro esta data, até porque a soma dos dígitos dá 7, que pra mim é um número cabalístico. :twisted: :twisted:
Ihhhhh, o Orestes ta estranho, o meu, VÊ se não esquece, primeiro 2 ou 3 cervejas, depois vc toma o RUM.

obs: convém comer amendoin durante a bebida, preferêncialmente comer um bom strogonof de carne.

boa degustação.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#675 Mensagem por Morcego » Sáb Mar 29, 2008 1:01 pm

born escreveu:Caro PRick, vou repetir a afiramção anterior "O Immortal não mudou de time, só saiu do armário". Em outras palavras, acredito que o companheiro Immortal sofre do que os franceses chamam de "fou d’amourr" e relação aos F-35 e F-16 MLU.

Uhmmm Immortal, sair do armario, SUPER-PRISCILA,

sei não sei não, sei não.

Imagem

Responder