jacquessantiago escreveu:
Sintra,
O GAO esta no papel dele. Que programa nao foi criticado? A otica do GAO nao eh estrategica e nem militar, eh financista e patrimonialista.
Qt a precos, mesmo USD83milhoes (menos de 50 milhoes de euros), na minha visao esta completamente dentro da normalidade de mercado, abviamente vis-a-vis com as capacidades projetadas. O JSF nao eh de nehuma forma um caca low no sentido strito da palavra. Pode ser alguma coisa perto de low comparado apenas com o F-22.
IOC eh uma coisa, primeiro voo de serie eh outra. O 1o voo do Typhoon foi em 1994 (para nao falar no EAP na decada de 1980). Somente em 2005 atinge o IOC (RAF). Ou seja 11 anos depois do 1o voo da aeronave de serie. Como foi a evolucao do preco neste periodo? Houve transparencia e debate publico? Nunca vi.
[]'s
Jacques
Jacques
Mas eu estou completamente de acordo consigo, eu não estou a criticar o F-35A "per se", é o avião que penso que tem todas as condições para vir a substituir o Viper na FAP!
O que eu estou a criticar neste caso, é a "Fé" que parece que existe por estas bandas, acerca da possivel aquisição do F-35A em tempo "util" para a FAB e isto a custos controlados.
O problema que eu tenho com este avião, não é com o aparelho propriamente dito, mas sim com o completo "miss management" que o Pentagono e a Lock Mart fizeram do projecto. Desde o incio era completamente obvio que é impossivel ter um caça stealth, de 13 toneladas, em três versões diferentes a custar menos que um F-16!!!
Mas alguns idiotas no Pentagóno acreditaram neste disparate, o resultado vai ser uma quebra massiva no nº de esquadrões da USAF e da US Navy, porque não vão ter o dinheiro para substituir os Vipers/Hornets/Harriers numa relação de 1 para 1.
Também tenho sérias duvidas noutro capitulo, estes aviões só vão entrar ao serviço em quantidades dentro de uma década, e a principal vantagem que têm sobre um Super Hornet ou um Typhoon é precisamente o facto de terem um RCS minúsculo em determinadas "larguras de banda". Uma década é muita coisa, existem riscos reais de essa vantagem já ter sido degradada de tal forma que a vantagem tenha sido perdida, se assim for, para a USAF e a US Navy seria muito melhor encomendar mais umas centenas de SHornets e Vipers do que continuar com este aparelho.
Sobre o desenvolvimento do Typhoon, a discussão publica, principalmente na Grã Bretanha foi feroz, deu-se principalmente na imprensa, pois no inicio/meio da década de 90 a internet ainda não era particularmente desenvolvida. No caso Britânico os custos cresceram de 13,2 Biliões de Libras a um pouco menos de 20 biliões de Libras no espaço de 12 anos.
Abraços
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