Olá Orestesorestespf escreveu:
Olá Sintra,
lembra-se que não faz muito tempo que lhe perguntei sobre o valor do F-35? Lembra-se que justifiquei a minha pergunta dizendo ter escutado um "boato"? Pois é... Este boato vazou!
O "boato" que ouvi não se refere a 60 milhões de dólares pelo F-35, mas sim que este caça nos seria oferecido por um valor ligeiramente inferior ao Rafale (que os amantes deste caça não comprem briga comigo, não estou inventando nada, no máximo o boateiro-mór que me falou é o mentiroso!).
Seria algo mais ou menos assim (do jeito que ouvi), 18 Rafale por 2,2 bi dólares, mas 18 F-35 por 2 bi, isto em média.
Por outro lado, o que você tem escrito, apesar de muito coerente, não passa de previsão, o que é normal. Mas sabemos que uma forma de atenuar o preço final é aumentar o número produzido de um dado produto, logo estas estimas também não são reais, com toda certeza ela tem que cair.
Também não estou dizendo que este caça será/foi oferecido ao Brasil com condições "especiais", muito menos nos prazos de entrega. Mas uma coisa eu afirmo sem medo de errar: muita gente vai se surpreender com as entregas iniciais do F-35, com ou sem o Brasil na jogada.
Abração,
Orestes
Sim, vão chegar AINDA mais atrasados do que se poderia imaginar
Lembra-se de eu ter-lhe dito que estava à espera de um atraso de uma ano? Bingo...
Passado dois dias saiu a confirmação do próprio Pentágono, precisamente um ano de atraso em relação áquele documento que eu deixei o link, mas a coisa não fica por aqui, logo a seguir saiu o documeno do GAO a dizer que por cima deste atraso é expectavel mais outro atraso de entre "12 a 27 meses"...
O valor de 2 Biliões US$ por 18 F-35A não é muito diferente do que os Holandeses esperam pagar pelos seus, portanto é de facto possivel que vos tenha sido feita essa oferta, mas, preparem-se, nos ultimos dois anos as previsões oficiais dos custos do F-35A quase DUPLICARAM de preço e não vai parar por aqui.
Abraços