TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Esse papo de F-35 como low ou como substituto perfeito por ser monoturbina é papo-furado.
Normalmente um caça monoturbina é mais leve, mais barato de adquirir e manter.
Mas no caso do F-35 não é verdade.
O Rafale com 2 turbinas tem 15.500 kg/F de empuxo e o F-35 com uma única turbina tem mais de 18.000 kg/F de empuxo. Ou seja, não tem nada de econômico.
Concordo com o Soultrain, um caça barato que faz falta no mercado seria o Mako se alguém se interessasse.
O vantagem de um Mako em relação ao Gripen é que a aquisição também seria barata e o alcance seria bom... o que não ocorre com o caça sueco.
Normalmente um caça monoturbina é mais leve, mais barato de adquirir e manter.
Mas no caso do F-35 não é verdade.
O Rafale com 2 turbinas tem 15.500 kg/F de empuxo e o F-35 com uma única turbina tem mais de 18.000 kg/F de empuxo. Ou seja, não tem nada de econômico.
Concordo com o Soultrain, um caça barato que faz falta no mercado seria o Mako se alguém se interessasse.
O vantagem de um Mako em relação ao Gripen é que a aquisição também seria barata e o alcance seria bom... o que não ocorre com o caça sueco.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Sintra
- Sênior
- Mensagens: 3902
- Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Exacto, o Luis tem toda a razão. Apenas para se ter uma ideia, um F-35A é do tamanho de um F-4E Phantom, tem tanto empuxo como um Tiffie, pesa o mesmo que um F-15A e leva praticamente tanto combustivel interno como um SU-30...
Isto nem para a USAF é um LOW.
Abraços
Isto nem para a USAF é um LOW.
Abraços
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Verdade... F-35 de LOW não tem nem o "L"Sintra escreveu:Exacto, o Luis tem toda a razão. Apenas para se ter uma ideia, um F-35A é do tamanho de um F-4E Phantom, tem tanto empuxo como um Tiffie, pesa o mesmo que um F-15A e leva praticamente tanto combustivel interno como um SU-30...
Isto nem para a USAF é um LOW.
Abraços
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Morcego
- Sênior
- Mensagens: 9018
- Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
- Localização: Santos/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Ano passado quando, se falava em F-16i, aconteceu o mesmo; e se amanhã vier um forte indicativo de que teremos sei la, EF, veremos a mesma cena.piratadabaixada escreveu:Entendo que existe um grupo possui uma aversão ao Rafale (talvez por algum trauma na infância), e por melhor que seja o argumento não irá aceita-lo. Preferem algo totalmente fechado americano, com restrições severas a versões de armamentos a comprar o Rafale. Para este grupo, o Rafale sempre será "bola murcha". Mas não vejo isto como a opnião da comunidade em geral, apenas deste grupo.Immortal Horgh escreveu:
Você pode ter certeza que essa opinião não é exclusividade minha, logo é "bola murcha" mesmo.
[ ]s
Abraços,
Heronim
- Morcego
- Sênior
- Mensagens: 9018
- Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
- Localização: Santos/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Permita a minha discordia, nenhuma avião que os suecos desenvolveram ficou no chão por falta de peças, e pelo menos aqui todo produto SUECO sempre contou com grande suporte.soultrain escreveu:Heronim,
Compreendo a sua lógica e concordo, mas existem inumeros outros factores.
Um importante no meu ponto de vista, é pensar quantas unidades estarão a voar daqui a 25~30 anos.
Por isso não acho o Gripen interessante, a minha escolha seria por esta ordem:
EF-2000
SU-3xxx
F-35
Faz falta no mercado um vector moderno de baixo custo de aquisição e manutenção, com muitas vendas, algo como o Mako.
[[]]'s
Gosto sempre de contar que basta observar os SCANIAS ano 68 que temos fazendo VIRA DE CONTAINER CHEIO aqui em SANTOS, e dos quais NÃO FALTA PEÇA, claro que é uma comparação bem maluca, mas ao lembrarmos dos aviões antes da queda do muro, veremos que a doutrina SUECA parece vencer esse obstaculo, pois foi preparada para TAL.
OBS: a titulo de comparação, carros franceses com menos de 5/6 anos tem preço de peças de reposição bem caros, CAMINHÕES FRANCESES ENTÃO, sequer são comercializados no BRASIL.
- Morcego
- Sênior
- Mensagens: 9018
- Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
- Localização: Santos/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
AHHH para, por esse critério vc tem que ver o SU-35-1 OPERACIONAL TB.Immortal Horgh escreveu:Só inverteria a posição do Typhoon com o SU-35-1, mas poderia rever isso quando ver o AESA operacional e os Meteor. Soultrain, não me lembro se foi você ou o Sintra que postou que nos combates simulados entre Raptors e Typhoons, estes estavam sistematicamente abatando os ianques devido ao alcance do Meteor, mas em termos de agilidade, qual a sua opinião? Acho que falta vetorização de empuxo para o Typhoon, mas mesmo assim, me parece que ele é mais ágil, pelo seu desenho mais "convencional".soultrain escreveu:Heronim,
Compreendo a sua lógica e concordo, mas existem inumeros outros factores.
Um importante no meu ponto de vista, é pensar quantas unidades estarão a voar daqui a 25~30 anos.
Por isso não acho o Gripen interessante, a minha escolha seria por esta ordem:
EF-2000
SU-3xxx
F-35
Faz falta no mercado um vector moderno de baixo custo de aquisição e manutenção, com muitas vendas, algo como o Mako.
[[]]'s
[ ]s
Menos paixão vai.
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Entre comprar um caça pesado e pouco armado e um Gripen com fartura de armamentos, fico com a segunda opção. Sobretudo se lembrarmos que o AMX opera com no máximo 1 t de armamento. Já pensou, operar o SU35 com 1 t de armamento ?morcego escreveu:
Permita a minha discordia, nenhuma avião que os suecos desenvolveram ficou no chão por falta de peças, e pelo menos aqui todo produto SUECO sempre contou com grande suporte.
Gosto sempre de contar que basta observar os SCANIAS ano 68 que temos fazendo VIRA DE CONTAINER CHEIO aqui em SANTOS, e dos quais NÃO FALTA PEÇA, claro que é uma comparação bem maluca, mas ao lembrarmos dos aviões antes da queda do muro, veremos que a doutrina SUECA parece vencer esse obstaculo, pois foi preparada para TAL.
OBS: a titulo de comparação, carros franceses com menos de 5/6 anos tem preço de peças de reposição bem caros, CAMINHÕES FRANCESES ENTÃO, sequer são comercializados no BRASIL.
Abraços,
Heronim
- Morcego
- Sênior
- Mensagens: 9018
- Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
- Localização: Santos/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
O que mais enerva, é que os suecos estavam conosco no AMX.piratadabaixada escreveu:Entre comprar um caça pesado e pouco armado e um Gripen com fartura de armamentos, fico com a segunda opção. Sobretudo se lembrarmos que o AMX opera com no máximo 1 t de armamento. Já pensou, operar o SU35 com 1 t de armamento ?morcego escreveu:
Permita a minha discordia, nenhuma avião que os suecos desenvolveram ficou no chão por falta de peças, e pelo menos aqui todo produto SUECO sempre contou com grande suporte.
Gosto sempre de contar que basta observar os SCANIAS ano 68 que temos fazendo VIRA DE CONTAINER CHEIO aqui em SANTOS, e dos quais NÃO FALTA PEÇA, claro que é uma comparação bem maluca, mas ao lembrarmos dos aviões antes da queda do muro, veremos que a doutrina SUECA parece vencer esse obstaculo, pois foi preparada para TAL.
OBS: a titulo de comparação, carros franceses com menos de 5/6 anos tem preço de peças de reposição bem caros, CAMINHÕES FRANCESES ENTÃO, sequer são comercializados no BRASIL.
Abraços,
Heronim
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Tem sim, tem o "L" de Lightning II.cb_lima escreveu:Verdade... F-35 de LOW não tem nem o "L"Sintra escreveu:Exacto, o Luis tem toda a razão. Apenas para se ter uma ideia, um F-35A é do tamanho de um F-4E Phantom, tem tanto empuxo como um Tiffie, pesa o mesmo que um F-15A e leva praticamente tanto combustivel interno como um SU-30...
Isto nem para a USAF é um LOW.
Abraços
[]s
CB_Lima
Abraços,
Orestes
- Sintra
- Sênior
- Mensagens: 3902
- Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Que é um nome tão "desinspirado" que os Britânicos o batizaram de "Dave". A teoria é que o nome é tão "vulgar", tão "desinspirado", "that we might just call him Dave"orestespf escreveu:Tem sim, tem o "L" de Lightning II.cb_lima escreveu: Verdade... F-35 de LOW não tem nem o "L"
[]s
CB_Lima
Abraços,
Orestes
Por acaso o tipo que escreveu isto no PPRUNE à dois anos atrás é um génio, o nome pegou e hoje em dia a malta da RAF e da RN, não chamam ao avião "F-35", nem Lightning II", nem "JSF", nem "JCA", mas sim "Dave A/B/C"...
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
- Wolfgang
- Sênior
- Mensagens: 7805
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Ah, bem que os nossos poderíamos chamá-los de Tião. Pô, super nome legal, descontraído.
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Vamos lançar a moda aqui também, Sintra...Dave no Brasil, já!
- Tigershark
- Sênior
- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Que é um nome tão "desinspirado" que os Britânicos o batizaram de "Dave". A teoria é que o nome é tão "vulgar", tão "desinspirado", "that we might just call him Dave"
Por acaso o tipo que escreveu isto no PPRUNE à dois anos atrás é um génio, o nome pegou e hoje em dia a malta da RAF e da RN, não chamam ao avião "F-35", nem Lightning II", nem "JSF", nem "JCA", mas sim "Dave A/B/C"... [/quote]
Se vierem para o Brasil seguramente virarão João A/B/C
Por acaso o tipo que escreveu isto no PPRUNE à dois anos atrás é um génio, o nome pegou e hoje em dia a malta da RAF e da RN, não chamam ao avião "F-35", nem Lightning II", nem "JSF", nem "JCA", mas sim "Dave A/B/C"... [/quote]
Se vierem para o Brasil seguramente virarão João A/B/C
- Tigershark
- Sênior
- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
P.S. - Com todo o respeito aos Dbistas com esse nome,é claro!
Re: Jobim /Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...
Já existem equivalentes ao MAKO como o F-50 coreano, JF-17 e LCA.Luís Henrique escreveu: Concordo com o Soultrain, um caça barato que faz falta no mercado seria o Mako se alguém se interessasse.
O vantagem de um Mako em relação ao Gripen é que a aquisição também seria barata e o alcance seria bom... o que não ocorre com o caça sueco.
G-LOC