MP quer acabar com obrigatoriedade do serviço militar

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re:

#46 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 20, 2008 1:04 am

Túlio escreveu:INACREDITÁVEL!!!

CONCORDO INTEGRALMENTE COM O DANDOLO!!!

Imaginem, 5 meses são mesmo até MAIS do que o suficiente para 'treinar' um guri que vai efetuar no máximo uns 30 disparos de FAL e participar de um ou dois 'campos' mas, na hora do 'pega pra capar', será tão eficiente quanto um menino de escola fundamental...

E discordo dessa charla de 'soldado e cabo de 46 anos', os ianques comprovaram EM COMBATE que os soldados mais velhos se comportam com muito maior equilíbrio e frieza sob fogo do que a gurizada, mais afoita, descuidada e assustadiça (li isso num artigo do TRADOC/CAC, num me alembro qual)... 8-]
Tem um amigo meu que serviu ano passado aqui em SJC, o ano todo, e deu uns 15 tiros de mosqueFAL e uns 30 de PT-100... nem FAL era. Quando perguntei se ele iria atirar com FAL ele falou? FAL? Se tá maluco? Hahaha. :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re:

#47 Mensagem por Guerra » Qui Mar 20, 2008 1:15 pm

alex escreveu:Já vi pessoal de tiro de guerra segurando cachorro para tomar vacina anti-rabica, para vacinar crianças, etc.
A função unica do TG me parece fornecer mão de obra gratuita para esses casos, não tem função nenhuma em caso de guerra.
O TG é um jeitinho brasileiro de cumprir a LSM. A lei diz que todo municipio quando atingi um determinado numero de habitantes passa a ser tributário. Assim, nos municipios onde não tem quartel o cara não precisar sair da cidade.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

Re:

#48 Mensagem por Guerra » Qui Mar 20, 2008 1:19 pm

SGT GUERRA escreveu: Quanto a acabar com o sv mil obrigatorio, atualmente exsitem voluntarios suficientes para mudar, mas baixos soldos e extinção da obrigatoriedade é uma mistura que ninguém quer arriscar.

Vejam como a coisa muda. Ano passado o numero de voluntarios era enorme, esse ano as noticias é que poucas OMs conseguiram completar metade do seu efetivo com voluntarios.

feuchtinger
Novato
Novato

Re:

#49 Mensagem por feuchtinger » Seg Mar 24, 2008 5:33 pm

alex escreveu:Tulio, falou tudo.

Tenho que dizer que conheço dois grupos de jovens com mais de 18 anos.
UM
São aqueles que foram convocados e não tem vocação nenhuma para o serviço miitar.
Esses jovens só fazem besteira durante o Tiro de Guerra(que nome!!!) e depois que servem as unicas memorias são os churrascos da turma, quem foi pego dormindo de guarda,etc. Uma piada. Se voce perguntar que arma que os bichos usavam nem lembram :D

Dois
Pessoal com saude perfeita que queriam servir e ficaram de fora da seleção.

Em outras palavras , o sistema de seleçaõ é uma piada.
Que seja terminado esse processo e só etorna-lo em caso de guerra.

eu fiz parte do segundo grupo...

quando fui ao TG jurar à bandeira e reitrar o CDI, conversei com todos os conscritos lá, e ninguém queria estar lá... nas palavras dirigidas à mim por conscrito: "" ainda bem que é só um ano ''''......

aqueles jovens que são obrigados a fazer o serviço militar obrigatório gostariam de estar em casa assistindo malação na tv globo, outros gostaria de estar trabalhando, outros namorando e dando uns pega nas mina, outros gostariam de estar lavando o carro do pai, etc... mas nenhum deles gostaria de estar lá...

agora jovens como eu, que queriam muito prestar o serviço militar, jovens nacionalistar como eu e vcs, que se importam com o Estado, que gostaria de entrar em combate, de vestir a farda, de viver a rigída vida de caserna, só nos resta uma droga de CDI, e a sensação de que a pátria nos deu um pé na bunda, pois foi isso que senti...

feuchtinger
Novato
Novato

Re: MP quer acabar com obrigatoriedade do serviço militar

#50 Mensagem por feuchtinger » Seg Mar 24, 2008 5:43 pm

e eu acredito que um voluntário vale mais do que cinco conscritos... estou certo ou não ????

Guerra
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por Guerra » Seg Mar 24, 2008 6:57 pm

feuchtinger escreveu:e eu acredito que um voluntário vale mais do que cinco conscritos... estou certo ou não ????
E quanto custa formar um "voluntário"?

feuchtinger
Novato
Novato

#52 Mensagem por feuchtinger » Seg Mar 24, 2008 8:20 pm

SGT GUERRA escreveu:
feuchtinger escreveu:e eu acredito que um voluntário vale mais do que cinco conscritos... estou certo ou não ????
E quanto custa formar um "voluntário"?

essa não é a questão... mas pense em que tipo de exército leva vantagem e combate melhor : um de conscritos ou um de voluntários?
ora bolas, os voluntários estão lá justamente porque querem combater...

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#53 Mensagem por delmar » Seg Mar 24, 2008 9:31 pm

feuchtinger escreveu:
SGT GUERRA escreveu: E quanto custa formar um "voluntário"?

essa não é a questão... mas pense em que tipo de exército leva vantagem e combate melhor : um de conscritos ou um de voluntários?
Os soldados "voluntários" ou profissionais não estão lá, necessariamente, pelo desejo de combater. Para muitos é um emprego. Em situações de conflito, como acontece agora com os EUA na guerra do Iraque, há uma dificuldade muito grande em recrutar soldados. Os voluntários desaparecem.
Quanto a um voluntário valer mais do cinco conscritos é muito otimista esta idéia. Um voluntário consegue dirigir cinco viaturas ao mesmo tempo? Consegue estar em cinco locais ao mesmo tempo? Teclar em cinco computadores? Cavar cinco buracos? Carregar cinco caminhões? Vigiar cinco locais?

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Guerra
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por Guerra » Seg Mar 24, 2008 10:03 pm

feuchtinger escreveu:
SGT GUERRA escreveu: E quanto custa formar um "voluntário"?

Eu acho que a questão é custo. Porque nem todo mundo esta disposto a servir o exército pelo prazer da aventura. A verdadeira motivação esta no soldo. tanto é assim que o numero de voluntários varia de acordo com a situação do pais. Quando a coisa da preta, nego faz de tudo para servir, mas em tempos como os atuais, que a coisa não esta tão ruim assim, os voluntarios somem.

E que tipo de soldado precisa ser profissional? O homem que trabalha no rancho ou o infante? Na artilharia onde os principais trabalhos da arma são feitos por oficiais e sargentos, precisa ter uma tropa 100% profissional? Ou num RCC que quase não tem soldado, seria o caso em ter ou não 100% do efetivo profissional?

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#55 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mar 25, 2008 2:09 pm

SGT GUERRA escreveu: Eu acho que a questão é custo. Porque nem todo mundo esta disposto a servir o exército pelo prazer da aventura. A verdadeira motivação esta no soldo. tanto é assim que o numero de voluntários varia de acordo com a situação do pais. Quando a coisa da preta, nego faz de tudo para servir, mas em tempos como os atuais, que a coisa não esta tão ruim assim, os voluntarios somem.
Com certeza.
SGT GUERRA escreveu:
E que tipo de soldado precisa ser profissional? O homem que trabalha no rancho ou o infante? Na artilharia onde os principais trabalhos da arma são feitos por oficiais e sargentos, precisa ter uma tropa 100% profissional? Ou num RCC que quase não tem soldado, seria o caso em ter ou não 100% do efetivo profissional?
Guerra, será que com soldados profissionais, não seria interessante "enxugar" o quadro de oficiais, e passar algumas funções para "soldados de primeira classe"?
Quanto à parte do rancho (leia rancho como serviços não combatentes), eu não entendi. Se o EB fosse um exército profissional, você seria a favor de colocar:
-Conscritos;
-Soldados profissionais;
-ou "Taifeiros", profissionais, mas em outra cauda de carreira
??

Abs

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
feuchtinger
Novato
Novato

#56 Mensagem por feuchtinger » Ter Mar 25, 2008 5:10 pm

entendi sua lógica camarada, mas com certeza um voluntário não se rende cinco vezes..... :wink:

Guerra
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por Guerra » Ter Mar 25, 2008 6:33 pm

glauberprestes escreveu: Guerra, será que com soldados profissionais, não seria interessante "enxugar" o quadro de oficiais, e passar algumas funções para "soldados de primeira classe"?
glauber, um soldado fazendo função de oficial eu não digo, mas soldado fazendo de cabo, cabo de 3º sargento e por ai vai, eu acho que sim.

Quanto à parte do rancho (leia rancho como serviços não combatentes), eu não entendi. Se o EB fosse um exército profissional, você seria a favor de colocar:
-Conscritos;
-Soldados profissionais;
-ou "Taifeiros", profissionais, mas em outra cauda de carreira
Eu sou radicalmente contra o soldado estabilizado. Já vi muitos por ai, que quando chegam nos seus 10 anos de serviço vira vagabundo. É só um peso morto ocupando uma vaga.
Eu acho que o melhor modelo de exército profissional que eu consigo imaginar para o EB, é simplesmente abrindo mais vagas no NB (soldado enganjado). Depois de sete anos cai fora.
Numa OM de infantaria por exemplo, teria de 30 a 25% de conscritos, ou seja, cerca de uma companhia seria de conscritos. Pois afinal de contas, todo profissional tem quer ser conscrito um dia. Alguém tem que formar soldados. Tem muita OM funcionado assim.
Se toda brigada fosse igual a brigada paraquedistas com suas Om na mesma guarnição ficaria mais facil. Um btl ficaria com o encargo de formar recrutas.

Eu acho que da para fazer isso tranquilamente, sem muito investimento. Inclusive, se algumas OM que não estão na atividade-fim abrissem mão dos seus NB já seria uma boa ajuda.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#58 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mar 25, 2008 8:06 pm

SGT GUERRA escreveu: Eu sou radicalmente contra o soldado estabilizado. Já vi muitos por ai, que quando chegam nos seus 10 anos de serviço vira vagabundo. É só um peso morto ocupando uma vaga.
Eu acho que o melhor modelo de exército profissional que eu consigo imaginar para o EB, é simplesmente abrindo mais vagas no NB (soldado enganjado). Depois de sete anos cai fora.

Numa OM de infantaria por exemplo, teria de 30 a 25% de conscritos, ou seja, cerca de uma companhia seria de conscritos. Pois afinal de contas, todo profissional tem quer ser conscrito um dia. Alguém tem que formar soldados. Tem muita OM funcionado assim.
Vamos lá. Supondo uma OM de infantaria, como você falou, poderia ser algo do tipo?:
-Desse grupo de conscritos viria parte dos candidatos a profissionalização;
-Os que passassem na seleção, assinariam um contrato de cerca de 3 anos, que seria renovado a cada ano, podendo não ser renovado por ambas as partes, de acordo com a satisfação do soldado de um lado, e de acordo com seu desempenho por parte do Exército;
-Esses soldados poderiam passar por uma especialização (como nos EUA) em um local como o EsSA, de onde seriam direcionados para uma OM;
-A formação de soldado profissional poderia ser requisito para acesso na EsSA. Tal atitude poderia aumentar as perspectivas de carreira para o militar. [/quote]

SGT GUERRA escreveu: Se toda brigada fosse igual a brigada paraquedistas com suas Om na mesma guarnição ficaria mais facil. Um btl ficaria com o encargo de formar recrutas.

Eu acho que da para fazer isso tranquilamente, sem muito investimento. Inclusive, se algumas OM que não estão na atividade-fim abrissem mão dos seus NB já seria uma boa ajuda.
Bom, uma unidade de cada brigada poderia ser destinada para a formação dos profissionais...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Edu Lopes
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por Edu Lopes » Qua Abr 09, 2008 7:02 pm

Governo estuda mudanças no serviço militar obrigatório, diz Mangabeira

BRASÍLIA - O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, disse nesta quarta-feira que o governo está discutindo a necessidade de manter o serviço militar obrigatório. Segundo ele, há um consenso entre civis e militares de que o serviço deve ser preservado. A justificativa é que num país desigual como o Brasil o serviço militar poderia funcionar como um "nivelador republicano".

- Ele é um espaço no qual a nação pode se encontrar acima das classes - afirmou Mangabeira.

Entre as hipóteses em estudo, está a manutenção do atual sistema e também tornar o serviço militar efetivamente obrigatório. Caso isso aconteça, a seleção será feita pelas próprias Forças Armadas.

- Essa seleção teria dois grandes critérios: o do vigor físico e da capacidade intelectual, e o critério de representação de todas as classes e de todas as regiões do país - explicou o ministro.

Mangabeira Unger disse que hoje apenas os mais pobres acabam cumprindo serviço militar, e que o objetivo do governo é endurecer as regras para que ele se torne efetivamente obrigatório.

O ministro também disse que há possibilidade de se criar um serviço social obrigatório para aqueles que forem dispensados do serviço militar.

- Nesse serviço social obrigatório todos receberiam um treinamento militar rudimentar e poderiam compor uma grande reserva que seria usada em caso de necessidade - disse Mangabeira Unger.

Mangabeira participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, que, pouco antes, ouviu o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que disse que Forças Armadas não estão atraindo pessoas de todas as classes sociais, repetindo argumento de que apenas os mais pobres acabam ingressando na carreira.

- Hoje pessoas de bens (com recursos) não vão servir como recruta, mas temos que conversar sobre isso sem elitismo - pediu Jobim.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/0 ... 755069.asp

ImagemImagem
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1190 vezes
Agradeceram: 726 vezes

#60 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Abr 09, 2008 7:09 pm

Governo pode ampliar obrigatoriedade do serviço militar

Quarta, 9 de abril de 2008, 18h56

Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e dos Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, anunciaram hoje as linhas gerais do Plano Nacional de Defesa, que pretende modificar o funcionamento das Forças Armadas no País e dar novas funções aos militares. O plano prevê ainda a redefinição das estratégias de defesa da nação e das fronteiras. Entre as medidas propostas está a ampliação da obrigatoriedade do serviço militar, que pode até mesmo incluir a prestação de serviços sociais.

» vc repórter: mande fotos e notícias

A avaliação dos ministros é que o serviço militar hoje é bastante procurado, principalmente pelas famílias de baixa renda porque há pagamento do soldo (atualmente de R$ 207,00) e porque os jovens ficam mais disciplinados. Porém, os jovens de classe média e alta conseguem evitar o período dentro do quartel facilmente. Ou seja, a obrigatoriedade de prestação do serviço militar não é observada. "Na prática, só se alista e serve quem quer", disse Jobim.

Segundo Mangabeira, o Plano Estratégico de Defesa trabalha em duas linhas. Uma delas é manter o modelo atual de alistamento, com um aumento do soldo. Nesse caso, os recrutas passariam por treinamento militar e também civil para saírem capacitados dos quartéis. "Mas temos que considerar hipóteses mais fortes, como a tornar o serviço de fato obrigatório. Aí as forças fariam uma seleção por dois critérios: pelo porte físico e capacidade intelectual e pela representatividade de todas as classes sociais", explica o ministro.

Quando o recruta não apresentasse aptidões físicas suficientes para integrar a tropa armada, passaria o seu tempo de serviço militar atendendo a necessidades sociais. "Essa idéia de um serviço social obrigatório pode ser adotada, está em debate em outras partes do mundo. Não é idiossincrasia. Isso depende claro de um debate com a sociedade. Mas temos que fazê-lo", salientou Mangabeira.

Por enquanto, o Plano tem apenas linhas gerais e será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 7 de setembro. O próprio Lula encomendou uma nova estratégia de defesa.

Por esse mesmo Plano, o governo quer abrir o debate sobre a possibilidade de permitir que as tropas dos quartéis atuem diretamente na garantia da lei e da ordem nas cidades. Hoje, os militares ajudam apenas na logística e na inteligência das ações contra criminosos urbanos. Pela proposta dos ministros, eles poderiam participar do combate ao crime nas ruas. Para isso, seria necessário mudar o estatuto das Forças Armadas.

Redação Terra

Leia esta notícia no original em:
Terra - Notícias
http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... 06,00.html

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder