Rafale BR - News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Anderson TR
Sênior
Sênior

Re: Rafale BR - News

#556 Mensagem por Anderson TR » Sex Mar 21, 2008 6:40 pm

Bolovo escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu: O problema do Brasil não é comprar caças pura e simplesmente!!!Os Grippen trabalham com forte aporte da indústria Norte Americana, que com certeza fariam embargo a uma transferência de tecnologia e fabricação aqui no Brasil.
Dos que estão na concorrência os únicos fabricantes que aceitaram montar Indústrias de defesa desse porte fora de seu país foram os Russos, que hoje operam na India e na China.
Sobre EUA ou França não tenho conhecimento de algum investimento em indústria de defesa fora de seu país ou se muito só na UE....Se formos levar em conta questões políticas França e EUA, fazem parte da maior mílicia mundial que é a OTAN, defendendo seus interesses e em muitos casos passando por cima de resoluções da ONU....Como a Russia não faz parte disso e suas indústrias não se fazem muito presentes no Ocidente o Brasil poderia assimilar aspectos tecnológicos inovadores podendo superar problemas logísticos com fabricação local de peças e equipamentos e aproximando-os de outras zonas de influencia no Ocidente como a Otan está fazendo no Leste Europeu com a Polônia, por exemplo. :wink:
Não não.

Durante o FX1, o Gripen seria montado a partir de 12 unidades na VEM de Porto Alegre e a partir de 48 na Embraer aqui em SJC ou em Gavião Peixoto. As turbinas seriam fabricadas na Volvo Brasil ou na Celma/GE (que fabricou as Spey do AMX), não lembro onde, e o presidente da Volvo (que é quem produz o motor RM-12 do Gripen) garantiu que desconhece motivo para os americanos vetarem alguma (entrevista numa Revista Força Aérea antigassa, tem uns 8 anos). De americano o Gripen tem pouca coisa, o inercial, o HUD, o FBW e o motor. Acho que não mais do que isso. O resto é sueco, francês e inglês. Algumas partes minoritárias são de outros países, tipo Rep Tcheca, Hungria e Africa do Sul.

E sei do que digo. Acho que sou o maior gripeiro do fórum. :mrgreen:
Pow legal essa informação!!! Mas existe algum estudo sobre a construção de um protótipo de 5º geração baseada no Grippen??Eh apesar da montagem por aqui iriamos ter liberdade para fabricação desses componentes sendo eles construídos por diferentes indústrias?? E os armamentos?? O grippen possui autonomia??....É por que sendo um caça tão dependente de variados distribuidores isso não implicaria problemas logísticos no futuro ou em alguma crise ou embargo?? Principalmente tendo os EUA e a maioria dos construtores de equipamentos para o caça fazerem parte da Otan??.....Se houvesse a possibilidade de uma única empresa com capacidade de construção de praticamente todo o equipamento não seria mais fácil uma trasferência?? :?: :?:

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#557 Mensagem por Penguin » Sex Mar 21, 2008 6:55 pm

rcolistete escreveu:
Bolovo escreveu: Não não.

Durante o FX1, o Gripen seria montado a partir de 12 unidades na VEM de Porto Alegre e a partir de 48 na Embraer aqui em SJC ou em Gavião Peixoto. As turbinas seriam fabricadas na Volvo Brasil ou na Celma/GE (que fabricou as Spey do AMX), não lembro onde, e o presidente da Volvo (que é quem produz o motor RM-12 do Gripen) garantiu que desconhece motivo para os americanos vetarem alguma (entrevista numa Revista Força Aérea antigassa, tem uns 8 anos). De americano o Gripen tem pouca coisa, o inercial, o HUD, o FBW e o motor. Acho que não mais do que isso. O resto é sueco, francês e inglês. Algumas partes minoritárias são de outros países, tipo Rep Tcheca, Hungria e Africa do Sul.

E sei do que digo. Acho que sou o maior gripeiro do fórum. :mrgreen:
Bolovo, o melhor argumento é a África do Sul ter comprado e estar recebendo os Gripens, mesmo tendo o histórico de apartheid e boicotes de vendas militares. Outro argumento : a FAB está cheia de equipamentos dos EUA, em quase tudo, não tem como mudar isso a não ser radicalizando (comprando tudo francês ou russo).

Fora que o argumento de que o Gripen C é "pulga-alada" é uma piada instalada aqui no Brasil somente.

[]s, Roberto
Eh mais um preconceito dificil de ser superado.

Outro eh qt a "transferencia de tecnologia". Ninguem libera tudo. Nem russos e nem franceses. Nao fosse assim os indianos nao estariam tao enrolados com o seu projeto local, o Tejas, mesmo depois de "tanta" tecnologia russa "absorvida". Pq estao usando uma turbina GE inteirinamente e nao uma russa?

Lembram do Super 7 chines que depois virou o FC-1? Pois foi a Grumman que assessorou a China neste projeto ate o embargo resultante do Massacre da Praca Celestial.

Agora na concorrencia Indiana, tanto a LM como a Boeing irao contruir (nao montar) seus cacas na India, como alias exige a licitacao.

No meu entendimento, este termo deve ser esclarecido (e muito bem auditado) pois pode sigificar algo concreto ou quase nada. E corre-se o risco de haver no processo outro tipo de transferencia...para paraisos fiscais.

Editado pela última vez por Penguin em Sex Mar 21, 2008 9:49 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#558 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 21, 2008 7:05 pm

BlInDaDo-BR escreveu:Pow legal essa informação!!! Mas existe algum estudo sobre a construção de um protótipo de 5º geração baseada no Grippen??
Não sei, acho que a Suécia já propos isso, mas não sei se vai adiante. A Suécia está desenvolvendo junto com o resto da Europa o Neuron, um UCAV sob liderança da Dassault.
BlInDaDo-BR escreveu:Eh apesar da montagem por aqui iriamos ter liberdade para fabricação desses componentes sendo eles construídos por diferentes indústrias??
Não sei responder. Como assim diferentes indústrias?
BlInDaDo-BR escreveu:E os armamentos?? O grippen possui autonomia??....
Se a FAB escolhesse o Gripen, os armamentos seriam israelenses. A SAAB dá total liberdade para escolher os armamentos, se quiser o AIM-120, tudo bem, se quiser o MICA, tudo bem. Claro que você irá ter que pagar pelos custos de integração e tal. Isso ocorre porque a Suécia não tem um pacote de armamento tipo o americano (AIM-9, AIM-120, etc) ou russo (R-73, R-77, etc). O pacote sueco para o Gripen N vai ser o IRIS-T e o METEOR, porque até lá os dois mísseis já estarão desenvolvidos.
BlInDaDo-BR escreveu:É por que sendo um caça tão dependente de variados distribuidores isso não implicaria problemas logísticos no futuro ou em alguma crise ou embargo?? Principalmente tendo os EUA e a maioria dos construtores de equipamentos para o caça fazerem parte da Otan??.....Se houvesse a possibilidade de uma única empresa com capacidade de construção de praticamente todo o equipamento não seria mais fácil uma trasferência?? :?: :?:
Sim, não, talvez? Quem sabe. Para MIM pelo menos a resposta é NÃO. O fato dos EUA e alguns países da OTAN fabricaram peças do Gripen para mim não muda em nada. O fato da Suécia colocar seus Gripen voando até 2030/2040 já é muito bom para mim. Isso garante que pelo menos até entre 2030 e 2040 existirão peças para o avião, afinal a Força Aérea Sueca ainda o usará. Não entendi a ultima frase. Como assim uma única empresa? Qualquer avião tem MILHARES de empresas trabalhando em conjunto para chegar no projeto final. Ou você acha que é a Dassault que faz tudo o Rafale sozinho? Ou a Boeing monta o Super Hornet sozinho? Não é bem assim, são milhares de empresas, cada um fabrica alguma coisa.

:D

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#559 Mensagem por Morcego » Sex Mar 21, 2008 7:25 pm

Eu iria responder mais o BOLOVO e o RCOLISTETE já fizeram sem que eu tenha como postar qualquer outra coisa.

PRick

#560 Mensagem por PRick » Sex Mar 21, 2008 7:26 pm

Bolovo escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu:Pow legal essa informação!!! Mas existe algum estudo sobre a construção de um protótipo de 5º geração baseada no Grippen??
Não sei, acho que a Suécia já propos isso, mas não sei se vai adiante. A Suécia está desenvolvendo junto com o resto da Europa o Neuron, um UCAV sob liderança da Dassault.
BlInDaDo-BR escreveu:Eh apesar da montagem por aqui iriamos ter liberdade para fabricação desses componentes sendo eles construídos por diferentes indústrias??
Não sei responder. Como assim diferentes indústrias?
BlInDaDo-BR escreveu:E os armamentos?? O grippen possui autonomia??....
Se a FAB escolhesse o Gripen, os armamentos seriam israelenses. A SAAB dá total liberdade para escolher os armamentos, se quiser o AIM-120, tudo bem, se quiser o MICA, tudo bem. Claro que você irá ter que pagar pelos custos de integração e tal. Isso ocorre porque a Suécia não tem um pacote de armamento tipo o americano (AIM-9, AIM-120, etc) ou russo (R-73, R-77, etc). O pacote sueco para o Gripen N vai ser o IRIS-T e o METEOR, porque até lá os dois mísseis já estarão desenvolvidos.
BlInDaDo-BR escreveu:É por que sendo um caça tão dependente de variados distribuidores isso não implicaria problemas logísticos no futuro ou em alguma crise ou embargo?? Principalmente tendo os EUA e a maioria dos construtores de equipamentos para o caça fazerem parte da Otan??.....Se houvesse a possibilidade de uma única empresa com capacidade de construção de praticamente todo o equipamento não seria mais fácil uma trasferência?? :?: :?:
Sim, não, talvez? Quem sabe. Para MIM pelo menos a resposta é NÃO. O fato dos EUA e alguns países da OTAN fabricaram peças do Gripen para mim não muda em nada. O fato da Suécia colocar seus Gripen voando até 2030/2040 já é muito bom para mim. Isso garante que pelo menos até entre 2030 e 2040 existirão peças para o avião, afinal a Força Aérea Sueca ainda o usará. Não entendi a ultima frase. Como assim uma única empresa? Qualquer avião tem MILHARES de empresas trabalhando em conjunto para chegar no projeto final. Ou você acha que é a Dassault que faz tudo o Rafale sozinho? Ou a Boeing monta o Super Hornet sozinho? Não é bem assim, são milhares de empresas, cada um fabrica alguma coisa.

:D

1- A Suécia fez a mesma opção da França, daí entrou na parceria do Neuron, como um parceiro menor do programa. Isso quer dizer que o Gripen NG, caso tenha alguma encomenda, deverá ser o último Gripen, já que o papel de caça furtiva será feito pelo UCAV.

2- O problema do Gripen é que usa tecnologia e peça de terceiros, que não podem ser repassadas sem permissão, e a FAB quer integrar vários armamentos e abertura de códigos fontes, algo que os suecos não podem garantir.

3- Engraçado até como o Programa do F-35 está encontrando problemas com as parcerias, e como Typhoon também enfrentou, afinal, quanto maís sócios mais complicado fica o negócio.

4- O Rafale é 100% francês, e sua tecnologia também, que vai ser repassada para o novo radar do Gripen por exemplo, ou foi vendida para o Pirate do Typhoon.

5- Além disso, o Gripen possui performance inferior ao F-16 em várias áreas, e o preço é caro, muito caro para o tamanho e as capacidades do caça.

[ ]´s

Anderson TR
Sênior
Sênior

#561 Mensagem por Anderson TR » Sex Mar 21, 2008 7:45 pm

Sim!!!Eu sei que existe uma gama de produtores que contribuem com a Dassault ou a Boeing,mas a maioria dos componentes é de fabricação deles...E eu não disse que uma só fabrica tudo...Eu disse praticamente tudo

Imagem
Anderson TR
Sênior
Sênior

#562 Mensagem por Anderson TR » Sex Mar 21, 2008 7:49 pm

O su-35-1 por exemplo é tecnologia toda Russa...não depende tanto de terceiros!!!..Quanto a problemas enfrentados pela India, isso se deve à tradição deles!!!São bons com chip de computadores mas não possuem assim tanta experiência na área de aviação...E transferencia é assim, se não possui capacidade de desenvolver o que foi passado perde o bonde

Imagem
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#563 Mensagem por Morcego » Sex Mar 21, 2008 7:57 pm

os russos nunca tem problemas, eles são ILUMINADOS; os problemas sempre são culpa dos outros.

Bolovo
Sênior
Sênior

#564 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 21, 2008 7:59 pm

PRick escreveu:1- A Suécia fez a mesma opção da França, daí entrou na parceria do Neuron, como um parceiro menor do programa. Isso quer dizer que o Gripen NG, caso tenha alguma encomenda, deverá ser o último Gripen, já que o papel de caça furtiva será feito pelo UCAV.

2- O problema do Gripen é que usa tecnologia e peça de terceiros, que não podem ser repassadas sem permissão, e a FAB quer integrar vários armamentos e abertura de códigos fontes, algo que os suecos não podem garantir.

3- Engraçado até como o Programa do F-35 está encontrando problemas com as parcerias, e como Typhoon também enfrentou, afinal, quanto maís sócios mais complicado fica o negócio.

4- O Rafale é 100% francês, e sua tecnologia também, que vai ser repassada para o novo radar do Gripen por exemplo, ou foi vendida para o Pirate do Typhoon.

5- Além disso, o Gripen possui performance inferior ao F-16 em várias áreas, e o preço é caro, muito caro para o tamanho e as capacidades do caça.

[ ]´s
Ah tah.

1 - É isso mesmo.

2 - Ah, é isso? Os computadores de bordo do Gripen usam softwares SUECOS, todos open source.

3 - Vender caças hoje é complicado. Não se faz mais aos milhares como nas décadas anteriores.

4 - Entendi. Mas por exemplo, o Gripen N não vai ter que ter autorização da França para vender...

5 - Acho que está errado. Vendo o preço do Gripen nas últimas concorrências, ele está muito, mas muito mais barato do que os outros dois eurocanards. Ganhou até num lugar que tinha tudo para dar F-16, na Tailândia, onde eles tem umas dezenas de F-16 faz tempo, com AIM-120 e tudo mais. No quesito custo de operação, o Gripen ganha de qualquer um, talvez só perda para o F-16. Mas o F-16 é meio que carta fora do baralho, tem 5000 construidos, não sei quantos operadores e é o avião com o maior número de armamentos integrados. Realmente é díficil competir com ele.

Blindado, considerando isso o que você escreveu, então o Gripen é bem independente também. As aéreas criticas do avião são suecas ou majoritariamente suecas. Computadores de bordo, o radar, os aviônicos, o datalink e os itens prioritários são suecos, da SAAB, Ericsson e Volvo. TODO o software do avião é sueco e open source. Isso era um requisito do projeto, quando o Gripen nem sonhava em existir, no começo dos anos 80. O que não era tão importante, para evitar aumento nos preços de desenvolvimento, ou o que não tinha alternativa sueca, eles partiram para equipamentos estrangeiros. Já li que o consórcio Gripen (SAAB/Ericsson/Volvo) tem capacidade para construir 100% do avião, se necessário, incluindo as partes estrangeiras.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#565 Mensagem por Morcego » Sex Mar 21, 2008 8:03 pm

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:1- A Suécia fez a mesma opção da França, daí entrou na parceria do Neuron, como um parceiro menor do programa. Isso quer dizer que o Gripen NG, caso tenha alguma encomenda, deverá ser o último Gripen, já que o papel de caça furtiva será feito pelo UCAV.

[ ]´s
Ah tah.

1 - É isso mesmo.

2 - Ah, é isso? Os computadores de bordo do Gripen usam softwares SUECOS, todos open source.

3 - Vender caças hoje é complicado. Não se faz mais aos milhares como nas décadas anteriores.

4 - Entendi. Mas por exemplo, o Gripen N não vai ter que ter autorização da França para vender...

5 - Acho que está errado. Vendo o preço do Gripen nas últimas concorrências, ele está muito, mas muito mais barato do que os outros dois eurocanards. Ganhou até num lugar que tinha tudo para dar F-16, na Tailândia, onde eles tem umas dezenas de F-16 faz tempo, com AIM-120 e tudo mais. No quesito custo de operação, o Gripen ganha de qualquer um, talvez só perda para o F-16. Mas o F-16 é meio que carta fora do baralho, tem 5000 construidos, não sei quantos operadores e é o avião com o maior número de armamentos integrados. Realmente é díficil competir com ele.

Blindado, considerando isso o que você escreveu, então o Gripen é bem independente também. As aéreas criticas do avião são suecas ou majoritariamente suecas. Computadores de bordo, o radar, os aviônicos, o datalink e os itens prioritários são suecos, da SAAB, Ericsson e Volvo. TODO o software do avião é sueco e open source. Isso era um requisito do projeto, quando o Gripen nem sonhava em existir, no começo dos anos 80. O que não era tão importante, para evitar aumento nos preços de desenvolvimento, ou o que não tinha alternativa sueca, eles partiram para equipamentos estrangeiros. Já li que o consórcio Gripen (SAAB/Ericsson/Volvo) tem capacidade para construir 100% do avião, se necessário, incluindo as partes estrangeiras.
PARTICULARMENTE penso que o BR poderia muito bem estar atendido com cerca de 90 GRIPENS N e pronto, MAIS NADA, já estavamos PRONTOS para qualquer embate.

Bolovo
Sênior
Sênior

#566 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 21, 2008 8:07 pm

morcego escreveu:PARTICULARMENTE penso que o BR poderia muito bem estar atendido com cerca de 90 GRIPENS N e pronto, MAIS NADA, já estavamos PRONTOS para qualquer embate.
Eu também, mas eu não apito nada nessa porra de país. :mrgreen:

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#567 Mensagem por Morcego » Sex Mar 21, 2008 8:12 pm

Bolovo escreveu:
morcego escreveu:PARTICULARMENTE penso que o BR poderia muito bem estar atendido com cerca de 90 GRIPENS N e pronto, MAIS NADA, já estavamos PRONTOS para qualquer embate.
Eu também, mas eu não apito nada nessa porra de país. :mrgreen:

pois é, a FAB se transformaria em um verdadeiro VESPEIRO, só iria faltar mais uns R-99 A e B.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#568 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Mar 22, 2008 2:53 am

rcolistete escreveu:
Bolovo, o melhor argumento é a África do Sul ter comprado e estar recebendo os Gripens, mesmo tendo o histórico de apartheid e boicotes de vendas militares. Outro argumento : a FAB está cheia de equipamentos dos EUA, em quase tudo, não tem como mudar isso a não ser radicalizando (comprando tudo francês ou russo).

Fora que o argumento de que o Gripen C é "pulga-alada" é uma piada instalada aqui no Brasil somente.

[]s, Roberto

Mesmo que fosse "pulga alada", na minha opinião não deveríamos nem ter começado a modernizar F-5 e A-1, comprava-se os cerca de 80 Gripens A/B estocados pelos suecos e modernizava-se para o padrão C/D e teríamos um ótimo low e além de podermos ter tempo para receber os hi com total tranqüilidade.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Anderson TR
Sênior
Sênior

#569 Mensagem por Anderson TR » Sáb Mar 22, 2008 3:21 am

morcego escreveu:os russos nunca tem problemas, eles são ILUMINADOS; os problemas sempre são culpa dos outros.
Tem problemas sim!!!Mas se for levado em conta quase 20 anos sem investimento em defesa(praticamente) EUA e França não conseguiram abrir frente...Basta analisar o malfadado F-117 deles...E esse Rafale aew que não consegue vencer concorrência....Só vence aqui no Defesa-BR com os Francesólogos :wink: :wink: :lol: :mrgreen:

Imagem
Anderson TR
Sênior
Sênior

#570 Mensagem por Anderson TR » Sáb Mar 22, 2008 3:33 am

Immortal Horgh escreveu:
rcolistete escreveu:

[]s, Roberto

Mesmo que fosse "pulga alada", na minha opinião não deveríamos nem ter começado a modernizar F-5 e A-1, comprava-se os cerca de 80 Gripens A/B estocados pelos suecos e modernizava-se para o padrão C/D e teríamos um ótimo low e além de podermos ter tempo para receber os hi com total tranqüilidade.

[ ]s
Bom o Grippen como um caça tampão realmente seria uma boa!!! Mas no caso de se ter toda maior porcentagem dele construido pela própria indústria Sueca...aí sim seria interessante, mas o problema é saber se ele é simplesmente um caça mediano ou se irá impulsionar de fato a nossa indústria de defesa, sem falar que construído totalmente pelos Suecos não iria implicar um novo caça?? Já que existem equipamentos que possuem resguardo de direitos de patentes e se for copiá-los pode haver problemas com organismos internacionais...Se forem equipamentos elaborados do fabrico Suéco é uma nova aposta...

Imagem
Responder