Rafale BR - News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Immortal Horgh
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Re: Rafale BR - News

#541 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Mar 21, 2008 3:32 pm

BlInDaDo-BR escreveu:
Pode comparar com os Su-30MKI Indiano!!! E existem projeções por aì em exercícios entre as FA Indiana e dos EUA que o radar dos MKI são muito bons hem!!
Cara, não dá para mensurar este fato, porque a Índia proibiu que nos exercícios os radares N011M BARS fossem ligados para não ter sua assinatura registrada pelos Sentry.


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Re: Rafale BR - News

#542 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 21, 2008 4:02 pm

Carlos Mathias escreveu:Heronim, está em todos os lugares que o alcance máximo do RBE é de =~100Km. Não pode de maneira nenhuma ser o mesmo alcance de detecção e engajamento, ou então vamos levar essa característica para o IRBIS-E, concorda?
Olá pessoal,

Comentários sobre essa afirmativa e outras anteriores, desse tópico e outros :

- RBE-2 PESA com alcance de 100 km ? Todos lugares onde ? Fonte ? Nunca vi o alcance oficial, em números, do radar RBE-2. Só em estimativas em fóruns. Livros, sites oficiais, fabricantes, etc, sempre são evasivos com o alcance do RBE-2, assim como ocorre com outros caças. Fontes francesas não-oficiais (revistas e fóruns) citam o RBE-2 PESA com alcance semelhante ao RDY-2, isso no padrão F2.2 que melhorou o processamento do sinal do RBE-2 em relação ao padrão F1 do Rafale;

- o radar N-001VEP dos SU-30MK2 da Venezuela são considerados ultrapassados, comparáveis ou inferiores ao RDY dos Mirage 2000-5;

- chega a ser desanimador ver um fórum com a tradição do DefesaBrasil ter citações repetidas de : radar Grifo melhor que RBE-2, radar IRBIS-E melhor que radares de aviões AEW (R-99, E-3, etc), radar RBE-2 AESA melhor que o APG-77, etc;

- é público e notório que a França admite que o RBE-2 PESA não é competitivo com os radares modernos AESA : APG-77, APG-79, etc. Tanto que está há uns 7 anos investindo no RBE-2 AESA, com Rafale F3 protótipo voando o mesmo em 2008, fabricação em 2010-11, entrada operacional em 2012. O Eurofighter e Gripen trilham o mesmo caminho, radar AESA lá perto de 2015, pouco antes ou depois;

- sobre a FAB, para mim Gripen C/D e N seria mais do que suficiente (o alcance do Gripen C ultrapassa tudo o que a FAB já experimentou na sua aviação de caça), caso tenha bom preço que nem o oferecido à Dinamarca (uns EUR 64 mi por cada Gripen N com 20 anos de "suporte"). Rafale, Eurofighter, Su-35, F/A-18E/F, etc, seriam todos muito mais do que suficientes para a FAB, desde que voem de verdade.

[]s, Roberto




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Re: Rafale BR - News

#543 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 21, 2008 4:19 pm

orestespf escreveu: Compare os resultados do Irbis-E com os do RBE-2, para os padrões atuais o RBE-2 é cego sim, muito cego, perde e muito para o Griffo que está no F-5M (palavra de quem já testou os dois, mas você vai alegar que é mais um boato, né?);
Caro Orestes,

Você tem a mínima idéia do que disse acima ? Que o Grifo-X do F-5EM/FM é melhor que o RBE-2 PESA, é isso mesmo ? Desculpe, o Grifo-X perde (em alcance) do RDI do Mirage 2000C, do PS-05/A do Gripen, do RDY-2 do Mirage 2000-5Mk2 (que seria Br), etc.

Não interessa quem tenha passado tal informação para você, ela não faz sentido, inclusive físico em função do tamanho da antena do Grifo-X, potência do radar, poder computacional, ser varredura mecânica, etc.

Sugestão, não se queime repassando tal informação e a defendendo.

[]s, Roberto




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Re: Rafale BR - News

#544 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 21, 2008 4:24 pm

orestespf escreveu:

Vou ajudá-lo a se recordar: "Respondo a todos os posts direcionados a mim..."

Se eu dissesse isso quando era pivete ainda, minha mãe simplesmente me dava um tapa na boca. Assim aprendi a não dizer que não converso com quem não me dirige a palavra, todos são iguais, me dirigindo ou não a palavra diretamente. :wink:

Abraços,

Orestes
Olá Orestes e Heronim,

Acho desnecessário esse ping-pong entre vocês.

Orestes, dizer que a afirmação acima do Heronim é perder a linha é descabida, sua interpretação é muito pessoal. Acho que você e Heronim estão implicando demais um com o outro.

[]s, Roberto




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Re: Rafale BR - News

#545 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 21, 2008 4:32 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Ninguém está comparando o Irbis com o RBE -2AA, porque não interessa, mas o que falei é bem claro, seria esta comparação que deveria ser feita, porque os 02 radares estão ainda em desenvolvimento, e pelo menos o RBE-2AA deverá entrar em serviço até 2009/2010, ou seja, ao mesmo tempo da provável entrada do IRBIS em serviço. E olha que dado interessante, o RBE-2AA já tem contrato certo, enquanto o IRBIS.... :roll:
Especulação sua: sequer no site da Thales eles citam datas.

[ ]s
Caro Immortal,

Você quer a data de assinatura do contrato do RBE-2 AESA ? Com o cronograma detalhado do desenvolvimento dele e entrada em operação ? Isso tudo é público, sabia ? Ou seja, não é especulação do Prick. É sim ele querer colocar de igual para igual o APG-77 e RBE-2 AESA.

No mais, eu acho o IRBIS-E superior ao RBE-2 PESA segundo o que ele promete, mas falta o IRBIS-E realmente ficar operacional em algum caça operacional, para sabermos como competirá contra APG-77, APG-79, RBE-2 AESA, etc.

[]s, Roberto




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Re: Rafale BR - News

#546 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 21, 2008 4:39 pm

projeto escreveu:Existem alguns pressupostos que aparecem aqui no DB mas que entendo não terem quaisquer bases comprovadas que e são, no mínimo, altamente discutíveis:

1 - A FAB não quer o Rafale.

Não é de hoje que o Rafale é um dos favoritos para uma compra direta, é assim desde que ficou disponível para a nós. Agora apareceu uma idéia de que está sendo "imposto" porque existe uma proposta mais abrangente dos franceses e que condicionaria a compra de Rafales. Se antes dessa proposta ele era um dos favoritos para uma compra direta, como passou a ser um avião indesejável se até a participação em sua fabricação nos foi oferecida pela mais alta autoridade francesa? Coisa bem ilógica não é?

2 - Saito deseja o Su-35.

Onde? Quando? Ele me parece ser um comandante com os "pés no chão". Não me parece o tipo de pessoa que sairia declarando para os subordinados ou para quem quer que seja de que tem uma preferência pessoal. E mais, essa escolha não será feita por preferências pessoais. Existem fatores técnicos, políticos, operacionais e industriais que terão pesos distintos e que nortearam uma escolha de GOVERNO. Claro que a definição dos critérios técnicos/operacionais caberá à FAB, através da COPAC, do estado maior, do alto comando e do comandante.

3 - O Rafale tem um radar de pouco alcance e o Su-35 é um AWACs.

Falar sobre prestações de radares e RCS é perda de tempo porque NINGUÉM aqui tem base para isso, são só especulações. Os fabricantes não divulgam dados e os que temos não são confiáveis. Por exemplo, o PDF da Sukhoi é ambiguo e diz que o radar IRBIS é capaz de acompanhar um algo de 3m2 entre 350/400 km mas em posição frontal, em rota de perseguição essa capacidade cai para cerca 150 km a 10000 pés, como é que fica? Como comparar esses dados com os de outros? Os fabricantes franceses NUNCA declararam o alcance do RBE PESA ou AESA mas sim suas capacidades multi-modo e LPI. E qual é o verdadeiro RCS de um Su-35 e um Rafale? Ninguém tem base para conversar sobre isso porque muita coisa é segredo de estado e não cai na MÂO DE QUALQUER UM. Acreditem em PDFs ou em fontes secretas quem quiser.

[]'s
Parabéns, um post sensato ! Várias fontes (pilotos, jornalistas especializados, etc), próximas dão detalhes dos motores dos caças, mas nunca dos radares ou RCS. Mesmo a assinatura IR de um caça é considerada informação secreta, ouvi uma em 04/2007 no RJ e não pude divulgar a pedidos.

Por mim, torço para o Su-35 ser o melhor possível, idem para o Rafale F3+, que barganhemos muito e compremos e usemos o melhor. Qualquer um deles equivale a uns 4 caças nossos atuais em efetividade em combate na FAB.

[]s, Roberto




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Re: Rafale BR - News

#547 Mensagem por Morcego » Sex Mar 21, 2008 4:41 pm

Immortal Horgh escreveu:
morcego escreveu:
não tem nem comparação, das 300 UNIT´S, quase a metade já esta contratada, o avião já esta em operação, as DEZENAS.

NÃO DA PRA MEDIR COM A MESMA RÉGUA.
Ué, e existe garantia que todas as unidades serão contratadas?


[ ]s

MEU CARO AMIGO, o que quero demonstrar é que JÁ EXISTIRAM AS UNIDADES CONTRATADAS, não ainda no TOTAL DE 300 mas sim, já temos um numero maior que uma centena OU CONTRATADA ou já VOANDO.

E NÃO ME VENHA COM ESSA DOS 12 SU-35 que estão em um esquadrão de demonstração aérea dos quais APENAS 1 FAZ DEMONSTRAÇÕES MESMO.

POR TANTO, é impossível usar a mesma régua, por mais que vc QUERIA, GOSTE OU AME esse CAÇA, é preciso abandonar as PAIXÕES para analisar objetivamente a solução para os PROBLEMAS.

Goste ou NÃO, tanto SU-35 como SU-35-1 comparados a um AMX ficam atraz pelo simples fato de que NÃO ESTÃO EM LINHA DE PRODUÇÃO, pelo simples fato de que ESTA LINHA NÃO EXISTE, pelo simples fato DE QUE ESTA NÃO PODE EXISTIR SEM ENCOMENDAS.

Vc bem sabe que por mim, eu compraria GRIPEN, e deixava essa arenga do BI-TURBINA pra depois, agora, não posso ler incolume a CAMPANHA QUE VCS SE DEBRUÇAM para DESTRUIR o RAFALE e não usar os mesmos ARGUMENTOS para avaliar os SONHOS e DEVANEIOS impraticaveis DOS RUSSOS.

É CARA, É duro, mas É VERDADE; os Russos estão numa MERDA muito maior do que os FRANCESES, no que pese o fato de a DASSAULT agora querer vender o RAFALE de qualquer forma, pra mim, o RAFALE não vendeu ainda por CULPA DAQUELA BESTA HUMANA do JACKS CHIRAC, que com mania de grandesa quiz fazer com o RAFALE o mesmo que os EUA FEZ COM O F-22, por pura VIADAGEM de querer ter um avião EXCLUSIVO para suas FA´S tb, e assim poder ficar se medindo com os EUA.




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Re: Rafale BR - News

#548 Mensagem por Morcego » Sex Mar 21, 2008 4:45 pm

ahhh PARA, bicho, se os russos assinaram o contrato seriam os primeiros interessados em divulgar ele da mesma forma que divulgaram todos os outros, PARA VAI PARA POR AI QUE TA FICANDO FEIO.




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Re: Rafale BR - News

#549 Mensagem por REGATEANO » Sex Mar 21, 2008 4:48 pm

Quando chega o primeiro RAFALE? F2 ou F3?

Alguém dúvida?

Rafale + Escorpene + SEM




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Re: Rafale BR - News

#550 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 21, 2008 4:51 pm

piratadabaixada escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Especulação sua de novo. Vamos colocar um exemplo: se apregoa que o Rafale tem 300 encomendas da Adla e da Aéronavale, mas de fato quantas unidades estão contratadas? Ou seja, existe garantia que todas serão encomendadas de fato?

[ ]s
A França é uma república democrática, mesmo com todos os defeitos. Existe um planejamento realizado desde o projeto até a aposentadoria do Rafale. O programa inteiro tem orçamento, se não me engano, de 32 bilhões de euros. O RBE2 AESA foi financiado abrindo-se mão de unidades do Rafale.

Podemos dizer algo sequer parecido na Rússia ?

Abraços,

Heronim
Olá Heronim,

Você está errado :lol: : os 8 Rafales F3 postergados já foram incluídos novamente como encomenda, foi em 2007 ou 2008. Deve-se ter novas assinaturas de contratos de Rafale em 2008 ou 2009. Os 294 Rafales substituirão quase 700 aviões diferentes, sem o Rafale a frança passaria dificuldades após 2020-30, quando todos esses 6-7 tipos de aviões estarão aposentados. Pode sim ter uma diminuição pequena, digamos 240 Rafales no lugar de 294.

[]s, Roberto




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Re: Rafale BR - News

#551 Mensagem por Morcego » Sex Mar 21, 2008 5:06 pm

rcolistete escreveu:sobre a FAB, para mim Gripen C/D e N seria mais do que suficiente (o alcance do Gripen C ultrapassa tudo o que a FAB já experimentou na sua aviação de caça), caso tenha bom preço que nem o oferecido à Dinamarca (uns EUR 64 mi por cada Gripen N com 20 anos de "suporte").


Pois é, com a vantagem de podermos em poucos meses termos de 30 a 40 GRIPENS A/B como TAMPÕES DE LUXO, colocando a força area NO AR, VOANDO, BRIGANDO, CHEGANDO A POUCOS METROS DA FRONTEIRA DOS OUTROS PRA DAR UM SUSTO, e isso em POUCOS MESES.

rcolistete escreveu:Rafale, Eurofighter, Su-35, F/A-18E/F, etc, seriam todos muito mais do que suficientes para a FAB, desde que voem de verdade.

[]s, Roberto
SIM é verdade, principalemtne pq nosso problema hoje, POR INCRIVEL QUE PARECA É VOAR.




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Re: Rafale BR - News

#552 Mensagem por Anderson TR » Sex Mar 21, 2008 5:30 pm

Immortal Horgh escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu:
Pode comparar com os Su-30MKI Indiano!!! E existem projeções por aì em exercícios entre as FA Indiana e dos EUA que o radar dos MKI são muito bons hem!!
Cara, não dá para mensurar este fato, porque a Índia proibiu que nos exercícios os radares N011M BARS fossem ligados para não ter sua assinatura registrada pelos Sentry.


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Tudo bem!!!Mas não devemos nos esquecer que a França participou de uma concorrência em julho de 2007 em que foram oferecidos caças à India, se o Rafale que participou da concorrência, fosse tão bom assim por que os Indianos encomendaram mais caças Su-30MK??? E estão na fila para comprar o Su-35-1?? Os Indianos também possuem aviões Franceses e Norte Americanos e não seriam bobos de comprar mais caças Russos com um avião tão bom assim no mercado que é o Rafale :roll: :roll: como vocês falam...
Se éh verdade que os Rafales estão por aí mostrando seus radares ativados a India deve ter conhecimento de seu potencial....E apesar dela não ter ligado seus radares no Exercício com os EUA, com certeza devem ter comparado seus equipamentos com os do Rafale...E por que compraram mais Su-35mk se o Rafale é tão bom assim??? [005].

Quanto ás questões política à parte o cenário mundial político de hoje é outro, e se formos colocar questões de defesa com política os EUA são uns dos maiores bandidos dos últimos tempos, armando déspotas e ditadores em nome do imperialismo(e se dizem democratas)...sem falar que cooperam com os Russos em muitas áreas inclusive na de pesquisas de fusão à frio e aeroespacial...e ainda colocam juntamente com a França indústrias na China para explorar mão de obra escrava...Esse negócio de república democrática em negócios de defesa de soberania não funciona bem assim não viu!!!!




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Re: Rafale BR - News

#553 Mensagem por Anderson TR » Sex Mar 21, 2008 5:43 pm

morcego escreveu:
rcolistete escreveu:sobre a FAB, para mim Gripen C/D e N seria mais do que suficiente (o alcance do Gripen C ultrapassa tudo o que a FAB já experimentou na sua aviação de caça), caso tenha bom preço que nem o oferecido à Dinamarca (uns EUR 64 mi por cada Gripen N com 20 anos de "suporte").


Pois é, com a vantagem de podermos em poucos meses termos de 30 a 40 GRIPENS A/B como TAMPÕES DE LUXO, colocando a força area NO AR, VOANDO, BRIGANDO, CHEGANDO A POUCOS METROS DA FRONTEIRA DOS OUTROS PRA DAR UM SUSTO, e isso em POUCOS MESES.

rcolistete escreveu:Rafale, Eurofighter, Su-35, F/A-18E/F, etc, seriam todos muito mais do que suficientes para a FAB, desde que voem de verdade.

[]s, Roberto
SIM é verdade, principalemtne pq nosso problema hoje, POR INCRIVEL QUE PARECA É VOAR.
O problema do Brasil não é comprar caças pura e simplesmente!!!Os Grippen trabalham com forte aporte da indústria Norte Americana, que com certeza fariam embargo a uma transferência de tecnologia e fabricação aqui no Brasil.
Dos que estão na concorrência os únicos fabricantes que aceitaram montar Indústrias de defesa desse porte fora de seu país foram os Russos, que hoje operam na India e na China.
Sobre EUA ou França não tenho conhecimento de algum investimento em indústria de defesa fora de seu país ou se muito só na UE....Se formos levar em conta questões políticas França e EUA, fazem parte da maior mílicia mundial que é a OTAN, defendendo seus interesses e em muitos casos passando por cima de resoluções da ONU....Como a Russia não faz parte disso e suas indústrias não se fazem muito presentes no Ocidente o Brasil poderia assimilar aspectos tecnológicos inovadores podendo superar problemas logísticos com fabricação local de peças e equipamentos e aproximando-os de outras zonas de influencia no Ocidente como a Otan está fazendo no Leste Europeu com a Polônia, por exemplo. :wink:




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Re: Rafale BR - News

#554 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 21, 2008 6:01 pm

BlInDaDo-BR escreveu:
morcego escreveu:

Pois é, com a vantagem de podermos em poucos meses termos de 30 a 40 GRIPENS A/B como TAMPÕES DE LUXO, colocando a força area NO AR, VOANDO, BRIGANDO, CHEGANDO A POUCOS METROS DA FRONTEIRA DOS OUTROS PRA DAR UM SUSTO, e isso em POUCOS MESES.

SIM é verdade, principalemtne pq nosso problema hoje, POR INCRIVEL QUE PARECA É VOAR.
O problema do Brasil não é comprar caças pura e simplesmente!!!Os Grippen trabalham com forte aporte da indústria Norte Americana, que com certeza fariam embargo a uma transferência de tecnologia e fabricação aqui no Brasil.
Dos que estão na concorrência os únicos fabricantes que aceitaram montar Indústrias de defesa desse porte fora de seu país foram os Russos, que hoje operam na India e na China.
Sobre EUA ou França não tenho conhecimento de algum investimento em indústria de defesa fora de seu país ou se muito só na UE....Se formos levar em conta questões políticas França e EUA, fazem parte da maior mílicia mundial que é a OTAN, defendendo seus interesses e em muitos casos passando por cima de resoluções da ONU....Como a Russia não faz parte disso e suas indústrias não se fazem muito presentes no Ocidente o Brasil poderia assimilar aspectos tecnológicos inovadores podendo superar problemas logísticos com fabricação local de peças e equipamentos e aproximando-os de outras zonas de influencia no Ocidente como a Otan está fazendo no Leste Europeu com a Polônia, por exemplo. :wink:
Não não.

Durante o FX1, o Gripen seria montado a partir de 12 unidades na VEM de Porto Alegre e a partir de 48 na Embraer aqui em SJC ou em Gavião Peixoto. As turbinas seriam fabricadas na Volvo Brasil ou na Celma/GE (que fabricou as Spey do AMX), não lembro onde, e o presidente da Volvo (que é quem produz o motor RM-12 do Gripen) garantiu que desconhece motivo para os americanos vetarem alguma (entrevista numa Revista Força Aérea antigassa, tem uns 8 anos). De americano o Gripen tem pouca coisa, o inercial, o HUD, o FBW e o motor. Acho que não mais do que isso. O resto é sueco, francês e inglês. Algumas partes minoritárias são de outros países, tipo Rep Tcheca, Hungria e Africa do Sul.

E sei do que digo. Acho que sou o maior gripeiro do fórum. :mrgreen:




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Re: Rafale BR - News

#555 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 21, 2008 6:16 pm

Bolovo escreveu: Não não.

Durante o FX1, o Gripen seria montado a partir de 12 unidades na VEM de Porto Alegre e a partir de 48 na Embraer aqui em SJC ou em Gavião Peixoto. As turbinas seriam fabricadas na Volvo Brasil ou na Celma/GE (que fabricou as Spey do AMX), não lembro onde, e o presidente da Volvo (que é quem produz o motor RM-12 do Gripen) garantiu que desconhece motivo para os americanos vetarem alguma (entrevista numa Revista Força Aérea antigassa, tem uns 8 anos). De americano o Gripen tem pouca coisa, o inercial, o HUD, o FBW e o motor. Acho que não mais do que isso. O resto é sueco, francês e inglês. Algumas partes minoritárias são de outros países, tipo Rep Tcheca, Hungria e Africa do Sul.

E sei do que digo. Acho que sou o maior gripeiro do fórum. :mrgreen:
Bolovo, o melhor argumento é a África do Sul ter comprado e estar recebendo os Gripens, mesmo tendo o histórico de apartheid e boicotes de vendas militares. Outro argumento : a FAB está cheia de equipamentos dos EUA, em quase tudo, não tem como mudar isso a não ser radicalizando (comprando tudo francês ou russo).

Fora que o argumento de que o Gripen C é "pulga-alada" é uma piada instalada aqui no Brasil somente.

[]s, Roberto




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