Carlos Mathias escreveu:Heronim, está em todos os lugares que o alcance máximo do RBE é de =~100Km. Não pode de maneira nenhuma ser o mesmo alcance de detecção e engajamento, ou então vamos levar essa característica para o IRBIS-E, concorda?
Olá pessoal,
Comentários sobre essa afirmativa e outras anteriores, desse tópico e outros :
- RBE-2 PESA com alcance de 100 km ? Todos lugares onde ? Fonte ? Nunca vi o alcance oficial, em números, do radar RBE-2. Só em estimativas em fóruns. Livros, sites oficiais, fabricantes, etc, sempre são evasivos com o alcance do RBE-2, assim como ocorre com outros caças. Fontes francesas não-oficiais (revistas e fóruns) citam o RBE-2 PESA com alcance semelhante ao RDY-2, isso no padrão F2.2 que melhorou o processamento do sinal do RBE-2 em relação ao padrão F1 do Rafale;
- o radar N-001VEP dos SU-30MK2 da Venezuela são considerados ultrapassados, comparáveis ou inferiores ao RDY dos Mirage 2000-5;
- chega a ser desanimador ver um fórum com a tradição do DefesaBrasil ter citações repetidas de : radar Grifo melhor que RBE-2, radar IRBIS-E melhor que radares de aviões AEW (R-99, E-3, etc), radar RBE-2 AESA melhor que o APG-77, etc;
- é público e notório que a França admite que o RBE-2 PESA não é competitivo com os radares modernos AESA : APG-77, APG-79, etc. Tanto que está há uns 7 anos investindo no RBE-2 AESA, com Rafale F3 protótipo voando o mesmo em 2008, fabricação em 2010-11, entrada operacional em 2012. O Eurofighter e Gripen trilham o mesmo caminho, radar AESA lá perto de 2015, pouco antes ou depois;
- sobre a FAB, para mim Gripen C/D e N seria mais do que suficiente (o alcance do Gripen C ultrapassa tudo o que a FAB já experimentou na sua aviação de caça), caso tenha bom preço que nem o oferecido à Dinamarca (uns EUR 64 mi por cada Gripen N com 20 anos de "suporte"). Rafale, Eurofighter, Su-35, F/A-18E/F, etc, seriam todos muito mais do que suficientes para a FAB, desde que voem de verdade.
[]s, Roberto