Rafale BR - News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Rafale BR - News

#346 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 7:52 pm

piratadabaixada escreveu:
orestespf escreveu:

Você é inteligente, Heronim... Se esforce um pouquinho mais... Onde já se viu um radar que não enxerga nada de 0 a 150 km, acima de 150km até 400 km este mesmo radar enxerga. Putz! Você está de implicância e forma gratuita. Vamos evitar isso, ok? Até porque já houve um alerta de um Moderador, melhor centrarmos no assunto de forma séria. :wink:

Abraços,

Orestes
Vocês são livres para dizer que o RBE2 é cego, assim como eu sou livre para dizer que o Irbis é cego.

Abraços,

Heronim

Mais uma infantilidade desnecessária, Heronim. Já expliquei isso, partindo do princípio que os dados dos dois fabricantes estão corretos.

Refaço as contas de forma favorável ao Rafale. Suponha que o Irbis-E detecta um alvo de 3 m2 de RCS a 400 km (fontes do fabricante, isso está lá), suponha também que o RBE-2 detecta o mesmo alvo de 3 m2 a uma distância de 130 km (está no site do fabricante), acrescente aí a informação postada por você (http://www.deagel.com/Aircraft-Warners- ... 00001.aspx) que o Irbis-E detecta um alvo de 0,01 m2 de RCS a distância de 90 km.

Fazendo a conta de forma linear (para ajudar o RBE-2), obtemos que o Rafale só enxergaria um alvo de 0,01 m2 a distância de 29,25 m2.

Suponha agora que o Irbis-E tranque um alvo (não importa o RCS, pois será o mesmo para o RBE-2) a 150 km. Então o RBE-2 trancará este mesmo alvo (conta linear para ajudar) a 48,75 km de distância.

Observe que a curva radar não é linear (reta) é exponencial, logo os resultados são muito piores do que eu postei aqui. Observe também que estamos supondo um cenário ótimo para os dois radares, logo tudo empatado.

Compare os resultados do Irbis-E com os do RBE-2, para os padrões atuais o RBE-2 é cego sim, muito cego, perde e muito para o Griffo que está no F-5M (palavra de quem já testou os dois, mas você vai alegar que é mais um boato, né?);

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#347 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 7:54 pm

orestespf escreveu: Fontes!!! E não vale citar o comandante Saito, pois só hoje você já o desmereceu (como fonte) aqui n-vezes!!!

Abraços,

Orestes
Dou todo crédito a ele se a informação for pública, e pelo jeito não é, se fosse eu teria lido a respeito.

Abraços,

Heronim
E por que ele teria que dizer certos assuntos publicamente? Estamos no meio de um jogo pesado sobre compras de caças, logo certas coisas são classificadas mesmo, alguns ouvem de perto tais comentários, outros não, simples assim. :wink:

Abraços,

Orestes

PRick

#348 Mensagem por PRick » Qui Mar 20, 2008 7:54 pm

orestespf escreveu:

Você é inteligente, Heronim... Se esforce um pouquinho mais... Onde já se viu um radar que não enxerga nada de 0 a 150 km, acima de 150km até 400 km este mesmo radar enxerga. Putz! Você está de implicância e forma gratuita. Vamos evitar isso, ok? Até porque já houve um alerta de um Moderador, melhor centrarmos no assunto de forma séria. :wink:

Abraços,

Orestes
Vocês são livres para dizer que o RBE2 é cego, assim como eu sou livre para dizer que o Irbis é cego.

Abraços,

Heronim
Eu diria que o IRBIS é VESGO! :lol: :lol: :lol:

[ ]´s

orestespf
Sênior
Sênior

#349 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 7:55 pm

orestespf escreveu: No ano passado não, Marcos, isso já está velho, ele repetiu isso na última segunda-feira.

Abraços,

Orestes
Aonde posso ler a respeito...

Abraços,

Heronim
Putz! Esqueci de pedi ao comandante para escrever uma informação classificada para eu postar para o Heronim... Sacanagem... Desculpe-me, Heronim, vou me empenhar melhor na próxima. :roll: :roll: :roll:

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#350 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 7:56 pm

orestespf escreveu: A suas fontes agora são fóruns??? Aí eu parei de brincar... Avacalhou legal. Assim eu vou botar a minha opinião lá também e gostaria que você postasse aqui como verdade.

Abraços,

Orestes
Errado, o fórum publicou a reportagem, tenho a reportagem aqui salva como HTML...

Abraços,

Heronim
Então post a reportagem, o que vai para fórum pode ser editada, não é mesmo??? :wink:

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#351 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 7:59 pm

orestespf escreveu: Não perca a linha, você consegue ser melhor do que isso.

Abraços,

Orestes
Aonde eu perdi a linha no post acima ?

Abraços,

Heronim

Vou ajudá-lo a se recordar: "Respondo a todos os posts direcionados a mim..."

Se eu dissesse isso quando era pivete ainda, minha mãe simplesmente me dava um tapa na boca. Assim aprendi a não dizer que não converso com quem não me dirige a palavra, todos são iguais, me dirigindo ou não a palavra diretamente. :wink:

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#352 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 8:00 pm

orestespf escreveu: Não fuja do assunto, poste novamente, pois eu não vi nada completo, apenas sua opinião, mas sem fonte completa. Vamos debater seriamente, ou está preocupado comigo por poder desconstruir estes dados e quiçá seus argumentos???

Abraços,

Orestes
Estou trabalhando agora, tenho de parar de postar, depois se forneço meus dados, mas sem essa de fugir de debates, acho que todo mundo aqui sabe muito bem que não é meu estilo...

Abraços,

Heronim

Beleza, fico no aguardo. Quando tiver tempo a gente debate mais calmamente, não quero atrapalhar o amigo.

Abraços,

Orestes

PRick

#353 Mensagem por PRick » Qui Mar 20, 2008 8:05 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu: Ora os caras vão usar o poderoso IRBIS que consegue rastrear caças a 500 Kms, para quê R-99? Essas porcarias tem alcance de apenas 450 kms e para isso tem que estar a 9.000 metros de altura, por conta da curvatura da terra, mas isso é um mero detalhe o IRBIS funciona em onda de RAIO X. [000]

Os russos já anunciaram que vão aposentar todos os A-50, já os E-3 da OTAN, outra porcaria que só consegue ver caças a 450 kms, vão ser jogados fora! :lol:

Vão todos com o IRBIS para colocar em nossos R-99, e jogar aquele trambolho velho sueco fora(agora o Bolovo vai ficar brabo). :lol:

[ ]´s

Não se esqueça que o Irbis E rastreia alvos de 3 m2 de RCS a distância de 400 km, mas não trava o alvo, da mesma forma que o radar do R-99A (este só rastreia, não faz sentido locar nada). :wink:

O problema é o RBE-2 que rastreia um alvo com as mesmas características a apenas 110 km, igualmente sem travar no alvo, então...

Abraços,

Orestes

Essa sua intervenção não tem sentido, o R-99 não trava em alvo, mas vê um caça a distância menores que o Irbis segundo os dados que vocês estão trazendo, e o E-3 Sentry também.

E você ainda evitou de maneira sutil, o problema da curvatura da terra, um radar para ter alcance máximo, terá que estar a 9.000 metros de altitude, quanto mais baixo, menor será seu alcance máximo, por impedimento das leis da física

Acho que só posso chegar um conclusão, alguém está mentindo feio sobre os dados do seu radar. :twisted: :twisted:

Aí você continua com a mesma tática comparam um radar que não existe, está em desenvolvimento com outro, que está deixando de ser fabricado, compare o Irbis com o RBE-2AA.

Mesmo não tendo qualquer informação oficial sobre os modos de operação, busca e tipo de rastreio do modo operativo do radar em questão.

Se vc quer crer nisso, tudo bem, mas achar que eu vou acreditar nisso, é outra coisa, já falei o eu acho sobre isso, é apenas um lobie, uma torcida sobre um produto, não a realidade dele.

[ ]´s

PRick

#354 Mensagem por PRick » Qui Mar 20, 2008 8:14 pm

orestespf escreveu:
piratadabaixada escreveu: Vocês são livres para dizer que o RBE2 é cego, assim como eu sou livre para dizer que o Irbis é cego.

Abraços,

Heronim

Mais uma infantilidade desnecessária, Heronim. Já expliquei isso, partindo do princípio que os dados dos dois fabricantes estão corretos.

Refaço as contas de forma favorável ao Rafale. Suponha que o Irbis-E detecta um alvo de 3 m2 de RCS a 400 km (fontes do fabricante, isso está lá), suponha também que o RBE-2 detecta o mesmo alvo de 3 m2 a uma distância de 130 km (está no site do fabricante), acrescente aí a informação postada por você (http://www.deagel.com/Aircraft-Warners- ... 00001.aspx) que o Irbis-E detecta um alvo de 0,01 m2 de RCS a distância de 90 km.

Fazendo a conta de forma linear (para ajudar o RBE-2), obtemos que o Rafale só enxergaria um alvo de 0,01 m2 a distância de 29,25 m2.

Suponha agora que o Irbis-E tranque um alvo (não importa o RCS, pois será o mesmo para o RBE-2) a 150 km. Então o RBE-2 trancará este mesmo alvo (conta linear para ajudar) a 48,75 km de distância.

Observe que a curva radar não é linear (reta) é exponencial, logo os resultados são muito piores do que eu postei aqui. Observe também que estamos supondo um cenário ótimo para os dois radares, logo tudo empatado.

Compare os resultados do Irbis-E com os do RBE-2, para os padrões atuais o RBE-2 é cego sim, muito cego, perde e muito para o Griffo que está no F-5M (palavra de quem já testou os dois, mas você vai alegar que é mais um boato, né?);

Abraços,

Orestes
Creio que a tática continua, NÃO COMPARE UM RADAR QUE É UM PROTÓTIPO COM OUTRO OPERACIONAL.

Se vai comparar um radar em desenvolvimento, um protótipo compare com o IRBIS-E com o RBE-2AA. Mas aó quero dados confiáveis, não o que um cara passou para você, infelizmente, não conheço o cara e nem quem passou esses dados para sua fonte. O debate aqui é público, portanto, as fontes tem que ser públicas.

[ ]´s

Anderson TR
Sênior
Sênior

#355 Mensagem por Anderson TR » Qui Mar 20, 2008 8:46 pm

PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Percebeu a incoerência de seu post? Receber um avião como troco, isso é imposição e é o que a FAB não quer.

[ ]s
Eu diria que você não entendeu nada do meu post :wink: , porque ser obrigado a comer uma ambrosia, uma comida dos deuses, é uma impossibilidade. Ou seja, não tem sentido. Apenas comprova a posição puramente ideológica e lobista de tal assertiva, a incoerência não é minha, mas de quem falou nisso.

De forma clara, não tem sentido dizer que a FAB seria obrigada a comprar um dos melhores caças da atualidade. E uma lógica absurda. Foi em linhas gerais o que o Jacob falou.

[ ]´s
Interessante a defesa do Prick ao Rafale....Me perdoem mais não resisti e quero deixar minha humilde opinião!!!

Os considerados melhores caças do mundo, os F-22 sairam um projeto caríssimo até para a USAF, que estão investindo forças em um caça mais em conta que é o F-35, e que mesmo assim está se transformando em um investimento caríssimo, fazendo com que investidores mundiais(no projeto) diminuam suas encomendas, é claro que o Rafale não chega a ter o preço exorbitante desses caças, mas se formos colocar na balança é um dos mais caros do mundo e com um agravante que não conseguiu boas vendas em nenhuma concorrência mundial...será por que??(só estou perguntando, não fiquem bravos!! :roll: :roll: :lol: )...Mas enfim, será que investir no Rafale não pode ser uma furada??...Pois são caros, não conseguiram emplacar boas vendas em concorrêcias internacionais(me parece que "pegando o gancho do Orestes" os Franceses estão desesperados por parceiros para dividir os gastos em um projeto duvidoso)..eu disse duvidoso!!! Não ruim!!....ou seja, transfere tecnologia da parte eletrônica de um submarino de bons anos de uso (pois, já trabalham em projeto de novo submarino) e exigindo a compra de um caça altamente rejeitado em concorrências internacionais e bem caro....digo isso por que muitos países estão correndo de projetos gastadores, como abordei no começo....Será viável investir em um caça com um custo benefício duvidoso??? :?: :?: [005] [000]

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
orestespf
Sênior
Sênior

#356 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 9:06 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:
Não se esqueça que o Irbis E rastreia alvos de 3 m2 de RCS a distância de 400 km, mas não trava o alvo, da mesma forma que o radar do R-99A (este só rastreia, não faz sentido locar nada). :wink:

O problema é o RBE-2 que rastreia um alvo com as mesmas características a apenas 110 km, igualmente sem travar no alvo, então...

Abraços,

Orestes

Essa sua intervenção não tem sentido, o R-99 não trava em alvo, mas vê um caça a distância menores que o Irbis segundo os dados que vocês estão trazendo, e o E-3 Sentry também.

E você ainda evitou de maneira sutil, o problema da curvatura da terra, um radar para ter alcance máximo, terá que estar a 9.000 metros de altitude, quanto mais baixo, menor será seu alcance máximo, por impedimento das leis da física

Acho que só posso chegar um conclusão, alguém está mentindo feio sobre os dados do seu radar. :twisted: :twisted:

Aí você continua com a mesma tática comparam um radar que não existe, está em desenvolvimento com outro, que está deixando de ser fabricado, compare o Irbis com o RBE-2AA.

Mesmo não tendo qualquer informação oficial sobre os modos de operação, busca e tipo de rastreio do modo operativo do radar em questão.

Se vc quer crer nisso, tudo bem, mas achar que eu vou acreditar nisso, é outra coisa, já falei o eu acho sobre isso, é apenas um lobie, uma torcida sobre um produto, não a realidade dele.

[ ]´s
PRick e suas intervenções geniais... Isto porque me rotulou de flankeiro ou seja lá o que for.

Sobre o R-99A eu disse a mesma coisa que você, veja: ... mas não trava o alvo, da mesma forma que o radar do R-99A (este só rastreia, não faz sentido locar nada).

Quanto ao alcance do radar Erieye do Irbis-E (sua comparação), está totalmente enganado. Enquanto se diz aqui no DB que o radar Erieye localiza alvos até 350 km, na verdade ele (em boas condições) atinge cerca de 650 km (acredite ou não!). :wink:

Curvatura da Terra, alcance máximo, altitude, leis Físicas (sic), etc. Quer debater isso em alto nível??? Sabe do que fala??? Eu, por exemplo, no debate com o Heronim, fixamos um "padrão", ou seja, as melhores condições utilizadas pelo fabricante do radar, mas se quer discutir este assunto desta forma, estou aqui com minhas fórmulas, basta me dar os seus dados (confiáveis, claro).

Você escreveu: "alguém está mentindo feio sobre os dados do seu radar". E quem será??? Pense bem, heim!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Você disse: "você continua com a mesma tática comparam um radar que não existe". Você só pode estar de brincadeira, PRick, sejamos sérios os dois. Quem é que vive falando do radar RBE-2 AA AESA do Rafale??? É o Orestes, por acaso??? Veja o que você escreveu logo abaixo deste parágrafo citado por mim! Ninguém aqui falou sobre o RBE-2 AA até agora, você foi o primeiro. :wink:

Você disse: "Se vc quer crer nisso, tudo bem, mas achar que eu vou acreditar nisso, é outra coisa". E por qual motivo eu (logo eu) tentaria fazer você crer nisto que ando dizendo?? Só se eu fosse um grande louco! Estou aqui falando para um sem número de membros do DB, achar que falo só pra você é... Agora convenhamos, quantos disseram até agora que eu estou definitivamente errado?? 2!!! E quantos acham que eu posso estar certo??? Faça as contas!!!

Abraços "lúcidos",

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#357 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 9:18 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:

Abraços,

Orestes
Creio que a tática continua, NÃO COMPARE UM RADAR QUE É UM PROTÓTIPO COM OUTRO OPERACIONAL.

Se vai comparar um radar em desenvolvimento, um protótipo compare com o IRBIS-E com o RBE-2AA. Mas aó quero dados confiáveis, não o que um cara passou para você, infelizmente, não conheço o cara e nem quem passou esses dados para sua fonte. O debate aqui é público, portanto, as fontes tem que ser públicas.

[ ]´s
Caro PRick,

o meu interlocutor não era você, era o Heronim, respondia a ele, não ao amigo em questão. :wink:

Sinto-me extremamente honrado com sua intervenção e abordagem, espero poder não lhe responder dentro contenda, mas de forma clara e elucidativa.

Se o nobre e intrépido amigo quiser que eu compare dados de quaisquer radar, basta me informar os dados para que eu realize os cálculos. Mas lembro-te que a comparação citada por você não é minha, é do amigo Heronim, pois ele falava sobre estes dois radares (RBE-2 e Irbis-E, este último introduzido por ele no debate, não por mim). :wink:

Não sei o motivo de você dizer que "quer os dados confiáveis e não o que o CARA passou pra mim". Ninguém me passou dado algum, os dados utilizados aqui por mim foram fornecidos pelo Heronim, logo fiz os cálculos com as informações passadas por ele. Seria ele o CARA a que se refere??? Sugeriu que o Heronim ou os dados postados por ele não são confiáveis???

Façamos o seguinte, eu não tenho interesse nenhum em dados públicos, assim sugiro que o amigo apresente os dados que confia, sejam eles quais forem. Estarei aqui para analisá-los, para apresentar as contas formais, agradando ou não a mim. Será uma grande honra. :wink:

Você disse: "não conheço o cara e nem quem passou esses dados para sua fonte". Talvez não o conheça pessoalmente (deve estar certo nesta parte), mas quem apresentou os dados que eu utilizei em meus cálculos é um usuário do DB com nick Pirata da Baixada, conhecido também pelo seu nome Heronim. Já ouviu falar nele?? Pois bem, foi com os dados dele que fiz as contas. :wink:

Abraços "lastimáveis",

Orestes

PRick

#358 Mensagem por PRick » Qui Mar 20, 2008 9:31 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu:

[ ]´s
PRick e suas intervenções geniais... Isto porque me rotulou de flankeiro ou seja lá o que for.

Sobre o R-99A eu disse a mesma coisa que você, veja: ... mas não trava o alvo, da mesma forma que o radar do R-99A (este só rastreia, não faz sentido locar nada).

Quanto ao alcance do radar Erieye do Irbis-E (sua comparação), está totalmente enganado. Enquanto se diz aqui no DB que o radar Erieye localiza alvos até 350 km, na verdade ele (em boas condições) atinge cerca de 650 km (acredite ou não!). :wink:

Curvatura da Terra, alcance máximo, altitude, leis Físicas (sic), etc. Quer debater isso em alto nível??? Sabe do que fala??? Eu, por exemplo, no debate com o Heronim, fixamos um "padrão", ou seja, as melhores condições utilizadas pelo fabricante do radar, mas se quer discutir este assunto desta forma, estou aqui com minhas fórmulas, basta me dar os seus dados (confiáveis, claro).

Você escreveu: "alguém está mentindo feio sobre os dados do seu radar". E quem será??? Pense bem, heim!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Você disse: "você continua com a mesma tática comparam um radar que não existe". Você só pode estar de brincadeira, PRick, sejamos sérios os dois. Quem é que vive falando do radar RBE-2 AA AESA do Rafale??? É o Orestes, por acaso??? Veja o que você escreveu logo abaixo deste parágrafo citado por mim! Ninguém aqui falou sobre o RBE-2 AA até agora, você foi o primeiro. :wink:

Você disse: "Se vc quer crer nisso, tudo bem, mas achar que eu vou acreditar nisso, é outra coisa". E por qual motivo eu (logo eu) tentaria fazer você crer nisto que ando dizendo?? Só se eu fosse um grande louco! Estou aqui falando para um sem número de membros do DB, achar que falo só pra você é... Agora convenhamos, quantos disseram até agora que eu estou definitivamente errado?? 2!!! E quantos acham que eu posso estar certo??? Faça as contas!!!

Abraços "lúcidos",

Orestes

Eu não rotulei você, mas é claro que você defende um caça específico, todos os seus textos fazem isso, assuma o que você faz. Eu defendo o Rafale, não existe nenhum problema nisso, não vou me rotular como neutro, neutralidade não existe.

Sim, por isso não vi sentido no que você falou, apenas repetiu.

Poste aqui seus dados sobre o ErieEye, não é isso que o fabricante, as revistas dizem.

Sim, para rastrear um caça ou qualquer outra coisa, existe o problema da curvatura da terra um limite para qualquer radar, mas não é limite do radar, mas da aeronave. E isso nada tem haver com as parâmetros do radar em si. Portanto, nenhum fabricante leva isso em considerção quando fala em alcance de radar.

Ninguém está comparando o Irbis com o RBE -2AA, porque não interessa, mas o que falei é bem claro, seria esta comparação que deveria ser feita, porque os 02 radares estão ainda em desenvolvimento, e pelo menos o RBE-2AA deverá entrar em serviço até 2009/2010, ou seja, ao mesmo tempo da provável entrada do IRBIS em serviço. E olha que dado interessante, o RBE-2AA já tem contrato certo, enquanto o IRBIS.... :roll:

O radar que não existe é o IRBIS, é esse que é um protótipo que os russofólogos falam como se estivesse operacional. Compare um radar operacional com outro operacional, ou protótipo com protótipo.

Oreste eu falo por mim, e deixei claro que seus argumentos não me convencem, os outros é problema deles, é você que se faz de porta-voz de outros foristas, eu apenas falo por mim, como o texto é bem claro.

[ ]´s

PRick

#359 Mensagem por PRick » Qui Mar 20, 2008 9:56 pm

BlInDaDo-BR escreveu:
PRick escreveu: Eu diria que você não entendeu nada do meu post :wink: , porque ser obrigado a comer uma ambrosia, uma comida dos deuses, é uma impossibilidade. Ou seja, não tem sentido. Apenas comprova a posição puramente ideológica e lobista de tal assertiva, a incoerência não é minha, mas de quem falou nisso.

De forma clara, não tem sentido dizer que a FAB seria obrigada a comprar um dos melhores caças da atualidade. E uma lógica absurda. Foi em linhas gerais o que o Jacob falou.

[ ]´s
Interessante a defesa do Prick ao Rafale....Me perdoem mais não resisti e quero deixar minha humilde opinião!!!

Os considerados melhores caças do mundo, os F-22 sairam um projeto caríssimo até para a USAF, que estão investindo forças em um caça mais em conta que é o F-35, e que mesmo assim está se transformando em um investimento caríssimo, fazendo com que investidores mundiais(no projeto) diminuam suas encomendas, é claro que o Rafale não chega a ter o preço exorbitante desses caças, mas se formos colocar na balança é um dos mais caros do mundo e com um agravante que não conseguiu boas vendas em nenhuma concorrência mundial...será por que??(só estou perguntando, não fiquem bravos!! :roll: :roll: :lol: )...Mas enfim, será que investir no Rafale não pode ser uma furada??...Pois são caros, não conseguiram emplacar boas vendas em concorrêcias internacionais(me parece que "pegando o gancho do Orestes" os Franceses estão desesperados por parceiros para dividir os gastos em um projeto duvidoso)..eu disse duvidoso!!! Não ruim!!....ou seja, transfere tecnologia da parte eletrônica de um submarino de bons anos de uso (pois, já trabalham em projeto de novo submarino) e exigindo a compra de um caça altamente rejeitado em concorrências internacionais e bem caro....digo isso por que muitos países estão correndo de projetos gastadores, como abordei no começo....Será viável investir em um caça com um custo benefício duvidoso??? :?: :?: [005] [000]
O problema é que pela sua linha de pensamento, o SU-35-1, ainda seria mais arriscado. E os caças dos EUA, citados não estão disponíveis. E os disponíveis são inferiores ou tão ou mais caros, e estão em final de carreira, assim, seu pensamento, não soma muito para a decisão final. :wink:

[ ]´s

orestespf
Sênior
Sênior

#360 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 10:07 pm

PRick escreveu: Eu não rotulei você, mas é claro que você defende um caça específico, todos os seus textos fazem isso, assuma o que você faz. Eu defendo o Rafale, não existe nenhum problema nisso, não vou me rotular como neutro, neutralidade não existe.

Sim, por isso não vi sentido no que você falou, apenas repetiu.

Poste aqui seus dados sobre o ErieEye, não é isso que o fabricante, as revistas dizem.

Sim, para rastrear um caça ou qualquer outra coisa, existe o problema da curvatura da terra um limite para qualquer radar, mas não é limite do radar, mas da aeronave. E isso nada tem haver com as parâmetros do radar em si. Portanto, nenhum fabricante leva isso em considerção quando fala em alcance de radar.

Ninguém está comparando o Irbis com o RBE -2AA, porque não interessa, mas o que falei é bem claro, seria esta comparação que deveria ser feita, porque os 02 radares estão ainda em desenvolvimento, e pelo menos o RBE-2AA deverá entrar em serviço até 2009/2010, ou seja, ao mesmo tempo da provável entrada do IRBIS em serviço. E olha que dado interessante, o RBE-2AA já tem contrato certo, enquanto o IRBIS.... :roll:

O radar que não existe é o IRBIS, é esse que é um protótipo que os russofólogos falam como se estivesse operacional. Compare um radar operacional com outro operacional, ou protótipo com protótipo.

Oreste eu falo por mim, e deixei claro que seus argumentos não me convencem, os outros é problema deles, é você que se faz de porta-voz de outros foristas, eu apenas falo por mim, como o texto é bem claro.

[ ]´s

Calma, PRick, calma...

Meu caça preferido é o SU-35-1 (mas, não o SU-35, mesmo na época do FX-1), nunca escondi isso. Já falei aqui também que meu caça preferido era o Rafale, repito ERA o Rafale. Mas este caça me traiu... rsrsrs

Mas quem conhece o Orestes (aqui no DB) sabe que ele gosta de analisar tudo, todas as possibilidades, que ele evita ao máximo comparar hardwares em geral, que ele gosta de estratégia e geo-política, que ele diz que a "quarta dimensão" (a política) é que define a compra de um caça (ou outro vetor), então...

Dados de fabricantes e revistas??? Tá explicado...

Você disse: "... nenhum fabricante leva isso em considerção quando fala em alcance de radar". Engano seu, todos são obrigados a levar os fatos citados por você em consideração, caso contrário, não vendem pra ninguém. O problema está na disponibilidade dos dados na melhor situação possível, por isso nem sempre o que lemos representa a verdade absoluta, pois tudo é "ótimo" (as condições).

Você disse: "Ninguém está comparando o Irbis com o RBE-2 AA..." Engano seu, eu me interesso e muito por esta comparação, acho que deveríamos fazê-la aqui, mas para isso eu preciso de dados (não os meus, pois são questionáveis), então peço ao amigo que informe dos dados que possui para compararmos dos dois radares. Não vou dizer dado algum, prefiro recebê-los e analisar com quem os apresentou.

Compreendo o que você fala sobre o Irbis, PRick, não vamos brigar por isso, não me interessa se ele está ou não operacional, só sei que ele está sendo oferecido para o SU-35-1 da mesma forma que o RBE-2 AA (o PESA está fora de catálogo) para o Rafale.

Vamos comparar os dois, mas eu não tenho dados confiáveis sobre o AESA francês. Ouso críticas, mas nenhuma documentadas, não li nada (confesso), apenas boatos mesmo (confesso mais uma vez). Gostaria de conhecer informações sobre este radar para comparações, não me importa se elas estarão distorcidas ou não (todos os fabricantes fazem isso). Falo sério, acredite, sem sarcasmo.

PRick, gosto de você e não é pouco, apesar dos últimos embates nos envolvendo, sabe o quanto o respeito, no máximo o meu estopim anda curto (erro meu, não seu). Não me magoa em nada saber que meus argumentos não convencem você, mas acho que isso é um estímulo para procurar melhores argumentos. Nada de mais, erro também. Porém, pode ser que as falhas não estejam em meus argumentos, mas em você com as "portas" fechadas, neste caso não existe argumento que valha.

Você disse: "... você que se faz de porta-voz de outros foristas". Tem certeza??? :D :D :D

Abraços "respeitosos",

Orestes

PS: vamos parar de sacanagem um com outro? Já deu, né??? rsrsrsrs

Responder