PRick escreveu:
Eu não rotulei você, mas é claro que você defende um caça específico, todos os seus textos fazem isso, assuma o que você faz. Eu defendo o Rafale, não existe nenhum problema nisso, não vou me rotular como neutro, neutralidade não existe.
Sim, por isso não vi sentido no que você falou, apenas repetiu.
Poste aqui seus dados sobre o ErieEye, não é isso que o fabricante, as revistas dizem.
Sim, para rastrear um caça ou qualquer outra coisa, existe o problema da curvatura da terra um limite para qualquer radar, mas não é limite do radar, mas da aeronave. E isso nada tem haver com as parâmetros do radar em si. Portanto, nenhum fabricante leva isso em considerção quando fala em alcance de radar.
Ninguém está comparando o Irbis com o RBE -2AA, porque não interessa, mas o que falei é bem claro, seria esta comparação que deveria ser feita, porque os 02 radares estão ainda em desenvolvimento, e pelo menos o RBE-2AA deverá entrar em serviço até 2009/2010, ou seja, ao mesmo tempo da provável entrada do IRBIS em serviço. E olha que dado interessante, o RBE-2AA já tem contrato certo, enquanto o IRBIS....
O radar que não existe é o IRBIS, é esse que é um protótipo que os russofólogos falam como se estivesse operacional. Compare um radar operacional com outro operacional, ou protótipo com protótipo.
Oreste eu falo por mim, e deixei claro que seus argumentos não me convencem, os outros é problema deles, é você que se faz de porta-voz de outros foristas, eu apenas falo por mim, como o texto é bem claro.
[ ]´s
Calma, PRick, calma...
Meu caça preferido é o SU-35-1 (mas, não o SU-35, mesmo na época do FX-1), nunca escondi isso. Já falei aqui também que meu caça preferido era o Rafale, repito ERA o Rafale. Mas este caça me traiu... rsrsrs
Mas quem conhece o Orestes (aqui no DB) sabe que ele gosta de analisar tudo, todas as possibilidades, que ele evita ao máximo comparar hardwares em geral, que ele gosta de estratégia e geo-política, que ele diz que a "quarta dimensão" (a política) é que define a compra de um caça (ou outro vetor), então...
Dados de fabricantes e revistas??? Tá explicado...
Você disse: "... nenhum fabricante leva isso em considerção quando fala em alcance de radar". Engano seu, todos são obrigados a levar os fatos citados por você em consideração, caso contrário, não vendem pra ninguém. O problema está na disponibilidade dos dados na melhor situação possível, por isso nem sempre o que lemos representa a verdade absoluta, pois tudo é "ótimo" (as condições).
Você disse: "Ninguém está comparando o Irbis com o RBE-2 AA..." Engano seu, eu me interesso e muito por esta comparação, acho que deveríamos fazê-la aqui, mas para isso eu preciso de dados (não os meus, pois são questionáveis), então peço ao amigo que informe dos dados que possui para compararmos dos dois radares. Não vou dizer dado algum, prefiro recebê-los e analisar com quem os apresentou.
Compreendo o que você fala sobre o Irbis, PRick, não vamos brigar por isso, não me interessa se ele está ou não operacional, só sei que ele está sendo oferecido para o SU-35-1 da mesma forma que o RBE-2 AA (o PESA está fora de catálogo) para o Rafale.
Vamos comparar os dois, mas eu não tenho dados confiáveis sobre o AESA francês. Ouso críticas, mas nenhuma documentadas, não li nada (confesso), apenas boatos mesmo (confesso mais uma vez). Gostaria de conhecer informações sobre este radar para comparações, não me importa se elas estarão distorcidas ou não (todos os fabricantes fazem isso). Falo sério, acredite, sem sarcasmo.
PRick, gosto de você e não é pouco, apesar dos últimos embates nos envolvendo, sabe o quanto o respeito, no máximo o meu estopim anda curto (erro meu, não seu). Não me magoa em nada saber que meus argumentos não convencem você, mas acho que isso é um estímulo para procurar melhores argumentos. Nada de mais, erro também. Porém, pode ser que as falhas não estejam em meus argumentos, mas em você com as "portas" fechadas, neste caso não existe argumento que valha.
Você disse: "... você que se faz de porta-voz de outros foristas". Tem certeza???
Abraços "respeitosos",
Orestes
PS: vamos parar de sacanagem um com outro? Já deu, né??? rsrsrsrs