Rafale BR - News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Rafale BR - News

#196 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mar 19, 2008 6:30 pm

Nossa.. :roll:

Aula de Interpretacao de Texto:

At least 150 km = no minimo 150 km

Nao quer dizer que abaixo disso nao funciona., Quer dizer que o alcance maximo eh de pelo menos, ou seja, no minimo 150 km. Ou seja, dependendo das condicoes pode ser maior que isso.

No caso do Irbis E se fala de alcance maximo = 350 - 400 km. Ou seja, at least 350.... mas tambem enxerga mais que isso...

Eh a mesma coisa. Sera que eh tao dificil de entender?? :?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#197 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Mar 19, 2008 6:51 pm

piratadabaixada escreveu:
Fique a vontade para dizer...

Abraços,

Heronim
Se a distância entre dois pontos, vamos supor A e B, for de 150 km, posso enxergar o ponto B estando em A, e quando dizemos pelo menos, significa que o ponto B, poderia estar mais distante do que os 150 km, que mesmo assim e estando em A, ainda conseguiria enxergar, logo em uma faixa que varia de 0 até 150 km ou mais, eu poderia localizar o ponto B e estando em A. Aí está, você interpretou o texto errado.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#198 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Mar 19, 2008 6:52 pm

Luís Henrique escreveu:Nossa.. :roll:

Nao quer dizer que abaixo disso nao funciona., Quer dizer que o alcance maximo eh de pelo menos, ou seja, no minimo 150 km. Ou seja, dependendo das condicoes pode ser maior que isso.

No caso do Irbis E se fala de alcance maximo = 350 - 400 km. Ou seja, at least 350.... mas tambem enxerga mais que isso...

Agora eu coloquei um exemplo prático pra explicar isso 8-]

[ ]s

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#199 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 19, 2008 7:27 pm

soultrain escreveu:Os valores que eu postei são para alcance máximo e fazem todo o sentido :

Alcance máximo- >150km

O que refere é para alcance:

Alcance- entre x e y.

[[]]'s
Sinceramente, alcance máximo > 150 km mas que chega a 400 km... certo... realmente faz todo sentido, como não entendi antes... a pascoa faz coisas... deve ser muito conhaque no chocolate...

Abraços,

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#200 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 19, 2008 7:31 pm

Ora, agora o alcance máximo é igual a mínimo, e temos então dois alcances, o mínimo que seria de 150 km, então devo entender que o F-22 é detectado a 150 km... mas o fabricante diz que só detecta 0,1 m2 a 90 km, então este é o mínimo, ou não ? Sei lá...

Abraços,

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#201 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 19, 2008 7:34 pm

Immortal Horgh escreveu:
Fique a vontade para dizer...

Abraços,

Heronim
Se a distância entre dois pontos, vamos supor A e B, for de 150 km, posso enxergar o ponto B estando em A, e quando dizemos pelo menos, significa que o ponto B, poderia estar mais distante do que os 150 km, que mesmo assim e estando em A, ainda conseguiria enxergar, logo em uma faixa que varia de 0 até 150 km ou mais, eu poderia localizar o ponto B e estando em A. Aí está, você interpretou o texto errado.

[ ]s
Bem, então o caso do F-22 vale, o Irbis detecta e trava no F-22 até pelo menos 150 km ? ou não, pelo menos quer dizer que um alvo de 3m2 será detectado a pelo menos 150 km ? mas e os 400 km ?

Pelo menos deveria fazer algum sentido...

Abraços,

Heronim

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#202 Mensagem por orestespf » Qua Mar 19, 2008 9:21 pm

Immortal Horgh escreveu: Não, o texto quer dizer que o IRBIS E pode travar em alvos a distâncias superiores aos 150 km que mencionou antes.

[ ]s
Mas quando eu digo "pelo menos" estou afirmando que algo começa em 150 km, ou seja, até 150 km o Irbis é cego ?

Abraços,

Heronim

Olá Heronim,

vai tomar umas cervas! [009] [009]

O cansaço tem o impedido até de se expressar bem em português, tanto escrevendo quanto lendo. Agora que passou para o inglês, ferrou de vez.

Estou colecionando suas pérolas, na verdade já estou achando que alguém roubou seu nick, você não costumava falar tão mal assim de uma tacada só.

Com todo respeito, você não deu uma dentro hoje.

Abraços "preocupados",

Orestes

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#203 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 19, 2008 10:18 pm

orestespf escreveu:
Olá Heronim,

vai tomar umas cervas! [009] [009]

O cansaço tem o impedido até de se expressar bem em português, tanto escrevendo quanto lendo. Agora que passou para o inglês, ferrou de vez.

Estou colecionando suas pérolas, na verdade já estou achando que alguém roubou seu nick, você não costumava falar tão mal assim de uma tacada só.

Com todo respeito, você não deu uma dentro hoje.

Abraços "preocupados",

Orestes
Não gostou do Irbis cego ? Ou de que sua plantação não vingou ? Ou ainda que o mal virou contra o você ?

Abraços,

Heronim

Editado pela última vez por piratadabaixada em Qua Mar 19, 2008 10:34 pm, em um total de 1 vez.
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#204 Mensagem por crubens » Qua Mar 19, 2008 10:30 pm

Rafale x Sukoi a eterna discussão :roll: :roll:

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#205 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 19, 2008 10:46 pm

crubens escreveu:Rafale x Sukoi a eterna discussão :roll: :roll:
Durante o FX1 era divulgada a informação de que o SU-35 tinha um radar com 400 km... mas ninguém dizia que este alcance era para navios...

Abraços,

Heronim

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#206 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Mar 19, 2008 11:53 pm

Immortal Horgh escreveu: Se a distância entre dois pontos, vamos supor A e B, for de 150 km, posso enxergar o ponto B estando em A, e quando dizemos pelo menos, significa que o ponto B, poderia estar mais distante do que os 150 km, que mesmo assim e estando em A, ainda conseguiria enxergar, logo em uma faixa que varia de 0 até 150 km ou mais, eu poderia localizar o ponto B e estando em A. Aí está, você interpretou o texto errado.

[ ]s
Bem, então o caso do F-22 vale, o Irbis detecta e trava no F-22 até pelo menos 150 km ? ou não, pelo menos quer dizer que um alvo de 3m2 será detectado a pelo menos 150 km ? mas e os 400 km ?

Pelo menos deveria fazer algum sentido...

Abraços,

Heronim

Estou te entendendo, ao menos tento 8-] O alcance máximo não se refere a um RCS de 3 m², segundo o que li, ele tem alcance máximo de 430 km para alvos com rcs de 10 m², para alvos com rcs da ordem de 0,1 m², ele consegue detectar em uma faixa de 140-175 km, dependendo da potência usada.

[ ]s

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#207 Mensagem por henriquejr » Qui Mar 20, 2008 2:29 am

Segue abaixo uma declaração feita na comunidade do AMX no orkut sobre o radar dos F-5M. A declaração foi feita por um piloto do ADELFI que está diretamente ligado a modernização dos A-1. Como podemos ver nem tudo que se divulga corresponde com a realidade, muitos dizem que o Grifo é ruim mas pelo jeito isso não corresponde com a realidade, fato que venceu a concorrencia para equipar os nossos F-5!
A exemplo do ocorrido com os A-29 e F-5M, também haverá algumas diferenças básicas em relação ao F-5M. Os computadores de vôo, por exemplo, serão mais modernos. Em termos de painel e interface, haverá pequenas mudanças.
A grande diferença estará presente nos sensores, equipamentos e armamento.
O A1-M deverá receber mísseis anti-radiação e anti-navio, FLIR, NVG, RADAR (Ar-solo, ar-ar defensivo e ar-mar), novo RWR, novo Chaf & Flare dispenser, POD interferidor, POD designador LASER e bombas guiadas a LASER.
Enquanto isso o F-5M (voltado prioritariamente para Defesa Aérea) possui mísseis de terceira e quarta geração ("provision for" quinta geração), mísseis BVR, "estúpido" radar ar-ar, NVG, RWR e Chaff & Flare dispenser.
O primeiro A-1M só deverá ser entregue em 2011. A primeira célula de ensaio (protótipo) deverá ficar pronto em 2009.
O A-1M é uma das principais prioridades operacionais do Comando da Aeronáutica.
Abraços, DNL.
Alessandro pergunta se "Estupido" se refere a algo positivo sobre o radar.
Com certeza caro Alessandro!!! É positivo sim!!!
Não gostaria que o que eu vá dizer agora soe como arrogante...por favor, não me interpretem mal!!!
Quando falamos de produtos de alta tecnologia, entramos em um ambiente nebuloso, obscuro e sujo!!!
Produtos são vendidos sem garantia de funcionamento pleno...no sentido literal da palavra!!!
Ou seja...vende-se um radar com um alcance de 100 milhas...mas...que 100 milhas são essas??? Frontal??? Lateral?? A 45 graus??? No afastamento...??? Na aproximação??? Qual a Radar Cross Section para detecção do alvo a 100 milhas??? De um A-380 ou a de um Cesna 152??? Look down ou look up???
O radar possui recursos de proteção eletrônica???
Ou seja, para que se possa responder a todas estas perguntas de forma tecnicamente adequada, necessita-se de lançar mão de diversos recursos altamente especializados. Sejam eles: Avaliações operacionais conduzidas por equipes qualificadas (mestres e doutores em Guerra Eletrônica e Análise Operacional formados pelo ITA e pela Naval Post Graduated School), pesquisa e desenvolvimento, engenharia reversa entre outros!
Em termos práticos, esperando que vcs compreendam, às vezes, quando nos deparamos com determinado parâmetro apresentado pelo próprio fabricante, é razoável que não o levemos como verdade absoluta!!! É como se o radar hipotético citado veja sim uma aeronave a 100 milhas...mas somente se a aeronave for um 747 ou um A-380, ambos a 90 graus e em condições de look-up!
Ora, então um outro tipo de avião, como um caça pequeno em condições de look down e se aproximando, só seria visto a 7 ou 8 milhas!
Percebem a diferença?
Por isso eu disse que o "Grifo" é um radar excelente! Logicamente, para que eu dissesse isso, utilizei mais de um "parâmetro" com referência de comparação!!!
E podem acreditar, ele é realmente excelente!!! Se adapta perfeitamente ao requisito proposto pela FAB.
Peço desculpas por não poder dar mais informações a vcs! (números e parâmetros) Mas tenho certeza que todos irão compreender o motivo!! Abraços!

.
orestespf
Sênior
Sênior

#208 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 8:29 am

Durante o FX1 era divulgada a informação de que o SU-35 tinha um radar com 400 km... mas ninguém dizia que este alcance era para navios...

Abraços,

Heronim
Olá Heronim,

falo da seqüência de suas pérolas, veja:

Heronim: "Baseio minhas informações em fontes confiáveis".

Ao se justificar que apoia seus argumentos em dados dos fabricantes...

Heronim: "Ao afirmar que o RCS do Rafale seria de 0,75 m2 você afirmou que o RCS do M2000-5 seria de 7,5 m2, já que o RCS do Rafale é 10 vezes menor que o RCS do M2000, isto na pior situação pois na melhor é 20 menor".

Colocando palavras em minha boca ao acreditar nas informações da Dassault que diz que o RCS do Rafale varia entre 1/20 a 1/10 do RCS do M-2000.

Heronim: "Plantar fatos": Divulgar informações absurdas, que serão usadas por debatedores, normalmente surgem de papos de pé de orelha..."

Resposta dada depois que eu coloquei o significado das palavras Fato e Factóides extraídas do Dicionário Aurélio, isto é, "modernizando" a língua portuguesa.

Heronim: "Quantas concorrências o Rafale perdeu 3 ou 4, não sei ao certo. Quantas tem pela frente ? Muito mais do que isso, é um caça que acabou de entrar em operação, a versão exportação ainda não está pronta".

Respondendo ao Lima, mas se esquecendo que no FX-1 o Rafale já voava. Fala também que a versão de exportação do Rafale não está pronta, mas o que vemos é a França desesperada para vender o Rafale, porém se o mesmo não está pronto para exportar, o que a França está oferecendo por aí?

Carlos: Within the framework of this concept, an additional radar channel, "Pero" phased arrays and new software with the use of a special computer were created. The software allowed implementing the following functions at the SU-30 fighters, without affecting operations of the base N001 radars:...
... The development was perfromed in cooperation with the Ryazan State Instrument-Making Plant and implemented as part of the SU-30 MKK and SU-30 MK2 weapon control systems.

O Carlos tentando mostrar que o radar o SU-30 da Venezuela é o mesmo dos novos SU-30 MK2.

Heronim: "A versão da Venezuela é a MKV:
Su-30MKV
Su-30MK2 AMV Aviacion Militar Venezolana (AMV - Venezuelan Military Aviation) version of the KnAAPO-produced Su-30MK2 for Venezuela."

A contradição imediata, não viu que o SU-30 é o MK2 AMV, ou seja, negou que era a versão MK2 e aparentemente sem querer, arrumou uma citação dizendo o contrário do que afirmava estar o Carlos errado.

Immortal: Lá diz bem claro: a pursuit acquisition range of at least 150 km.

Marcos tentando mostrar que sua referência dizia algo muito diferente do que escreveu.

Heronim: "Você quer dizer que um alvo a 100 km não será travado... ou ainda pior, que no mínimo ele trava num F-22 a 150 km..."

É... E você diz que é abstêmio... O que escreveu acima é má vontade para compreender as coisas ou é álcool mesmo, pelo menos o que está escrito não me parece muito sóbrio.

Soultrain:
t least 150 km
Pelo menos a 150Km
>=150km
todos os valores entre 150km e infinito.

Soultrain tentando ajudar com uma tradução (correta) de um texto apresentado.

Heronim: "Abaixo de 150 não detecta e não trava! Basta então manter distância!!!"

Má vontade novamente ou álcool?

Immortal: Aí você fez mal uso da linguagem.

Marcos tentando ser gentil, supondo que você quis dizer uma coisa, mas escreveu outra. Ou ainda, que você não interpretou corretamente um texto.

Heronim: "Será que eu fiz mal uso ou vocês fizeram uma interpretação ruim?"

Aqui você é a "mãe do menino do desfile", só o filho dela marchava corretamente, os outros (todos) estavam errados. Observe que você usou o plural (vocês fizeram uma interpretação ruim). Realmente é mais fácil dizer que TODOS estão errados do que assumir o erro pessoal.

Immortal: Não, o texto quer dizer que o IRBIS E pode travar em alvos a distâncias superiores aos 150 km que mencionou antes.

Marcos tentando mais uma vez mostrar que as informações da referência postada por você diz uma coisa muito diferente da que a escrita por você.

Heronim: "Mas quando eu digo "pelo menos" estou afirmando que algo começa em 150 km, ou seja, até 150 km o Irbis é cego ?"

Sua resposta ao Marcos, não aguentei, tive que dar boas risadas. Agradeço pelo momento de descontração.

Onde estão as pérolas, Heronim? Respondo: você não aceita estar errado e para não dar o braço a torcer, prefere falar coisas se contradizendo ou até mesmo mudar o rumo da conversa, com a intenção clara de desviar a atenção.

Você não precisa disso, é muito inteligente e capaz, já provou isso aqui n-vezes (n grande). Todos os caças têm limitações, mas não devemos justificar as limitações de um dado caça através das limitações de outros caças.

Exemplo, vamos supor que realmente o radar do Rafale apresente alguma limitação. Pergunto, pra que colocar o radar do SU na discussão?

Acho que as discussões deveriam ser assim, se alguém diz que o radar do Rafale apresenta limitações, que se busque outros dados para confrontar os apresentados, deve-se se perguntar se mesmo assim (radar com pouco alcance) o caça (com o tal radar) ainda é adequado à FAB, e por aí vai.

O problema é que você não aceita críticas, nem ao Rafale, nem ao RBE-2 e muito menos a você. As críticas sempre vão existir, precisamos conviver com elas de modo natural, até porque não ganhamos nada defendendo um caça aqui no DB, é se estressar desnecessariamente.

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#209 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 8:33 am

Abraços,

Heronim
O Irbis E tem alcance de 400 km para alvos com RCS de 10 m2, se este é o RCS de um navio...

Abraços,

Orestes

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#210 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mar 20, 2008 9:24 am

Ora, agora o alcance máximo é igual a mínimo, e temos então dois alcances, o mínimo que seria de 150 km, então devo entender que o F-22 é detectado a 150 km... mas o fabricante diz que só detecta 0,1 m2 a 90 km, então este é o mínimo, ou não ? Sei lá...

Abraços,

Heronim
Fiquei em dúvida.

Tentei com a minha priminha de 10 anos e ela entendeu.

Então creio que vc ta tirando um sarro mesmo. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder