Olá cara,soultrain escreveu:Eu tenho sempre me contido quando falam nos Puma, mas desculpem são um grande Heli, a FAP está a pensar reactivar os seus para substituir os Merlin (é claro que esta ideia peregrina não vai a lado nenhum pelos custos envolvidos). Os Makila funcionam nos piores ambientes possíveis no Atlântico Norte, nos Açores, Madeira etc. Ou seja ambientes altamente corrosivos, um quente e humido, outro frio e humido em cima do Oceano a fazer SAR 365 dias por ano, e nunca ouvi as queixinhas que ouço aqui.cb_lima escreveu: Pois é cara... isso que você disse e a história de M2k = MAA-1B que são sodas mesmo...
Mas fazer o que... pelo visto o Brasil não irá perder a chance de ter um "AM-X 2.0"![]()
Menos de 300 unidades construídas na França... e nós operando também... (mais uns 60)...
Eu não queria estar na pele do pessoal que vai ter que manter essas donzelas voando a peso de 'Euro'.
(isso me lembra os Helis de plástico... que provavelmente não construíremos 'tudo'... só uns remendos e LEGO Kit, e vai sair uma beleza na hora que os Makilas abrirem o bico lá na Amazônia - É aquele história... hoje temos a 'opção' de não mandarmos os SP para a Amazônia... no futuro... não será bem o caso).
[]s
CB_Lima
A pergunta é:
O problema é do equipamento ou do operador?
[[]]'s
Sem problemas, mas o que acontece é que é dito pelo pessoal aqui que tem contato com o pessoal que opera eles é que os nosso SPs tem restrições em operar na Amazônia. Que diga-se de passagem é um ambiente bem diferente dos ambientes aonde os seus SP operam (operaram).
Ao que consta os nossos SP operam bem nos demais ambientes do Brasil, e é por lá que eles ficam. O problema é que substituindo todos os UH-1 por Cougars, isso implicaria em necessariamente tendo que operá-los na Amazônia e daí operá-los com restrições e quem sabe 'panes' mais frequentes (aumentando assim $$$$$ de operação).
Veja bem... caso os Cougars operem bem na Amazônia, não tenho nada contra apesar de achar uma aeronave antiga e nessa história de 'investimento' industrial penso que o NH-90 seria uma melhor opção a 'longo prazo'... mas fazer o que?

Quanto ao problema de Portugal, o que eu entendo é que vocês compraram o Heli e não assinaram o contrato de manutenção da maneira que deveria ter sido (cronograma). Isso associado a introdução de um modelo completamente novo nas F Armadas de vocês (o que sempre acarreta em problemas 'iniciais'), são normalmente uma combinação nada boa e resultam em buscas de alternativas como as de trazer de volta os SPumas.
Acho que não dá para comparar os 2 cenários... até porque senão vocês teriam na verdade não comprado os EH101 e sim os Cougars para inicio de conversa... Hehehehehehehehheehhe

[]s
CB_Lima