Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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orestespf
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#6916
Mensagem
por orestespf » Ter Mar 18, 2008 10:06 pm
Thor escreveu:orestespf escreveu:
Em primeiro lugar, queira me desculpar por trocar os nomes, amigo Thor. Um erro irreparável.
Em relação ao que escreveu, não preciso reler, compreendi, mas divergi. A "fonte primária" me confirmou o que eu disse ontem. Não estou me baseando em pilotos da FAB, estou falando de gente grande. Sabe do que falo (o evento no Rio)?
Abraços ao amigo,
Orestes
Realmente não sei que reunião é essa, pois não trabalho com logística ou política, e sim operacional. Mas quando compraram esses tampões era pra isso que falou, porém novos estudos da DIRMAB prorrogam para mais alguns aninhos, inclusive com diagonal de células, índice de esforço/fadiga, motores sobressalentes, etc...
Isso pra mim é novidade e espero que não seja apenas apelação de alguma autoridade para forçar a barra do F/X.
Abraços
Olá Thor,
nem considero isso uma novidade (mas pra mim também é), me sinto decepcionado mesmo, esperava mais do M-2000C que compramos e ainda nem recebemos todos. Mas existe uma dúvida (da minha parte), não sei qual o motivo pra isso (parar antes da hora, em minha opinião), isto é, não sei se é estratégia (para forçar a compra de novos caças), ou se é porque não compensa o gasto (economicamente falando).
Temo da mesma forma que você (seu último parágrafo), mas pode ser que tecnicamente não compense mesmo. A única coisa que posso dizer que foi isso que ouvi, nada mais.
Abração,
Orestes
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FABIO
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#6917
Mensagem
por FABIO » Ter Mar 18, 2008 10:13 pm
amigo orestes desculpe a pergunta,mas com a sinceridade que lhe é peculiar
esse FX sai esse ano ou é mais uma ano de embromação,amigos cansei,é rezar
para que esse país nunca seja atacado por se for seremos humilhados,dentre outras coisas horrendas que sofreremos

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Thor
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#6918
Mensagem
por Thor » Ter Mar 18, 2008 10:15 pm
Realmente não sei que reunião é essa, pois não trabalho com logística ou política, e sim operacional. Mas quando compraram esses tampões era pra isso que falou, porém novos estudos da DIRMAB prorrogam para mais alguns aninhos, inclusive com diagonal de células, índice de esforço/fadiga, motores sobressalentes, etc...
Isso pra mim é novidade e espero que não seja apenas apelação de alguma autoridade para forçar a barra do F/X.
Abraços
Olá Thor,
nem considero isso uma novidade (mas pra mim também é), me sinto decepcionado mesmo, esperava mais do M-2000C que compramos e ainda nem recebemos todos. Mas existe uma dúvida (da minha parte), não sei qual o motivo pra isso (parar antes da hora, em minha opinião), isto é, não sei se é estratégia (para forçar a compra de novos caças), ou se é porque não compensa o gasto (economicamente falando).
Temo da mesma forma que você (seu último parágrafo), mas pode ser que tecnicamente não compense mesmo. A única coisa que posso dizer que foi isso que ouvi, nada mais.
Abração,
Orestes
Qunado compraram os M-2000 tinha um prazo final de projeto bem curto, pois as células são usadas e esperava-se um F/X em breve. Sabedores dos interesses políticos que são sempre uma grande incógnita, tem estudos para prorrogar esse projeto na FAB...
Boa noite.
Brasil acima de tudo!!!
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Carlos Lima
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#6919
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Mar 18, 2008 11:14 pm
orestespf escreveu:cb_lima escreveu:Deus abençoe os nossos F-5, AM-X, AL-X e M2k porque pelo visto ainda veremos eles em muitos e muitos desfiles de 7 de Setembro...
[]s
CB_Lima
O último você não verá mais do que cinco desfiles, amigo Lima.
Abraços,
Orestes
Pois é mestre... pelo andar da carruagem eu não duvidaria vermos o último mais do que somente 5 anos no futuro... já se falam em estudos dele com o MAA-1B e MAR-1 da vida e isso pelo investimento que é associado faria mais sentido se o horizonte dos nossos M2k fosse maior do que 5 anos (a contar de 2008) - levando-se que esses mísseis não estariam operacionais (full) antes de 2010.
No meu 'chute'

ainda vejo um horizonte de 7/10 anos para essas aeronaves - e é mais uma daquelas coisas que eu espero, e muito diga-se de passagem, estar completamente errado.
Mas em termos de Brasil a FAB está certa em já planejar uma sobre-sobre-sobre-sobre vida para essas aeronaves, principalmente com a salada que pode se formar no F-X (novamente diga-se de passagem

).
[]s
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knigh7
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#6920
Mensagem
por knigh7 » Qua Mar 19, 2008 12:08 am
Sniper escreveu:Esse tipo de notícia é cíclico... Até semana passada o "eleito" era o F-18, agora já esta acertada a compra de Rafales... É assim a 10 anos e o pessoal ainda se ilude...

Ôpa! Peraí!
Podem eleger um a cada semana, mas por mera especulação. A FAB havia descartado o Typhoon há 1 ano. Os caça norte-americanos, sabedores da tal política, não tiveram apoio dela, embora haja brigadeiros pró-EUA, que aliás, soltaram boatos no ano passado, à época da visita do Bush. Esse entusiasmo pela viagem aos EUA, que vejo de alguns foristas, eu
não encontrei, na semana passada, esse eco lá dentro.
O panorama é o mesmo. Rafale e Su35-1.
Gripen NG, Orestes? Não ouvi isso...
Att
Knight7
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Immortal Horgh
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#6921
Mensagem
por Immortal Horgh » Qua Mar 19, 2008 1:39 am
orestespf escreveu:cb_lima escreveu:Deus abençoe os nossos F-5, AM-X, AL-X e M2k porque pelo visto ainda veremos eles em muitos e muitos desfiles de 7 de Setembro...
[]s
CB_Lima
O último você não verá mais do que cinco desfiles, amigo Lima.
Abraços,
Orestes
Aham, ainda sei fazer continhas básicas, Professor, 2013, está anotado
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Immortal Horgh
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#6922
Mensagem
por Immortal Horgh » Qua Mar 19, 2008 1:46 am
cb_lima escreveu:orestespf escreveu:
O último você não verá mais do que cinco desfiles, amigo Lima.
Abraços,
Orestes
Pois é mestre... pelo andar da carruagem eu não duvidaria vermos o último mais do que somente 5 anos no futuro... já se falam em estudos dele com o MAA-1B e MAR-1 da vida e isso pelo investimento que é associado faria mais sentido se o horizonte dos nossos M2k fosse maior do que 5 anos (a contar de 2008) - levando-se que esses mísseis não estariam operacionais (full) antes de 2010.
No meu 'chute'

ainda vejo um horizonte de 7/10 anos para essas aeronaves - e é mais uma daquelas coisas que eu espero, e muito diga-se de passagem, estar completamente errado.
Mas em termos de Brasil a FAB está certa em já planejar uma sobre-sobre-sobre-sobre vida para essas aeronaves, principalmente com a salada que pode se formar no F-X (novamente diga-se de passagem

).
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Toc, toc, toc, batendo 3 vezes na madeira para que estejas errado, CB
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Booz
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#6923
Mensagem
por Booz » Qua Mar 19, 2008 3:47 am
o M2000C é um caça de interceptação muito bom, sua performance, para esta arena operacional, ainda é de colocar muito respeito. Se, e o que parece estar ocorrendo, a demora, escolha/acertos/asinatura do contrato/entrega do escolhido do FX2, demandar ainda mais tempo, nada mais natural do que aproveitar os Matusas o melhor possível.
Sub censura dos colegas, mas, sendo o Rafale (especulação apenas) o escolhido, porque não ter mais alguns M2000 e modernizá-los para um padrão low multirole?
Seria caro? Bem, talvez nem tão caro quanto deixar apodrecer os caças em Anápolis, sem dizer que a modernização dos F5, AMX também não é barata.
Se for o Rafale, eles poderiam ocupar Anápolis, conforme entrega e formação de esquadrão operacional, deixando os M2000 aptos a interceptção e com certo poder de ataque em áreas mais perto de fronteiras.
Me digam, há tantos SU-30 na "temida" "potência" bolivariana que encarem matusas bem armados?
O Matusa, como caçador em grande altura, é um adversário ainda invejável no TO sul americano. Ele é um interceptador nato. Não é um "primeira linha", mas é um bom galo de briga.
Para os "finalmente" teríamos o FX.
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Immortal Horgh
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#6924
Mensagem
por Immortal Horgh » Qua Mar 19, 2008 3:51 am
jp escreveu:o M2000C é um caça de interceptação muito bom, sua performance, para esta arena operacional, ainda é de colocar muito respeito. Se, e o que parece estar ocorrendo, a demora, escolha/acertos/asinatura do contrato/entrega do escolhido do FX2, demandar ainda mais tempo, nada mais natural do que aproveitar os Matusas o melhor possível.
Sub censura dos colegas, mas, sendo o Rafale (especulação apenas) o escolhido, porque não ter mais alguns M2000 e modernizá-los para um padrão low multirole?
Seria caro? Bem, talvez nem tão caro quanto deixar apodrecer os caças em Anápolis, sem dizer que a modernização dos F5, AMX também não é barata.
Se for o Rafale, eles poderiam ocupar Anápolis, conforme entrega e formação de esquadrão operacional, deixando os M2000 aptos a interceptção e com certo poder de ataque em áreas mais perto de fronteiras.
Me digam, há tantos SU-30 na "temida" "potência" bolivariana que encarem matusas bem armados?
O Matusa, como caçador em grande altura, é um adversário ainda invejável no TO sul americano. Ele é um interceptador nato. Não é um "primeira linha", mas é um bom galo de briga.
Para os "finalmente" teríamos o FX.
O Saito já disse que não haverão mais compras de M2000 e nem modernização dos atuais.
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Booz
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#6925
Mensagem
por Booz » Qua Mar 19, 2008 4:05 am
Pois é Immortal, eu lembro das palavras do Saito. Mas, eu quis dizer que, "SE", for o Rafale a opção, nada mais natural "encher lingüiça" com o M2000.
At´eporque, face a enervante demora nesta bendita decisão sobre o FX, haverá um perigoso hiato ( e era tudo o que a FAB temia), entre a entrega do FX (uns 3/5 anos) que seriam preenchidos por... F-5BR!!
Demais!
Talvez, eu digo talvez, os únicos em condições de entregar caças no prazo sejam os yankees e os suecos.
Mas ai são outras turbinas, rsss.
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Immortal Horgh
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#6926
Mensagem
por Immortal Horgh » Qua Mar 19, 2008 4:12 am
jp escreveu:Pois é Immortal, eu lembro das palavras do Saito. Mas, eu quis dizer que, "SE", for o Rafale a opção, nada mais natural "encher lingüiça" com o M2000.
At´eporque, face a enervante demora nesta bendita decisão sobre o FX, haverá um perigoso hiato ( e era tudo o que a FAB temia), entre a entrega do FX (uns 3/5 anos) que seriam preenchidos por... F-5BR!!
Demais!
Talvez, eu digo talvez, os únicos em condições de entregar caças no prazo sejam os yankees e os suecos.
Mas ai são outras turbinas, rsss.
Entendi o que querias dizer
Gripens A e B só se forem modernizados para o padrão C/D, ficaria meio caro e não acho que chegariam tão rápido, mas eu e o Morcego defendemos a tese que seriam ótimos para fazer a FAB voar de verdade. Os ianques não tem como entregar nada rápido e usados nem pensar, mesmo os equipamentos de linha de frente estão com problemas de desgaste prematuro devido as guerras.
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#6927
Mensagem
por Booz » Qua Mar 19, 2008 4:19 am
Outra coisa (achismo mesmo), até um certo tempo atrás eu tinha a certeza que o caça era o russo. Há um antigo post meu onde narrei uma conversa comum vizinho amigo (um gen R1) que esteve em BSB e em nossa conversa bem regada a vinho disse que assim, textualmente: "os viventes fecharam, querem o caça russo!" "Os (palavras dele) bonecos da FAB insistem nisto!".
O problema é que tudo é mutável não existem verdades absolutas, e hoje eu creio que NÃO HÁ NADA DECIDIDO.
Sinceramente, creio que ninguém bateu martelo com nada, estão ainda para sentar e decdir. A entrada dos americanos é normal, sentiram que a coisa sairá e entram para concorrer. Também não acham que ofertarão NADA DE INUSITADO. Não fizeram isto da primeira vez e NÃO HÁ NADA que tenha peso de fato preponderante que façam elevar a categoria do Brasil para um status do tipo Israel, Japão et outros.
Eles, os americanos, são extremamente cisosos nesta política, impões severas restrições às suas indústrias (e olha que o poder de "convencimento" delas é assutador. Se levarem, levarão pelo poder de "persuassão" que sempre tiveram, só isto.
Creio, outro achismo, que o caça virá da Europa. Até porque terá o peso da FAB querendo independência e o NJ, como bom político, interpreta bem esta pretensão dos fabianos.
No mais, é tudo especulação. Todos nós especulamos e sofregamente soltamos vamos atrás de confidências que soubemos de algum artigo, meias palavras de alguém que conhece alguém, flatos ouvidos ou sabidos de alguma reunião de ouvi dizer... coisas deste tipo.
O FX só deve ser anunciado lá por juhlo/agosto, SE.
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Flávio Rocha Vieira
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#6928
Mensagem
por Flávio Rocha Vieira » Qua Mar 19, 2008 8:23 am
Immortal Horgh escreveu:jp escreveu:Pois é Immortal, eu lembro das palavras do Saito. Mas, eu quis dizer que, "SE", for o Rafale a opção, nada mais natural "encher lingüiça" com o M2000.
At´eporque, face a enervante demora nesta bendita decisão sobre o FX, haverá um perigoso hiato ( e era tudo o que a FAB temia), entre a entrega do FX (uns 3/5 anos) que seriam preenchidos por... F-5BR!!
Demais!
Talvez, eu digo talvez, os únicos em condições de entregar caças no prazo sejam os yankees e os suecos.
Mas ai são outras turbinas, rsss.
Entendi o que querias dizer
Gripens A e B só se forem modernizados para o padrão C/D, ficaria meio caro e não acho que chegariam tão rápido, mas eu e o Morcego defendemos a tese que seriam ótimos para fazer a FAB voar de verdade. Os ianques não tem como entregar nada rápido e usados nem pensar, mesmo os equipamentos de linha de frente estão com problemas de desgaste prematuro devido as guerras.[ ]s
Como ainda estamos "no passado", o fator tempo torna-se importantíssimo, fato este reconhecido pela própria FAB. O JP nos diz que o prazo para a entrega dos FX seria de 3/5 anos, bem, tomando por base que pretende-se adquirir um número próximo de 36 aeronaves no FX2, peço aos especialistas do DB que me respondessem a seguintes questões:
- Esse prazo seria para recebimento das primeiras unidades? Em caso positivo, em quantos anos teríamos recebido todas as unidades?
- Esse prazo (3/5 anos) seria o mesmo tanto para caças franceses, suecos e norte-americanos? (Peço considerar início/fim das entregas)
Agradeço se alguém puder me dar esses esclarecimentos.
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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#6929
Mensagem
por Morcego » Qua Mar 19, 2008 8:28 am
Immortal Horgh escreveu:jp escreveu:Pois é Immortal, eu lembro das palavras do Saito. Mas, eu quis dizer que, "SE", for o Rafale a opção, nada mais natural "encher lingüiça" com o M2000.
At´eporque, face a enervante demora nesta bendita decisão sobre o FX, haverá um perigoso hiato ( e era tudo o que a FAB temia), entre a entrega do FX (uns 3/5 anos) que seriam preenchidos por... F-5BR!!
Demais!
Talvez, eu digo talvez, os únicos em condições de entregar caças no prazo sejam os yankees e os suecos.
Mas ai são outras turbinas, rsss.
Entendi o que querias dizer
Gripens A e B só se forem modernizados para o padrão C/D, ficaria meio caro e não acho que chegariam tão rápido, mas eu e o Morcego defendemos a tese que seriam ótimos para fazer a FAB voar de verdade. Os ianques não tem como entregar nada rápido e usados nem pensar, mesmo os equipamentos de linha de frente estão com problemas de desgaste prematuro devido as guerras.
[ ]s
De fato, o GRIPEN é o unico que pode atender a demanda URGÊNTE de colocar a força no AR em poucos meses, os GRIPENS A estocados SERIAM TAMPÕES DE LUXO até a chegada de GRIPENS NOVOS (PADRÃO C mesmo).
Com relação ao FX, continua tudo confuso, e não duvido que assim como FHC este governo deixe essa parte para o outro governo.
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capsantanna
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#6930
Mensagem
por capsantanna » Qua Mar 19, 2008 8:34 am
3/5 anos é para o início das entregas, que se estenderiam pela próxima década.