orestespf escreveu:
Olá Heronim,
os dados que você colocou sobre os RCS são mesmo conservadores. Para o SU-30 eu colocaria algo em torno de 8 m2, isso sendo otimista. Para o Rafale algo em torno de 0,5 m2, já para o M-2000 eu nunca disse que ele tem 7 m2 de RCS, eu sempre disse que são de 3 - 3,2 m2.
O problema não está no RCS do Rafale, está no Radar. Eu não posso fazer as contas supondo os dados que você postou para os dois radares, pois não sei qual o RCS que estes dois radares detectam nas distâncias sugeridas por você (100 km para o RBE-2 e 90-110 km para o N001-VEP).
Uma outra forma de dizer a mesma coisa: considere qualquer radar "moderno", suponha que ele possa enxergar um alvo a 100 km (todos os modelos em análise). Aí resta a pergunta: qual é o RCS mínimo do alvo que este radar permite enxergar um alvo a distância fixada (100 Km)?
Supondo que estas questões estejam claras (para um alcance fixado, qual é o RCS mínimo), fica muito claro o que eu ando "sugerindo" sobre o RBE-2, isto é, ele alcança uma distância relativamente "curta" (para os padrões atuais), e o pior, para alvos com RCS muito grande.
Vou além, suponha que o que eu disse anteriormente seja verdade, ou seja, que o SU-30 da Venezuela consiga detectar o Rafale antes deste o ver. Sabemos que o RCS do SU-30 é muito grande (não existem materias compósitos e nem cerâmicos nesta versão). Onde está o problema então???
Em primeiro lugar está claramente no radar do Rafale (supondo a informação verídica), em segundo lugar pode (repito, pode) estar em outros sensores que não cumprem o prometido.
OBS: o que eu estou especulando foi a mim dito e com documentos em mãos (li), acredite ou não. Mas deixo aqui uma versão especulativa ou um mero exercício de abstração como uma forma didática para apresentar o assunto, visto que não posso provar com fontes, etc.
Supondo que a conclusão de minhas abstrações estejam corretas, ou seja, que existem problemas no radar e outros sensores do Rafale, pergunto: isso não é uma grande justificativa para o Rafale perder todas a concorrências internacionais que tem participado?
Pergunto mais: e por não haver ainda (supondo a tese/conclusão verdadeira) uma provável solução técnica para os problemas (mencionados), não seria um bom argumento para a FAB atrasar sua decisão?
Atrasar a decisão na expectativa de novas soluções para o Rafale ou atrasar a decisão para se ver livre do emaranhado jogo político que se desenha dentro do próprio Governo a favor do Rafale?
Abraços,
Orestes
PS: não estamos disputando nada, apenas tentando compreender os fatos, pelo menos da minha parte.
Orestes,
Ao afirmar que o RCS do Rafale seria de 0,75 m2 você afirmou que o RCS do M2000-5 seria de 7,5 m2, já que o RCS do Rafale é 10 vezes menor que o RCS do M2000, isto na pior situação pois na melhor é 20 menor.
Se existisse algum problema com o radar do Rafale, esta não seria a causa de perder concorrências, isto não faz sentido. Ele perde por ser caro, por influência política e por erros de venda.
Quanto ao alcance do RBE2 PESA:
For RCS 0.0001 m2 class target: 7~9 km+
For RCS 0.001 m2 class target: 13~15 km+
For RCS 0.1 m2 class target: 41~49 km+
For RCS 1.0 m2 class target: 73~87 km+
For RCS 5.0 m2 class target: 110~130 km+
For RCS 10.0 m2 class target: 130~154 km+
Já o N001-VEP enxergaria o Rafale no máximo a a 54 km, isto na melhor das possibilidades.
Abraços,
Heronim