Dúvida sobre Datalynk

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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A-29
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#106 Mensagem por A-29 » Ter Ago 09, 2005 8:56 am

Oi César!
Não sou especialista em nada por aqui, mas vou tentar ajudar um pouco.
A segurança dos dados enviados por datalynk vem do fato de eles serem codificados por um processo de criptografia.
A criptografia é um fenômeno matemático utilizado também na internet, e consiste em modificar os padrôes de dados a serem transmitidos por meio de uma fórmula matemática. Essa fórmula se chama chave criptográfica, e será tão mais segura quanto mais variáveis apresentar. Na internet atual se utilizam chaves de 128 bits, o que significa dizer que ela possui 128 variáveis. Sempre é possível tentar descobir a chave criptográfica na base da tentativa e erro, mas isso é demorado e demanda muito, mas muito poder computacional.
Desse modo, os dados enviados por datalynk são um emaranhado incompreensível de sinais, exceto para o receptor do datalynk, que os passará pela chave criptográfica para que eles voltem ao formato original.
O que o Marechal nos estava dizendo é que por meio de interferência eletrônica, o pacote de dados pode ser modificado, tornando impossível ao receptor de datalynk aplicar-lhe a chave criptográfica e descobrir o que diziam. Nesse caso, o interferidor não sabia o que os dados criptografados diziam, e devido à interferência o receptor também não vai saber.
Já o Slip disse que as atuais comunicações criptográficas "se defendem" da interferência fazendo uso do salto de freqüência, que consiste em transmitir a mensagem em inúmeras freqüências distintas por tempos curtíssimos, tornando muito difícil ao inimigo saber em que freqüências deve interferir, pois apenas transmissor e receptor do datalynk sabem que freqüência será utilizada em cada fração de segundo.
Acho que é isso!




César
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#107 Mensagem por César » Ter Ago 09, 2005 12:47 pm

Fala mestre! :wink:

A-29, muito obrigado pelas informações, embora a maioria eu já soubesse... A questão da criptografia é extremamente importante, e a atual cifra usada, RSA, é invulnerável e inquebrável em curto espaço de tempo, tornando, portanto, a comunicação segura.

O que acho estranho é que criptografia também, teoricamente, poderia ser aplicada a mensagens de rádio, bem como salto de frequência. Mas o Data-link tem uma grande fama de segurança e sigilo(graças ao salto de frequência e criptografia) que o rádio não tem. Gostaria de saber qual é a grande diferença entre o relez rádio e o data-link. O que é enlace digital? E como é possível interferir em um sistema com salto de frequência atual?

Em todo caso, muito obrigado pela resposta. Foi bem interessante.

Abraços!

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
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Thor
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Re:

#108 Mensagem por Thor » Dom Mar 16, 2008 9:45 am

César escreveu:Tá certo, continuo confuso: Qual é a diferença do funcionamento do Datalink para o rádio?

O que é esse enlace digital, que sempre quiz saber o que é, mas nunca tive coragem de perguntar? 8-]

O Data-link é seguro e sigiloso, ou apenas seguro?

Vou perguntar tudo agora! :)

Abraços!

César
Para entendermos o que compõe um sistema de enlace de dados, tem-se que saber que existem alguns elementos básicos, tais como: criptografia, a qual se usa no sistema SECOS (R-99/A-29/F-5) o tipo bit a bit, ou stream cipher. Outro fator é o gerenciamento do tempo, sem o qual os usuários desta net não podem sincronizar as informações ou mesmo participar desta. Este gerenciamento do tempo é responsável por uma sequência pseudo-aleatória controlada por algorítimo específico (Made in Brazil) e que aumenta ainda mais a segurança da informação. Para complicar ainda mais, tem-se ainda um conjunto de dados (DATASET), que contem as informações necessárias para os rádios participantes desta NET sobre chaves de comunicação, responsável para o padrão de salto de frequências e criptografia, e designação de canais/chaves de comunicação.
Resumindo, existe criptografia, saltos de frequencia em até milhares delas em milisegundos, coisa que somente os possuidores do algoritimo e do dataset, sincronizados na mesma net podem receber. Interferir é muito dificil, pois mesmo que um interferidor possa jamear alguma frequencia ou faixa, não será capaz de interferir em todo o espectro VHF/UHF. Captar mensagem, quase impossível sem o algoritimo e dataset. Localizar emissor, difícil, pois o tempo de transmissão em determinada frequencia é mínimo, não habilitando nenhum equipamento de DF a localização de um LOB...
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
PRick

Re: Re:

#109 Mensagem por PRick » Dom Mar 16, 2008 11:30 am

Thor escreveu:
César escreveu:Tá certo, continuo confuso: Qual é a diferença do funcionamento do Datalink para o rádio?

O que é esse enlace digital, que sempre quiz saber o que é, mas nunca tive coragem de perguntar? 8-]

O Data-link é seguro e sigiloso, ou apenas seguro?

Vou perguntar tudo agora! :)

Abraços!

César
Para entendermos o que compõe um sistema de enlace de dados, tem-se que saber que existem alguns elementos básicos, tais como: criptografia, a qual se usa no sistema SECOS (R-99/A-29/F-5) o tipo bit a bit, ou stream cipher. Outro fator é o gerenciamento do tempo, sem o qual os usuários desta net não podem sincronizar as informações ou mesmo participar desta. Este gerenciamento do tempo é responsável por uma sequência pseudo-aleatória controlada por algorítimo específico (Made in Brazil) e que aumenta ainda mais a segurança da informação. Para complicar ainda mais, tem-se ainda um conjunto de dados (DATASET), que contem as informações necessárias para os rádios participantes desta NET sobre chaves de comunicação, responsável para o padrão de salto de frequências e criptografia, e designação de canais/chaves de comunicação.
Resumindo, existe criptografia, saltos de frequencia em até milhares delas em milisegundos, coisa que somente os possuidores do algoritimo e do dataset, sincronizados na mesma net podem receber. Interferir é muito dificil, pois mesmo que um interferidor possa jamear alguma frequencia ou faixa, não será capaz de interferir em todo o espectro VHF/UHF. Captar mensagem, quase impossível sem o algoritimo e dataset. Localizar emissor, difícil, pois o tempo de transmissão em determinada frequencia é mínimo, não habilitando nenhum equipamento de DF a localização de um LOB...
Abraços

Sem dúvida, no entanto um míssil BVR ARH, possui um link com o avião lançador, somente com ele, assim um R-99 não pode vetorar ele diretamente, somente, através de um caça. Resta a dúvida se os F-5M podem atualizar ou lançar um Derby com o radar desligado, me parece que não, somente dando uma varredura com o radar pelo menos para pegar os dados do alvo, ou farão um lançamento cego, sem capacidade de atualização do alvo.

Aí nós temos a grande vantagem do conceito Rafale e F-22, esses aviões não dependem do radar para localizar o alvo, podem lançar e atualizar seus mísseis sem radar.

Além disso, os MICA IR são os primeiro mísseis do mundo a possuirem DATALINK, isso mesmo os MICAS IR, tem um link compatível com o DATALINK 16 da OTAN, quer dizer, podem ser vetorados por qualquer aeronave que tenha o DATALINK 16! Era o que o pessoal estava querendo, digamos que tenhamos mísseis equipado com o SECCOS, esse míssil poderá ser guiado pelo R-99, diretamente.

Acredito que o Mica EW, novo, poderá contar com o mesmo DATALINK, e o mesmo para o Meteor. Resta saber se tal equipamento tem um bom custo benefício ou torna o míssil muito caro.

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Immortal Horgh
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Re: Re:

#110 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 16, 2008 8:12 pm

PRick escreveu:
Sem dúvida, no entanto um míssil BVR ARH, possui um link com o avião lançador, somente com ele, assim um R-99 não pode vetorar ele diretamente, somente, através de um caça. Resta a dúvida se os F-5M podem atualizar ou lançar um Derby com o radar desligado, me parece que não, somente dando uma varredura com o radar pelo menos para pegar os dados do alvo, ou farão um lançamento cego, sem capacidade de atualização do alvo.

Aí nós temos a grande vantagem do conceito Rafale e F-22, esses aviões não dependem do radar para localizar o alvo, podem lançar e atualizar seus mísseis sem radar.

Além disso, os MICA IR são os primeiro mísseis do mundo a possuirem DATALINK, isso mesmo os MICAS IR, tem um link compatível com o DATALINK 16 da OTAN, quer dizer, podem ser vetorados por qualquer aeronave que tenha o DATALINK 16! Era o que o pessoal estava querendo, digamos que tenhamos mísseis equipado com o SECCOS, esse míssil poderá ser guiado pelo R-99, diretamente.

Acredito que o Mica EW, novo, poderá contar com o mesmo DATALINK, e o mesmo para o Meteor. Resta saber se tal equipamento tem um bom custo benefício ou torna o míssil muito caro.

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Ai meu São Crispim, essa comparação absurda do Rafale com o F-22 :roll: :roll: :roll:



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Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
PRick

Re: Re:

#111 Mensagem por PRick » Dom Mar 16, 2008 8:35 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Sem dúvida, no entanto um míssil BVR ARH, possui um link com o avião lançador, somente com ele, assim um R-99 não pode vetorar ele diretamente, somente, através de um caça. Resta a dúvida se os F-5M podem atualizar ou lançar um Derby com o radar desligado, me parece que não, somente dando uma varredura com o radar pelo menos para pegar os dados do alvo, ou farão um lançamento cego, sem capacidade de atualização do alvo.

Aí nós temos a grande vantagem do conceito Rafale e F-22, esses aviões não dependem do radar para localizar o alvo, podem lançar e atualizar seus mísseis sem radar.

Além disso, os MICA IR são os primeiro mísseis do mundo a possuirem DATALINK, isso mesmo os MICAS IR, tem um link compatível com o DATALINK 16 da OTAN, quer dizer, podem ser vetorados por qualquer aeronave que tenha o DATALINK 16! Era o que o pessoal estava querendo, digamos que tenhamos mísseis equipado com o SECCOS, esse míssil poderá ser guiado pelo R-99, diretamente.

Acredito que o Mica EW, novo, poderá contar com o mesmo DATALINK, e o mesmo para o Meteor. Resta saber se tal equipamento tem um bom custo benefício ou torna o míssil muito caro.

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Ai meu São Crispim, essa comparação absurda do Rafale com o F-22 :roll: :roll: :roll:



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Ora não se trata de uma comparação, mas de fatos, divulgados por ambos os fabricantes. Quem sabe o Cacareco russo chegue algum dia lá. :twisted: :twisted: :twisted:

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Re: Re:

#112 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 16, 2008 9:18 pm

PRick escreveu:
Ora não se trata de uma comparação, mas de fatos, divulgados por ambos os fabricantes. Quem sabe o Cacareco russo chegue algum dia lá. :twisted: :twisted: :twisted:

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Divulgados por ambos os fabricantes? Não, queres dizer você prega isso sobre o Rafale, porque ele nem em sombra, com reza brava, macumba ou coisa parecida pode ser comparado ao F-22, bom, quem sabe a Alice no país das maravilhas consiga ver isso 8-]


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Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
PRick

Re: Re:

#113 Mensagem por PRick » Dom Mar 16, 2008 9:31 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Ora não se trata de uma comparação, mas de fatos, divulgados por ambos os fabricantes. Quem sabe o Cacareco russo chegue algum dia lá. :twisted: :twisted: :twisted:

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Divulgados por ambos os fabricantes? Não, queres dizer você prega isso sobre o Rafale, porque ele nem em sombra, com reza brava, macumba ou coisa parecida pode ser comparado ao F-22, bom, quem sabe a Alice no país das maravilhas consiga ver isso 8-]


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CHORA VIOLAAAAAAAA!!! :twisted:
:twisted:

Quem pode, pode, quem num pode, se sacode! :mrgreen: :mrgreen:

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Carlos Mathias

Re: Dúvida sobre Datalynk

#114 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mar 16, 2008 10:32 pm

Ou fica encalhada vinte anos, e acaba de bengala ...




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Re: Dúvida sobre Datalynk

#115 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 16, 2008 10:45 pm

Carlos Mathias escreveu:Ou fica encalhada vinte anos, e acaba de bengala ...


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