Sem a capacidade stealth o F-22 é superior aos outros caças?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sem a capacidade stealth o F-22 é superior aos outros caças?

#31 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 12, 2008 8:43 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu: Muito disso está sendo feito com o F-35.

Quanto a dividir linhas de desenvolvimento entre outras aeronaves o problema é que você não estaria resolvendo um problema ou outro totalmente e o F-22 é uma aeronave voltada para o 'domínio' aéreo.

Um aspecto interessante é que mesmo em combates a curta distância o F-22 pela sua baixa carga alar e empuxo vetorado é superior a grande maioria (senão todas) as aeronaves de combate atuais (obviamente isso em 'teoria' e sujeito ao piloto/táticas o que definitivamente são um diferencial).

Cabe lembrar que os oponentes do F-22 sofreriam problemas no seu desempenho em um 'dog-fight' a partir do momento que estivessem utilizando misseis em cabides, já o F-22 em teoria já não sofreria 'tanto' esse problema.

Existe o aspecto que o F-22 é/será utilizado como 'multiplicador' de forças 'limpando' o céu da concorrência mais imediata e abrindo caminho para aeronaves menos 'furtivas' (F-15E/F-16/35 e mesmo o F-22 em configurações não 'stealth').

Acho que é por aí que vai a filosofia "inicial" por trás da aeronave.

O problema é que as guerras para quais o F-22 foi projetado são/serão dificeis de ocorrer até pela própria maneira como os americanos tendem a resolver conflitos bélicos (chuvas de TomaHawks e bombas de todo o tipo jogadas por B-2) isso por si já pode comprometer em muito um oponente 'não nuclear' tornando uma aeronave como o F-22 e suas características meio que um 'exagero' para ajudar a exercer superioridade aérea.

Com o advento de Kits para bombas burras "A La JDAM" caças como o F-16, F-15E, F-18 da vida passaram a poder atacar adversários muito além do alcance de misseis deixando nos dias de hoje o F-22 encarregado de 'varrer os céus' de oponentes com 20/30 Su-27 no máximo e aeronaves de gerações bem mais antigas e não necessariamente todos prontos para voar!

O F-22 foi feito para lutar contra a China/Russia/Arabia Saudita/India/Israel/Egito/Turquia/França/Inglaterra/Alemanha/Japão/Irã e olhe lá... o resto acho que é até 'anti-economico'

Como a maioria da lista feita de aliados... já viu que as opções são poucas :wink:

PS: Não coloquei a Coréia do Norte de propósito, pois apesar de serem 'ameaça' a F. Aérea deles é formada na sua imensa maioria por caças 'antigos' sem upgrades significativos - eles se garantem com os SAMs, mas caças... sei não :wink:

Sei lá... meus 2 cents! [100]

[]s
CB_Lima

Esse meu amigo Lima é mesmo americanófilo... rsrsrs

Lima, vamos esperar o F-22 combater de fato, até agora só temos informações do fabricante e dos "empolgados" que pilotam este excelente vetor (gosto muito dele, mas você sabe, odeio o F-35). Falar, escrever e projetar pensando em algo é uma coisa, prática efetiva é outra. Veja o caso do F-117 (que você adora), só combateu efetivamente contra o... O.... O... Iraque!!!! Isto não é uma história de sucesso, mas sim de fracasso.

Abraços,

Orestes
Bom Orestes, apesar de dizer que sou americanófilo (termo meio 'determinista' e que está muuuuuito longe da verdade... mas deixa prá lá :wink: ), o que você está dizendo com esse comentário em última análise vale para 100% das mais modernas aeronaves operacionais atuais. Sendo assim... :lol:

Rafale, Su-30, Mig-35, Typhoon, Gripen, F-16B60 e mesmo os Su-27xyz todos não entraram em 'combate' e assim estão sujeitos ao mesmo tipo de comentário de fabricantes e "empolgados". :lol: (O Rafale entrou capenga e o Su- entrou em uma 'encarnação' anterior com desempenho... duvidoso em um cenário completamente injusto com a aeronave diga-se de passagem)... o F-18/E/F entrou em combate no Iraque, mas isso não acho que dá para ser levado em consideração :D .

Para uma boa prática é necessária uma boa teoria e boas 'apostas'... o que será visto e analisado é se nas apostas levadas em consideração para esses projetos quais são exageradas para mais ou para menos e quais serão os 'próximos' passos.

Como eu disse, ele foi projetado para determinados cenários e resta saber se esses cenários ocorrerão ou se vale a pena (economicamente/estratégicamente) adaptar o seu uso para outros cenários de atuação... e é isso que pode ser chave em determinar o sucesso/fracasso do projeto a longo prazo.

Quanto ao F-117 ter sido fracasso contra o Iraque... respeito a sua opnião embora discorde muito dela [009].

[100]
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
RenaN
Sênior
Sênior

#32 Mensagem por RenaN » Qua Mar 12, 2008 8:45 pm

orestespf escreveu:Quase me empolquei mesmo! rsrsrs Comecei a escrever algo sobre o assunto, mas desisti, seria compra briga desnecessária com os amigos do DB.

Mudando de pau pra cavaco... Que papo é este que amanhã não tem aula??? Estarei lá na UFJF de "pau dentro" (no bom sentido, claro), não fuja do Cálculo IV, vou atrás de você esteja onde estiver (não é juras de amor, que fique bem claro, é questão de honra!!!!! hahahaha).

Abração,

Orestes
:lol: :lol:

Até parece que eu vou perder a melhor aula da faculdade né. 8-] :roll:

O mais engraçado e enjoado ao mesmo tempo :D é ouvir todo dia: "De onde você conhece o Orestes?", "Vai ser o único a passar de Calc IV com o Orestes hein?" e coisas afins. :lol: :twisted: :twisted:

Isso sem contar quando perguntam o que você tinha falado quando você pergunta no meio da aula se eu li o tópico tal. :D :lol:
Mas falando sério, sem puxação de saco :roll: , atrapalhei meu horário todo só pra ter o "prazer" de falar que já tomei pau em Calc IV com o Orestes. A honra é minha. 8-]

Acredite se quiser, já teve gente que falou que dá o *** pra um cachorro se pegar media na primeira prova sua. [018]

Foi mal o off-topic. :D

Agora fala a verdade, já passei ne?

:twisted: :twisted:

Quanto ao F-22, nem ouso discordar de você. :lol: :lol:

[<o>]
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#33 Mensagem por Penguin » Qua Mar 12, 2008 8:45 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu: Muito disso está sendo feito com o F-35.

Quanto a dividir linhas de desenvolvimento entre outras aeronaves o problema é que você não estaria resolvendo um problema ou outro totalmente e o F-22 é uma aeronave voltada para o 'domínio' aéreo.

Um aspecto interessante é que mesmo em combates a curta distância o F-22 pela sua baixa carga alar e empuxo vetorado é superior a grande maioria (senão todas) as aeronaves de combate atuais (obviamente isso em 'teoria' e sujeito ao piloto/táticas o que definitivamente são um diferencial).

Cabe lembrar que os oponentes do F-22 sofreriam problemas no seu desempenho em um 'dog-fight' a partir do momento que estivessem utilizando misseis em cabides, já o F-22 em teoria já não sofreria 'tanto' esse problema.

Existe o aspecto que o F-22 é/será utilizado como 'multiplicador' de forças 'limpando' o céu da concorrência mais imediata e abrindo caminho para aeronaves menos 'furtivas' (F-15E/F-16/35 e mesmo o F-22 em configurações não 'stealth').

Acho que é por aí que vai a filosofia "inicial" por trás da aeronave.

O problema é que as guerras para quais o F-22 foi projetado são/serão dificeis de ocorrer até pela própria maneira como os americanos tendem a resolver conflitos bélicos (chuvas de TomaHawks e bombas de todo o tipo jogadas por B-2) isso por si já pode comprometer em muito um oponente 'não nuclear' tornando uma aeronave como o F-22 e suas características meio que um 'exagero' para ajudar a exercer superioridade aérea.

Com o advento de Kits para bombas burras "A La JDAM" caças como o F-16, F-15E, F-18 da vida passaram a poder atacar adversários muito além do alcance de misseis deixando nos dias de hoje o F-22 encarregado de 'varrer os céus' de oponentes com 20/30 Su-27 no máximo e aeronaves de gerações bem mais antigas e não necessariamente todos prontos para voar!

O F-22 foi feito para lutar contra a China/Russia/Arabia Saudita/India/Israel/Egito/Turquia/França/Inglaterra/Alemanha/Japão/Irã e olhe lá... o resto acho que é até 'anti-economico'

Como a maioria da lista feita de aliados... já viu que as opções são poucas :wink:

PS: Não coloquei a Coréia do Norte de propósito, pois apesar de serem 'ameaça' a F. Aérea deles é formada na sua imensa maioria por caças 'antigos' sem upgrades significativos - eles se garantem com os SAMs, mas caças... sei não :wink:

Sei lá... meus 2 cents! [100]

[]s
CB_Lima

Lima, vamos esperar o F-22 combater de fato, até agora só temos informações do fabricante e dos "empolgados" que pilotam este excelente vetor (gosto muito dele, mas você sabe, odeio o F-35). Falar, escrever e projetar pensando em algo é uma coisa, prática efetiva é outra. Veja o caso do F-117 (que você adora), só combateu efetivamente contra o... O.... O... Iraque!!!! Isto não é uma história de sucesso, mas sim de fracasso.

Abraços,

Orestes
Caro Orestes,

Nao seja tao radical....

Pelo seu criterio, Mig-29/35 e Su-27/30/35 seriam um retubante fracasso.
No mundo real, o Flanker so combateu a Eritreia :? O Fulcrum so levou pancada ate agora.
O que dizer dos Eurofighters?

[]'s

Jacques

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 12, 2008 8:49 pm

RenaN escreveu:
cb_lima escreveu:Bom amigo, o que ocorre é que o F-22 não é somente uma aeronave de caça, o seu recheio eletrônico é o suficiente para fazê-lo atuar como um mini-JStar coordenando combate e posicionamento dos demais vetores em um mesmo pacote, realmente concordo contigo que existe o aspecto economico nisso, mas talvez dependendo da ameaça/cenário um F-22 fazendo um papel de mini JStar coordenando a batalha a uma proximidade 'menor' da arena aonde ele irá ocorrer talvez valha a pena (tudo isso é bem teorico).

Sim novamente não discordo de você e o que você é mais um cenário e é perfeitamente válido... lembre-se que como eu disse é para isso que inicialmente foi projetado, ele iria bem à frente do resto das aeronaves e eliminaria ameaças prioritárias que normalmente se apresentam em nem tanta quantidade e são mais caras de substituir/manter, sob esse aspecto um grupo de F-22 poderia fazer estrago nos elementos mais 'fortes' de um inimigo deixando o 'resto' para os F-15/6 da vida.

Como eu disse é só uma maneira de ver as coisas e que honestamente na minha opnião hoje em dia não existem inimigos 'possíveis' que apresentariam esse tipo de ameaça para o F-22 tornando questionável se ele realmente é necessário ou não :D

E aí fica a curiosidade sobre como será o PAK-FA :?: ... Será ele 'uma reação' ao F-22/35 ou uma evolução levando em consideração os 'inimigos' de russos/indianos (os 2 sócios atuais do programa)... :wink:

[]s
CB_Lima
Concordo. Mas pra todo esse recheio eletrônico sera que já não bastava um F-15? Ou como sugeriram acima, um avião separado com essa prioiridade? Realmente não sei...

O que deve valer parar eles é aquela história, "o melhor não tem preço". E já que eles podem, vamos falar o que? :| :wink:
Pois é... eu acho que muita gente 'de peso' se pergunta exatamente o que você disse e honestamente faz sentido mesmo na minha opnião, mas o problema é que não estamos levando em consideração o lado político/histórico e industrial da concorrência aonde o modelo era 'o vencedor leva tudo e o vencedor tem que ser uma solução - "Completa" '!

As vezes o problema é que a 'história' e os rumos mundiais passam a perna no desenvolvimento de uma aeronave dessa complexidade... e aí ficam aquelas perguntas: Ir em frente? Reprojetar o futuro? Qual a flexibilidade que possuímos?

Nenhuma delas fácil de responder.

No caso do F-22 eles tinham dinheiro para ir em frente e "Acham" que a aeronave pode ser utilizada em cenários mais abrangentes... e daí temos o F-22 voando por aí... "quantos", "Como", e até "quando" é que vamos ver :mrgreen:

[]s
CB_Lima

RenaN
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por RenaN » Qua Mar 12, 2008 8:52 pm

cb_lima escreveu:No caso do F-22 eles tinham dinheiro para ir em frente e "Acham" que a aeronave pode ser utilizada em cenários mais abrangentes... e daí temos o F-22 voando por aí... "quantos", "Como", e até "quando" é que vamos ver :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Exatamente cb_lima. [009]

Até pra se evoluir tecnológicamente muito rápido é arriscado. :wink:

[<o>]
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 12, 2008 9:03 pm

RenaN escreveu:
cb_lima escreveu:No caso do F-22 eles tinham dinheiro para ir em frente e "Acham" que a aeronave pode ser utilizada em cenários mais abrangentes... e daí temos o F-22 voando por aí... "quantos", "Como", e até "quando" é que vamos ver :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Exatamente cb_lima. [009]

Até pra se evoluir tecnológicamente muito rápido é arriscado. :wink:
Pois é amigo... [009]

Devagar... a tecnologia 'comercial' alcança a militar e põe por terra certas proteções e dogmas, depressa... corre o risco de utilizarmos uma visão míope dos fatos.

Não é fácil projetar aeronaves não :D . :mrgreen:

A Embraer está se provando muito boa com apostas e projeções no seguimento comercial/executivo... o C-390 (assim como foi o Tucano) é uma promessa da mesma tendência se repetir no mercado militar (não estou levando em consideração aqui modelos civis adaptados)... [009]

A Boeing (por outro lado) está passando e irá passar por restruturações sérias depois dessa história do KC-X (mesmo que venha 'ganhar') pois tomou ferro no F-32 e nos Helicópteros e agora no KC-X... em alguns aspectos a sua visão 'de casa' os deixou míopes achando que no mundo de hoje monopólio nessa area não é algo 'garantido'. :wink: .

É sentar no banquinho e esperar para ver o quanto míope é o F-22 8-] (ou não) :D

Até lá... vi quatro deles passando e fazendo umas piruetas aqui no Lake Union ano passado em Agosto durante o Sea Fest e espero vê-los 'ao vivo' esse ano na base aérea de Fairchild em Julho! [100] :wink:

[]s
CB_Lima

RenaN
Sênior
Sênior

#37 Mensagem por RenaN » Qua Mar 12, 2008 9:06 pm

[009]

Só não esqueça das fotos. :D :D

[<o>]
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#38 Mensagem por orestespf » Qua Mar 12, 2008 9:38 pm

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:

Abraços,

Orestes
Bom Orestes, apesar de dizer que sou americanófilo (termo meio 'determinista' e que está muuuuuito longe da verdade... mas deixa prá lá :wink: ), o que você está dizendo com esse comentário em última análise vale para 100% das mais modernas aeronaves operacionais atuais. Sendo assim... :lol:

Rafale, Su-30, Mig-35, Typhoon, Gripen, F-16B60 e mesmo os Su-27xyz todos não entraram em 'combate' e assim estão sujeitos ao mesmo tipo de comentário de fabricantes e "empolgados". :lol: (O Rafale entrou capenga e o Su- entrou em uma 'encarnação' anterior com desempenho... duvidoso em um cenário completamente injusto com a aeronave diga-se de passagem)... o F-18/E/F entrou em combate no Iraque, mas isso não acho que dá para ser levado em consideração :D .

Para uma boa prática é necessária uma boa teoria e boas 'apostas'... o que será visto e analisado é se nas apostas levadas em consideração para esses projetos quais são exageradas para mais ou para menos e quais serão os 'próximos' passos.

Como eu disse, ele foi projetado para determinados cenários e resta saber se esses cenários ocorrerão ou se vale a pena (economicamente/estratégicamente) adaptar o seu uso para outros cenários de atuação... e é isso que pode ser chave em determinar o sucesso/fracasso do projeto a longo prazo.

Quanto ao F-117 ter sido fracasso contra o Iraque... respeito a sua opnião embora discorde muito dela [009].

[100]
[]s
CB_Lima
Olá Lima,

você usou o termo "determinístico"... Sim, como matemático uso este modelo, e não o "probabilístico". O primeiro é objetivo e direto, o segundo faz uso dos eventos aleatórios.

Bem, você falou de outros caças, sim, verdade o que disse, mas estamos discutindo o F-22, então pergunto: por que a comparação com outros? Sejamos francos, não perdemos nada em elogiar ou criticar um equipamento, devemos ser isentos. Não concorda? Tenho certeza absoluta que sim. Logo podemos falar do F-22 sem nos preocuparmos com outros caças, sem compararmos nada, pois o objetivo é uma análise fria e imparcial.

Acho que fui muito claro com o uso do termo "empolgados", logo não devia se preocupar, nem ficar "queimado" por isso. Mas se a dúvida persiste, explico, não me referia aos entusiastas, como nós DBistas, mas sim aos pilotos usuários do citado caça e seus DEPOIMENTOS empolgadíssimos.

"Boas apostas"... Bem, eu não aposto em nada, que deve apostar é o fabricante e o comprador. O primeiro para conseguir vender mais, o segundo para sofrer as conseqüências e arriscar a vida dos operadores. Como não ganho nada com isso, não aposto em ninguém, nem em nada. Não acha que estou certo??

"... ele foi projetado para determinados cenários e resta saber se esses cenários ocorrerão ou se vale a pena". O que está em jogo é a capacidade do vetor, não o cenário em si, se ele não se adapta a todo e qualquer cenário (TO), já começa com o pé esquerdo.

Isso não é argumento, Lima véio, isso é desculpa de quem fabrica, isso é desculpa de quem compra. O operador (seja quem for) deseja algo que funcione e não um equipamento "temperamental".

F-117??? Deixemos de lado, não ganharemos nada com este assunto. Pra mim um lixo voador, pra você um bom equipamento. Ótimo, louvemos as divergências de opinião, o que vale são as amizades, como a minha por você (até porque não pilotamos e nem somos compradores. rsrsrs).

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por orestespf » Qua Mar 12, 2008 9:43 pm

RenaN escreveu:
orestespf escreveu:Quase me empolquei mesmo! rsrsrs Comecei a escrever algo sobre o assunto, mas desisti, seria compra briga desnecessária com os amigos do DB.

Mudando de pau pra cavaco... Que papo é este que amanhã não tem aula??? Estarei lá na UFJF de "pau dentro" (no bom sentido, claro), não fuja do Cálculo IV, vou atrás de você esteja onde estiver (não é juras de amor, que fique bem claro, é questão de honra!!!!! hahahaha).

Abração,

Orestes
:lol: :lol:

O mais engraçado e enjoado ao mesmo tempo :D é ouvir todo dia: "De onde você conhece o Orestes?", "Vai ser o único a passar de Calc IV com o Orestes hein?" e coisas afins. :lol: :twisted: :twisted:

Isso sem contar quando perguntam o que você tinha falado quando você pergunta no meio da aula se eu li o tópico tal. :D :lol:
Mas falando sério, sem puxação de saco :roll: , atrapalhei meu horário todo só pra ter o "prazer" de falar que já tomei pau em Calc IV com o Orestes. A honra é minha. 8-]

Acredite se quiser, já teve gente que falou que dá o *** pra um cachorro se pegar media na primeira prova sua. [018]

Já passou em Cálculo IV, Renan, já passou... Acredite nisso!!! Sou "fudedor" sim (no bom uso do termo), mas com a intenção de levar um bom conhecimento, espero conseguir isso de fato (ou seja, ensinar de fato).

Quanto aos demais comentários, não esquente, "intriga da oposição". :D :D :D

Grande abraço,

Orestes

PS: espero você nas aulas, não vai tomar pau, só ferro nas aulas (sem duplo sentido), mas passará. rsrsrs

orestespf
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por orestespf » Qua Mar 12, 2008 9:47 pm

jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:

Abraços,

Orestes
Caro Orestes,

Nao seja tao radical....

No mundo real, o Flanker so combateu a Eritreia :? O Fulcrum so levou pancada ate agora.

[]'s

Jacques

Caro Jacques,

como já comentei com o Lima, não se trata de comparação entre caças, apenas uma análise fria sobre apenas um e tão somente um caça em particular, o F-22. :wink:

Quer debater as limitações dos demais, ok, estou dentro, todos possuem, mas o assunto aqui é outro, é o F-22. Gostemos ou não, ele como todos os caças possui prós e contras. Uns falarão dos prós e outros dos contras, o importante é formar a opinião crítica sobre os fatos, só isso.

Não saber ser crítico com as próprias limitação é assumir publicamente que é limitado. Nada pessoal, nenhum recado em especial.

Abração,

Orestes

RenaN
Sênior
Sênior

#41 Mensagem por RenaN » Qua Mar 12, 2008 10:18 pm

orestespf escreveu:
RenaN escreveu: :lol: :lol:

Já passou em Cálculo IV, Renan, já passou... Acredite nisso!!! Sou "fudedor" sim (no bom uso do termo), mas com a intenção de levar um bom conhecimento, espero conseguir isso de fato (ou seja, ensinar de fato).

Quanto aos demais comentários, não esquente, "intriga da oposição". :D :D :D

Grande abraço,

Orestes

PS: espero você nas aulas, não vai tomar pau, só ferro nas aulas (sem duplo sentido), mas passará. rsrsrs
Da uma provinha fácil só pra eu ver o cara cumprindo a promessa vai.. :mrgreen: :lol: :lol: Ver não, pedir alguem pra ver e me falar [018] Só pra isso.. :roll: :lol:

Falando sério, pra mim professor ruim é aquele que não ensina nada e cobra muito, ai sim. Do contrário acho que tá certo mesmo. 8-]
Com certeza irei nas aulas. :wink:

[<o>]
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#42 Mensagem por Penguin » Qua Mar 12, 2008 10:22 pm

orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu: Caro Orestes,

Nao seja tao radical....

[]'s

Jacques

Caro Jacques,

como já comentei com o Lima, não se trata de comparação entre caças, apenas uma análise fria sobre apenas um e tão somente um caça em particular, o F-22. :wink:

Quer debater as limitações dos demais, ok, estou dentro, todos possuem, mas o assunto aqui é outro, é o F-22. Gostemos ou não, ele como todos os caças possui prós e contras. Uns falarão dos prós e outros dos contras, o importante é formar a opinião crítica sobre os fatos, só isso.

Não saber ser crítico com as próprias limitação é assumir publicamente que é limitado. Nada pessoal, nenhum recado em especial.

Abração,

Orestes
Caro Orestes,

Nao existe design perfeito. Sempre afirmei aqui que qualquer caca possui pontos positivos e negativos, independente da origem.

Cacas sao feitos para combater outros cacas. Logo qq avaliacao eh relativa. Para mim esta claro que os elementos para uma avaliacao honesta e acurada nao estao a nossa disposicao.

De uma forma geral, estamos de acordo. :wink:

Indicios da validade do conceito F-22:
- Israel, Japao e Australia querem adquirir o F-22 (isso tem sido publicado de forma recorrente na imprensa)
- Ate agora o F-22 nao eh exportavel
- A Russia e India desenvolvem "versao" caseira (seguem por caminho similar)

[]'s

Jacques

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#43 Mensagem por Beronha » Qua Mar 12, 2008 10:34 pm

tentando responder a pergunta do edu...

O F22 com configuração suja , teria o melhor radar e as melhores contramedidas para combates a media distancia , com supercruzeiro , manteria uma boa cap por bom tempo e com um missil classe c7 , enfrentaria sem problemas um EF , estou falando em média distancia.

agora em combate aproximado (bah eu confundo bvr , rwr , fod , aeww&c , essese montes de siglas em ingles) um f5m com dash (que o f22 não tem nada similar) e phiton seria um adversário a altura , pois ele não foi projetado para isso.

mas... fala sério , mais bonito que isso , só a juliana paes
Imagem

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#44 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 12, 2008 10:39 pm

A perfeição de avião...

Sim, sou paga pau dos EUA, assumo isso, mas vocês ainda não conhecem meu irmão mais velho... :lol:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
soultrain
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por soultrain » Qua Mar 12, 2008 10:45 pm

e com um missil classe c7 , enfrentaria sem problemas um EF

isso não é verdade Beronha, ainda há pouco tempo um Major da RAF disse que os EF abatiam sistematicamente os F-22, com apoio de AWAC e com o Meteor, o segredo era o C7 que tinha pouco alcance.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Responder