CAOS URBANO: SP registra 186km de lentidão

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Centurião
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: CAOS URBANO: SP registra 186km de lentidão

#16 Mensagem por Centurião » Ter Mar 11, 2008 8:36 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Transporte coletivo integrado, bons serviços prestados, passagem barata, educação dos mais jovens (os burros velhos são difíceis de mudar)...

Como pode uma cidade como São Paulo ter um metrô tão pequeno? Sei que vale o mesmo para outras cidades, mas a questão aqui é São Paulo.

O Metrô de São Paulo possui hoje 61,3 km de extensão em quatro linhas e 55 estações.

Façamos uma comparação com metrópoles do tamanho de São Paulo. Nova Iorque, por exemplo.

O sistema de metrô de Nova Iorque possui 1.056 quilômetros de extensão e 468 estações.

Vejamos:

Nova Iorque

População da cidade: 8 milhões de habitantes;
População da Região Metropolitana: 18,7 milhões de habitantes;
Área da cidade: 1.214,400 km²
PIB: 448,8 bilhões de dólares.

São Paulo

População da cidade: 10,9 milhões de habitantes;
População da Região Metropolitana: 20 milhões de habitantes;
Área da cidade: 1.522,986 km²;
PIB: ~140 bilhões de dólares.

A cidade de São Paulo é maior em todos os aspectos, exceto o PIB que é cerca de 4 vezes menor. O metrô, no entanto é mais de 17 vezes menor que o de Nova Iorque. Sei que isso não é uma conta linear. Mas temos que ter em mente que cidades do mesmo porte têm problemas semelhantes. O trânsito de Nova Iorque não é nenhuma maravilha, imaginem sem o metrô. São Paulo já está o caos, imagem como seria com o metrô. Certamente muito menor.
Vinícius, eu não entendo nada de metrô, mas acho que essa comparação não é entre sistemas equivalentes. Acho que nos 1000 km de Nova York é considerada a rede metropolitana de trens, não? Se for assim, SP tem 257 km. Se for comparar o metrô mesmo, NY tem 398 km de extensão e SP tem 61,3 km. Ainda assim é bem maior.

Eu olhei a informação no wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_ ... ropolitano

No entanto, posso estar errado. :)

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#17 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 11, 2008 8:40 pm

Bom, não sei. Ainda que seja, seriam 400Km contra 61,3 ou 1000 contra 250. Muito pouco né?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Centurião
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por Centurião » Ter Mar 11, 2008 8:48 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Bom, não sei. Ainda que seja, seriam 400Km contra 61,3 ou 1000 contra 250. Muito pouco né?
Com certeza. O sistema de SP ainda é pequeno. A Cidade do México, por exemplo, tem 200 km de metrô.

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#19 Mensagem por Plinio Jr » Ter Mar 11, 2008 9:22 pm

Realmente está phoda....

A solução seria investimento pesado em transportes urbanos, poderiam começar com onibus, aumentando ainda mais os corredores para os mesmos e a quantidade deles em circulação, desde que sejam confortáveis, pois tem uns que parece que estao levando gente para a roça....

O passo seguinte, metro e trens de superficie, com a criação de novos ramais e estações, embora este processo seja mais demorado e custoso.

Mas a curto e médio prazos, onibus seriam a solução, bem como aumento de rodizios, tirando mais 01 dia de circulação dos carros...seria um começo...
:idea:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#20 Mensagem por Bolovo » Ter Mar 11, 2008 11:00 pm

Immortal Horgh escreveu:Bolovo, tu deu uma sorte do cão. Como estou estudando de manhã e de noite, fico o dia todo na USP. Hoje minha primeira aula seria às 10h, saí da minha casa 7h40 e só consegui chegar na USP às 11h :evil: :evil: Acho que o rodízio de veículos deveria ser alterado, aumentar o horário da proibição e ao invés de dois finais de placa, seriam três. Só sei que algo deve ser feito, porque não há condições de se continuar desta forma. Pow, da minha casa até a USP dá uma hora, uma hora e 10 minutos, agora ficar quase 3h30 dentro de ônibus é soda :evil: :evil:

[ ]s
Cara, eu ainda estou morando em SJC. Estou a uns 200km da USP. E não chego atrasado. :lol:

Eu ando de Bus de SJC pela Dutra até Term Rod Tiete, daí eu pego ou metro, cptm, onibus ou misturo tudo e chego na Cid Universitária. Chega a ser bizarro, mas tem vezes que eu nem pego transito! :shock: Mas para voltar hoje foi foda, a Rebouças, a Nove de Julho, o Tiête, putz tudo parado.

Mas SP tem solução sim. Vai custar CARO, MUITO CARO (culpa dos sucessivos atrasos) mas é preciso, senão a cidade PARA. Hoje um cara do governo de SP disse que os trems da CPTM vão passar de trems para trens de superficie, fazendo parte da malha do metro, e magicamente o metro vai de 60km para 250km. Genial. :roll:

Esses caras precisam jogar mais SimCity. :P

Ah, outras soluções

PEDAGIO no centro da cidade: para inibir veiculos por la
Apertar mais o rodizio
Corredores EXCLUSIVOS e elevados para onibus
Mais metro-trem, mais mais mais (é a melhor solução)
Terminar por tudo que é mais sagrado o Rodoanel nesse século

e a Solução Bolovo

Pegar metade dos carros de SP, joga-los num moedor gigante, pegar o metal, derreter e construir novos onibus, dobrando a capacidade atual.

Tá, essa foi viajada. Mas o resto é uma boa! :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#21 Mensagem por Bourne » Qua Mar 12, 2008 10:28 am

Cara, você roda 400 Km por dia :shock: :shock: :shock:

Centurião
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por Centurião » Qua Mar 12, 2008 11:32 am

Bolovo escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Bolovo, tu deu uma sorte do cão. Como estou estudando de manhã e de noite, fico o dia todo na USP. Hoje minha primeira aula seria às 10h, saí da minha casa 7h40 e só consegui chegar na USP às 11h :evil: :evil: Acho que o rodízio de veículos deveria ser alterado, aumentar o horário da proibição e ao invés de dois finais de placa, seriam três. Só sei que algo deve ser feito, porque não há condições de se continuar desta forma. Pow, da minha casa até a USP dá uma hora, uma hora e 10 minutos, agora ficar quase 3h30 dentro de ônibus é soda :evil: :evil:

[ ]s
Cara, eu ainda estou morando em SJC. Estou a uns 200km da USP. E não chego atrasado. :lol:

Eu ando de Bus de SJC pela Dutra até Term Rod Tiete, daí eu pego ou metro, cptm, onibus ou misturo tudo e chego na Cid Universitária. Chega a ser bizarro, mas tem vezes que eu nem pego transito! :shock: Mas para voltar hoje foi foda, a Rebouças, a Nove de Julho, o Tiête, putz tudo parado.

Mas SP tem solução sim. Vai custar CARO, MUITO CARO (culpa dos sucessivos atrasos) mas é preciso, senão a cidade PARA. Hoje um cara do governo de SP disse que os trems da CPTM vão passar de trems para trens de superficie, fazendo parte da malha do metro, e magicamente o metro vai de 60km para 250km. Genial. :roll:

Ah, outras soluções

Apertar mais o rodizio

e a Solução Bolovo

Pegar metade dos carros de SP, joga-los num moedor gigante, pegar o metal, derreter e construir novos onibus, dobrando a capacidade atual.

Essa questão da classificação de metrô não é unânime. Mas, pelo o que eu vi, a maioria das pessoas da área classificam um trem metropolitano como metrô devido à sua regularidade e pequeno tempo de espera. Outros, consideram somente como o metrô o que é subterrâneo.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#23 Mensagem por talharim » Qua Mar 12, 2008 11:55 am

Metrô é Subway o resto é Trem.

São Paulo é uma metrópole densamente povoada.......desapropriar áreas para criação de linhas de trem é muito complicado.

A solução está debaixo da terra.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#24 Mensagem por talharim » Qua Mar 12, 2008 12:05 pm

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Mar 12, 2008 1:46 pm

Bolovo escreveu: Cara, eu ainda estou morando em SJC. Estou a uns 200km da USP. E não chego atrasado. :lol:
Ah, outras soluções
Apertar mais o rodizio
e a Solução Bolovo

Rebouças é cruel, quando tá meio zoado o esquema é ir de Vila Madalena, chega bem rápido no metrô, o Jaçanã é mais ou menos, porque a HP sempre tem trânsito também, já o TPDP II, é quando quero pagar uma passagem só, daí vou até o terminal e pego o outro ônibus pra minha casa. Metrô é a solução, mas poderiam aumentar o rodízio, já ficaria melhor.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Bolovo
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 12, 2008 10:10 pm

O Jaçanã demora 1 hora e meia para chegar no Tiête, só vou quando não tem solução. Ah, hoje o Busão que eu tava na Rebouças (DP II) quebrou em frente ao Shopis Eldorado, tive que andar até a Faria Lima para pegar outro. Magavilha hahaha :mrgreen:

Sexta-feira eu vou embora com um amigo meu que faz um caminho meio maluco, trabalhoso, só que é mais rápido do que qualquer um. Pegar um CPTM na Cid Universitária, daí pega um metro, daí pega outro trem, daí pega um metro para o Tiete! [101]

São Paulo realmente é um monstro na questão transporte... se São Paulo fosse um coração e as ruas veias e arterias, SP já tava a sete palmos do chão faz tempo... :P
born escreveu:Cara, você roda 400 Km por dia :shock: :shock: :shock:
Andar pela Dutra, SP inteira e chegar na USP e depois fazer tudo de novo para voltar é uma aventura. As chances de algo dar errado são altissímas. Mas faz parte praticamente uma trilha haehae :mrgreen:

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceram: 45 vezes

#27 Mensagem por Wolfgang » Qua Mar 12, 2008 10:18 pm

Bolovo, não há como você morar por aqui? Casa de parentes, república, etc?

Bolovo
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 12, 2008 10:32 pm

Wolfgang escreveu:Bolovo, não há como você morar por aqui? Casa de parentes, república, etc?
É só por enquanto. Estou pensando em morar numa república de um amigo meu, mas ainda não sei. Mas ir e voltar de SP não é tão ruim não. E nem gasto tanto porque sou estudante (AHHH ENTÃO É ESTUDANTE!! VOCE QUE FINANCIA ESSA PORRA! SEU VIADO!) Leio livros, faço tarefa, trabalho e essas coisas no onibus ahuauhea :mrgreen:

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Mar 13, 2008 9:57 am

Tu é doido, no busão eu só estudo quando está parado, tipo aquele trânsito enorme, do contrário nem pensar, meu estômago já começa à virar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas morar em república perto da USP é o que liga, principalmente pra quem fica o dia inteiro na universidade. Se eu pegar a iniciação científica esse ano, penso nessa possibilidade.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#30 Mensagem por Bourne » Qui Mar 13, 2008 11:41 am

Immortal Horgh escreveu:Tu é doido, no busão eu só estudo quando está parado, tipo aquele trânsito enorme, do contrário nem pensar, meu estômago já começa à virar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas morar em república perto da USP é o que liga, principalmente pra quem fica o dia inteiro na universidade. Se eu pegar a iniciação científica esse ano, penso nessa possibilidade.

[ ]s
Véio, Immortal, tú quer ser professor para fazer iniciação cientifica?

Legal é fazer monitória, eles te levam a loucura. :x :x :x

Eu que pensava que era o único louco que pensava em seguir a carreira acadêmica. :lol: :lol: :lol:

Responder