BOLÃO DO DB - O que vai vir?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#346 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:54 am

Sem problemas, Carlos 8-] Bom, voltemos ao debate, na realidade apenas mais um pouco, afinal eu já deveria estar dormindo porque tenho que estar na USP às 8h :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#347 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:55 am

Immortal Horgh escreveu:
Por isso que acho uma péssima opção comprar o Rafale, não pelo avião em si, mas pelo valor dele. Tentemos apenas para o fato de que a Rússia nos tenha oferecido participar no programa do PAK-FA e que o SU-35-1 tem custo inferior ao do Rafale, faz sentido investir tão pesado em algo que tem a obsolescência já à vista? O mesmo vale para o SU-35-1, mas qual outra opção mais barata teríamos? Gripen NG? Se o Gripen atual já tem valor perto dos US$ 60 milhões, imaginem a nova versão. Talvez nosso comodismo, melhor dizendo, incompetência em gerir de forma eficiente as forças armadas, tenham nos custado muito mais, pois agora precisamos de um novo vetor e daqui 10 anos precisaremos de outro.

[ ]s
Na Coréia do Sul o preço do SU-35 antigo era semelhante ao preço do Rafale. Participar do Pak-FA num país que leva 20 anos modernizando F-5 é estranho. O Gripen-NG foi cotado a 65 milhas com suporte não especificado.

Acho o Gripen uma boa escolha para um país que sub-utiliza AMX, tanto em armas inteligentes como em carga transportada. Imagine operar o SU-35 ou Rafale carregando duas bombas de 500 kg...

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#348 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 10, 2008 12:56 am

Heronim, só o fato de se cogitar Rafale, F-18E e SU-35-1 já indica uma mudança.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#349 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:57 am

Carlos Mathias escreveu:Heronim, só o fato de se cogitar Rafale, F-18E e SU-35-1 já indica uma mudança.
Pode ser que sim, mas acho que o FX não sai neste governo.

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#350 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 10, 2008 1:00 am

Sai sim. Vai dar uma esfriada por causo do sr falastrão, que andou gargantando demais e pisou em certos calos. Mais uma vez vai-se esperar a poeira do gargantão abaixar e depois se anuncia algo.

Falar nisso, cadê ele?????? 8-]

PRick

#351 Mensagem por PRick » Seg Mar 10, 2008 1:02 am

Acho que todos os debates aqui, levam em considerações dados precários ou suposições sobre notícias divulgadas na mídia. Até agora, não existe certeza de nenhum caça escolhido, apenas suposição de favoritismo, mas nem por isso, passam de suposição. Dentro de um quadro desses, não vejo qualquer mudança. Para algo mudar, seria necessário antes existir uma decisão ou algo mais concreto, por enquanto em matéria de caças, temos apenas boatos, mais fortes ou fracos.

[ ]´s

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#352 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 1:03 am

Se o FX não sair até o final do ano passa para o próximo governo. Vai faltar foça política, como faltou ao FHC.

Abraços,

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#353 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 1:10 am

Senhores,

Parabéns a todos pelo debate limpo. É realmente bom debater desta maneira.

Boas noites,

Heronim

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#354 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 1:11 am

piratadabaixada escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Por isso que acho uma péssima opção comprar o Rafale, não pelo avião em si, mas pelo valor dele. Tentemos apenas para o fato de que a Rússia nos tenha oferecido participar no programa do PAK-FA e que o SU-35-1 tem custo inferior ao do Rafale, faz sentido investir tão pesado em algo que tem a obsolescência já à vista? O mesmo vale para o SU-35-1, mas qual outra opção mais barata teríamos? Gripen NG? Se o Gripen atual já tem valor perto dos US$ 60 milhões, imaginem a nova versão. Talvez nosso comodismo, melhor dizendo, incompetência em gerir de forma eficiente as forças armadas, tenham nos custado muito mais, pois agora precisamos de um novo vetor e daqui 10 anos precisaremos de outro.

[ ]s
Na Coréia do Sul o preço do SU-35 antigo era semelhante ao preço do Rafale. Participar do Pak-FA num país que leva 20 anos modernizando F-5 é estranho. O Gripen-NG foi cotado a 65 milhas com suporte não especificado.

Acho o Gripen uma boa escolha para um país que sub-utiliza AMX, tanto em armas inteligentes como em carga transportada. Imagine operar o SU-35 ou Rafale carregando duas bombas de 500 kg...

Abraços,

Heronim

Eu e o Morcego conversamos outro dia longamente sobre isso. O Gripen tem alcance maior que o A-1 e F-5, pouca coisa, mas maior, no entanto seria um excelente e real tampão, visando realmente um projeto de 5ª geração. Acho que as coisas mudam, o assunto defesa realmente entrou em pauta, por isso as coisas devem caminhar.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#355 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 1:13 am

Carlos Mathias escreveu:Sai sim. Vai dar uma esfriada por causo do sr falastrão, que andou gargantando demais e pisou em certos calos. Mais uma vez vai-se esperar a poeira do gargantão abaixar e depois se anuncia algo.

Falar nisso, cadê ele?????? 8-]

Adivinha: [002] :twisted: :twisted: :twisted: E a tia Dilma, bom, a tia Dilma anda de bem com a vida :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#356 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 1:17 am

Carlos Mathias escreveu:Heronim, só o fato de se cogitar Rafale, F-18E e SU-35-1 já indica uma mudança.

E não é só isso, Carlos, acho que a mudança de posição dos ianques mostra bem que agora as coisas são diferentes.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#357 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 1:19 am

piratadabaixada escreveu:Se o FX não sair até o final do ano passa para o próximo governo. Vai faltar foça política, como faltou ao FHC.

Abraços,

Heronim

Não creio, hoje o assunto Defesa tomou uma dimensão que pode mudar essa constante dos últimos tempos.

[ ]s

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#358 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 10, 2008 2:54 am

PRick escreveu:
cb_lima escreveu:Ola
Sonhar nao custa nada... para quem acredita em uma coisa... ou outra... :wink:

Tudo isso sao apostas... a realidade est'a dizendo que a maioria dos paises que estao a procura de uma aeronave de combate para o futuro nao estao comprando o Rafale e os seus 'revolucionarios' sistemas (nao sou eu quem estou afirmando nada... sao as vendas quem falam mais alto :wink: )... Em todo o caso tanto o F-35 quanto o PAK-FA e mesmo o Gripen NG :lol: tem mais "socios" e interesados do que o Programa Rafale no momento... e novamente... isso 'e um fato... claro e cristalino!

Ao que me consta o Gripen NG não é um caça de 5ª geração, sócios? Quais sócios dele? Tem alguma encomenda dos Sócios? PAk-FAk, mais um promessa... O fato atual é que o F-35 está em desenvolvimento, e o Rafale é operacional, o resto são promessas ou intenções. :wink:

O que estava querendo dizer 'e que tanto 2 aeronaves e 5 geracao quanto o Gripen NG ja tem uma dezena da paises alem do pais de origem bem interessadas (e investindo e se informando seriamente sobre elas... no caso do Gripen NG cito a Dinamarca... isso 'e sim um ponto a ser considerado... o Rafale est'a ai... e at'e agora... nenhuma encomenda... quantas concorrencias "de peso" o Rafale ainda tem pela frente? Japao? India? Brasil? aonde mais?... isso 'e sim muito importante... afinal de contas... a pergunta 'e... vale a pena? 'E quase um AM-X... a diferenca 'e que esse ja est'a pronto :wink: ... ser'a que vamos 'Novamente' comprar uma aeronave de 2 forcas aereas?... isso pode ser problematico!

Talvez todos esses paises sejam burros e apostem em quarta-geracao para sempre... talvez eles saibam o que da para esperar dos franceses no momento...

Os fatos sao... est'a sendo desenvolvida e ficara disponivel para venda para daqui a uns 10 anos pelo menos 2 aeronaves muito superiores ao Rafale... e fica a questao... apostar na solucao imediata ou pensar no futuro :wink: ?

Muitas suposições, os fatos atuais é que existe um caça de 5ª geração operacional, que não será fornecido para nos otros. No futuro teremos os F-35, agora, ninguém sabe como será exportado.

'E verdade... ninguem sabe, mas sera vendido e exportado como 5 geracao independemente do quanto for (se de fato for) degradado em relacao ao da USAF... e isso atrai vendas!

Afinal de contas... se o futuro (como muitos dizem) 'e UCAV... voce quer o seu UCAV apoiado por uma aeronave de 4 geracao block+++++++++ ou uma aeronave de 5 geracao :wink: ?

As vendas/encomendas/acordos sao um reflexo da resposta... [018]

Não dá para saber o futuro ao certo, existem muitas incertezas. Quanto a encomendas, não podem ser parâmetro absoluto para nada em relação a caças.

Mas 'e extremamente nos dias de hoje aonde os governos nem sempre tem como bancar o desenvolvimento das aeronaves conforme as Forcas Aereas imaginam... mais gente comprando ajuda a diminuir o peso economico e orcamentario em ser o 'unico' comprador - sobra mais dinheiro para investimentos

Mais uma coisa, eu vi esse Neuron de perto e o que tenho a dizer 'e que era uma maquete de madeira em um cavalo de pau (nem trem de pouso nao tinha)... apostar em maquete enquanto a remotorizacao do Rafale esta ai pendente e saber que a primeira versao do F3 tem o sufixo "O" de obsolence pois sera diferente dos F2 convertidos para F3 (mesmo com upgrade o F3 saido de fabrica ainda sera melhor que o F2 convertido), isso dito pelo Coronel Francois Moussez que 'e o ofical de ligacao responsavel pela introducao do Rafale na FA Francesa nao 'e exatamente uma coisa 'booooa'.

Por enquanto bem mais que o PAK-FAK, porque nem maquete é ainda. A motorização do Rafale já foi decidida, faz tempo.

Bom... isso 'e o que n'os "sabemos"... ou seja, produto de pura especualacao... a melhoria nos motores do Rafale s'o sera levada a cabo em uma versao F4, o problema 'e que at'e agora nao existe grana para isso... vendas e parcerias ajudariam...

Mas fazer o que? 'E esperar pela escolha que fa'ca mais sentido para o planejamento 'futuro' da FAB :wink:

'E aguardar e ver... eu honestamente nao duvidaria ver o Chile com F-35 quando precisarem substituir os F-5 deles... nao duvidaria mesmo.

Por enquanto estou esperando os AIM-120 no Chile, quando eles tiverem sido entregues, testados e fotografados, vamos pensar em F-35. :twisted: :twisted:

Bom cara... n'os pegamos no p'e do Degan e brincamos, mas no fundo eu acho que quem interessa ver fotografias do AIM-120 no Chile, provavelmente essas pessoas ja tem... enquanto isso, acho que a visao dos Maverick no Chile, j'a da conta que eles estao pegando uns armamentos bem avancados dos EUA... sendo assim, acho que nao seria bom duvidar... quanto ao F-35, cada qual com a sua maneira de pensar... eu nao duvido... e 'e isso a'i. :twisted:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#359 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mar 10, 2008 1:59 pm

Immortal Horgh escreveu:
piratadabaixada escreveu:Se o FX não sair até o final do ano passa para o próximo governo. Vai faltar foça política, como faltou ao FHC.

Abraços,

Heronim

Não creio, hoje o assunto Defesa tomou uma dimensão que pode mudar essa constante dos últimos tempos.

[ ]s
Penso como o Heronim, se não sair algo este ano, vão empurrar para o próximo governo...este risco ainda existe... :!:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#360 Mensagem por Marino » Seg Mar 10, 2008 7:33 pm

Vejam, ao final da resenha, o artigo da Super Interessante:
http://www.fab.mil.br/imprensa/enotimp/enotimp_capa.htm

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder