BOLÃO DO DB - O que vai vir?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
piratadabaixada
Sênior
Sênior

Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#316 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:16 am

Immortal Horgh escreveu:

Mas isto depende da potência do radar também, e isso é bem claro que o Irbis E tem mais que o RBE2.

[ ]s
Neste caso você está puxando a sardinha para o Irbis...

Abraços,

Heronim

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#317 Mensagem por crubens » Seg Mar 10, 2008 12:17 am

Immortal Horgh escreveu:
crubens escreveu:Como é interessante as paixões, fico lendo aqui essa guerra de palavras pelos seus preferidos e vejo o seguinte:
1º Ficam brigando que o Rafale não vendeu nenhum além da França, pior o SU 35-1 ou BM ou seja lá o que for, que não vendeu nenhum nem para sua própria força aérea, só agora é que ver rumores de sua venda.
2º O Rafale já estar em operação há alguns anos, enquanto SU-35 só agora que voou.
3º O Rafale é um projeto novo não derivado de nenhum outro (embora digam que já tenha 16 anos, avião é assim mesmo não se projeta e nem se faz da noite para o dia, o F-22 também demorou um bom tempo) e portanto ainda em desenvolvimento. Já o SU-35 não se pode dizer o mesmo pois ele não passa de uma versão modernizada do SU-27, tanto é que ele na Russia é conhecido como SU-27 mais alguma coisa que não me lembro, 35 é só para a exportação. Mas muito apaixonados vão dizer que é um avião diferente, realmente ele é um avião tão diferente como o F-5E e diferente do F-5EM (há vão dizer que o SU-35 tem modificações estruturais e o F-5 não tem, mas não deixa de ser o mesmo avião é só uma nova versão, tanto é que já estão desenvolvendo o PAK FA porque daquela cartola não sai mais coelho, seu projeto já esticou até o fim).
4º Uma coisa que não entendo é essa preocupação se o avião só é bom se for um sucesso de vendas, isso não é avião de passageiros é um caça !! que tem que ser bom de vendas é o avião civil o caça tem que ser bom em combate. Ou acham se os americanos projetaram o F-22 pensando em ser um sucesso de vendas ?? Eu sou totalmente contra desenvolver uma arma para sua defesa e depois vender aos vizinhos, só se for uma versão downgredeada. Tá certo os americanos em não vender pra ninguém o F-22.
5º Não sou partidario de nenhum dos dois mas o que vier estar bom, mas mesmo assim eu preferiria um que nossos vizinhos não tivesse como EF-2000 ou o próprio Rafale. Minha única restrição ao SU-35 é que já existe sukois por essas bandas e em caso de conflito quem apoiara quem ou será feito jogo duplo ?
6º E para finalizar ambos são bons aviões não precisão brigarem tanto por isso.

Valeu, abraços

Só como detalhe, amigo, estamos à debater por um bom tempo, mas penso e creio firmemente que estamos dentro do respeito mútuo, isso sim enriquece o fórum. Apesar que o Prick anda dando umas escorregadas :mrgreen:

[ ]s
[009]

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#318 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:17 am

Carlos Mathias escreveu:Pô Heronim, aí você tá jogando com as palavras. Todos os fabricantes colocam os dados de desempenho em condições ótimas, todos.
Mas na realidade, você sabe que o desempenho de uma radar se degrada coma a distância do alvo. Por isso a diferença entre detectar e travar num alvo.
Portanto, esses 40 alvos, ou 30 que sejam, vão ser conseguidos em distâncias ótimas para essa situação.
Veja que eu disse "qualquer radar".
Por isso mesmo a afirmação de que 40 alvos não podem ser acompanhados pelo RBE2 não pode ser válida, a não ser que o mesmo seja dito para o Irbis.

Abraços,

Heronim

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#319 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:19 am

piratadabaixada escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Se o site falasse claramente em RCS ou alcance do radar, por exemplo, seria de fato verdadeiro.

[ ]s
O jornalista errou o número de alvos acompanhados e a quantidade de mísseis disparados simultaneamente. Neste exato momento ele retificou os dados. Confirmou o alcance de 83 km, que considero errado de acordo com tudo que li que a crítica ao RBE2 é não ser superior ao RDY, e não absolutamente inferior.

Abraços,

Heronim

Então, eis a grande questão você disse ser contrário ao alcance que ele reportou, por outro lado sabemos tal coisa pela internet, logo fica naquela coisa de que acredite em quem quiser.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Carlos Mathias

#320 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 10, 2008 12:21 am

Êpa, tá rolando confusão. Eu não neguei essa capacidade do RBE, tá no site do fabricante.

E Heronim, dizer que o IRBIS-E tem muito mais potência que o RBE não é puxar sardinha, é a realidade.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#321 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:21 am

Immortal Horgh escreveu:

Mas isto depende da potência do radar também, e isso é bem claro que o Irbis E tem mais que o RBE2.

[ ]s
Neste caso você está puxando a sardinha para o Irbis...

Abraços,

Heronim
Ué, basta compararmos os alcances de detecção divulgados pelas duas empresas, fica bem claro que o Irbis E tem mais potência e antena de radar maior.

[ ]s

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#322 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:23 am

Immortal Horgh escreveu:

Então, eis a grande questão você disse ser contrário ao alcance que ele reportou, por outro lado sabemos tal coisa pela internet, logo fica naquela coisa de que acredite em quem quiser.

[ ]s
Nisto você está certo, mas o melhor mesmo é esperar o AESA, quem sabe a Thales conserta este ponto, sobretudo por que não faz sentido usar o Meteor com alcance de 100 km, quanto mais com 83 km. Lembrando que se a FAB comprar o Rafale ele deve vir com AESA, pois na versão exportação ele está incluído.

Abraços,

Heronim

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#323 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:24 am

Carlos Mathias escreveu:Pô Heronim, aí você tá jogando com as palavras. Todos os fabricantes colocam os dados de desempenho em condições ótimas, todos.
Mas na realidade, você sabe que o desempenho de uma radar se degrada coma a distância do alvo. Por isso a diferença entre detectar e travar num alvo.
Portanto, esses 40 alvos, ou 30 que sejam, vão ser conseguidos em distâncias ótimas para essa situação.
Veja que eu disse "qualquer radar".
Por isso mesmo a afirmação de que 40 alvos não podem ser acompanhados pelo RBE2 não pode ser válida, a não ser que o mesmo seja dito para o Irbis.

Abraços,

Heronim

Sinceramente? Acho que as duas empresas fantasiaram, ambos devem poder detectar em média no máximo entre 12/16 alvos ao mesmo tempo, ou seja, podem atacar 8 simultâneamente e já travar em outros 8 no máximo.

[ ]s

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#324 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 10, 2008 12:24 am

Ola
Sonhar nao custa nada... para quem acredita em uma coisa... ou outra... :wink:

Tudo isso sao apostas... a realidade est'a dizendo que a maioria dos paises que estao a procura de uma aeronave de combate para o futuro nao estao comprando o Rafale e os seus 'revolucionarios' sistemas (nao sou eu quem estou afirmando nada... sao as vendas quem falam mais alto :wink: )... Em todo o caso tanto o F-35 quanto o PAK-FA e mesmo o Gripen NG :lol: tem mais "socios" e interesados do que o Programa Rafale no momento... e novamente... isso 'e um fato... claro e cristalino!

Talvez todos esses paises sejam burros e apostem em quarta-geracao para sempre... talvez eles saibam o que da para esperar dos franceses no momento...

Os fatos sao... est'a sendo desenvolvida e ficara disponivel para venda para daqui a uns 10 anos pelo menos 2 aeronaves muito superiores ao Rafale... e fica a questao... apostar na solucao imediata ou pensar no futuro :wink: ?

Afinal de contas... se o futuro (como muitos dizem) 'e UCAV... voce quer o seu UCAV apoiado por uma aeronave de 4 geracao block+++++++++ ou uma aeronave de 5 geracao :wink: ?

As vendas/encomendas/acordos sao um reflexo da resposta... [018]

Mais uma coisa, eu vi esse Neuron de perto e o que tenho a dizer 'e que era uma maquete de madeira em um cavalo de pau (nem trem de pouso nao tinha)... apostar em maquete enquanto a remotorizacao do Rafale esta ai pendente e saber que a primeira versao do F3 tem o sufixo "O" de obsolence pois sera diferente dos F2 convertidos para F3 (mesmo com upgrade o F3 saido de fabrica ainda sera melhor que o F2 convertido), isso dito pelo Coronel Francois Moussez que 'e o ofical de ligacao responsavel pela introducao do Rafale na FA Francesa nao 'e exatamente uma coisa 'booooa'.

Mas fazer o que? 'E esperar pela escolha que fa'ca mais sentido para o planejamento 'futuro' da FAB :wink:

'E aguardar e ver... eu honestamente nao duvidaria ver o Chile com F-35 quando precisarem substituir os F-5 deles... nao duvidaria mesmo.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#325 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:26 am

Carlos Mathias escreveu:Êpa, tá rolando confusão. Eu não neguei essa capacidade do RBE, tá no site do fabricante.

E Heronim, dizer que o IRBIS-E tem muito mais potência que o RBE não é puxar sardinha, é a realidade.
Rapaz,

Já nem sei mais quem é Carlos ou quem é o Immortal... E realmente o Irbis tem mais potência, alias o Spectra gosta muito desta potência do Irbis. :P

Abraços,

Heronim

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

#326 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 10, 2008 12:26 am

PRick e Heronim,

A Dassault forneceu o RCS do M-2000? Poderiam indicar onde está estes dados?

Att

Knight7

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#327 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:26 am

Immortal Horgh escreveu:

[ ]s
Nisto você está certo, mas o melhor mesmo é esperar o AESA, quem sabe a Thales conserta este ponto, sobretudo por que não faz sentido usar o Meteor com alcance de 100 km, quanto mais com 83 km. Lembrando que se a FAB comprar o Rafale ele deve vir com AESA, pois na versão exportação ele está incluído.

Abraços,

Heronim

Na realidade os dados que tenho, especulam que o alcance para RCS da ordem de 1 m², o RBE2 AESA deverá ser da ordem de 120/130 km.

[ ]s

PRick

#328 Mensagem por PRick » Seg Mar 10, 2008 12:30 am

Carlos Mathias

Prick, mantenha a calma. Se você não tem condição de debater educadamente, saia do debate.

:lol: :lol: Boa Piada.
Bem, suas afirmações são óbvias, afinal, todos querem poder colocar o melhor possível, em todas as áreas nos caças. Porém, como já disseram aqui, radares com maiores alcances, obtidos através de aumento de potência de sinal são mais fáceis de serem percebidos.
E...???? Leia, estude mais e você vai saber que não foi só aumento de potência.

Resposta abaixo.
Vou repetir o radar não deve ser mais o sensor primário, aquele que primeiro detecta o alvo, pelo simples fato de ser o sensor mais fácil de ser rastreado.

Alguém aqui falou que o Meteor está operacional? O problema é muitas pessoas falam de coisas que não estão operacionais, como se assim fossem.
Você ainda não explicou porque TODAS as fábricas estão aumentando os alcances dos radares se isso é uma coisa secundária. Até a THALES está melhorando isso.

:shock: :shock: Como não?! Acabei de afirmar o motivo, que todo mundo quer melhorar, todos os parâmetros e sensores dos caças, afinal, se puder ser melhor, porque não o fazê-lo? Agora, é preciso fazer isso com inteligência. Por isso minha referência sobre a "burrice" de alguns conceitos. Por exemplo, todos querem caças com mais alcance e carga de armas, mas nem por isso vamos fazer caças de 50 toneladas. O mesmo vale para um radar apenas potente.

Você é um que fala de coisas não operacionais como se assim fossem:

"3- Sobre o disparo de mísseis, todos terão que esperar ficar mais próximos para dispará-los, mas com o Meteor e O Mica IR, o Rafale está muito bem servido."

viewtopic.php?f=1&t=12964&st=0&sk=t&sd=a&start=240

Você se enrola nas suas próprias palavras.

Ora é evidente que errei o tempo verbal, como devem ter outros pequenos erros nos textos acima, do mesmo tipo, dado que estou revisando pouco meus textos. Todos nós estamos carecas de saber que não existe NENHUM METEOR operacional hoje.
Já falei, tem gente acreditando em milagres.
Outras acreditam em milagres e trazem o futuro para o presente. Isso é que é milagre.

Deve ser uma auto referência. :roll:
Que testes? Estou falando de sensor operacional, em uso, que comprava as alegações de fabricantes, e vc vem me falar em catálogo, ora bolas...
Prick, por favor. "Que testes?"... Os do fabricante talvez?
Operacional no M-2000D você quer dizer, né? Chapa de churrasqueira é coisa de equipamento pronto?

O que você acabou de dizer, não altera o fato que o IRBIS ser apenas um protótipo de um radar, não operacional.
Tá bom, acredite no que vc quiser, afinal as datas estão aí para comprovar. São 04 anos de operação.
Você só confirma o atraso do programa. O primeiro Rafale voou quando mesmo?

Vamos falar em programas atrasados? O programa do Rafale, Typhoon, F-22, F-35, PAK-FAL, etc... Estamos todos carecas de saber disso também.
Me aponte aí um única fonte que fala em contrato de venda assinado, não em boatos.
Só depois que você me mostrar uma fonte de venda externa do Rafale. Ou melhor, o contrato brasileiro.

:shock: :shock: O Rafale está em produção, não tem como comparar, estou querendo apenas contratos assinados de encomendas, de qualquer um, até da Rússia. :twisted: :twisted:
Mathias se vc acha que o Rafale tem o mesmo RCS do Su-35-1, é problema seu, agora se acha que eu concordo com você, é problema mental seu. :twisted: :twisted: O dado sobre o Rafale é de fábrica, entre 0,1 e 0,05 M², não diz em qual configuração.
[/quote]

Se você dá valor a dados de fabricante, então você confia nos dados do fabricante do IRBIS-E, correto?
Afora o restante, não gostei da ofensa. Faça o favor de desculpar-se para que não tenhamos que acionar a moderação.

Vou repetir algo que já cansei de afirmar por aqui, me reservo o direito de duvidar de qualquer dado existente, seja, do fabricante ou de outra fonte. Não dou credibilidade absoluta a nenhum dado, em princípio. Todos devem ser vistos e pesados, fabricantes podem errar, dissimular, não existe infabilidade de ninguém.

[ ]´s

Carlos Mathias

#329 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 10, 2008 12:32 am

Mas o interessante Heronim é que o piloto pode modular a potência de forma quase infinita. Pode despejar os 20KW num alvo, ou pode mandar 1/2 KW. Aí um sistema passivo vai saber se o sinal é fraco porque o emissor está longe ou porque está emitindo o mínimo possível e necessário?

E 20KW num ataque eletrônico fazem uma lenha.

PRick

#330 Mensagem por PRick » Seg Mar 10, 2008 12:33 am

knight7 escreveu:PRick e Heronim,

A Dassault forneceu o RCS do M-2000? Poderiam indicar onde está estes dados?

Att

Knight7
Não precisa, afinal os M-2000 estão por aí, voando em um monte de lugares, já tiveram sua assinatura de radar bem investigada.

[ ]´s

Responder