Carlos Mathias escreveu:Sim, existe uma "burrice" inerente ao conceito, avião furtivo com radar. Porque o radar ligado tira a furtividade do avião. Assim, um avião furtivo só deve usar o radar, em situações especiais, nunca, como sensor primário.
Coincidentemente o sensor mais fraquinho do Rafale é...O radar. Mas o povo da LM deve ser burro mesmo, o pessoal do EF e seu CAESAR, o povo da SAAB e o NORA, tudo burro, só o pessoal da Dassault é esperto e fez radar míope.
Radar ligado, dependendo contra quem, tanto faz. O Spectra pode ater captar o APG em modo LPI, mas vai ter que esperar para disparar, até os tais 60Km. E se o F-22 desligar e manobrar?
Quanto aos sistemas RWR, eles não são iguais ao Spectra, nem ao sistema do F-22. Porque não basta apontar a existência de um radar, mas saber, exatamente, aonde ele está, e poder lançar contra ele mísseis EW, sem ligar o radar. Essa é a capacidade do Spectra.
Eu não falei em RWR, falei num sistema de fusão de dados por fibra-ótica, com sensores IR, óticos e radar, mais data-link.
O outro ponto é que o radar moderno tem que combinar Alcance com capacidade LPI, ter alcance sem LPI, não tem mais sentido.
O IRBIS-E tem PLI. Pesquisemos.
Quanto a placa defletora de calor na parte debaixo da antena do Spectra

, é algo que a versão F-2, tem, mas a versão F-3 isso já foi resolvido, como a AdLA pretende passar todos F-2 para F-3, não existe pressa, porque afinal, a tal placa não atrapalha em nada a performance do caça, só deixa preocupado a galera do acabamento, se bem que falar em acabamento em aeronave russa, é tentar achar mandioca num milharal.
O problema não é acabamento, é descobrir depois de vinte anos desenvolvendo um caça que precisa-se de uma singela chapa de lata na antena.
Antes os problemas do Rafale fossem as placas defletoras. O governo francês destinou 85 milhões de Euros para o programa do RBE-2AA. Quem tem Euro, pode, quem não pode se sacode.
Quem tem euro fica com avião encalhando, amargando fracasso atrás de fracasso.
E não foi "destinado" não, foram retirados aviões destinados a FAer para usar-se o dinheiro para o tal radar.
O sr Sarkozi vai ter que se mexer mais prá desencalçhar o avião.
E detalhe, o AESA russo já está pronto e operacional. E sem euro nem nada.
Agora olha só a que distância um F-22 vai ver o silencioso Rafale:
São quase 200Km para um caça pelado, ou com um RCS de 1m2. Nem com Meteor um caça poderá atacar antes, pois já terá sido visto antes de poder lançar seu armamento.
Engraçado como certas pessoas, dão valor a uns fatos, mas ignoram outros.
Se você tivesse lido todo o texto, teria visto que o Rafale tb vai receber um novo radar, e antes dos Gripen e dos Typhoon. Portanto, não sei porque só o pessoal da Dassaut seria experto ou não, os conceitos continuam, vou repetir porque parece que o mal da "burrice" afeta muito mais gente.
1- Radar ligado é contra o conceito de furtividade, sem a existência de LPI:
2- O radar não deve ser mais colocado como sensor primário, mas o último a ser usado, somente, caso não exista outra alternativa.
3- Sobre o disparo de mísseis, todos terão que esperar ficar mais próximos para dispará-los, mas com o Meteor e O Mica IR, o Rafale está muito bem servido.
Você não falou em RWR, mas é o que os outros caças dispõe até agora, nenhum sensor passivo global. Esses últimos somente o Rafale e o F-22. O resto são promessas.
Sim, o IRBIS tem tudo, só que não existe, nunca foi usado, não está operacional, etc.. Mas é a maior maravilha da industria eletrônica mundial.
Ora Mathias, vai dormir
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
, não fala em acabamento, vai lá ajeitar aqueles monstros horrorosos, o Rafale tem somente 04 anos de operação, e não me diga que problemas maiores não foram descobertos nos F-22 e outros operacionais por aí. Esse assunto é sem sentido.
Quanto a aeronave encalhada e não operacional, você deve estar falando de Su-35.
Então quer dizer que o F-22 rastreia um Su-35-1 a 200 kms, ou seja, suas chances são nenhuma contra o F-22, mas já o Rafale, veja o alcance do radar para alvos de 0,1 e 0,05 m² de RCS, e verá que o Rafale tem bem mais chances de sobrevivência, agora, o F-22 está à venda? Quanto custa cada um mesmo?
[ ]´s