Rússia ofereceu parceria estratégica

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#1 Mensagem por crubens » Sáb Mar 08, 2008 10:36 pm

Vejam isso que estava no site defesanet

Viagem França - Rússia
Ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, revela ao Correio ter recebido proposta de acordo de alto nível, que prevê comunicação direta e permanente com o Conselho de Segurança do Kremlin

Claudio Dantas Sequeira
Da equipe do Correio

Moscou ofereceu ao ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, uma parceria entre sua pasta e o Conselho de Segurança russo — máxima instância do Kremlin. Mangabeira revelou ao Correio que o documento com o acordo bilateral de alto nível lhe foi entregue durante recente viagem à Rússia. Ou seja: o resultado mais concreto da visita do início de fevereiro permaneceu em sigilo por quase um mês. Nem o presidente Lula sabia, já que ele e Mangabeira não tiveram chance de se encontrar nas últimas semanas, por problemas de agenda. Ontem, ele finalmente apresentou a proposta a Lula, que a aprovou de imediato.

O texto do acordo prevê a comunicação direta e permanente entre Mangabeira e o secretário do Conselho de Segurança do Kremlin, cargo ocupado por Vladimir Putin até 2000. Igor Ivanov o substituiu interinamente, e funcionários do governo acreditam que Putin reassumirá o posto ao deixar a presidência. A parceria entre autoridades de primeiro escalão é inédita, e concede à pasta de Mangabeira status superior ao dos demais ministérios, ao menos do ponto de vista externo. A virtual projeção de poder não ilude Mangabeira. “Esse acordo não substitui a comissão técnica Brasil-Rússia, é complementar”, afirmou. Para ele, a oferta russa demonstra o potencial da relação.

“É um claro sinal de vontade política. Caberá a nós preencher esse espaço de idéias”, avisou. O ministro comentou com a reportagem que uma delegação russa deve vir a Brasília ainda no primeiro semestre do ano. Na mesa de negociações, ganha força a colaboração nos planos civil e militar. Na área de defesa, está “o desenvolvimento de um protótipo de um caça de 5ª geração”, o chamado PAK-FA T-50. “Teremos muito a ganhar em termos de capacitação e aprendizagem”, disse. Mangabeira também cita a cooperação espacial para veículos lançadores e na operação de satélites geoestacionários. “São as áreas mais promissoras”, acredita. Ele destaca ainda a parceria num novo modelo de ensino médio, transferência de tecnologia não-controlada para pequenas empresas e projetos de geração hidrelétrica. Na Rússia, Mangabeira se reuniu com assessores do presidente eleito Dmitri Medvedev, até então diretor do Projeto Nacional de Desenvolvimento, uma espécie de PAC russo.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: Rússia ofereceu parceria estratégica

#2 Mensagem por faterra » Sáb Mar 08, 2008 11:57 pm

Mais um acordo estratégico.
Bom, se este vingar já posso pelo menos sonhar com o caça de 5ª geração.

Agora vou esperar o tão comentado últimamente acordo americano que deverá sair este mês.

Mas FX que é bom, necas! :roll:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Juliano_ssa
Júnior
Júnior
Contato:

#3 Mensagem por Juliano_ssa » Dom Mar 09, 2008 11:30 am

Se essa pareceria sair mesmo será uma boa.
Mas vamos esperar pra ver se o nossos governates vão botar essa parceria pra andar ou se ela vai naufragar.

um abraço a todos

Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#4 Mensagem por Cunha » Dom Mar 09, 2008 2:16 pm

Acordo com a França, proposta russa... Será que o Brasil sai do ostracismo?

Abraços.

LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#5 Mensagem por LEO » Dom Mar 09, 2008 4:50 pm

Cunha escreveu:Acordo com a França, proposta russa... Será que o Brasil sai do ostracismo?
Poxa, convenhamos que se não sair agora dificilmente terá outra chance.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Cunha
Avançado
Avançado

#6 Mensagem por Cunha » Dom Mar 09, 2008 8:47 pm

LEO escreveu:
Cunha escreveu:Acordo com a França, proposta russa... Será que o Brasil sai do ostracismo?
É, ou vai ou racha!!!

Senão, a FAB vai acabar como o meu avatar. :evil:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#7 Mensagem por orestespf » Dom Mar 09, 2008 8:56 pm

LEO escreveu:
Boa, Leo, boa!

[009]

Abraços,

Orestes

brekut
Júnior
Júnior

#8 Mensagem por brekut » Seg Mar 10, 2008 7:34 pm

se não sair agora com este monte de acordos estratégicos.
então fx , sub nuclear, blindados etc. so quando um dos camaradas deste fórum se tornar presidente da república.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
[018] [018] [018] [018] [018] [018] [018] [018] [018]

Cunha
Avançado
Avançado

#9 Mensagem por Cunha » Ter Mar 11, 2008 9:02 am

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Booz
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Booz » Ter Mar 11, 2008 9:32 am

Tratados a serem fechados alhures, ecordos que "se", talvez", "quem sabe"...
SubN, Escoltas de 6.000t, Fx, FZ....
Podem me chamar de pessimista, mas anda ocorrendo comigo (deve ser a andropausa adida à depressão pós-aposentadoria) uma reação diametralmente oposta a tantas projeções.

Eu "tô" é com os dois pés atrás mesmo!

Às únicas coisas que ainda deposito esperanças são nos projetos concluídos - ou prestes a ser - ("Piranha ll, MAR, SABER, as adaptações do Exocet e IGLA, pela MB e EB, respectivamente) e às compras isoladas e de pequena monta (mais importantes) que estão sendo feitas.

Já não confio em chongas nenhuma!
Só dou às mãos à palamtória quando passar voando qualquer desses candidatos ao FX.
Qualquer UM! :evil:

Imagem
Jin Jones
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por Jin Jones » Ter Mar 11, 2008 11:47 am

Abraços.
Os Russos ja perceberam que o BR acredita no golpe da "PARCERIA", e vão tambem fazer a sua :twisted:

A unica parceria que funciona é a do governo federal com os institutos de pesquisa e com as industrias brasileiras.
Infelizmente, essas parcerias não dão comi$$ões boas.

Eu me divirto, com essas esperanças ingenuas de muitos, sonhando com FA equipadas com equip. top e de preferencia fora do cabresto americanos :lol:

Coelinho da pascoa, que trases pra mim.....
Um Kinder Ovo da defesa.

ATT.

Jin

Booz
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Booz » Ter Mar 11, 2008 11:56 am

Não me lembro onde li esta frase, atribuida ao ex-presidente Juscelino Kubischek (não sei se a grafia do nome do "peixe-vivo" está certa).
Mas eis a frase que sintetiza muito bem a política e o "jeito de ser" aqui, de Pindorama:
"No Brasil quando não se quer resolver nada cria-se uma comissão, quando se quer resolver paga-se uma comissão". [004]

Imagem
Cunha
Avançado
Avançado

#13 Mensagem por Cunha » Ter Mar 11, 2008 12:06 pm

Jin Jones escreveu:

Abraços.
Os Russos ja perceberam que o BR acredita no golpe da "PARCERIA", e vão tambem fazer a sua :twisted:

A unica parceria que funciona é a do governo federal com os institutos de pesquisa e com as industrias brasileiras.

Eu me divirto, com essas esperanças ingenuas de muitos, sonhando com FA equipadas com equip. top e de preferencia fora do cabresto americanos :lol:

Um Kinder Ovo da defesa.

ATT.

Jin
Concordo contigo que a melhor parceria que pode ocorrer é a do Governo-institutos de pesquisa-indústrias, mas não fui ingênuo ao pensar que o Brasil poderia sair do ostracismo fazendo 'parcerias' com a Rússia ou a França, até por que, do jeito que está não pode ficar e não podemos esperar para fortalecer nossas Forças Armadas, mesmo que através de parcerias suspeitas. Seria uma espécie de 'parceria tampão' até ocorrer (se um dia ocorrer!) a tão almejada parceria real (Governo-institutos de pesquisa-indústrias).

Abs.

Cunha

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#14 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mar 11, 2008 1:43 pm

Cunha escreveu:
Jin Jones escreveu: Os Russos ja perceberam que o BR acredita no golpe da "PARCERIA", e vão tambem fazer a sua :twisted:

Um Kinder Ovo da defesa.

ATT.

Jin
Concordo contigo que a melhor parceria que pode ocorrer é a do Governo-institutos de pesquisa-indústrias, mas não fui ingênuo ao pensar que o Brasil poderia sair do ostracismo fazendo 'parcerias' com a Rússia ou a França, até por que, do jeito que está não pode ficar e não podemos esperar para fortalecer nossas Forças Armadas, mesmo que através de parcerias suspeitas. Seria uma espécie de 'parceria tampão' até ocorrer (se um dia ocorrer!) a tão almejada parceria real (Governo-institutos de pesquisa-indústrias).

Abs.

Cunha
Pode ser porque eu esteja ficando velho, mas não consigo me livrar da impressão de que estas parcerias, se saírem mesmo e sejam com quem forem, acabarão sendo como a parceria do Brasil com os sócios da ISS. No início será tudo maravilhoso, objetivos até realistas, ampla cobertura na mídia, bastante ufanismo, etc..., mas com o passar do tempo as "autoridades" responsáveis vão contingenciando verbas, postergando as ações, até que para não atrasar seus cronogramas os parceiros nos convidam a sair do programa.

Aí, a fim de enganar o público leigo e fingir que a perda não foi total, toma-se alguma medida puramente cosmética. No caso da ISS foi a visita do nosso astronauta-turista à estação espacial, neste caso agora poderiam ser a compra de alguns aviões de segunda mão, uns poucos tanques de guerra e a construção de um novo sub que levará 20 anos para ficar pronto. E daqui a vinte e cinco anos estaremos discutindo novamente qual a melhor parceria para alavancar o setor tecnológico-militar do país, se com a Índia, a Coréia do Sul ou a Nigéria!

E não vejo nenhuma razão para acreditar que alguma coisa agora tenha mudado. Foi neste mesmo governo que anunciou-se um grande acordo de cooperação espacial com a Rússia, que levaria ao magnífico programa Cruzeiro-do-Sul (que posteriormente admitiu-se ser apenas smokeware), e até agora não vimos decolar nem mesmo o VLS, que já era para estar pronto desde a década de oitenta.

Até mesmo com relação aos projetos em andamento tenho sérias dúvidas. O MSS-1 já não está pronto e testado? Então porque ainda não foi adquirido e distribuídos às unidades? Estão esperando ele se tornar obsoleto para alegar que precisamos de alguma nova "parceria estratégica" para novamente adquirirmos tecnologia?

Desculpem o pessimismo, mas já venho assistindo este mesmo filme há décadas, sempre com o mesmo enredo, e agora só acredito depois de ver os meios distribuidos e operacionais.

Leandro G. Card

Cunha
Avançado
Avançado

#15 Mensagem por Cunha » Ter Mar 11, 2008 2:01 pm

Foi exatamente isto que eu quis dizer com "parcerias" (entre aspas). E como o Jin falou: "A única parceria que funciona é a do governo federal com os institutos de pesquisa e com as indústrias brasileiras".

Até lá, viveremos dessas "parcerias". :(

Responder