BOLÃO DO DB - O que vai vir?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Bourne
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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#241 Mensagem por Bourne » Dom Mar 09, 2008 12:14 pm

Juliano_ssa escreveu:Vamor ser cisnceros o Estados Unidos so perdem essa concorrência se quiser.
Ou se o nosso presidente tomar vergonha na cara.
pra mim os melhores caças pra o programa FX seria.

1º O RAFAELE
2º O Eurofaiter
3º O Su-35-1
4º O F-16 BLOC 60
5º O F-35
6º O f-18
7º O Grimpen

Bem o f-18 é um avião feito para operear em porta aviões, os caças americanos tem um problema sério por parte de seu governo que é a transferência de tecnologia para o pais que vai comprar e a tabem o veto do goevrno Amaricano quanto a liberar o armamento que vem nesses caças e a integração de armas que são fabricadas ou desenvolvidas no pais comprardor no caso do Brasil não é diferente, mas quem sabe com Jobim as coisas possam mudar.

no caso dos franceses eles estão dispostos a fazer a tranferência de tecnologia para o Brasil o caça rafele é um exelente caça para a fab o o Eurofaiter tb é exelente caça mas resta saber se os paises que fazem parte do consorcio estão dispostos a fazer a transferencia de tecnologia para o nosso pais, os russos esses ninguem sabem qual é a disposição deles quantos as suecos esses vc ja viram ou leram a respeito.

Fica aqui a minha umilde opinião.
No exemplo acima, por que o F-16 Block 60 está a frente do Super Hornet, se o Super Hornet é muito mais caça que o F-16? Só se for considerar a porposta global e não apenas o caça.

O Gripão ou Gripen N, que devem ser oferecidos a FAB, são ótimos caças e serão acompanhados de uma bela proposta, deve ser considerado um sério concorrente.

O fato so Super Hornet ter sido concebido para operar em NAe é apenas um detalhe, não impede sua operação em bases terrestres com mesma ou maior eficiência que embarcado.




piratadabaixada
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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#242 Mensagem por piratadabaixada » Dom Mar 09, 2008 12:29 pm

Immortal Horgh escreveu: Então, eu vi números variando entre 50 e 100 unidades. Aliás, já que falou em radares, hoje vi uma que quase caí da cadeira de tanto rir: que em um teste na Grécia, o Rafale e seu poderoso RBE 2, conseguiu detectar um F-16 à 200 km. Se esse for o alcance dele, o do Irbis E ultrapassa os 1000 km :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[ ]s
Por que você não coloca o post aqui para que outros possam rir também ? Aliás, se foi tão engraçado você deve ter acabado com o cara, o que você postou ? Fala pra gente.

Abraços,

Heronim




piratadabaixada
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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#243 Mensagem por piratadabaixada » Dom Mar 09, 2008 12:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Faltou dizer também que qualquer caça moderno hoje tem seu Spectra da vida. Isso não tem nada de sobrenatural.
Você pode citar algum link que contenha informações sobre estes sitemas detectando outros caças de forma efetiva ? Fiquei curioso.
Sobrenatural é a miopia do RBE, que se for necessário usar, vai deixar o piloto na mão frente a concorrência, basta um F-16 deses do exemplo acima. E não digam que não vai ser necessário, porque se fosse assim, não haveria nem radar no Rafale e outros.
Como o RBE2 pode deixar alguém na mão se o alance dele é superior a capacidade do míssil ?
Aliás, o F-22, o supra-sumo do supra-sumo dos caças tem um radar poderosíssimo, como o SU-35-1. Ou seja, querem passar a imagem que o F-22 é avião de burro?
Sobre está história de IRBIS com alcance de 400 km fiquei sabendo de uma explicação plausível: O IRBIS detecta um caça a 400 km desde que já saiba de antemão onde está o caça e concentre toda a energia do radar no alvo, assim ele acompanharia um alvo nestas condições.
Primeiro os franceses tem que resolver a questão daquela chapa de churrasqueira, a mãe de todas as gambiarras.
Que história é essa ?

Heronim




PRick

Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#244 Mensagem por PRick » Dom Mar 09, 2008 1:03 pm

Carlos Mathias escreveu:Faltou dizer também que qualquer caça moderno hoje tem seu Spectra da vida. Isso não tem nada de sobrenatural.
Sobrenatural é a miopia do RBE, que se for necessário usar, vai deixar o piloto na mão frente a concorrência, basta um F-16 deses do exemplo acima. E não digam que não vai ser necessário, porque se fosse assim, não haveria nem radar no Rafale e outros.
Aliás, o F-22, o supra-sumo do supra-sumo dos caças tem um radar poderosíssimo, como o SU-35-1. Ou seja, querem passar a imagem que o F-22 é avião de burro?

Primeiro os franceses tem que resolver a questão daquela chapa de churrasqueira, a mãe de todas as gambiarras.
Sim, existe uma "burrice" inerente ao conceito, avião furtivo com radar. Porque o radar ligado tira a furtividade do avião. Assim, um avião furtivo só deve usar o radar, em situações especiais, nunca, como sensor primário.

Quanto aos sistemas RWR, eles não são iguais ao Spectra, nem ao sistema do F-22. Porque não basta apontar a existência de um radar, mas saber, exatamente, aonde ele está, e poder lançar contra ele mísseis EW, sem ligar o radar. Essa é a capacidade do Spectra.

O outro ponto é que o radar moderno tem que combinar Alcance com capacidade LPI, ter alcance sem LPI, não tem mais sentido.

Quanto a placa defletora de calor na parte debaixo da antena do Spectra :wink:, é algo que a versão F-2, tem, mas a versão F-3 isso já foi resolvido, como a AdLA pretende passar todos F-2 para F-3, não existe pressa, porque afinal, a tal placa não atrapalha em nada a performance do caça, só deixa preocupado a galera do acabamento, se bem que falar em acabamento em aeronave russa, é tentar achar mandioca num milharal. :lol: :lol:

Antes os problemas do Rafale fossem as placas defletoras. O governo francês destinou 85 milhões de Euros para o programa do RBE-2AA. Quem tem Euro, pode, quem não pode se sacode. :twisted: :twisted:

Por sinal, o programa ASMAR, que visa a adoção de um Radar Aesa Europeu, conta com a França e a UK como os 02 Cotistas, cada um com 50% do programa. Vejam só que coincidência, um mock up do ASMAR, e a Foto do Protóptipo do RBE-2AA.

[ ]´s

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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#245 Mensagem por Bourne » Dom Mar 09, 2008 2:07 pm

PRick escreveu: (...) não existe pressa, porque afinal, a tal placa não atrapalha em nada a performance do caça, só deixa preocupado a galera do acabamento, se bem que falar em acabamento em aeronave russa, é tentar achar mandioca num milharal. (...) :lol: :lol:
Verdade :mrgreen: :mrgreen: [003] [003] [003] 8-]




Carlos Mathias

Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#246 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mar 09, 2008 4:05 pm

Sim, existe uma "burrice" inerente ao conceito, avião furtivo com radar. Porque o radar ligado tira a furtividade do avião. Assim, um avião furtivo só deve usar o radar, em situações especiais, nunca, como sensor primário.
Coincidentemente o sensor mais fraquinho do Rafale é...O radar. Mas o povo da LM deve ser burro mesmo, o pessoal do EF e seu CAESAR, o povo da SAAB e o NORA, tudo burro, só o pessoal da Dassault é esperto e fez radar míope. :lol:

Radar ligado, dependendo contra quem, tanto faz. O Spectra pode ater captar o APG em modo LPI, mas vai ter que esperar para disparar, até os tais 60Km. E se o F-22 desligar e manobrar?
Quanto aos sistemas RWR, eles não são iguais ao Spectra, nem ao sistema do F-22. Porque não basta apontar a existência de um radar, mas saber, exatamente, aonde ele está, e poder lançar contra ele mísseis EW, sem ligar o radar. Essa é a capacidade do Spectra.
Eu não falei em RWR, falei num sistema de fusão de dados por fibra-ótica, com sensores IR, óticos e radar, mais data-link.
O outro ponto é que o radar moderno tem que combinar Alcance com capacidade LPI, ter alcance sem LPI, não tem mais sentido.
O IRBIS-E tem PLI. Pesquisemos.
Quanto a placa defletora de calor na parte debaixo da antena do Spectra :wink:, é algo que a versão F-2, tem, mas a versão F-3 isso já foi resolvido, como a AdLA pretende passar todos F-2 para F-3, não existe pressa, porque afinal, a tal placa não atrapalha em nada a performance do caça, só deixa preocupado a galera do acabamento, se bem que falar em acabamento em aeronave russa, é tentar achar mandioca num milharal. :lol: :lol:
O problema não é acabamento, é descobrir depois de vinte anos desenvolvendo um caça que precisa-se de uma singela chapa de lata na antena.
Antes os problemas do Rafale fossem as placas defletoras. O governo francês destinou 85 milhões de Euros para o programa do RBE-2AA. Quem tem Euro, pode, quem não pode se sacode. :twisted: :twisted:
Quem tem euro fica com avião encalhando, amargando fracasso atrás de fracasso.
E não foi "destinado" não, foram retirados aviões destinados a FAer para usar-se o dinheiro para o tal radar.
O sr Sarkozi vai ter que se mexer mais prá desencalçhar o avião.
E detalhe, o AESA russo já está pronto e operacional. E sem euro nem nada.

Agora olha só a que distância um F-22 vai ver o silencioso Rafale:

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São quase 200Km para um caça pelado, ou com um RCS de 1m2. Nem com Meteor um caça poderá atacar antes, pois já terá sido visto antes de poder lançar seu armamento.




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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#247 Mensagem por Valdemort » Dom Mar 09, 2008 4:35 pm

EUROFIGHTER
born escreveu:
Juliano_ssa escreveu:Vamor ser cisnceros o Estados Unidos so perdem essa concorrência se quiser.
Ou se o nosso presidente tomar vergonha na cara.
pra mim os melhores caças pra o programa FX seria.

1º O RAFAELE
2º O Eurofaiter
3º O Su-35-1
4º O F-16 BLOC 60
5º O F-35
6º O f-18
7º O Grimpen

Bem o f-18 é um avião feito para operear em porta aviões, os caças americanos tem um problema sério por parte de seu governo que é a transferência de tecnologia para o pais que vai comprar e a tabem o veto do goevrno Amaricano quanto a liberar o armamento que vem nesses caças e a integração de armas que são fabricadas ou desenvolvidas no pais comprardor no caso do Brasil não é diferente, mas quem sabe com Jobim as coisas possam mudar.

no caso dos franceses eles estão dispostos a fazer a tranferência de tecnologia para o Brasil o caça rafele é um exelente caça para a fab o o Eurofaiter tb é exelente caça mas resta saber se os paises que fazem parte do consorcio estão dispostos a fazer a transferencia de tecnologia para o nosso pais, os russos esses ninguem sabem qual é a disposição deles quantos as suecos esses vc ja viram ou leram a respeito.

Fica aqui a minha umilde opinião.
No exemplo acima, por que o F-16 Block 60 está a frente do Super Hornet, se o Super Hornet é muito mais caça que o F-16? Só se for considerar a porposta global e não apenas o caça.

O Gripão ou Gripen N, que devem ser oferecidos a FAB, são ótimos caças e serão acompanhados de uma bela proposta, deve ser considerado um sério concorrente.

O fato so Super Hornet ter sido concebido para operar em NAe é apenas um detalhe, não impede sua operação em bases terrestres com mesma ou maior eficiência que embarcado.




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#248 Mensagem por Sideshow » Dom Mar 09, 2008 4:47 pm

PRick escreveu:Quanto a placa defletora de calor na parte debaixo da antena do Spectra :wink:, é algo que a versão F-2, tem, mas a versão F-3 isso já foi resolvido
Agora a chapa vem de fabrica? :twisted: :lol: :lol: :lol:
piratadabaixada escreveu:Que história é essa ?
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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#249 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mar 09, 2008 5:42 pm

Ola

Lembrar que para todos os efeitos o F-22 vira para um combate assim com os misseis na sua fuselagem... ou seja... 'full' stealth... j'a o seu oponente vira com aquele RCS gordo e lindo...

'E duro ver pa'ises como a Franca introduzindo aeronaves 'novas' cujo conceito j'a esta' ultrapassado na arena 'ar-ar'.

Acho que seria bom eles sairem do pedestal e comprarem uns F-35 ou entrar de socio no PAK-FA... enquanto ha tempo :mrgreen: :wink:

So tenho pena do Brasil caso entre de s'ocio para ajudar a financiar o resto do Rafale... daqui a uns 10/15 anos veremos o Chile com os seus F-35 e os venezuelanos com os seus PAK-FA e perguntaremos... aonde foi que errei?

... mas 'e claro... tomara muito que eu esteja errado :twisted: :wink:

[]s
CB_Lima




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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#250 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 09, 2008 6:07 pm

cb_lima escreveu:Ola

'E duro ver pa'ises como a Franca introduzindo aeronaves 'novas' cujo conceito j'a esta' ultrapassado na arena 'ar-ar'.

CB_Lima
Foi o que o Comandante Bueno deu a entender numa entrevista de 2003..ou seja que aeronaves estavam entrando em operação ultrapassadas concomitantemente a outras de conceitos mais modernos.

Prick: é incontestavelmente mais fácil desenvolver um sistema de detecção passiva para uma aeronve Stealth que
transformar um Eurocanard em Stealth :wink:

Att

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PRick

Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#251 Mensagem por PRick » Dom Mar 09, 2008 6:10 pm

Carlos Mathias escreveu:
Sim, existe uma "burrice" inerente ao conceito, avião furtivo com radar. Porque o radar ligado tira a furtividade do avião. Assim, um avião furtivo só deve usar o radar, em situações especiais, nunca, como sensor primário.
Coincidentemente o sensor mais fraquinho do Rafale é...O radar. Mas o povo da LM deve ser burro mesmo, o pessoal do EF e seu CAESAR, o povo da SAAB e o NORA, tudo burro, só o pessoal da Dassault é esperto e fez radar míope. :lol:

Radar ligado, dependendo contra quem, tanto faz. O Spectra pode ater captar o APG em modo LPI, mas vai ter que esperar para disparar, até os tais 60Km. E se o F-22 desligar e manobrar?
Quanto aos sistemas RWR, eles não são iguais ao Spectra, nem ao sistema do F-22. Porque não basta apontar a existência de um radar, mas saber, exatamente, aonde ele está, e poder lançar contra ele mísseis EW, sem ligar o radar. Essa é a capacidade do Spectra.
Eu não falei em RWR, falei num sistema de fusão de dados por fibra-ótica, com sensores IR, óticos e radar, mais data-link.
O outro ponto é que o radar moderno tem que combinar Alcance com capacidade LPI, ter alcance sem LPI, não tem mais sentido.
O IRBIS-E tem PLI. Pesquisemos.
Quanto a placa defletora de calor na parte debaixo da antena do Spectra :wink:, é algo que a versão F-2, tem, mas a versão F-3 isso já foi resolvido, como a AdLA pretende passar todos F-2 para F-3, não existe pressa, porque afinal, a tal placa não atrapalha em nada a performance do caça, só deixa preocupado a galera do acabamento, se bem que falar em acabamento em aeronave russa, é tentar achar mandioca num milharal. :lol: :lol:
O problema não é acabamento, é descobrir depois de vinte anos desenvolvendo um caça que precisa-se de uma singela chapa de lata na antena.
Antes os problemas do Rafale fossem as placas defletoras. O governo francês destinou 85 milhões de Euros para o programa do RBE-2AA. Quem tem Euro, pode, quem não pode se sacode. :twisted: :twisted:
Quem tem euro fica com avião encalhando, amargando fracasso atrás de fracasso.
E não foi "destinado" não, foram retirados aviões destinados a FAer para usar-se o dinheiro para o tal radar.
O sr Sarkozi vai ter que se mexer mais prá desencalçhar o avião.
E detalhe, o AESA russo já está pronto e operacional. E sem euro nem nada.

Agora olha só a que distância um F-22 vai ver o silencioso Rafale:

Imagem

São quase 200Km para um caça pelado, ou com um RCS de 1m2. Nem com Meteor um caça poderá atacar antes, pois já terá sido visto antes de poder lançar seu armamento.
Engraçado como certas pessoas, dão valor a uns fatos, mas ignoram outros. :roll:

Se você tivesse lido todo o texto, teria visto que o Rafale tb vai receber um novo radar, e antes dos Gripen e dos Typhoon. Portanto, não sei porque só o pessoal da Dassaut seria experto ou não, os conceitos continuam, vou repetir porque parece que o mal da "burrice" afeta muito mais gente.

1- Radar ligado é contra o conceito de furtividade, sem a existência de LPI:
2- O radar não deve ser mais colocado como sensor primário, mas o último a ser usado, somente, caso não exista outra alternativa.
3- Sobre o disparo de mísseis, todos terão que esperar ficar mais próximos para dispará-los, mas com o Meteor e O Mica IR, o Rafale está muito bem servido.

Você não falou em RWR, mas é o que os outros caças dispõe até agora, nenhum sensor passivo global. Esses últimos somente o Rafale e o F-22. O resto são promessas.

Sim, o IRBIS tem tudo, só que não existe, nunca foi usado, não está operacional, etc.. Mas é a maior maravilha da industria eletrônica mundial. :lol: :lol:

Ora Mathias, vai dormir 8-] 8-] , não fala em acabamento, vai lá ajeitar aqueles monstros horrorosos, o Rafale tem somente 04 anos de operação, e não me diga que problemas maiores não foram descobertos nos F-22 e outros operacionais por aí. Esse assunto é sem sentido.

Quanto a aeronave encalhada e não operacional, você deve estar falando de Su-35. :lol: :lol: :lol:

Então quer dizer que o F-22 rastreia um Su-35-1 a 200 kms, ou seja, suas chances são nenhuma contra o F-22, mas já o Rafale, veja o alcance do radar para alvos de 0,1 e 0,05 m² de RCS, e verá que o Rafale tem bem mais chances de sobrevivência, agora, o F-22 está à venda? Quanto custa cada um mesmo?

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PRick

Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#252 Mensagem por PRick » Dom Mar 09, 2008 6:14 pm

cb_lima escreveu:Ola

Lembrar que para todos os efeitos o F-22 vira para um combate assim com os misseis na sua fuselagem... ou seja... 'full' stealth... j'a o seu oponente vira com aquele RCS gordo e lindo...

'E duro ver pa'ises como a Franca introduzindo aeronaves 'novas' cujo conceito j'a esta' ultrapassado na arena 'ar-ar'.

Acho que seria bom eles sairem do pedestal e comprarem uns F-35 ou entrar de socio no PAK-FA... enquanto ha tempo :mrgreen: :wink:

So tenho pena do Brasil caso entre de s'ocio para ajudar a financiar o resto do Rafale... daqui a uns 10/15 anos veremos o Chile com os seus F-35 e os venezuelanos com os seus PAK-FA e perguntaremos... aonde foi que errei?

... mas 'e claro... tomara muito que eu esteja errado :twisted: :wink:

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Acho que tem gente sonhando muito por aqui, quanto o Chile tiver míseros AIM-120 e quando os Russos conseguirem, efetivamente, um caça de 5ª geração, a Dassault já estará fabricando os Neurons. :lol: :lol:

Continuo afirmando, algumas pessoas aqui falam do futuro, como algo certo, mesmo que o presente desminta ele fortemente.

Os F-35 de exportação não terão garantia de furtividade, o PAK-FAK existe tanto quanto os Neurons. :twisted: :twisted:

No entanto, as pessoas ficam querendo acreditar em Papel Noel. :mrgreen: :mrgreen:

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Editado pela última vez por PRick em Dom Mar 09, 2008 6:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#253 Mensagem por PRick » Dom Mar 09, 2008 6:23 pm

knight7 escreveu:
cb_lima escreveu:Ola

'E duro ver pa'ises como a Franca introduzindo aeronaves 'novas' cujo conceito j'a esta' ultrapassado na arena 'ar-ar'.

CB_Lima
Foi o que o Comandante Bueno deu a entender numa entrevista de 2003..ou seja que aeronaves estavam entrando em operação ultrapassadas concomitantemente a outras de conceitos mais modernos.

Prick: é incontestavelmente mais fácil desenvolver um sistema de detecção passiva para uma aeronve Stealth que
transformar um Eurocanard em Stealth :wink:

Att

Knight7
Sim, é tudo muito fácil. Como podemos ver somente 02 caças no mundo possui um sistema desses, e o pessoal da Dassault vem penando a mais de 15 anos para tornar esse sistema pleno e operacional.

Ainda mais, tem um outro negócio que eles estão tentando implementar que se chama cancelamento ativo de radar, algo que nem mesmo eles admitem existir ou estarem desenvolvendo.

É tudo muito fácil e barato, como comprova os 03 países que ainda desenvolvem caças de forma totalmente autônoma. Além de existir somente um caça furtivo em operação no mundo.

Eu adoro essas facilidades. :twisted: :twisted:

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Immortal Horgh
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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#254 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 09, 2008 8:10 pm

PRick escreveu:
Se vc tivesse lido a matéria que postei aqui no DB, sobre a filosofia dos sistemas de rastreamento do F-22 ou do Rafale, teria visto que o sistema integrado, não usa o radar como fonte primária de detecção, mas somente em determinadas circunstâncias o radar é usado. Na maior parte do tempo o alvo é rastreado por conta de suas próprias emissões de radar. Assim, é possível localizar um caça com radar ligado, no dobro da distância do alcance máximo do radar dele.

Como o radar do F-16C, deve ter um alcance efetivo de 120/140 kms, o Rafale vai saber se ele está usando o radar, de 240 até 280 kms de distância, com erro de 01 Grau. Somente através de seus sensores passivos.

Esses russofólogos ainda estão na época das coisas grandes e potentes. :twisted: :twisted:

[ ]´s

Ah, Prick, para com esse superlativismo francês, se o Rafale tivesse toda essa capacidade, estaríamos nessa celeuma? Seja mais razão e menos paixão.


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
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Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#255 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 09, 2008 8:13 pm

Carlos Mathias escreveu:Faltou dizer também que qualquer caça moderno hoje tem seu Spectra da vida. Isso não tem nada de sobrenatural.
Sobrenatural é a miopia do RBE, que se for necessário usar, vai deixar o piloto na mão frente a concorrência, basta um F-16 deses do exemplo acima. E não digam que não vai ser necessário, porque se fosse assim, não haveria nem radar no Rafale e outros.
Aliás, o F-22, o supra-sumo do supra-sumo dos caças tem um radar poderosíssimo, como o SU-35-1. Ou seja, querem passar a imagem que o F-22 é avião de burro?

Primeiro os franceses tem que resolver a questão daquela chapa de churrasqueira, a mãe de todas as gambiarras.

Esse é o ponto, Carlos, só os franceses estão corretos, enquanto o resto do mundo vai por outro caminho? Não tenho nada contra o Rafale, pelo contrário, se ele vencer o FX-2, vamos ter a supremacia aérea incontestável, mas há que se admitir que é um avião limitado, possui falhas e seu radar é o ponto fraco.


[ ]s




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Druzhby narodov nadyozhny oplot,
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