Brasil e Argentina vão construir submarino nuclear

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#76 Mensagem por FABIO » Qua Fev 27, 2008 5:37 pm

marino a MB decidiu investior pesado para ter o sub nuclaer em 6 anos?

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#77 Mensagem por Marino » Qua Fev 27, 2008 6:04 pm

FABIO escreveu:marino a MB decidiu investior pesado para ter o sub nuclaer em 6 anos?
Fabio, não é a MB que investe, é o governo.
O CM disse que os prazos podem diminuir, se os recursos forem antecipados. Não é decisão da MB.

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#78 Mensagem por LeandroGCard » Qua Fev 27, 2008 6:16 pm

Marino escreveu:
Marino escreveu: Repito que não há a mínima possibilidade da MB jogar no lixo todo o desenvolvimento feito em Aramar.
O reator está pronto, montado, faltando somente ser testado, e para isto será construído o prédio de contenção. O resto é politicagem do Jobim/Itamaraty. Pode haver interesse na geração CIVIL de energia. Na militar, não há a menor possibilidade.
Aqui o artigo de 2005 do CMG Leonan, que mostra que já nesta época o reator estava pronto:
http://www.defesanet.com.br/marinha/nuclear_sub.htm
Para saberem do desenvolvimento do reator nacional, além do link acima, também sugiro este:
http://www.ipen.br/sitio/?idm=248
Esta onda toda dos argentinos por causa do tal reator CAREM deles é porque este projeto se enquadra na terceira geração de reatores nucleares, enquanto o RENAP-11/50 se enquadraria na segunda. Teóricamente o reator deles seria mais avançado.

Na prática porém as vantagens do reator argentino estariam no uso mais eficiente do combustível, na menor geração de resíduos radioativos e nas características "fail safe" de operação (ele também seria mais silencioso, pelo menos em certas condições de operação, mas isto não é um objetivo do projeto). Mas ele não é otimizado para uso em espaços restritos como o RENAP, pelo contrário, tenderia a ser mais volumoso para uma mesma potência pela sua própria concepção. É definitivamente um projeto para pequisa/geração de energia, e não para a propulsão naval.

Por outro lado eu mesmo já postei neste fórum mensagens sobre um outro reator em projeto pela UFRGS, que além de também ser de terceira geração tem como característica ser ainda mais compacto que o próprio RENAP.

Se é para instalar no SNB um outro reator mais avançado do que aquele que a marinha está desenvolvendo para ele, podemos nós mesmos cuidar disso aqui no Brasil, não precisamos de ajuda dos "hermanos".

Leandro G. Card

Editado pela última vez por LeandroGCard em Qui Fev 28, 2008 7:25 pm, em um total de 1 vez.
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#79 Mensagem por Alcantara » Qua Fev 27, 2008 6:30 pm

cicloneprojekt escreveu:
Brigadeiro escreveu:E o pessoal tem aceitado numa boa a réplica dos brazucas?

Até mais!
Não tem havido muitos "confrontos diretos" não. O que acontece é que aliado ao tradicional sentimento de superioridade argentino em relação a nós macaquitos, eles tb não tem muitos conhecimentos do que acontece por aqui.

Eles falam barbaridades sobre nossa capacidade nuclear e etc.

E não sabem porque nossa economia está crescendo mais do que a deles. :lol: :lol: :lol:

No hay muchos 'confrontos'.

Abrazos :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#80 Mensagem por pafuncio » Qua Fev 27, 2008 7:00 pm

Um ou dois chauvinistas: Armisael e Federicobarbaroja.

No mais, acho que é um foro legal. Pena que um moderador (que não é argie) começou a pregar que os posts sejam "solamente en español" ...

Salu2, cabrones ...

Quanto mais navego na net, mais acho que o fator "mala" tem tendência a se vincular a uma outra nacionalidade. Claro, não diria que todos o são, mas um contingente bem razoável.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#81 Mensagem por crubens » Sex Fev 29, 2008 12:05 pm

E los hermanos já se acalmaram ou não conseguiram ainda deglutir que tudo não passava de um sonho de verão :wink:
Não se consegue mais entrar no forum deles só pra dá uma olhada, tá todo trancado. Acho que não suportaram a desilusão :mrgreen: :twisted:

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
valter
Júnior
Júnior
Agradeceu: 2 vezes

#82 Mensagem por valter » Sex Fev 29, 2008 12:16 pm

é pode cre :) ,eu entro todo dia por sinal foi la que fiquei conhecendo o DB.
mais é facil é só fazer o registro e acompanhar a choradeira :twisted: :twisted:

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#83 Mensagem por Wolfgang » Sex Fev 29, 2008 12:39 pm

Mas o zona militar está bloqueado, não? Aparece 'private' no lugar dos tópicos...

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#84 Mensagem por Alcantara » Sex Fev 29, 2008 1:15 pm

crubens escreveu:E los hermanos já se acalmaram ou não conseguiram ainda deglutir que tudo não passava de um sonho de verão :wink:
Não se consegue mais entrar no forum deles só pra dá uma olhada, tá todo trancado. Acho que não suportaram a desilusão :mrgreen: :twisted:
Acho que aceitaram sim. Só que ficam fazendo c* doce achando que possuem mais tecnologia do que nós em termos de reator nuclear.

Se quizerem acompar as recentes argumentações (pós negativa de desenvolvimento conjunto do SNA):
:arrow: http://saorbats.com.ar/foro/viewtopic.p ... 651#105651

Agora estou pensando como rebater este ponto:

jptorrisi escreveu:
Respecto del desarrollo de la UFRGS, seria interesante conocer algo mas. Tienes algun link para compartir?
Proyecto/desarrollo, osea, solo dibujos y planos, y de seguro varios años de prueba y un largo etcetera. Cuestion que argentina ya paso y con tremendo exito, como son las ventas de nuestros reactors a varias naciones, y no cualquier naciones, digo, el ultimo lo compro Australia. El reactor vendido a Australia es considerado el mas eficiente y seguro del mundo dentro de su categoria, y le gano la pulseada a productores Ingleses y de USA entre otros.

Sobre la ganancia de la produccion de uranio enriquecido, el problema es que el sistema utilizado por el Brasil, no es muy "rentable" siendo el producto final (uranio enriquecido) mas caro que si se utilizaria otros sistemas, como el que ya utiliza argentina en Pilcaniyeu, pero con muy poca capacidad de produccion (lo que se soluciona con unos billetes verdes). Osea, no necesitamos tampoco adquirir tecnologia de enriquecimiento de uranio, porque ya la poseemos, nos falta expandirla.
Y otro tema, para que queremos tener esa capacidad (razon por la cual no se desarrollo en grandes dimensiones) si nuestras centrales no utilizan dicho uranio (mas alla de que en los hechos se utilicen pequeñeces del mismo para mejorar la quema como dice JMK). Resumiendo, argentina no gana practicamente nada, cede tecno que Brasil aun esta desarrollando, y recibe tecno que no le sirve en los hechos para su uso.

slds.

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Marino
Sênior
Sênior

#85 Mensagem por Marino » Sex Fev 29, 2008 2:22 pm

Alcantara escreveu:
crubens escreveu:E los hermanos já se acalmaram ou não conseguiram ainda deglutir que tudo não passava de um sonho de verão :wink:
Acho que aceitaram sim. Só que ficam fazendo c* doce achando que possuem mais tecnologia do que nós em termos de reator nuclear.

Se quizerem acompar as recentes argumentações (pós negativa de desenvolvimento conjunto do SNA):
:arrow: http://saorbats.com.ar/foro/viewtopic.p ... 651#105651

Agora estou pensando como rebater este ponto:

jptorrisi escreveu: Proyecto/desarrollo, osea, solo dibujos y planos, y de seguro varios años de prueba y un largo etcetera. Cuestion que argentina ya paso y con tremendo exito, como son las ventas de nuestros reactors a varias naciones, y no cualquier naciones, digo, el ultimo lo compro Australia. El reactor vendido a Australia es considerado el mas eficiente y seguro del mundo dentro de su categoria, y le gano la pulseada a productores Ingleses y de USA entre otros.

Sobre la ganancia de la produccion de uranio enriquecido, el problema es que el sistema utilizado por el Brasil, no es muy "rentable" siendo el producto final (uranio enriquecido) mas caro que si se utilizaria otros sistemas, como el que ya utiliza argentina en Pilcaniyeu, pero con muy poca capacidad de produccion (lo que se soluciona con unos billetes verdes). Osea, no necesitamos tampoco adquirir tecnologia de enriquecimiento de uranio, porque ya la poseemos, nos falta expandirla.
Y otro tema, para que queremos tener esa capacidad (razon por la cual no se desarrollo en grandes dimensiones) si nuestras centrales no utilizan dicho uranio (mas alla de que en los hechos se utilicen pequeñeces del mismo para mejorar la quema como dice JMK). Resumiendo, argentina no gana practicamente nada, cede tecno que Brasil aun esta desarrollando, y recibe tecno que no le sirve en los hechos para su uso.

slds.

Abraços!!! :wink:
Ôrra, que imbecil.
Diga a este hermano que:
el problema es que el sistema utilizado por el Brasil, no es muy "rentable"
O sistema é de ultracentrifugação, com uma técnica (levitação eletromagnética) que ninguem no mundo possui, que estão em construção novas gerações de centrífugas. Só para ele ter noção, nos EUA existe uma usina nuclear ao lado da empresa de ultracentrifugação, somente para fornecer energia às centrífugas gringas. aqui, as nossas gastam menos que um ar condicionado.
las ventas de nuestros reactors a varias naciones, y no cualquier naciones, digo, el ultimo lo compro Australia
que seu país vende reatores DE PESQUISA, muito eficientes e coisa e tal, mas não passam disso, reatores de pesquisa. O nosso, já construído, é um reator OPERACIONAL, que pode ser utilizado para propulsão, ou geração elétrica, como ocorrerá em São Paulo, com a MB fornecendo energia comercial quando ligar o eqpto.
no necesitamos tampoco adquirir tecnologia de enriquecimiento de uranio, porque ya la poseemos, nos falta expandirla
Seeeeiiiii, os reatores comerciais argentinos são a urânio natural, resfriados a água pesada, sistema muito pouco utilizado hoje em dia, com clara preferência pelos PWR, como os nossos.
Já temos uma fábrica em Resende de enriquecimento de urânio.
Diga a ele para correr, ou daqui a pouco, quem não fez não faz mais.
argentina no gana practicamente nada, cede tecno que Brasil aun esta desarrollando, y recibe tecno que no le sirve en los hechos para su uso.
Ganharia condições de concorrer em um mercado que não quer usinas a urânio natural, ganharia tecnologia para construir um reator operacional, que não fosse de pesquisa, não cede nada que o Brasil precise, pois também fabricamos reatores de pesquisa, e o reator do sub será o da MB.
Ou seja, não precisamos de NADA dos comedores de alfajor.
Diga a ele o seguinte: quando tudo cair no esquecimento, já que não precisamos nada um de outro, vá comprar gás na Bolívia.

Editado pela última vez por Marino em Sex Fev 29, 2008 2:25 pm, em um total de 2 vezes.
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#86 Mensagem por Sideshow » Sex Fev 29, 2008 2:23 pm

valter escreveu:é pode cre :) ,eu entro todo dia por sinal foi la que fiquei conhecendo o DB.
mais é facil é só fazer o registro e acompanhar a choradeira :twisted: :twisted:
Brazukão?

Marino
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por Marino » Sex Fev 29, 2008 2:24 pm

Sideshow escreveu:
valter escreveu:é pode cre :) ,eu entro todo dia por sinal foi la que fiquei conhecendo o DB.
Brazukão?
Side, não dá mais para ler. Cancelaram o acesso.

Sideshow
Sênior
Sênior

#88 Mensagem por Sideshow » Sex Fev 29, 2008 2:25 pm

Wolfgang escreveu:Mas o zona militar está bloqueado, não? Aparece 'private' no lugar dos tópicos...
:roll: :roll: Eu heim

Primeiro começam com essa que só podemos postar em espanhol e agora essa :roll:

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1157 vezes
Agradeceram: 2908 vezes

#89 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 29, 2008 2:40 pm

Usem o tradutor:

http://traductor.universia.net/

Depois já não têm desculpa. :wink:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Sideshow
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por Sideshow » Sex Fev 29, 2008 3:04 pm

Cabeça eu estou registrado no ZM desde junho de 2006 e tenho quase 900 post (>95% deles em português) e nunca me encheram o saco por causa por isso.

Responder