EUA copiando projetos brasileiros?
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- joao fernando
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joao fernando escreveu:* O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas".
Pra mim, isso é pirataria branca. Partir do conceito é uma coisa, contratar o engenheiro é outra bem pior.
Muitos paises nao contrataram cientistas da Ex-Uniao Sovietica quando esta entrou em colapso? Ou nao contrataram cientistas alemaes qd a 2GM acabou?
Nao eh ilegal. Empresas e paises que criem condicoes para reter a mao de obra estrategica.
O triste eh qd o pais, em situacao de paz, nao consegue reter a sua mao de obra especializada, cuja formacao representa uma alto custo para o pais e a entrega de bandeja para a concorrencia (que agradece, pois nao teve nenhum custo na formacao deste "ativo").
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jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:Qd se publica algo, se esta sujeito a criticas. Estas podem ser inclusive infundadas. Podem tb nao ser. O importante eh que nao sejam de carater pessoal.
[]'s
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O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas.
Discordo desta afirmacao nos casos do C-390 e do Super Tucano/Tucano.
A industria se reinventa a todo tempo. O Tucano (83) lembra muito o Pilatus PC-7 (78) e o C-390 lembra muito o Kawasaki C-1 (70) ou o Antonov An-72 (77), por exemplo. Isso nao quer dizer que foram copias e nem mesmo inspiracoes. As configuracoes aerodinamicas e de design sao bem conhecidas por todos os fabricantes e requisitos semelhantes acabam levando a configuracoes tb semelhantes (F-15, Mig-29, Su-27, F-22). As familias A-320, E-jet, Sukhoi RRJ possuem a mesma configuracao basica do 737 e nunca foram considerados copias.
[]'s
Olá Jacques,
o autor não afirma nada disso, apenas pergunta (leia o título do artigo). Logo não faz sentido você discordar de quem pergunta.
No final ele "conspira" com o seguinte parágrafo: "É interessante como conceitos e projetos desenvolvidos no Brasil pela Embraer, estejam servindo como inspiradores para projetos de aeronaves no país referência em desenvolvimento aeronáuticos, inclusive com a contratação de profissionais brasileiros".
Ele não disse que os projetos são cópias ou coisa semelhante, apenas sugere que os americanos estão buscando o mesmo nicho mercadológico que nós buscamos. Ele vai além e mostra que os aviões concorrentes são muito semelhantes em suas características.
A "inspiração" tratada no texto diz apenas que os americanos estão buscando o mesmo nicho mercadológico que a Embraer, e que o mundo sabe ser uma empresa com grande visão pra isso (novos mercados). Nada mais natural que se oferecer um produto semelhante física e tecnicamente.
E a "contratação de profissionais brasileiros" demonstra claramente isso, não para ensiná-los a fazer aviões, mas para levar informações do porque certos modelos da Embraer se adequarão em determinados segmentos do mercado. E como fruto desta "informação" (espionagem branca??? rsrsrs) surge as semelhanças físicas dos aviões.
Abraços,
Orestes
No final ele "conspira" com o seguinte parágrafo: "É interessante como conceitos e projetos desenvolvidos no Brasil pela Embraer, estejam servindo como inspiradores para projetos de aeronaves no país referência em desenvolvimento aeronáuticos, inclusive com a contratação de profissionais brasileiros".
Prezado Orestes,
O autor afirma sim o que postei*. Foi praticamente uma transcricao do que ele disse.
* O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas.
Se isso nao eh uma afirmacao, realmente nao entendi a conspiracao![]()
Qt a contratacao de profissionais estou de acordo. Essa estrategia existe desde sempre e se intensificou com a Revolucao Industrial. Em certas epocas a Inglaterra impunha serias restricoes para que certos tipos de profissionais trabalhassem no estrangeiro (ou mesmo viajassem para o estrangeiro). Eh fato que o Brasil forma Engenheiros Aeronauticos de qualidade e que sao valorizados no mercado. A Bombardier no auge da guerra contra a Embraer recrutava abertamente aqui no Brasil.
[]'s
Jacques
Bem, Jacques, devemos divergir mesmo, isso é salutar. Porém o autor não afirma, ele sugere que produtos da Embraer podem estar servindo de "inspiração" para os americanos. Esta é a diferença, ele insinua isso, não afirma. Para se afirmar deve-se ter provas e não foi o caso dele. O autor fez uso de uma teoria conspiratória para sugerir isso, o argumento mais fundamentado e utilizado por ele foi o fato de as empresas americanos estarem contratando profissionais brasileiros. Aí está a "conspiração", ou seja, coincidência ou não?
Minha leitura: a coincidência das coisas sugeriu que o autor "conspirasse" com a idéia que poderíamos estar sendo alvos de espionagem industrial pelos americanos. Observe bem, sugeriu, se ele quisesse afirmar deveria provar concretamente, o que não foi o caso.
Grande abraço,
Orestes
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jacquessantiago escreveu:joao fernando escreveu:* O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas".
Pra mim, isso é pirataria branca. Partir do conceito é uma coisa, contratar o engenheiro é outra bem pior.
Muitos paises nao contrataram cientistas da Ex-Uniao Sovietica quando esta entrou em colapso? Ou nao contrataram cientistas alemaes qd a 2GM acabou?
Nao eh ilegal. Empresas e paises que criem condicoes para reter a mao de obra estrategica.
O triste eh qd o pais, em situacao de paz, nao consegue reter a sua mao de obra especializada, cuja formacao representa uma alto custo para o pais e a entrega de bandeja para a concorrencia (que agradece, pois nao teve nenhum custo na formacao deste "ativo").
Não se trata de ser ou não ilegal, Jacques, trata-se de algum sutil e relevante: os americanos de alguma forma estão incomodados com o que produzimos aqui. E se eles precisam de "informações" é porque temos coisas boas que eles não têm. Esse é o ponto.
Tudo isso sugere (repito, sugere) que estamos na frente deles em alguns pontos. Acredite, eles não dominam tudo, mas têm dinheiro o bastante para engenharia reversa, aliás essa é uma prática muito comum aos americanos e russos desde a 2ªWW.
Abraços,
Orestes
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orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:Qd se publica algo, se esta sujeito a criticas. Estas podem ser inclusive infundadas. Podem tb nao ser. O importante eh que nao sejam de carater pessoal.
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O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas.
Discordo desta afirmacao nos casos do C-390 e do Super Tucano/Tucano.
A industria se reinventa a todo tempo. O Tucano (83) lembra muito o Pilatus PC-7 (78) e o C-390 lembra muito o Kawasaki C-1 (70) ou o Antonov An-72 (77), por exemplo. Isso nao quer dizer que foram copias e nem mesmo inspiracoes. As configuracoes aerodinamicas e de design sao bem conhecidas por todos os fabricantes e requisitos semelhantes acabam levando a configuracoes tb semelhantes (F-15, Mig-29, Su-27, F-22). As familias A-320, E-jet, Sukhoi RRJ possuem a mesma configuracao basica do 737 e nunca foram considerados copias.
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Olá Jacques,
o autor não afirma nada disso, apenas pergunta (leia o título do artigo). Logo não faz sentido você discordar de quem pergunta.
No final ele "conspira" com o seguinte parágrafo: "É interessante como conceitos e projetos desenvolvidos no Brasil pela Embraer, estejam servindo como inspiradores para projetos de aeronaves no país referência em desenvolvimento aeronáuticos, inclusive com a contratação de profissionais brasileiros".
Ele não disse que os projetos são cópias ou coisa semelhante, apenas sugere que os americanos estão buscando o mesmo nicho mercadológico que nós buscamos. Ele vai além e mostra que os aviões concorrentes são muito semelhantes em suas características.
A "inspiração" tratada no texto diz apenas que os americanos estão buscando o mesmo nicho mercadológico que a Embraer, e que o mundo sabe ser uma empresa com grande visão pra isso (novos mercados). Nada mais natural que se oferecer um produto semelhante física e tecnicamente.
E a "contratação de profissionais brasileiros" demonstra claramente isso, não para ensiná-los a fazer aviões, mas para levar informações do porque certos modelos da Embraer se adequarão em determinados segmentos do mercado. E como fruto desta "informação" (espionagem branca??? rsrsrs) surge as semelhanças físicas dos aviões.
Abraços,
Orestes
No final ele "conspira" com o seguinte parágrafo: "É interessante como conceitos e projetos desenvolvidos no Brasil pela Embraer, estejam servindo como inspiradores para projetos de aeronaves no país referência em desenvolvimento aeronáuticos, inclusive com a contratação de profissionais brasileiros".
Prezado Orestes,
O autor afirma sim o que postei*. Foi praticamente uma transcricao do que ele disse.
* O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas.
Se isso nao eh uma afirmacao, realmente nao entendi a conspiracao![]()
Qt a contratacao de profissionais estou de acordo. Essa estrategia existe desde sempre e se intensificou com a Revolucao Industrial. Em certas epocas a Inglaterra impunha serias restricoes para que certos tipos de profissionais trabalhassem no estrangeiro (ou mesmo viajassem para o estrangeiro). Eh fato que o Brasil forma Engenheiros Aeronauticos de qualidade e que sao valorizados no mercado. A Bombardier no auge da guerra contra a Embraer recrutava abertamente aqui no Brasil.
[]'s
Jacques
Bem, Jacques, devemos divergir mesmo, isso é salutar. Porém o autor não afirma, ele sugere que produtos da Embraer podem estar servindo de "inspiração" para os americanos. Esta é a diferença, ele insinua isso, não afirma. Para se afirmar deve-se ter provas e não foi o caso dele. O autor fez uso de uma teoria conspiratória para sugerir isso, o argumento mais fundamentado e utilizado por ele foi o fato de as empresas americanos estarem contratando profissionais brasileiros. Aí está a "conspiração", ou seja, coincidência ou não?
Minha leitura: a coincidência das coisas sugeriu que o autor "conspirasse" com a idéia que poderíamos estar sendo alvos de espionagem industrial pelos americanos. Observe bem, sugeriu, se ele quisesse afirmar deveria provar concretamente, o que não foi o caso.
Grande abraço,
Orestes
Caro Orestes,
Aqui convergimos. Espionagem industrial faz parte do jogo. Este eh um tema levado muito a serio em certos paises.
Alias o caso da Petrobras me pareceu rocambolesco. Transportar notebooks com segredos "de estado" em um container manejado por empresa estrangeira! Deve ser alguma tatica de contra espionagem tabajara.
[]'s
Jacques
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orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:joao fernando escreveu:* O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas".
Pra mim, isso é pirataria branca. Partir do conceito é uma coisa, contratar o engenheiro é outra bem pior.
Muitos paises nao contrataram cientistas da Ex-Uniao Sovietica quando esta entrou em colapso? Ou nao contrataram cientistas alemaes qd a 2GM acabou?
Nao eh ilegal. Empresas e paises que criem condicoes para reter a mao de obra estrategica.
O triste eh qd o pais, em situacao de paz, nao consegue reter a sua mao de obra especializada, cuja formacao representa uma alto custo para o pais e a entrega de bandeja para a concorrencia (que agradece, pois nao teve nenhum custo na formacao deste "ativo").
Não se trata de ser ou não ilegal, Jacques, trata-se de algum sutil e relevante: os americanos de alguma forma estão incomodados com o que produzimos aqui. E se eles precisam de "informações" é porque temos coisas boas que eles não têm. Esse é o ponto.
Tudo isso sugere (repito, sugere) que estamos na frente deles em alguns pontos. Acredite, eles não dominam tudo, mas têm dinheiro o bastante para engenharia reversa, aliás essa é uma prática muito comum aos americanos e russos desde a 2ªWW.
Abraços,
Orestes
Se o tema eh o C-390 e o Super Tucano, para mim nao nao ha segredos. Ha muitas empresas estrangeiras envolvidas nos dois projetos, inclusive americanas.
Quais os planos futuros da Embraer, estes, para mim, sao segredos que devem interessar a concorrencia.
Nao me surpreenderia nada se a Bombardier, a Boeing e Dassault e outras fizesem ofertas tentadoras a engenheiros da Embraer. E que a Embraer deva ter alguma estrategia para evitar uma fuga de recursos humanos estrategicos.
[]'s
Jacques
- Carlos Lima
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Acho que estamos esquecendo de alguns detalhes importantes...
A USAF esta procurando a tempos por uma aeronave como a 'sugerida' (a de transporte), sendo assim nada mais logico que uma empresa americana querer suprir essa demanda.
O mesmo vale para o A67... os caras nao sao bobos e o Hungaro estava oferecendo o projeto para quem quiser!
Com relacao aos engenheiros, da mesma forma que outros pa'ises contratam engenheiros estrangeiros... o mesmo vale para a Embraer... 'e natural como 'e acontece em qualquer mercado de tecnologia...
Obviamente nenhuma empresa 'e burra e vai querer contratar sempre o que ela acha que existe de melhor por a'i... ponto para a Embraer (e para o Brasil) que possui esse tipo de mao de obra.
'E claro que existe espionagem branca sim... mas todos praticam e nao existe pecado nenhum nisso (at'e pq nao h'a como provar nada)!
Na minha opniao o que o autor 'sugeriu' eu 'sugiro' que nao 'e bem assim porque existem requisitos operacionais e para determinadas coisas a tecnologia atual nao tem como evitar determinadas solucoes mais do que comprovadas
... e a histo'ria est'a ai para provar que esses projetos tem que ser vistos beeeeemm mais a fundo para se verificar 'copias' que venham a comprometer patentes.
Pois a nao ser que se verifiquem patentes/materiais, etc fica dificil mesmo saber... porque senao daqui a pouco vamos "sugerir" que a Embraer tenha copiado a Pilatus no caso do Tucano e copiado a Boeing no caso do C-390 pq esses guardam semelhancas com projetos dessas empresas... mas 'e claro que o que disse 'e um absurdo!
Mas honestamente... acho que o autor escreveu muito bem sim e parabens por ter escrito sobre um assunto 'delicado', mas mesmo assim eu s'o discordo das 'sugestoes' dele
... acho que nao h'a nada de mal nisso, certo?
Ou seja... nada contra o autor... so' nao concordo com o texto
[]s
CB_Lima
A USAF esta procurando a tempos por uma aeronave como a 'sugerida' (a de transporte), sendo assim nada mais logico que uma empresa americana querer suprir essa demanda.
O mesmo vale para o A67... os caras nao sao bobos e o Hungaro estava oferecendo o projeto para quem quiser!
Com relacao aos engenheiros, da mesma forma que outros pa'ises contratam engenheiros estrangeiros... o mesmo vale para a Embraer... 'e natural como 'e acontece em qualquer mercado de tecnologia...
Obviamente nenhuma empresa 'e burra e vai querer contratar sempre o que ela acha que existe de melhor por a'i... ponto para a Embraer (e para o Brasil) que possui esse tipo de mao de obra.
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'E claro que existe espionagem branca sim... mas todos praticam e nao existe pecado nenhum nisso (at'e pq nao h'a como provar nada)!
Na minha opniao o que o autor 'sugeriu' eu 'sugiro' que nao 'e bem assim porque existem requisitos operacionais e para determinadas coisas a tecnologia atual nao tem como evitar determinadas solucoes mais do que comprovadas
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... e a histo'ria est'a ai para provar que esses projetos tem que ser vistos beeeeemm mais a fundo para se verificar 'copias' que venham a comprometer patentes.
Pois a nao ser que se verifiquem patentes/materiais, etc fica dificil mesmo saber... porque senao daqui a pouco vamos "sugerir" que a Embraer tenha copiado a Pilatus no caso do Tucano e copiado a Boeing no caso do C-390 pq esses guardam semelhancas com projetos dessas empresas... mas 'e claro que o que disse 'e um absurdo!
Mas honestamente... acho que o autor escreveu muito bem sim e parabens por ter escrito sobre um assunto 'delicado', mas mesmo assim eu s'o discordo das 'sugestoes' dele
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Ou seja... nada contra o autor... so' nao concordo com o texto
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- Penguin
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orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:joao fernando escreveu:* O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas".
Pra mim, isso é pirataria branca. Partir do conceito é uma coisa, contratar o engenheiro é outra bem pior.
Muitos paises nao contrataram cientistas da Ex-Uniao Sovietica quando esta entrou em colapso? Ou nao contrataram cientistas alemaes qd a 2GM acabou?
Nao eh ilegal. Empresas e paises que criem condicoes para reter a mao de obra estrategica.
O triste eh qd o pais, em situacao de paz, nao consegue reter a sua mao de obra especializada, cuja formacao representa uma alto custo para o pais e a entrega de bandeja para a concorrencia (que agradece, pois nao teve nenhum custo na formacao deste "ativo").
Não se trata de ser ou não ilegal, Jacques, trata-se de algum sutil e relevante: os americanos de alguma forma estão incomodados com o que produzimos aqui. E se eles precisam de "informações" é porque temos coisas boas que eles não têm. Esse é o ponto.
Tudo isso sugere (repito, sugere) que estamos na frente deles em alguns pontos. Acredite, eles não dominam tudo, mas têm dinheiro o bastante para engenharia reversa, aliás essa é uma prática muito comum aos americanos e russos desde a 2ªWW.
Abraços,
Orestes
Caro Orestes,
Na minha opiniao a Embraer tem tido uma capacidade acima da media em identificar nichos de mercado e desenvolver produtos adequados no tempo certo.
Qd vc menciona "deles", isto me parece muito amplo. A quantidade de empresas aeronauticas por la eh muito maior que por aqui. E as competencias sao muito variadas tb. Vc poderia explicar quais seriam estes pontos e sobre quem seria a vantagem?
Em relacao a incomodar, tenho uma opiniao:
E-Jets: podem incomodar a Boeing no mercado maior que 100 pax;
C-390: pode incomodar a LM com o seus C-130J e Spartan;
Os jatos executivos devem estar incodando uma monte de empresas;
Contudo sao aeronaves que nao representam desafios tecnologicos, nem para a Embraer e nem para as grandes empresas do ramo e sim de viabilidade economico-financeira.
[]'s
Jacques
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Pra mim, isso é pirataria branca. Partir do conceito é uma coisa, contratar o engenheiro é outra bem pior.
Muitos paises nao contrataram cientistas da Ex-Uniao Sovietica quando esta entrou em colapso? Ou nao contrataram cientistas alemaes qd a 2GM acabou?
Nao eh ilegal. Empresas e paises que criem condicoes para reter a mao de obra estrategica.
O triste eh qd o pais, em situacao de paz, nao consegue reter a sua mao de obra especializada, cuja formacao representa uma alto custo para o pais e a entrega de bandeja para a concorrencia (que agradece, pois nao teve nenhum custo na formacao deste "ativo").
Não se trata de ser ou não ilegal, Jacques, trata-se de algum sutil e relevante: os americanos de alguma forma estão incomodados com o que produzimos aqui. E se eles precisam de "informações" é porque temos coisas boas que eles não têm. Esse é o ponto.
Tudo isso sugere (repito, sugere) que estamos na frente deles em alguns pontos. Acredite, eles não dominam tudo, mas têm dinheiro o bastante para engenharia reversa, aliás essa é uma prática muito comum aos americanos e russos desde a 2ªWW.
Abraços,
Orestes
Caro Orestes,
Na minha opiniao a Embraer tem tido uma capacidade acima da media em identificar nichos de mercado e desenvolver produtos adequados no tempo certo.
Qd vc menciona "deles", isto me parece muito amplo. A quantidade de empresas aeronauticas por la eh muito maior que por aqui. E as competencias sao muito variadas tb. Vc poderia explicar quais seriam estes pontos e sobre quem seria a vantagem?
Em relacao a incomodar, tenho uma opiniao:
E-Jets: podem incomodar a Boeing no mercado maior que 100 pax;
C-390: pode incomodar a LM com o seus C-130J e Spartan;
Os jatos executivos devem estar incodando uma monte de empresas;
Contudo sao aeronaves que nao representam desafios tecnologicos, nem para a Embraer e nem para as grandes empresas do ramo e sim de viabilidade economico-financeira.
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Jacques
Olá Jacques,
"deles" = americanos.
Os pontos que citei que temos vantagens são simples de perceber: a indústria bélica brasileira sempre primou pela simplicidade, mas aliada a boa qualidade e eficiência de seus produtos. Isto implica em redução expressiva de custos, o que as tornam mais competitivas. Veja o caso do Osório por exemplo. Este não foi adiante justamente por causa dos americanos, mas este é um assunto sério e que até merece um tópico.
Como já disse antes, não faltam conhecimentos aos americanos, muito menos dinheiro. Porém o mercado está ficando cada vez mais seletivo, cada vez se gasta menos em defesa pelo mundo a fora. Assim, não basta ter um equipamento que faça algo, ele tem que ser barato e eficiente. Isso nunca foi política dos americanos. E nem dos russos, que são baratos, mas lhe faltam acabamento (mas este papo não cabe aqui, a política dos russos sempre foi diferente).
Pense assim: a Embraer é uma das maiores empresas de aviação do mundo, mas está localizada em um país de "pouca expressão" mundial. Isso incomoda e muito, pelo menos para que vê as coisas de fora.
E por que a Embraer consegue tanto sucesso? Até mesmo dentro dos EUA com seus aviões civis. Sabe encontrar nichos mercadológicos adequados, sabe oferecer o produto certo na hora certa, sabe fazer um equipamento de excelente qualidade e com preços acessíveis. Tudo isso é tecnologia!
E por que os EUA iriam querer essa nossa tecnologia? Eles não possuem capacidade para tal? Sim, possuem, mas mudar certas culturas demanda tempo e dinheiro.
Não podemos nos esquecer que os EUA nunca foram brilhantes e desenvolvimento de nada no mundo, mas são ótimos oportunistas (nada pejorativo), sabem aproveitar do que já existem. Explicarei...
Na 2ªWW os americanos pegaram um puta sub alemão (tipo 21, se não me engano) e que não chegou a combater de fato. Os russos e ingleses idem. Tudo o que vemos em termos de sub destes países são frutos do tipo 21 alemão. Logo tiveram que buscar tecnologias "externas".
O mesmo se aplica a construção de foguetes e mísseis, tiveram que recorrer aos alemães. Idem para os caças a jato. Idem para a tecnologia nuclear (pouco se fala, mas só tinha alemães e italianos no projeto americano). Veja o F-117 (o fiaco! Odeio esta josta!), fruto de um trabalho acadêmico de um matemático russo. E por aí vai...
Em suma, os americanos e russos são frutos do que sobrou da 2ªWW, apenas aperfeiçoaram o que conseguiram de "novidades" daquela época.
Não estou procurando desmerecer tudo o que os americanos (e russos) fizeram, longe disso, têm seus méritos e que não são poucos, a eles todo o meu respeito e admiração. Porém é bom que se diga claramente que eles também copiam e copiam muito, usam e abusam de espionagem (branca ou não) para não perderem sua soberania mundial.
Eu que sou do meio acadêmico vivo mais certos problemas que quase ninguém conhece. Dou um exemplo, todo estudante não americano em universidades do EUA tem que se submeter a orientação "formal" (direta ou indireta) de um americano nato, todo o trabalho realizado lá é de posse dos EUA. Idem para todo trabalho de pesquisa realizado lá. Veja o caso do César Lattes, físico brasileiro, foi aos EUA fez um baita trabalho (não cabe aqui detalhar), e confirmou uma teoria de um matemático japonês (méson pi. Amigo Roberto, please! rsrs). O japonês recebeu o Nobel por suas previsões matemáticas, mas quem recebeu o prêmio pelo experimento real não foi o Lattes, mas sim o coordenador americano do projeto (sempre foi assim, e continuará sendo).
Em suma, eles fazem questão de pagar e bancar uma boa idéia, mas terão que ser donos das mesmas. Deixo os detalhes sórdidos de lado...
Assim sendo, eles estão incomodados com a Embraer sim, logo estão procurando a "fórmula do sucesso", mas isso nem eu sei, pois não faço parte da Embraer. Mas que tem algo tem sim, caso contrário eles não estariam nem aí pra nós.
Abraços,
Orestes
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- joao fernando
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E por que a Embraer consegue tanto sucesso? Até mesmo dentro dos EUA com seus aviões civis. Sabe encontrar nichos mercadológicos adequados, sabe oferecer o produto certo na hora certa, sabe fazer um equipamento de excelente qualidade e com preços acessíveis. Tudo isso é tecnologia!
Sabe porque Orestes? Porque o americano cria um parafuso com porca fora de medida. Ai vende as chaves, mas com um subcontrato de que a chave so pode ser usada no meses que tem 31 dias...
Ja o Brasuca, vai na loja de ferragens e compre um parafuso.
Quando Brasileiro se mete a engenheiro, faz coisas que os americanos diriam: Mas como poderia ser tão simples? Sabe aquele famoso jeitinho brasileiro de fazer as coisas de modo simples?
Sabe porque Orestes? Porque o americano cria um parafuso com porca fora de medida. Ai vende as chaves, mas com um subcontrato de que a chave so pode ser usada no meses que tem 31 dias...
Ja o Brasuca, vai na loja de ferragens e compre um parafuso.
Quando Brasileiro se mete a engenheiro, faz coisas que os americanos diriam: Mas como poderia ser tão simples? Sabe aquele famoso jeitinho brasileiro de fazer as coisas de modo simples?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG