Vamos inaugurar a democracia nas FA´s, agora, todos os equipamentos serão decididos pelos integrantes das Forças, agora, sou contra esta democracia elitista
, afinal, o voto dos mecânicos é tão ou mais importante que o dos pilotos, afinal, sem um bom trabalho deles, nenhum piloto sai do chão ou se sair vai voltar da pior maneira.
Agora vamos aos fatos. A família de Helos PUMA até ao EC-725, é um dos 03 maiores sucessos da história dos HELOS no mundo, só comparável com outras duas, Bell UH-1 e MI-8/17. São as 03 famílias mais vendidas e produzidas no mundo, com histórias para ninguém colocar defeito.
O PUMA inicialmente projetado como Helo Militar da ALAT das Forças Francesas, começou a operar em 1969. Antes mesmo de começar a voar, seu desenho atraiu a atenção da Inglaterra, que o colocou no programa de Helos Franco-Saxão. Sua configuração se revelou um sucesso desde o ínicio.
Porém, com o lançamento da Super Puma, o helo se revelou também um sucesso no mercado civil, sendo um dos mais usados em plaformas off-shore. O Super Puma versão melhorada na última versão do PUMA. Depois surgiu o COUGAR e por fim o EC-725. Vamos aos fatos, não opinão de uma pessoa ou piloto, afinal, não será apenas um piloto que irá voar os helos.
O PUMA inicial tinha um peso máximo de decolagem 7.000 kgs com uma turbina de 1328 CV. O PUMA final tinha um peso de decolagem de 7.400 kgs com uma turbina de 1575 CV. Seu gancho externo podia levantar 3.200 kgs
O Super Puma aparece em 1977, entrando em serviço em 1980. O primeiros modelos tinham 8.200 Kgs de peso máximo de decolagem com uma turbina de 1.755 CV. Com a capacidade do gancho externo de 3.000 kgs. Levam de 18 a 22 homens.
O COUGAR é um Super PUMA melhorado, com uma fuzelagem alongada, derivada do modelo civil, surge em 1990, tendo peso de decolagem de 9.000(MK I) até 9,750(MK II), com uma turbina básica gerando 1.847 HP(MKI) ou 2.104 HP(MKII), capaz de carregar no gancho externo 4.500 KGs. Levam de 22 até 24 homens. Alcance máximo 1.176 kms.
Em 1999, foi desenvolvido o EC-725, por conta de um requerimento para SAR da AdLA. Com um peso de decolagem de 11.000 Kgs e turbinas de 2.414 HP. E um novo rotor de 05 pás. Capaz de levar no gancho externo para 5.000Kgs. Leva até 29 homens. Tem alcance de 1482 kms.
Vamos aos temidos BH´s, a jóia da propaganda dos EUA.
Desde o íncio os requerimentos os S-70, ou UH-60 ou SH-70. Eram para poderem ser transportados pelos C-130H, isto resultou numa cabine pertada, uma fuzelagem longa e desequilibrada, que originou o estabalizador traseiro e um rotor de calda que tem, também função de sustentação, sendo assim um Helo com uma cabine pequena e com uma cauda frágil(é pena que o pessoal da AlKaeda conheça tão pouco ele, ou será que não?).
Seu primeiro vôo foi em 1974, entrando em serviço em 1979. Por conta do já citado só pode levar cerca de 11 homens equipados, as versões inciais tinha uma turbina de 1500CV, as versões mais novais e especiais tem turbina de até 1940 CV. Seu peso de decolagem vai de 9200 até 9970 Kgs, dependendo da versão. Em gancho externo pode levar até 4.072 kgs. Dependendo da versão seu alcance varia entre 600 e 800 kms.
Agora podemos explicar a lenda sobre os COUGAR, na verdade a FAB comprou a primeira versão do Super Puma, uma aeronave que tinha algumas limitações para uso militar, como o gancho de menor capacidade que os PUMA iniciais. Mas, rapidamente, vendo o problema a Eurocopter lança o COUGAR, que sana os defeitos de falta de potência/capacidade dos SP.
Quanto a comparação direta entre os BH´s e COUGAR, vemos que os COUGAR superam os BH´s em quase todos os itens, tendo uma potência semelhante, mas carregando muito mais homens. Daí deriva a lenda dos BH´s, como ele não pode levar muito coisa dentro da cabine
, fica sempre com sobra de potência. Porém, sua falta de flexibilidade, tornou quase impossível seu uso civil, dado que ninguém vai querer pagar uma fortuna por um Helo, com uma cabine do tamanho de uma lata de sardinhas!
O resultado, ao contrário dos COUGAR, os BH´s não vendem no mercado civil.
Por sinal, vamos ao outro ponto, custos, os BH´s custam bem mais caros que os COUGARS, sendo sua versão mais barata deve estar por 25 milhões a unidade, contra 10 milhões ou menos dos COUGARS.
A família COUGAR possui uma diversidade, que agora se soma os EC-725, que são superiores em quase tudo aos BH´s, com uma cabine ainda maior, e um rotor mais moderno com 05 pás.
O que sobra? Eu diria que os BH´s, se aproximam muito do conceito dos MI-24, sendo que podem levar mais 03 soldados, mas não dispõe de blidagem como os MI-24, além do armamento pesado de uso contínuo, mas pode ser dotado de muito armamento, e mesmo assim conservar sua capacidade de carga de 11 homens. Tornando-o um opção interessante para C-SAR quanto comparado com os COUGAR, porém, quando comparado aos EC-725, aí as coisas complicam. Dado as limitações do BH´s já citadas.
Talvez por isso, muitos paises que tem BH´s, tiveram a necessidade de comprar helos médios mais baratos e com a cabine maior.
Vejam a maravilha do EUA desmontada. São bons, mais caros e limitados como helos de transporte.
[]´s