Carlos Mathias escreveu:Prick, você acha que devemos comprar nossas principais armas e sistemas apenas em um fornecedor?
Você acha que é esse o pensamento das nossas FAs?
Num antigo post, eu disse que não, o ideal seria ter 02 fornecedores, mas via uma única exceção, caso as vantagens fornecidas pelo único fornecedor fizessem a diferença, ou seja, as contrapartidas teriam que valer a pena.
Se os acordos de compra que estão sendo ventilados com a França, se tornarem realidade, teremos no curto prazo, França e EUA/Israel como fornecedores, depois com a França aumentando a importância. Mas não podemos esquecer que muita coisa não será totalmente francesa, como no caso dos Subs.
O ideal que o único fornecedor fosse o próprio Brasil, nossa industria bélica, quando falo do preço de se ter um só fornecedor. A vantagem seria que este único fornecedor se tornasse parceiro, na construção binacional ou na venda de produtos construidos do Brasil, sob licença. O que pode ocorrer na Área de helos, subs e fragatas francesas. O problema é que isso ainda não está posto nos caças, daí considerar ser a parte mais frágil do negócio, não pela qualidades dos caças, mas porque as vantagens são pequenas ou não estão ainda claras.
Agora, a condição para um tipo de parceria dessa, são os Acordos que estamos assinando com a França, sem isso, não existe como avançar numa parceria de construção de material bélico e troca de experiências no campo da tecnologia. E também não vejo como fazer isso de uma hora para outra, somente, com países que já temos longo realcionamento. Que não me parece ser o caso dos Russos, Chineses ou mesmo Indianos. Temos relacionamento assim com a Europa Ocidental e os EUA,e, agora, com a Africa do Sul. Acredito que num futuro possa colocar a Índia no grupo, mas tenho dificuldade para ver Rússia e China nele. Possível, certamente, mas não para um espaço de poucos anos. Foi o Governo Atual que gerou essas políticas de aproximação, agora, num Governo mais conservador no Brasil, o que vai ocorrer com a política de aproximação? O FX-2 ou o PDN sendo gestado, não pode ficar restrito ao atual governo.
[ ]´s