midnight escreveu: Mas todos aqui querem o melhor para a Aeronautica
É isso aí.
Carlos Mathias escreveu:O que me chama mais a atenção é a mudança de comportamento da Rússia em relação ao FX-1 e a tudo o que se escreveu na imprensa especializada. Ou o Brasil pisou na bola geral, ou há algo de estranho nessa mudança.
Eles estão escaldados devido ao que ocorrera no FX1.
Quem está agindo desta forma hoje é a França. O horizonte Francês está restrito.
.......................................................................................................
Estou propondo uma reflexão:
Ao contrário do FX1, FX1,5 temos excelentes aeronaves no páreo. Eu torcia, naquela época, para acabar como acabou, com uma solução-tampão, para que fosse postergado, para assim termos na disputa estas aeronaves que estão aí agora disputando.
Ao meu ver, o Typhoon (possibilidade remotíssima de escolha), quanto o Rafale e o Su-35 apresentam vantagens e desvantagens
pontuais entre eles, mas que
não levam a produzir uma desproporção de capacidades que torna alguma em particular destacadamente superior. Ou seja, em termos de plataforma, com qualquer uma dessas estaríamos muito bem, não apenas para o cenário da AL.
Se o alvo de minhas preocupações era com a plataforma em si nas 2 concorrências do passado, hoje, a minha preocupação é diferente: são as perspectivas futuras, em novos projetos,para podermos permanecer sem GAP, que a aquisição de uma aeronave pode nos proporcionar:
Se formos de Rafale, podemos nos engajar em bons Ucavs, já que os Franceses, juntamente com Suecos, Norte-amenricanos e Israelenses estão na vanguarda.
Entretanto perderemos a chance de entrar num projeto de caça tripulado de 5ª geração genuíno, que é o que teremos com os Russos se formos de Su-35-1.
Vale ressaltar que numa entrevista há 2 anos atrás, o comandante da Flygvapnet (Força aérea Sueca) havia admitido que, pelo menos nos próximos 30 anos, ainda os caças tripulados serão os protagonistas.
Então, fica a pergunta: o Rafale tem potencial para manter-se em´pé de igualdade com relação às aeronaves de 5ª geração (F-22, F-35, Pak-Fa)?
Na minha opinião, não.
Gostaria de levantar a discussão à respeito disso.
Atenciosamente
Knight7