skyjump X catapulta

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
italo clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 304
Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 18 vezes

skyjump X catapulta

#1 Mensagem por italo clay » Sex Fev 01, 2008 9:34 am

peço desculpa se esse assunto já foi discutido aqui, mas gostaria de saber a opinião de vc´s ; qual seria o melhor sistema para o futuro PA nacional, catapulta ou skyjump ? quais as suas vantagens e desvantagens ? e se qualquer caça naval hj em serviço pode usar o skyjump.

grato e grande abraço a todos




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#2 Mensagem por talharim » Sex Fev 01, 2008 9:40 am

Catapulta c/ certeza é a melhor opção.

Um P.A com catapulta pode carregar mais aeronaves e pode lançá-las mais rapidamente.

Ski Jump é uma solução de baixo custo para quem pensa pequeno.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#3 Mensagem por Corsário01 » Sex Fev 01, 2008 9:44 am

Italo, não é Sky e sim Ski-jump.

A sua pergunta é pertinente, e essa decisão precisa ser tomada com bastante antecedência.
Acredito que a MB deva continuar com as catapultas, pois as aeronaves que ela poderia vir a ter e operar com um NAE estilo Invencible, seriam poucas ou então carésimas de se manter e operar.
Veja que os EUA, apesar do F-35 ainda manterá as mesma em ação por muito tempo, pois não é só de caças que um Nae vive.
Eles agora estão estudando, trabalhando em cima de uma catapulta elétrica e ai, o vapor seria necessário apenas para o aparelho de parada, que muitos por aqui se esquecem que existe e é de suma importância num Nae.
Quem sabe se o nosso futuro Nae não esteja equipado com este tipo de catapulta?
Pelo tempo que ele levará para ser desenhado/construído, podemos pensar em mil coisas.
Mas a opção pelo Ski-Jump puro eu acho falho.
Deveria ter os 2. O Ski-Jump para os caças( quem dera ter os F-35) e as catapultas para as aeronaves de COD/REVO/AEW.

É a minha mudesta opinião.




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#4 Mensagem por talharim » Sex Fev 01, 2008 9:46 am

Não seria Catapulta Eletromagnética Battleaxe ? :roll:

Os americanos e japoneses já possuem essa tecnologia.

A nova classe de PAs americanos já deve vir assim.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#5 Mensagem por Corsário01 » Sex Fev 01, 2008 9:56 am

Isso ai, ajuda o velhinho!!! :mrgreen:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
italo clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 304
Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 18 vezes

#6 Mensagem por italo clay » Sex Fev 01, 2008 10:21 am

obrigado pela correção amigo




CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55361
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

#7 Mensagem por P44 » Sex Fev 01, 2008 11:45 am

Isso depende do tipo de aviões que vc pretende usar




Triste sina ter nascido português 👎
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#8 Mensagem por luis F. Silva » Sex Fev 01, 2008 12:01 pm

Na minha opinião, que não é técnica, a catapulta tem mais vantagens do que o Ski Jump, porque o avião ao ter o empuxo adicional não necessita de muita pista para descolar, ao passo que com o Ski Jump necessita de um grande trecho de pista. Já para os porta aviões equipados com aviões VSTOL ela é necesária pois permita que o avião descole com maior carga e gaste menos combustível ao descolar. Em termos financeiros claro que fica muito mais caro ter duas, três ou quatro catapultas para manter, precisando também de mais pessoal a bordo. No caso do porta aviões Russo creio que foi por não dominarem na época atécnica das catapultas, nem se alterar em demasia o projecto dos SU 27K e dos SU 25.
A catapulta (2 ou 3) tem também a vantagem de permitir a descolagem de maior número de aviões em menos tempo.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1479
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#9 Mensagem por old » Sex Fev 01, 2008 2:11 pm

Antes que preguntar que es mejor si una rampa o una catapulta debes de preguntarte de cuanto presupuesto dispones, de que clase de aviones quieres operar y de que numero de ellos.

Esas respuestas diran que es lo mejor




Responder