Degan escreveu:Não se enfia um VLS do tipo Sylver 70 ou MK41 Strike lenght num barco de 3500 ton (a não ser que não se meta lá mais nada)... E também ainda estou para descobrir um barco dessa classe de tamanho que tenha uma adequada defesa anti aérea de área (AKA Standard SM2 ou Aster 30 em quantidades razoáveis apoiado por um sistema de radares em condições).
Sintra, sin ir muy lejos, las JACOB VAN HEEMSKERCK y su humilde Mk13 con sus 40 misiles, pueden sin mucho trabajo usar SM-2…más los 34 Sea Sparrow, y desplazan FULL 3.750 toneladas.
Oi Degan
Não reparaste nesta parte:
"Não se enfia um VLS do tipo Sylver 70 ou MK41 Strike lenght num barco de 3500 ton (a não ser que não se meta lá mais nada)... "
Os Holandeses para colocarem lá o que colocaram tiveram de retirar o Helicoptero. Numa plataforma de 3500 toneladas não metes de forma nenhuma os 32/48 VLS com o tamanho (profundidade) necessário para operar o Standard ou o ASTER 30, a não ser QUE NÃO SE META LÁ MAIS NADA.
E a ideia de se investir o tipo de dinheiro necessário para se adquirir sensores e misseis para garantir defesa de area em termos modernos (e não estou a falar de Standards SM-1 apoiados por LW-08 e STIR-240, tudo em segunda mão, o que é relativamente barato, este ultimo facto torna a compra Chilena lógica e bem pensada, não estou a fazer uma critica, muito pelo contrario) e depois enfiar estes sistemas carissimos numa plataforma pequena e tremendamente inflexivel, tendo em conta, como dizia o SUT, que o metal é barato e o ar é de graça... É um erro... O mesmo erro que a RN cometeu com o Type 42.
Abraços