MiG-31 - O CAÇADOR

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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MiG-31 - O CAÇADOR

#1 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 3:47 pm

Mikoyan-Gurevich MiG-31 Foxhound


Descrição:
Fabricante - Mikoyan-Gurevich
Primeiro vôo - Setembro de 1975
Entrada em serviço - 1982
Missão - Interceptador (B/D/M) / Interceptação e ataque ao solo (BM/F)
Tripulação - 2

Dimensões:
Comprimento 22,69 m
Envergadura 13,46 m
Altura 6,15 m
Área (asas) 61,6 m²

Pesos:
Peso Vazio - 21.825 kg
Peso bruto máximo B/E - 41.000 kg
F - 46.200 kg
M/BM - 52.000 kg

Propulsão:
Motores - 2 turbofans Soloviev D30-F6, com pós combustores
Força (por motor) - 152 kN

Performance:
Velocidade máxima - 3.708 km/h (Mach: 3,03 (máxima possível), Mach 2,83 (máxima autorizada em operação), Mach 2,65 (máxima normal)
Alcance 3.300 km
Teto máximo B/F/E - 21.600 m / M - 23.000 m
Razão de subida - 12.500 m/min

Armamento: Ver no texto do artigo.

O MiG-31, codinome da OTAN "Foxhound", trata-se de um interceptador biposto (2 lugares) para operação em quaisquer condições climáticas. É ainda hoje o maior avião de caça do mundo, com suas últimas versões pesando aproximadamente 52.000 kg com armamento completo e tanques cheios, que podem levar até 16.350 kg de combustível. Este avião não foi construído visando a manobrabilidade, necessária para combates a curta distância, mas sim como uma plataforma de interceptação extremamente rápida, equipada com um radar que possibilite o lançamento efetivo de suas armas. Nessa função sua performance é impressionante. O Foxhound pode voar em cruzeiro a Mach 2,35 e alcançar a velocidade máxima de Mach 3,03. No entanto, devido aos efeitos do calor, que se tornam críticos em velocidades acima de Mach 2,65, vôos acima dessa velocidade só são autorizados durante cerca de 20 minutos, também como forma de preservar seus motores. Ao nível do mar, o Foxhound pode alcançar 1.500 km/h e tem um alcance máximo (incluindo tanques externos) de 3.300 km. A aeronave possui ainda, a partir da versão MiG-31B, capacidade de reabastecimento em vôo, o que faz com que sua permanência no ar seja limitada apenas pela fadiga dos tripulantes.

História e desenvolvimento

O MiG-31 "Foxhound" pode ser considerado uma versão maior e mais evoluída do MIG-25 (codinome da OTAN "Foxbat"), este desenvolvido na década de 1950 e lançado em 1967. Seu desenvolvimento remonta ao ano de 1972, com uma estrutura de fuselagem construída em materiais nobres, com grande aplicação de titânio e outras ligas metálicas compostas, visando agregar resistência ao enorme calor gerado nos vôos em velocidades acima de Mach 2,5. Como seu antecessor, foi desenvolvido originalmente para interceptar os aviões de espionagem e os bombardeiros estratégicos norte-americanos de grande altitude que estavam em desenvolvimento no final da década de 1960. O MiG-31 voou pela primeira vez em 1975 e teve sua produção em série iniciada em 1979. Foi colocado em serviço ativo a partir de 1982 na Força Aérea da antiga União Soviética.

Foi fruto dos ambiciosos requisitos operacionais exigidos pela então Força Aérea Soviética, que levaram ao estudo e desenvolvimento de projetos por vários estabelecimentos de pesquisa e desenvolvimento de aeronaves soviéticos. No entanto, dadas as impossibilidades técnicas e operacionais da época em atender a alguns dos requisitos originalmente propostos (como atingir a velocidades de 4.000 Km/h e mantê-la por até 2.500 Km, por exemplo) levaram ao abandono de vários desenhos e propostas, optando-se finalmente pelo desenvolvimento de uma aeronave a partir de um avião já operacional com características próximas (no caso o MIG-25). Seu desenvolvimento e construção foi confiado então ao Bureau Mikoyan-Gurevich, famoso pelo projeto e desenvolvimento de alguns dos melhores aviões de combate soviéticos que, como se sabe, havia desenvolvido também o projeto do "Foxbat". Requisitos como longo alcance e grande velocidade eram qualidades essenciais, dadas as características geográficas da então União Soviética, e foram mantidos apesar de algumas modificações nos números propostos inicialmente.

Seu grande diferencial foi, na época, a eletrônica digital de seus aviônicos e o radar de antena fixa e abertura sintética Zaslon N-007, o primeiro radar de scan eletrônico de fase à entrar em serviço no mundo e que nas primeiras versões podia rastrear alvos até 198 Km de distância, podendo gerenciar e acompanhar até 10 alvos, sendo 4 simultaneamente, em praticamente qualquer direção ao redor do aparelho e tanto acima quanto abaixo do mesmo. Isso era uma evolução fantástica à época, já que os radares aéreos então existentes, em sua maioria, limitavam-se a rastrear alvos à frente do avião transportador, cobrindo um pequeno leque de cerca de 35° para cada lado e de 20° a 40° acima ou abaixo, sempre em direção à frente da aeronave, com suas antenas sendo movimentadas mecanicamente. No radar Zaslon, a antena é fixa e o sinal movimentado eletronicamente, com toda a fuselagem do avião funcionando como antena. A direção eletrônica dos sinais do radar é mais rápida e precisa do que aquela feita mecanicamente, sendo todo o processamento do sinal feito digitalmente.

Outro destaque era seu sistema de armas, originalmente composto por mísseis ar-ar de longo alcance guiados por radar R-33 (AA-9 "Amos", (Designações da OTAN), mísseis de médio alcance R-40 (AA-6 "Acrid"), e mísseis de curto alcance R-60 (AA-8 "Aphid") e R-73 (AA-11 "Archer"). Um canhão rotativo de 6 canos GsH-6-23, de 23 mm de calibre e com 260 cartuchos de munição também compunha o arsenal original do interceptador russo.

Variantes

A primeira versão aperfeiçoada foi a MiG-31B, desenvolvida a partir de 1983 e introduzida em serviço em 1990, com novos aviônicos, como painéis multi-função tipo CRT coloridos, novos sistemas de contramedidas eletrônicas e uma nova versão do radar Zaslon, o S-800. Esta variante passou a operar também com mísseis ar-ar R-33 de maior alcance (o R-33S) e também era capaz de operar com os mísseis R-73 (AA-11 "Archer"). Outro destaque desta variante foi a introdução de uma sonda para reabastecimento em vôo. A versão MIG-31BS (B Standard) nada mais é do que a atualização dos exemplares de série do MIG-31 até então produzidos para o padrão MIG-31B, ocorrida entre os anos de 1991 e 1994, sem contar, entretanto, com a sonda de reabastecimento em vôo.

O MIG-31D foi uma versão experimental desenvolvida entre os anos de 1985 e 1986 para ser equipada com mísseis anti-satélite do tipo ASAT da qual foram produzidos apenas 2 exemplares de teste, jamais tornando-se operacional. O projeto foi abandonado nos anos 90 com a dissolução da antiga União Soviética e o declínio do orçamento militar russo.

Em 1986 outra versão, a MiG-31M faz o seu vôo inaugural, entrando em serviço a partir de 1992. Também conhecida como "Foxhound-B", foi a variante mais avançada construída. Suas principais inovações foram o novo e mais possante conjunto de turbinas, que passou a incorporar dois turbofans Soloviev D-30F-6M capazes de gerar mais de 16.000 Kg de empuxo cada, elevando o peso máximo de decolagem para acima de 52.000 kg. Uma nova versão de radar, o Zaslon-M SBI-16, com alcance ampliado para cerca de 400 Km e capacidade para gerenciar e rastrear até 24 alvos simultaneamente passou a equipar esta variante. Também foram incorporados novos sistemas de armas, incluindo os novos mísseis de longo alcance R-37 (AA-13 "Arrow" - capazes de voar a velocidades que ultrapassam Mach 6), com guiagem por radar ativo em sua fase final de vôo e os mísseis de médio alcance R-77 (AA-12 "Adder"). O canhão rotativo de 6 canos GsH-6-23, de 23 mm foi suprimido e em seu lugar foram adicionados 2 cabides semi-embutidos na fuselagem capazes de acomodar 2 mísseis R-37 adicionais. Outros melhoramentos trazidos por esta versão incluem refinamentos aerodinâmicos, como extensões do bordo de ataque das asas (LERX - Leading-Edge Root EXtension). Traz ainda uma maior capacidade interna de combustível e novos aviônicos de rastreamento, comunicação e navegação, como a inclusão de um novo IRST não retrátil e mais sensível, a inclusão de sistemas receptores GPS e GLONASS, um novo sistema de controle de vôo digital e novos displays multifunção MFD em LCD coloridos para o piloto e para o operador de sistemas. Com o significativo incremento nos custos de produção da aeronave e os sucessivos cortes no orçamento militar russo após a dissolução da União Soviética, foram produzidas poucas unidades nesse padrão.

Como alternativa de modernização da sua frota, a Rússia, a partir de 1997 passou a modernizar a maioria dos seus MiG-31B e BS para um padrão similar ao do modelo mais avançado (M), dando origem à versão MiG-31BM, que opera os mesmos sistemas de radar e armas do MiG-31M com a inclusão de algumas modificações no posicionamento de instrumentos e acréscimo de instrumentos capazes de operar com armas de ataque ao solo, além da inclusão de equipamentos de contramedidas eletrônicas, dando maior versatilidade de uso a essas aeronaves. Nessa configuração o MiG-31 pode transportar e lançar com precisão mísseis anti-radiação Kh-31 e Kh-25, mísseis ar-superfície Kh-59, guiados por TV e também os Kh-29, mais leves. Além disso, o avião pode transportar também bombas guiadas por laser, como a KAB-500/1500 e FAB-1500, num total de cerca de 9.000 kg de armamento externo.

Outras versões incluem o MiG-31E, uma versão anunciada em 1997, baseada no primeiro modelo construído, ao que parece para aproveitar o estoque de aparelhos das versões mais antigas, modernizada com a inclusão de aviônicos atualizados mas com capacidades inferiores ao dos aparelhos de combate em serviço na Rússia, versão esta que teria sido oferecida, segundo informações, à Líbia, à Índia e à China. Outra variante foi o MiG-31F, que seria uma proposta de caça-bombardeiro multi-missão para a força aérea russa, baseado na versão BM, porém equipado com novos sistemas de armas e aviônicos, mas que não chegou a ser produzida, sendo oferecida ao mercado internacional uma versão de exportação com capacidades reduzidas, a MiG-31FE.

Em 2006 foi anunciado que o MiG-31 efetuaria o lançamento de satélites comerciais leves, para órbitas baixas, tendo sido desenvolvida uma nova versão, a MiG-31I (de "Ishim", nome do programa conjunto que envolve o governo da Rússia e do Cazaquistão), testada em 2007 e que deve operar a partir de 2008, aparentemente desenvolvida a partir dos dois exemplares da versão MiG-31D do extinto programa de armas anti-satélite.

Atualmente estima-se que existam ainda cerca de 260 aparelhos em serviço ativo na Rússia, todos modernizados para o padrão MiG-31 M e BM. São mantidos ainda cerca de 100 aparelhos de versões mais antigas em depósitos, estocados como reserva para futuras modernizações, venda ou fornecimento de peças.

Armamento

A carga de armas máxima de um MiG-31M, versão mais recente do interceptador, é composta da seguinte combinação, totalizando até 9.000 Kg de peso:

6 mísseis ar-ar R-37 (AA-13 "Arrow") de longo alcance, carregados aos pares nos recessos sob a fuselagem;
4 mísseis ar-ar R-77 (AA-12 "Adder") de médio alcance nos cabides internos das asas;
4 mísseis ar-ar R-73 (AA-11 "Archer") de curto alcance, nos cabides externos das asas.
Podem ser montadas outras combinações de armamento nos pontos sob as asas, de acordo com a missão, com a supressão dos mísseis dos cabides internos das asas em favor da instalação de tanques auxiliares de combustível, para ampliar o raio de ação.

Operadores

Comprovadamente, três países operam atualmente o MiG-31 Foxhound em suas diversas versões: a Rússia, que possui a maior frota ativa, com cerca de 260 aparelhos em operação, o Cazaquistão, ex-integrante da URSS, que herdou cerca de 50 aparelhos com a sua independência e mais recentemente a Síria, que adquiriu em 2007 da Rússia 8 exemplares do MiG-31E. Existem informações (não confirmadas) de que o Irã teria importado o caça, e de que a China teria recebido alguns exemplares em 2000, passando a produzir sob licença uma versão local, com novos aviônicos e versões locais dos mísseis russos originais...

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#2 Mensagem por talharim » Qua Jan 23, 2008 4:40 pm

Pois é Moscou está desprotegido




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Túlio
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#3 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 4:59 pm

AWACS KILLER?


Míssil R-37M

O Vympel R-37 (AA-X-13 Arrow) projetado para ter um alcance de 300km usando trajetória loft e uma velocidade máxima de Mach 6.

A tática é ficar abaixo do horizonte radar do AWACS com apoio de radar externo para aquisição do alvo. Com o alcance bem estimado, a aeronave acelera em direção ao alvo e sobe para maximizar a energia do míssil.O alcance passa a 350km aparecendo no limite do alcance do AWACS e depois volta escondendo novamente no horizonte. O míssil não é detectado na subida e depois mergulha. A 40-60km o míssil liga o sensor até adquirir o alvo mergulhando ainda em velocidade supersônica. As plataformas não têm muito tempo para reagir com manobras ou fugir. A tática é difícil de conter devido à distância e velocidade da aeronave e míssil. O único alerta pode ser o alerta radar 30-40 segundos antes impacto. A reação das plataformas de vigilância será o uso de sistemas de interferência eletrônica interna ou externa, chaff e jammer descartável rebocado.

O R-37 foi mostrado em 1992. O desenvolvimento foi iniciado em 1984. O primeiro vôo foi em 1989 e os testes foram até 1998. Foi projetado para engajar alvos voando a Mach 6 e 40 mil metros. Na época já se pensava em ameaças futuras e não em ameças já conhecidas.
O R-37 usa um radar ativo/semi-ativo e tem alcance maior que o R-33. O míssil tem alcance de 150km e com trajetória alta (loft) chega a 250km. O alcance do datalink é de 100km. O guiamento final é por radar ativo Agat 9B-1388RS com alcance de 40km contra um alvo com RCS de 5 m2. Em um teste um alvo foi atingido a 300km de distância da aeronave lançadora usando trajetória balística (loft). Para comparação o alcance do AIM-54 é de 180km.

O Mig-31M pode levar seis mísseis R-37 na fuselagem. O Mig-31M foi equipado com o radar Zaslon-M com o dobro do alcance e capaz de engajar seis alvos simultaneamente. O míssil pesa 600kg, tem 4,0 metros de comprimento, 30cm de diâmetro e envergadura de 100cm.


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#4 Mensagem por Beronha » Qua Jan 23, 2008 5:03 pm

A propósito , já saiu o ganhador da promoçao do History Chanell ?


è que bolei uma frase bem legal
e nada puxa-saco pra ver se ganhava:

Quero voar de mig e gritar Viva la revolucion bolivariana!!!!!

Eu achei que tava no papo :cry:




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#5 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 5:06 pm

Beronha escreveu:A propósito , já saiu o ganhador da promoçao do History Chanell ?


"History" seria o AEW/AWACS, com escolta e tudo, que ficasse no caminho desse aí...

Se O ÚNICO Hornet abatido em combate aéreo o foi por seu ANTECESSOR, o MiG-25, imagines do que não é capaz o filhote...

Ah, nóis, com uma dúzia desses só para anti-AWACS/ASAT... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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#6 Mensagem por Beronha » Qua Jan 23, 2008 5:11 pm

Os 25 penaram nas garras dos F14/phoenix , acho que o 31 dá pau em muito caça atual




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#7 Mensagem por Paisano » Qua Jan 23, 2008 5:14 pm

Beronha escreveu:A propósito , já saiu o ganhador da promoçao do History Chanell ?


è que bolei uma frase bem legal
e nada puxa-saco pra ver se ganhava:

Quero voar de mig e gritar Viva la revolucion bolivariana!!!!!

Eu achei que tava no papo :cry:


O vencedor foi um mexicano.




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#8 Mensagem por Beronha » Qua Jan 23, 2008 5:20 pm

Paisano escreveu:
Beronha escreveu:A propósito , já saiu o ganhador da promoçao do History Chanell ?


è que bolei uma frase bem legal
e nada puxa-saco pra ver se ganhava:

Quero voar de mig e gritar Viva la revolucion bolivariana!!!!!

Eu achei que tava no papo :cry:


O vencedor foi um mexicano.


Sortudo !!!

tudo bem , eu não queria mais voar de mig mesmo !!!

vou continuar guardando meu dinheiro para subir na ISS :twisted:




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#9 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 23, 2008 5:29 pm

Paisano escreveu:
Beronha escreveu:A propósito , já saiu o ganhador da promoçao do History Chanell ?


è que bolei uma frase bem legal
e nada puxa-saco pra ver se ganhava:

Quero voar de mig e gritar Viva la revolucion bolivariana!!!!!

Eu achei que tava no papo :cry:


O vencedor foi um mexicano.

Gostaria de ver a frase dele. A minha foi trabalhosa pra caramba, pena que num ganhei! :lol:




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#10 Mensagem por Sintra » Qua Jan 23, 2008 5:48 pm

Apenas para relembrar que o R-37 não entrou ao serviço, nem as versões "upgraded" do Mig-31...
Os aviões que estão ao serviço são a versão base equipada com o Zaslon N-007 e com o missil R-33. O Irão não recebeu o avião, nem a China.




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#11 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 5:51 pm

Que eu saiba, o que não entrou em serviço foi o R37M...




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#12 Mensagem por Sintra » Qua Jan 23, 2008 5:54 pm

Túlio escreveu:Que eu saiba, o que não entrou em serviço foi o R37M...
Nem um (R-37) nem o outro (K-37M).

Abraços :wink:




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#13 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 5:56 pm

Bueno, como te SEI bem melhor informado do que eu, vou postar então a ficha do R33... :wink:

AA-9 AMOS

The R-33 long-range missile was created for arming MiG-31 fighter-interceptors. It became operational in 1980 and is capable of engaging SR-71 strategic reconnaissance aircraft, B-52 and B-1 bombers, aircraft of front and transport aviation, and also helicopters and cruise missiles. The R-33 may be used at any time of day, under any weather conditions, in the presence of interference and jamming to engage targets flying against earth and water surfaces. The missile is made in a normal aerodynamic scheme and has a cruciform configuration. Lifting surfaces of the R-33 are made with a low aspect ratio and two control surfaces are folding for its semirecessed accommodation beneath the platform's fuselage. Control and stabilization in three angles are accomplished with the help of four mechanically unconnected (differential) aerodynamic surfaces activated by gas drives. The missile is equipped with a semiactive radar homing head that locks onto a target on the trajectory. Guidance of the R-33 to a target is a combination: inertial in the initial phase and homing in the terminal phase.
The R-33 is the first Russian air-to-air missile to use an onboard digital computer, which has stable characteristics compared with analogue devices. It is fitted with an active radar proximity fuze and impact fuze as well as with an HE-fragmentation warhead.


Specifications
Manafacturer Vympel
Date Deployed 1985?
Range 160 km
Speed Mach 4.5
Propulsion solid rocket
Fuze Active radar
Guidance Inertial, command updates and semi-active radar
Warhead 47 kg HE fragmentation
Launch Weight 490 kg
Length 4.15 m
Diameter 380mm
Fin Span 1.18 m ( 0.9 m wingspan )
Platforms Mig-31, up to 6 can be carried

http://www.fas.org/man/dod-101/sys/missile/row/aa-9.htm

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Editado pela última vez por Túlio em Qua Jan 23, 2008 6:13 pm, em um total de 1 vez.
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#14 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jan 23, 2008 6:10 pm

É um belo vetor...resta saber se o programa de modernização seguirá em frente ou não....

Lembro-me de uma reportagem de uma AFM dedicada a aeronave, no distrito de Moscou, existe um regimento que opera um esquadrão de Mig-31s e o outro está equipado com Su-27s....ambos operam em conjunto....interessante esta combinação... :?: :idea:




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#15 Mensagem por felipexion » Qua Jan 23, 2008 6:28 pm

Esse Mig saiu feio...




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