Carlos Mathias escreveu:Mas que coisa hein? Preferir um Gripen para o Brasil tendo voado F/A-18C, M-2000-5MKII, F-16CB52+ e outrros menos cotados?
Mas quem pilotou quando o "escolhido" foi o Su-35? Piloto de transporte, ninguém sério e que que ria um avião ruim?
Quem não estava envolvido em lobby e ligado ao céu?
Eles analisaram avião por avião, não só tecnicamente mas politicamente também. Apesar de ninguém aqui acreditar, os caras são sérios e competentes e estavam querendo um caça novo e decente para o país. Não são pilotos de simulador de vôo, são pilotos militares, com engenharia aeronáutica no currículo, cursos no exterior e tudo mais, mas com certeza o povo daqui do fórum tem muito mais horas de vôo do que eles. Pois bem, começando pelos americanos: F-16C e F/A-18C, excelentes caças, desempenho muito bom, teria suporte do FMS, que deixaria o preço das peças menor, mas ficaram com receio dos americanos não entregaram os AIM-120 e alguns outros armamentos (ouvi do cara que foi lá nos EUA); Mirage 2000-5, avião muito bom, mas no final da vida útil, equipamentos e manutenção cara, e o pessoal daqui de SJC não tinha muito gosto pelos franceses através da experiência que tiveram com o Mirage III antigamente e o lobby da Embraer era forte demais; Su-35, avião excelente, carrega uma variedade enorme de armamento e tal, mas o pessoal não sentiu segurança em fazer negócios com os russos e ficaram com receio do suporte russo (medo de não entregarem armamentos e equipamentos de reposição a tempo - escutei isso do Cel que foi lá na Rússia pilotar o caça russo); Mig-29 eu acho que nem foi considerado (não falaram nada sobre) e sobrou o Gripen, caça bom, teve desempenho superior a tudo que a FAB pedia (assim como todos os outros), iria usar armamento israelense, teria uns off-sets legais e esse foi o escolhido, era o nome que estava dentro do "envelope do escolhido". Isso foi durante 2000, quando era FHC ainda, se ele assinasse, o Lula não poderia cancelar e hoje estaríamos voando os primeiros Gripen (ou o caça que fosse) por aqui. No segundo FX, foi durante o governo Lula, que criou uma comissão para escolher o novo caça, daí os russos vieram com um off-set pesado, maior do que o sueco ou qualquer outro, que contava até com a compra de E-190 pela Rússia, foi uma vitória mais política do que técnica (não é porque é grandão que o Flanker é necessariamente o que a FAB precisava). Sobre o atual FX, sei de pouca coisa, o que sei leio daqui do fórum. SDS