Bolovo escreveu:orestespf escreveu:Bolovo escreveu:Túlio escreveu:Benke escreveu:O Rafa tem encomenda para 234 (?) unidades e não consegue emplacar nenhum cliente fora da França (ah esqueci, o Muamar talvez compre). O Gripen tem 204 unidades vendidas e um interesse demonstrado de vários países. O Tiffie tbm está se saindo bem. Depois ficam dizendo que o G está pra morrer! peloamordedeus
Não obstante, a cadência ANUAL de produção está em UMA unidade...
Não adianta, NÓS somos
OS CARAS nessa parada...
UMA unidade ao ano para a SUÉCIA.
Para terceiros, não há isso, é só pagar que vem todos bem rapidin!
Sei... A França diz a mesma coisa em relação ao Rafale, então... rsrsrs
Abração,
Orestes
Sim Orestes, MAS... Gripen já são 60 exportados (14 Hungria - entregues, 14 Rep Tcheca - entregues, 28 Africa do Sul - entregando, 6 Tailândia - recém encomendados) contra éééé.. ZERO Rafales exportados? ZERO Flankers 35-1-2-3-4-5?
Entendo o que quer dizer, mas é que o caso é diferente. A França sempre nos passou o pé e a Suécia, sempre que fez merda (TP2000 por exemplo), nos reembolsou.
Quanto aos dados técnicos/políticos do caça sueco, tenho razões suficientes para creer no que você escreveu é errado. Tenho meus contatos, conheço até alguns do pessoal que escolheu tecnicamente o Gripen em 2001! E estão na FAB até hoje, semanas atrás conversamos novamente e os requisitos da FAB não mudaram muito... segundo eles, o Gripen atende o que a FAB necessita ontem, hoje, amanhã, quando for, alias, como maioria dos caças da disputa.
sds
Olá amigo Bolovo,
tudo que escreveu sobre o Gripen, Rafale e SU-35 é a mais pura verdade, inquestionável, mas não falei pensando no SU-35 (vejo alguma dificuldade). O que você disse sobre a França nos passar o pé é mais verdade ainda, por isso a minha implicância pessoal com o Rafale (não com o caça, claro).
Em relação ao Gripen ter sido escolhido no passado, verdade, está certo, mas não foi da forma que colocou, acredite. Procurava-se um caça para substituir o F-5 e A-1, e nesta época o Gripen caia como uma luva. Tem alcance superior aos dois, tecnicamente era superior ao F-16, pois é considerado um caça de 4ªG, isso sem falar do "deslumbramento" que havia em relação ao Erieye.
Porém a FAB descobriu na época que poderia ter caças "superiores" (em outros quesitos) e por preços equivalentes ou inferiores. Isto é fato, sem falar no discurso da transferência tecnológica. Os suécos ofereceram na época exatamente o que a FAB queria, na verdade o FX-1 foi praticamente pensado no Gripen (devido aos R-99 e o que se conseguia com eles). Por isso se diz que o Gripen atendia a todos os requisitos da FAB. Não há novidades quanto a isso.
Mas os tempos são outros... Muitos não vêem isso, inclusive (para não dizer principalmente) vários militares e de alta patente da FAB.
Vira e mexe eu solto alguma coisa no DB e as pessoas perdem o bonde. Disse recentemente que as decisões da FAB deve ficar para depois de março, e o motivo era mais dos fabianos do que do governo. Por que disse isso?
Porque a FAB está muito rachada, muito mesmo. São poucos os que participam do processo de seleção e escolha, mas são muitos os grupos internos que pensam diferente, cada um com suas preferências.
Você chega perto de um brigadeiro e ele diz que vai dar Rafale, chega perto de outro e diz que vai dar caça americano, chega perto de outro e ouve que prefere equipamentos russos e por aí vai. Logo não me surpreende que hajam muitos preferindo o Gripen.
E justamente por isso é que se vê aqui no DB a cada dia essa enxurrada de informação totalmente desencontrada, pois o que falha não somos nós os foristas, mas as fontes que estão igualmente perdidas ou fazendo o seu lobby pessoal com a intenção de divulgar de alguma forma os motivos pessoais que os levam a crer que sua escolha é a melhor pra corporação.
Assim sendo, acho que deveríamos nos pautar no que o comandante Saito diz e não nas fontes internas, visto que a imensa maioria do DB não tem acesso às pessoas que realmente fazem parte do processo de escolha. Podem ter acessos aos que fizeram parte no processo passado (FX-1), mas não no que está rolando agora (nomess em sigilo e "variáveis).
E o Saito disse algo revelador recentemente: o projeto do FX(-2) está começando "praticamente" do zero. Isto significa que todos os critérios estão sendo mudados, tudo será novo, logo não se pode concluir que um dado caça atende aos requisitos da FAB, visto que não se divulgou estes critérios ainda, e não os teremos antes de março (sendo otimista).
Sem querer desconstruir seu argumento, mas de sua fonte fabiana, falo sem medo de errar, ele está errado, pois se não existem critérios ainda não se pode dizer que o Gripen atende aos requisitos da FAB. E isto mostra que ele está totalmente fora do processo de seleção e escolha do novo caça (ou está blefando ou está "torcendo").
Abração,
Orestes