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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#76 Mensagem por orestespf » Ter Jan 22, 2008 12:00 am

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:
Benke escreveu:O Rafa tem encomenda para 234 (?) unidades e não consegue emplacar nenhum cliente fora da França (ah esqueci, o Muamar talvez compre). O Gripen tem 204 unidades vendidas e um interesse demonstrado de vários países. O Tiffie tbm está se saindo bem. Depois ficam dizendo que o G está pra morrer! peloamordedeus :roll:


Não obstante, a cadência ANUAL de produção está em UMA unidade... 8-]

Não adianta, NÓS somos OS CARAS nessa parada...

UMA unidade ao ano para a SUÉCIA.

Para terceiros, não há isso, é só pagar que vem todos bem rapidin!


Sei... A França diz a mesma coisa em relação ao Rafale, então... rsrsrs


Abração,

Orestes




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#77 Mensagem por orestespf » Ter Jan 22, 2008 12:22 am

Túlio escreveu:
Sideshow escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:
Túlio escreveu:Pois é, Países pequenos, caças pequenos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Você pode fazer melhor que isso, cupincha. :wink:


O Tulio está brincando :wink:

Ele ja mostrou que é mais gripeiro que eu, Bolovo, Benke e Mapinguari juntos :twisted:



Não estás TÃO longe assim da verdade, o Gripen NG é um PROJETO que, sem NÓS, estaria/estará praticamente morto, com ou sem Suíços (falo em NÓS como participantes do desenvolvimento e encomendando - e fabricando, total ou parcialmente - mais de uma centena de exemplares a longo prazo, substituindo inicialmente Matusas, assumindo como FX, depois F-5 e AMX, seria negócio de cento e tantas aeronaves no estado-da-arte), teria amplas perspectivas de mercado mas...ALGUÉM (só vejo NÓS) precisa dar um passo concreto, algo tipo 'estamos nessa', e a aproximação com a SAAB é fato, não? Assim, mesmo perna-curta, se encomendados em buena quantidade, poderiam ser espalhados pelo Brasil e nos dar uma inédita capacidade REAL de Defesa Aérea E retaliação...

CLARO que prefiro o PAK, mas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Olá Túlio,

seu raciocínio é perfeito, o Gripen seria o candidato natural para substituir nossos F-5 e A-1, mas resta uma dúvida: os F-5 e A-1 ficarão por aqui até 2020 ou mais, assim a linha de montagem estaria aberta até lá?

Vou além, mesmo que a linha de montagem esteja aqui no Brasil (naturalmente foi esse o seu pensamento), não consigo imaginar uma linha de montagem aberta por mais de 10 anos no país apenas para nos abastecer. Digo isso apenas imaginando (suposição minha) que o Gripen continue vendendo pouco.

Sempre disse que adoraria ver o Gripen no Brasil, mas algumas respostas precisão ser dadas:

1) Alcance => a coisa mudou na FAB? Tempos atrás (ontem. rsrs) o pensamento era outro, então...

2) Bi-turbina => isto já não faz diferença pra FAB? Tempos atrás (ontem) a FAB não abria mão desta "prerrogativa" (e não me venham com papo de consumo! Isto não vale para o Túlio especificamente).

3) Caça de 5ªG => a FAB declarou que a sua escolha está vinculada a um caça de 5ªG, isto mudou? Até ontem... rsrs

4) Custo => deixa pra lá... Não me refiro apenas a manutenção/logística, mas ao preço em si.

5) Transferência de tecnologia => morreu??? Os suécos não podem repassar o que não é seu, então... Bem, se for apenas software o desejado pela FAB, tudo bem, tô dentro.

6) Quantidade => alguém imagina que este governo vai comprar mais de uma centena de caças? Eu não! E se este governo comprar 24-36 unidades e parar nisso? Não há garantias de que outro governo continuará com o programa deste, logo teremos um inferno de logística e manutenção (o mesmo se aplica a qualquer caça).

Não estou aqui para questionar o caça (que é inquestionável), mas os pontos "defendidos" pela própria FAB. Se ela aceita, quem sou eu para questionar o inquestionável.

Minha opinião (muito) pessoal: não vejo hoje as mínimas chances de Gripen na FAB, espero estar enganado, mas estou me balizando em argumentos políticos, não técnicos. A Suécia não desempenha a mesma importância dos EUA e França no Brasil, isto é fato.

Vou cutucar, a resposta está no tópico criado pelo Marino lá na "Navais", "A Marinha Americana pode Restabelecer a Quarta Frota", dêem uma olhada. rsrsrs


Forte abraço,

Orestes


PS: amigão, apenas peguei carona em seu post, não o retruquei, entendi perfeitamente o que quis dizer. :wink:




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#78 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jan 22, 2008 12:58 am

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
Benke escreveu:Pi K, estão dizendo que o NG vai ter alcance de 3200 milhas comparado com 3000 do Rafa 8-]


Dizem que ele decola com 50 toneladas, pode levar 30 mísseis BVR´s. Tem um radar com alcance de 400 Kms e manobra até 50 g´s. Ele é lindo como realidade virtual, agora, se vai existir, bem aí é outra coisa. :twisted: :twisted:

Por sinal, vai ganhar nova designação, é o Gripen Chuck! [069]

[ ]´s

Aham.... tudo isso, e alias não precisa de bengala e nem de remendo de ferro na cauda! :lol:


Boa 8-]

[009] [009]


[ ]s




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#79 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jan 22, 2008 1:05 am

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:
Sideshow escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:
Túlio escreveu:Pois é, Países pequenos, caças pequenos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Você pode fazer melhor que isso, cupincha. :wink:


O Tulio está brincando :wink:

Ele ja mostrou que é mais gripeiro que eu, Bolovo, Benke e Mapinguari juntos :twisted:



Não estás TÃO longe assim da verdade, o Gripen NG é um PROJETO que, sem NÓS, estaria/estará praticamente morto, com ou sem Suíços (falo em NÓS como participantes do desenvolvimento e encomendando - e fabricando, total ou parcialmente - mais de uma centena de exemplares a longo prazo, substituindo inicialmente Matusas, assumindo como FX, depois F-5 e AMX, seria negócio de cento e tantas aeronaves no estado-da-arte), teria amplas perspectivas de mercado mas...ALGUÉM (só vejo NÓS) precisa dar um passo concreto, algo tipo 'estamos nessa', e a aproximação com a SAAB é fato, não? Assim, mesmo perna-curta, se encomendados em buena quantidade, poderiam ser espalhados pelo Brasil e nos dar uma inédita capacidade REAL de Defesa Aérea E retaliação...

CLARO que prefiro o PAK, mas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Olá Túlio,

seu raciocínio é perfeito, o Gripen seria o candidato natural para substituir nossos F-5 e A-1, mas resta uma dúvida: os F-5 e A-1 ficarão por aqui até 2020 ou mais, assim a linha de montagem estaria aberta até lá?

Vou além, mesmo que a linha de montagem esteja aqui no Brasil (naturalmente foi esse o seu pensamento), não consigo imaginar uma linha de montagem aberta por mais de 10 anos no país apenas para nos abastecer. Digo isso apenas imaginando (suposição minha) que o Gripen continue vendendo pouco.

Sempre disse que adoraria ver o Gripen no Brasil, mas algumas respostas precisão ser dadas:

1) Alcance => a coisa mudou na FAB? Tempos atrás (ontem. rsrs) o pensamento era outro, então...

2) Bi-turbina => isto já não faz diferença pra FAB? Tempos atrás (ontem) a FAB não abria mão desta "prerrogativa" (e não me venham com papo de consumo! Isto não vale para o Túlio especificamente).

3) Caça de 5ªG => a FAB declarou que a sua escolha está vinculada a um caça de 5ªG, isto mudou? Até ontem... rsrs

4) Custo => deixa pra lá... Não me refiro apenas a manutenção/logística, mas ao preço em si.

5) Transferência de tecnologia => morreu??? Os suécos não podem repassar o que não é seu, então... Bem, se for apenas software o desejado pela FAB, tudo bem, tô dentro.

6) Quantidade => alguém imagina que este governo vai comprar mais de uma centena de caças? Eu não! E se este governo comprar 24-36 unidades e parar nisso? Não há garantias de que outro governo continuará com o programa deste, logo teremos um inferno de logística e manutenção (o mesmo se aplica a qualquer caça).

Não estou aqui para questionar o caça (que é inquestionável), mas os pontos "defendidos" pela própria FAB. Se ela aceita, quem sou eu para questionar o inquestionável.

Minha opinião (muito) pessoal: não vejo hoje as mínimas chances de Gripen na FAB, espero estar enganado, mas estou me balizando em argumentos políticos, não técnicos. A Suécia não desempenha a mesma importância dos EUA e França no Brasil, isto é fato.

Vou cutucar, a resposta está no tópico criado pelo Marino lá na "Navais", "A Marinha Americana pode Restabelecer a Quarta Frota", dêem uma olhada. rsrsrs


Forte abraço,

Orestes


PS: amigão, apenas peguei carona em seu post, não o retruquei, entendi perfeitamente o que quis dizer. :wink:


Pow, Professor, li o tópico que o Marino postou umas 3 vezes e em cada uma delas, cheguei em conclusões absurdas :lol: :lol: :lol:


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Carlos Mathias

#80 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 22, 2008 1:05 am

Quer dizer que a MB vai fechar com a França, né? Huuuum... 8-]




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#81 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jan 22, 2008 1:12 am

Carlos Mathias escreveu:Quer dizer que a MB vai fechar com a França, né? Huuuum... 8-]



E pode ser amanhã a divulgação :twisted:


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#82 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 22, 2008 2:16 am

orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:
Benke escreveu:O Rafa tem encomenda para 234 (?) unidades e não consegue emplacar nenhum cliente fora da França (ah esqueci, o Muamar talvez compre). O Gripen tem 204 unidades vendidas e um interesse demonstrado de vários países. O Tiffie tbm está se saindo bem. Depois ficam dizendo que o G está pra morrer! peloamordedeus :roll:


Não obstante, a cadência ANUAL de produção está em UMA unidade... 8-]

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Para terceiros, não há isso, é só pagar que vem todos bem rapidin!


Sei... A França diz a mesma coisa em relação ao Rafale, então... rsrsrs


Abração,

Orestes

Sim Orestes, MAS... Gripen já são 60 exportados (14 Hungria - entregues, 14 Rep Tcheca - entregues, 28 Africa do Sul - entregando, 6 Tailândia - recém encomendados) contra éééé.. ZERO Rafales exportados? ZERO Flankers 35-1-2-3-4-5?

Entendo o que quer dizer, mas é que o caso é diferente. A França sempre nos passou o pé e a Suécia, sempre que fez merda (TP2000 por exemplo), nos reembolsou.

Quanto aos dados técnicos/políticos do caça sueco, tenho razões suficientes para creer no que você escreveu é errado. Tenho meus contatos, conheço até alguns do pessoal que escolheu tecnicamente o Gripen em 2001! E estão na FAB até hoje, semanas atrás conversamos novamente e os requisitos da FAB não mudaram muito... segundo eles, o Gripen atende o que a FAB necessita ontem, hoje, amanhã, quando for, alias, como maioria dos caças da disputa.

sds




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#83 Mensagem por Túlio » Ter Jan 22, 2008 7:37 am

Virou 'torcida organizada', não me cabe espaço nessa charla, apenas dei minha opinião sobre COMO SE PODERIA TER GRIPEN AQUI, quem quiser sonhar magaviglias que sonhe e seja muito feliz em seus devaneios, sou mais o post do Cabôco véio, o que enguiça é o termo 5.ª geração, aí só vejo mesmo é o PAK ou, no máximo, 4+, com Rafale x Typhoon x Flanker 35-1, com SH e F-15K correndo por fora (ou mais por dentro do que se imagina)... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#84 Mensagem por orestespf » Ter Jan 22, 2008 8:35 am

Bolovo escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:
Benke escreveu:O Rafa tem encomenda para 234 (?) unidades e não consegue emplacar nenhum cliente fora da França (ah esqueci, o Muamar talvez compre). O Gripen tem 204 unidades vendidas e um interesse demonstrado de vários países. O Tiffie tbm está se saindo bem. Depois ficam dizendo que o G está pra morrer! peloamordedeus :roll:


Não obstante, a cadência ANUAL de produção está em UMA unidade... 8-]

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Para terceiros, não há isso, é só pagar que vem todos bem rapidin!


Sei... A França diz a mesma coisa em relação ao Rafale, então... rsrsrs


Abração,

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Sim Orestes, MAS... Gripen já são 60 exportados (14 Hungria - entregues, 14 Rep Tcheca - entregues, 28 Africa do Sul - entregando, 6 Tailândia - recém encomendados) contra éééé.. ZERO Rafales exportados? ZERO Flankers 35-1-2-3-4-5?

Entendo o que quer dizer, mas é que o caso é diferente. A França sempre nos passou o pé e a Suécia, sempre que fez merda (TP2000 por exemplo), nos reembolsou.

Quanto aos dados técnicos/políticos do caça sueco, tenho razões suficientes para creer no que você escreveu é errado. Tenho meus contatos, conheço até alguns do pessoal que escolheu tecnicamente o Gripen em 2001! E estão na FAB até hoje, semanas atrás conversamos novamente e os requisitos da FAB não mudaram muito... segundo eles, o Gripen atende o que a FAB necessita ontem, hoje, amanhã, quando for, alias, como maioria dos caças da disputa.

sds


Olá amigo Bolovo,

tudo que escreveu sobre o Gripen, Rafale e SU-35 é a mais pura verdade, inquestionável, mas não falei pensando no SU-35 (vejo alguma dificuldade). O que você disse sobre a França nos passar o pé é mais verdade ainda, por isso a minha implicância pessoal com o Rafale (não com o caça, claro).

Em relação ao Gripen ter sido escolhido no passado, verdade, está certo, mas não foi da forma que colocou, acredite. Procurava-se um caça para substituir o F-5 e A-1, e nesta época o Gripen caia como uma luva. Tem alcance superior aos dois, tecnicamente era superior ao F-16, pois é considerado um caça de 4ªG, isso sem falar do "deslumbramento" que havia em relação ao Erieye.

Porém a FAB descobriu na época que poderia ter caças "superiores" (em outros quesitos) e por preços equivalentes ou inferiores. Isto é fato, sem falar no discurso da transferência tecnológica. Os suécos ofereceram na época exatamente o que a FAB queria, na verdade o FX-1 foi praticamente pensado no Gripen (devido aos R-99 e o que se conseguia com eles). Por isso se diz que o Gripen atendia a todos os requisitos da FAB. Não há novidades quanto a isso.

Mas os tempos são outros... Muitos não vêem isso, inclusive (para não dizer principalmente) vários militares e de alta patente da FAB.

Vira e mexe eu solto alguma coisa no DB e as pessoas perdem o bonde. Disse recentemente que as decisões da FAB deve ficar para depois de março, e o motivo era mais dos fabianos do que do governo. Por que disse isso?

Porque a FAB está muito rachada, muito mesmo. São poucos os que participam do processo de seleção e escolha, mas são muitos os grupos internos que pensam diferente, cada um com suas preferências.

Você chega perto de um brigadeiro e ele diz que vai dar Rafale, chega perto de outro e diz que vai dar caça americano, chega perto de outro e ouve que prefere equipamentos russos e por aí vai. Logo não me surpreende que hajam muitos preferindo o Gripen.

E justamente por isso é que se vê aqui no DB a cada dia essa enxurrada de informação totalmente desencontrada, pois o que falha não somos nós os foristas, mas as fontes que estão igualmente perdidas ou fazendo o seu lobby pessoal com a intenção de divulgar de alguma forma os motivos pessoais que os levam a crer que sua escolha é a melhor pra corporação.

Assim sendo, acho que deveríamos nos pautar no que o comandante Saito diz e não nas fontes internas, visto que a imensa maioria do DB não tem acesso às pessoas que realmente fazem parte do processo de escolha. Podem ter acessos aos que fizeram parte no processo passado (FX-1), mas não no que está rolando agora (nomess em sigilo e "variáveis).

E o Saito disse algo revelador recentemente: o projeto do FX(-2) está começando "praticamente" do zero. Isto significa que todos os critérios estão sendo mudados, tudo será novo, logo não se pode concluir que um dado caça atende aos requisitos da FAB, visto que não se divulgou estes critérios ainda, e não os teremos antes de março (sendo otimista).

Sem querer desconstruir seu argumento, mas de sua fonte fabiana, falo sem medo de errar, ele está errado, pois se não existem critérios ainda não se pode dizer que o Gripen atende aos requisitos da FAB. E isto mostra que ele está totalmente fora do processo de seleção e escolha do novo caça (ou está blefando ou está "torcendo").

Abração,

Orestes




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#85 Mensagem por Morcego » Ter Jan 22, 2008 8:54 am

Quem aposta no argumento de os SUÉCOS não materem uma linha de produção para o GRIPEN, estão errados; basta observar quanto tempo o DRAKEN ficou em operação e sem faltar NADA, nesse ponto os suecos tem um caso totalmente diverso, negativa para o Gripen é o ALCANCE que é o menor de todos, isso ainda faz diferença nas cabeças pensantes, ISSO AI DE OS SUPORTES NÃO COMPRIREM COM UM LINHA DE FORNECIMENTO, eu não concordo não.




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#86 Mensagem por talharim » Ter Jan 22, 2008 9:19 am

Bolovo escreveu :
Tenho meus contatos, conheço até alguns do pessoal que escolheu tecnicamente o Gripen em 2001!


Mas de qual facção da FAB vc está falando ?

Até uns tempos atrás eu tinha recortes de jornais da época que dizia que na virada de 2001 para 2002 o bixo pegou no Comando da Aeronáutica houve até briga quase houve troca de tiros entre gangues de brigadeiros lobbystas.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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#87 Mensagem por piratadabaixada » Ter Jan 22, 2008 11:23 am

Bolovo escreveu:Sim Orestes, MAS... Gripen já são 60 exportados (14 Hungria - entregues, 14 Rep Tcheca - entregues, 28 Africa do Sul - entregando, 6 Tailândia - recém encomendados) contra éééé.. ZERO Rafales exportados? ZERO Flankers 35-1-2-3-4-5?

Entendo o que quer dizer, mas é que o caso é diferente. A França sempre nos passou o pé e a Suécia, sempre que fez merda (TP2000 por exemplo), nos reembolsou.

Quanto aos dados técnicos/políticos do caça sueco, tenho razões suficientes para creer no que você escreveu é errado. Tenho meus contatos, conheço até alguns do pessoal que escolheu tecnicamente o Gripen em 2001! E estão na FAB até hoje, semanas atrás conversamos novamente e os requisitos da FAB não mudaram muito... segundo eles, o Gripen atende o que a FAB necessita ontem, hoje, amanhã, quando for, alias, como maioria dos caças da disputa.

sds


A conta não é bem essa, já que dos 200 Gripen adquiridos pela Suécia, metade está no chão, a procura de comprador... Já a encomenda do Rafale da França soma 294 unidades, maior que toda a encomenda sueca e as exportações.

Quanto a fazer "merda", é só uma questão de tempo... basta vez como os "sempre confiáveis" alemães agiram com a MB... ou então veja o preço camarada que os maravilhosos suecos cobraram da Áustria pelo Gripen... ou os bugs infindáveis do SSK (Colins) projetado pela Suécia para Austrália...




PRick

#88 Mensagem por PRick » Ter Jan 22, 2008 11:24 am

Bolovo escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:
Benke escreveu:O Rafa tem encomenda para 234 (?) unidades e não consegue emplacar nenhum cliente fora da França (ah esqueci, o Muamar talvez compre). O Gripen tem 204 unidades vendidas e um interesse demonstrado de vários países. O Tiffie tbm está se saindo bem. Depois ficam dizendo que o G está pra morrer! peloamordedeus :roll:


Não obstante, a cadência ANUAL de produção está em UMA unidade... 8-]

Não adianta, NÓS somos OS CARAS nessa parada...

UMA unidade ao ano para a SUÉCIA.

Para terceiros, não há isso, é só pagar que vem todos bem rapidin!


Sei... A França diz a mesma coisa em relação ao Rafale, então... rsrsrs


Abração,

Orestes

Sim Orestes, MAS... Gripen já são 60 exportados (14 Hungria - entregues, 14 Rep Tcheca - entregues, 28 Africa do Sul - entregando, 6 Tailândia - recém encomendados) contra éééé.. ZERO Rafales exportados? ZERO Flankers 35-1-2-3-4-5?

Entendo o que quer dizer, mas é que o caso é diferente. A França sempre nos passou o pé e a Suécia, sempre que fez merda (TP2000 por exemplo), nos reembolsou.

Quanto aos dados técnicos/políticos do caça sueco, tenho razões suficientes para creer no que você escreveu é errado. Tenho meus contatos, conheço até alguns do pessoal que escolheu tecnicamente o Gripen em 2001! E estão na FAB até hoje, semanas atrás conversamos novamente e os requisitos da FAB não mudaram muito... segundo eles, o Gripen atende o que a FAB necessita ontem, hoje, amanhã, quando for, alias, como maioria dos caças da disputa.

sds


Esta turma anda tomando :twisted: :twisted: muita Absolut! Aí fica tudo assim, sem memória, sem vergonha... :lol: :lol:

Os suecos são legais(as suecas mais ainda :lol: :lol: ), mas gostam de vender o que não tem e não podem entregar.

Não dá para comprar nada nuclear deles, não fabricam mísseis, não tem NAE´s, não fazem caças navais e exportam grandes quantidades de Gripens, por sinal, tão grandes quanto o tamanho do dito caça! :twisted: :twisted:

A FAB tem que perder o medo e seguir a FA que sabe das coisas. :wink:

[ ]´s




piratadabaixada
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#89 Mensagem por piratadabaixada » Ter Jan 22, 2008 11:32 am

PRick escreveu:Esta turma anda tomando :twisted: :twisted: muita Absolut! Aí fica tudo assim, sem memória, sem vergonha... :lol: :lol:

Os suecos são legais(as suecas mais ainda :lol: :lol: ), mas gostam de vender o que não tem e não podem entregar.

Não dá para comprar nada nuclear deles, não fabricam mísseis, não tem NAE´s, não fazem caças navais e exportam grandes quantidades de Gripens, por sinal, tão grandes quanto o tamanho do dito caça! :twisted: :twisted:

A FAB tem que perder o medo e seguir a FA que sabe das coisas. :wink:

[ ]´s


Pois é, Prick,

A turma de mania de canonizar vendedor de armas... os santos russos, santos suecos... Mas veja que o Gripen, "o caça barato de operar e manter" custará para a Suécia US$ 20 milhões a unidade para modernizar da versão A/B para a C/D, e não vão mexer em radar e motor...

Uau, como é barato operar um Gripen...




Carlos Mathias

#90 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 22, 2008 11:37 am

Esqueceu-se dos santos franceses, não vamos esquecer destes. :roll:




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