Piloto canhoto
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- soultrain
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Uma das razões da manche não ser central nos caças actuais, julgo ser as enormes forças g em manobras de combate.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
soultrain escreveu:Uma das razões da manche não ser central nos caças actuais, julgo ser as enormes forças g em manobras de combate.
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Por este ponto de vista, o piloto ficou obsoleto, é a contradição maior da atualidade, a tal supermanobrabilidade vai se tornar a maior assassina de pilotos, como indica o recente acidente com o Rafale. O caças futuros e atuais terão que ter complexos sistemas anti G-LOC.
O certo é deixar que os mísseis façam manobras acima de 9 g´s, os humanos não foram feitos para tal.
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Boa tarde, Soultrain!
Essa é uma das alegações dos projetistas, mesmo. O cara ficar mais "deitado" e a mão na lateral do corpo, com o braço caído naturalmente, favoreceria a resistencia...
Antigamente, quando não era FBW, havia realmente uma desvantagem quando se tratava de fazer manobra brusca a esquerda. Para o lado do braço é realmente mais facil. Mas hoje é tudo FBW, macio...
Na comercial pintou a vantagem de livrar o painel, permitindo até acessorios, tipo a mesa retratil do Airbus. Mas, em oposto, há a alegação de maior consciencia situacional quando tem aquele manche grandão no centro, a posição dele te chama a atenção até sem olhar p/o painel...
Acho que vai ficar essa briga de projetistas mais tempo,hehe...
Essa é uma das alegações dos projetistas, mesmo. O cara ficar mais "deitado" e a mão na lateral do corpo, com o braço caído naturalmente, favoreceria a resistencia...
Antigamente, quando não era FBW, havia realmente uma desvantagem quando se tratava de fazer manobra brusca a esquerda. Para o lado do braço é realmente mais facil. Mas hoje é tudo FBW, macio...
Na comercial pintou a vantagem de livrar o painel, permitindo até acessorios, tipo a mesa retratil do Airbus. Mas, em oposto, há a alegação de maior consciencia situacional quando tem aquele manche grandão no centro, a posição dele te chama a atenção até sem olhar p/o painel...
Acho que vai ficar essa briga de projetistas mais tempo,hehe...
- Carlos Lima
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alcmartin escreveu:Boa tarde, Soultrain!
Essa é uma das alegações dos projetistas, mesmo. O cara ficar mais "deitado" e a mão na lateral do corpo, com o braço caído naturalmente, favoreceria a resistencia...
Antigamente, quando não era FBW, havia realmente uma desvantagem quando se tratava de fazer manobra brusca a esquerda. Para o lado do braço é realmente mais facil. Mas hoje é tudo FBW, macio...
Na comercial pintou a vantagem de livrar o painel, permitindo até acessorios, tipo a mesa retratil do Airbus. Mas, em oposto, há a alegação de maior consciencia situacional quando tem aquele manche grandão no centro, a posição dele te chama a atenção até sem olhar p/o painel...
Acho que vai ficar essa briga de projetistas mais tempo,hehe...
Exato!
É igual dirigir... tanto do lado esquerdo quanto do direito... Nada que depois de um tempo você não consiga se adaptar (falo por experiência própria - sendo canhoto).
Além disso lembrar que com o uso do HOTAS tanto a mão esquerda quanto a direita ficam bem ocupadas, ou seja, o piloto destro também tem muito o que aprender.
As vezes é mais difícil para um destro, pois o canhoto ao longo da vida faz adaptações ao 'mundo destro' - ouvi isso de um piloto de F-16 com quem conversei a uns anos atrás em Farnborough.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
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cb_lima escreveu:alcmartin escreveu:Boa tarde, Soultrain!
Essa é uma das alegações dos projetistas, mesmo. O cara ficar mais "deitado" e a mão na lateral do corpo, com o braço caído naturalmente, favoreceria a resistencia...
Antigamente, quando não era FBW, havia realmente uma desvantagem quando se tratava de fazer manobra brusca a esquerda. Para o lado do braço é realmente mais facil. Mas hoje é tudo FBW, macio...
Na comercial pintou a vantagem de livrar o painel, permitindo até acessorios, tipo a mesa retratil do Airbus. Mas, em oposto, há a alegação de maior consciencia situacional quando tem aquele manche grandão no centro, a posição dele te chama a atenção até sem olhar p/o painel...
Acho que vai ficar essa briga de projetistas mais tempo,hehe...
Exato!
É igual dirigir... tanto do lado esquerdo quanto do direito... Nada que depois de um tempo você não consiga se adaptar (falo por experiência própria - sendo canhoto).
Além disso lembrar que com o uso do HOTAS tanto a mão esquerda quanto a direita ficam bem ocupadas, ou seja, o piloto destro também tem muito o que aprender.
As vezes é mais difícil para um destro, pois o canhoto ao longo da vida faz adaptações ao 'mundo destro' - ouvi isso de um piloto de F-16 com quem conversei a uns anos atrás em Farnborough.
[]s
CB_Lima
Boa, Cb! Bem lembrado...
É sempre legal ter os testemunhos da "vida como ela é", hehe...
Também escuto o povo que vai a comando dos airbus, passando p/a esquerda e tem que se acostumar c/o sidestick na mão esquerda. Reclamam... até parece...quando estão com manche "volante", no pouso e decolagem só estão c/a esquerda do mesmo jeito...a outra está nas manetes.
O povo gosta é de reclamar...
Abs!
- Dínamo
- Novato
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Uma das vantagens do sidestick está relacionada diretamente ao “conforto” (vamos assim dizer) do piloto em manobras de alto G sustentado. Com o manche central, o piloto é obrigado a suportar o peso do próprio braço multiplicado por até 9 vezes e ao mesmo tempo manter o controle da aeronave. Com o sidestick, o braço fica apoiado o tempo todo sobre o console lateral, ou seja, boa parte do esforço antes exercido pelo ombro, braço e antebraço, fica agora a cargo da musculatura e ligamentos do pulso. Com o manche central, um dos macetes pra dar um descanso ao braço pesadão no meio da manobra é apóia-lo sobre a perna direita.
Manches convencionais exigem maior deflexão mecânica, ou seja, possuem um curso muito maior que o necessário para o acionamento satisfatório do sidestick. Na verdade, o Gripen, por ex, possui um sidestick “fixo” na base com uma haste semi-flexível. Sensores fazem a leitura da força aplicada pelo piloto e repassam a ordem para o FBW. Isso exige movimento mínimo do braço de quem pilota. Creio que isso não deva ser exclusividade do caça sueco.
Certa vez, li uma entrevista de um piloto reformado da USAF comentando seu vôo em um Su-27 russo que teve a oportunidade de pilotar como convidado. Fez os elogios de praxe que nem preciso citar aqui, mas reclamou justamente do manche que achou pesado e de empunhadura muito alta... desconfortável em manobras de alto G sustentado, ironicamente uma das especialidades do Flanker.
Bom saber que isto já foi corrigido no Su-35 que possui sidestick.
Minha opinião pessoal: manche central ou lateral... na hora do vamo ver não vai fazer diferença!!!
Abraço a todos.
Dínamo
Manches convencionais exigem maior deflexão mecânica, ou seja, possuem um curso muito maior que o necessário para o acionamento satisfatório do sidestick. Na verdade, o Gripen, por ex, possui um sidestick “fixo” na base com uma haste semi-flexível. Sensores fazem a leitura da força aplicada pelo piloto e repassam a ordem para o FBW. Isso exige movimento mínimo do braço de quem pilota. Creio que isso não deva ser exclusividade do caça sueco.
Certa vez, li uma entrevista de um piloto reformado da USAF comentando seu vôo em um Su-27 russo que teve a oportunidade de pilotar como convidado. Fez os elogios de praxe que nem preciso citar aqui, mas reclamou justamente do manche que achou pesado e de empunhadura muito alta... desconfortável em manobras de alto G sustentado, ironicamente uma das especialidades do Flanker.
Bom saber que isto já foi corrigido no Su-35 que possui sidestick.
Minha opinião pessoal: manche central ou lateral... na hora do vamo ver não vai fazer diferença!!!
Abraço a todos.
Dínamo
- Dínamo
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alcmartin escreveu:Boa tarde, Soultrain!
Essa é uma das alegações dos projetistas, mesmo. O cara ficar mais "deitado" e a mão na lateral do corpo, com o braço caído naturalmente, favoreceria a resistencia...
Antigamente, quando não era FBW, havia realmente uma desvantagem quando se tratava de fazer manobra brusca a esquerda. Para o lado do braço é realmente mais facil. Mas hoje é tudo FBW, macio...
Na comercial pintou a vantagem de livrar o painel, permitindo até acessorios, tipo a mesa retratil do Airbus. Mas, em oposto, há a alegação de maior consciencia situacional quando tem aquele manche grandão no centro, a posição dele te chama a atenção até sem olhar p/o painel...
Acho que vai ficar essa briga de projetistas mais tempo,hehe...
Alcmartin
Corrija-me se estiver errado, mas em relação ao segundo parágrafo, acho que seu raciocínio está invertido. Na verdade, fazer uma curva brusca para a esquerda é sim, ao que parece, mais conveniente para o piloto, que simplesmente empurra bruscamente o manche para a esquerda e para trás, ao invés de puxar para a direita e para trás.
Comenta-se que a maioria dos pilotos instintivamente tendem a manobrar bruscamente para a esquerda em momentos de perigo... não me pergunte por quê... sendo este um dos motivos alegados para os porta-aviões possuírem a ilha situada à boreste.
Aparentemente, essa regra não valia para boa parte dos aviadores navais japoneses da II GM!!!!!!!!!!!!
Dínamo
- rodman
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zela escreveu:É verdade. Em um documentário do History Channel, um piloto de caça comentou que era mais comum os pilotos manobrarem à esquerda do que à direita. Só não explicou o porque...
Eu pessoalmente gosto de manobrar mais para esquerda (sou destro) parece me mais confortável, isso vale para o manche, se você pensar no conjunto de músculos que você usa para puxar ou empurrar o manche, as coisa fazem sentido, também acho mais confortáveis as derrapagens de bike ou moto para a esquerda.
Em alguns casos sou ambidestro, para usar chaves de fenda ou martelos, ferramentas em geral, tanto faz uma ou outra mão. Já para andar de skate, atirar com estilingue ou arco e flecha faço como os canhotos, sem pensar, simplesmente pego e faço assim, é naturalmente mais confortável.
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Opa, boa noite, Dinamo, Zela e Rodman!
Dinamo,
Há alguns fatores aí a se considerar e o primeiro é o gosto, mesmo!!
Para alguns, é mais fácil puxar do que empurrar... mas em termo de avião, voce tem razão, é realmente mais fácil ir p/esquerda, desde que o dito cujo seja á hélice, por outro fator.
Que é o torque. Que é o mesmo efeito que provoca a existencia do rotor de cauda dos helicopteros.
Talvez seja o caso citado pelo caçador no Discovery: é que em aviões á helice, existe esse efeito: os aviões tendem a girar no sentido contrario ao da rotação da helice. Nos caças americanos, isso provoca movimento a esquerda do avião. Na decolagem isto é bem critico: quanto mais forte o motor, mais pedal a direita voce comanda (no caso citado daquele sentido da helice, que aliás, é de 99%!!).
Havia um país cujos aviões tinham a helice que rodava em outro sentido, mas, honestamente, esqueci...
Para piorar, havia caças com motores radiais rotativos, para resfriamento. Não possuiam um eixo de transmissão separado, ou seja, o motor girava junto com a hélice, provocando mais torque ainda... esses rodavam com mais violencia ainda e inclusive essa caracteristica era aproveitada em manobras de combate aereo cujos avioes possuissem essa caracteristica. Mas, se não me engano, era muito usado na epoca da I Gm. Na II já não era tão comum...
Em aviões á hélice com motores muito fortes, há a necessidade de se ajustar constantemente o trim do leme, o compensador, justamente por isso: voce aumenta a potencia do motor e o bicho já quer ir p/a esquerda...no Brasilia e outros bimotores isso é bem sentido, agravado pelo fato de ter dois motores girando p/o mesmo lado.
Por causa do torque, então, quando voce fazer um parafuso comandado, ele entra ou sai mais facil tambem p/a esquerda. Eu sempre preferi p/a direita, pensando na recuperação. Acho que daí que veio meu gosto pessoal...
E um outro fator é a propria ergonomia mesmo. Já tive muitos alunos de PP, a instrução primaria, que na hora do arredondamento, no pouso, em que voce puxa o manche, traziam também para a direita , para o lado do braço, sem querer...
Aí tinha que ficar esperto, ou batiam com a asa direita no chão
Sobre o lado, o meu herói aí do avatar, o Saburo sakai, era um que gostava também de rolamento só p/esquerda,hehe..
Mas, em termos de avião, só, voce tem razão.
abs!
Dinamo,
Há alguns fatores aí a se considerar e o primeiro é o gosto, mesmo!!
Para alguns, é mais fácil puxar do que empurrar... mas em termo de avião, voce tem razão, é realmente mais fácil ir p/esquerda, desde que o dito cujo seja á hélice, por outro fator.
Que é o torque. Que é o mesmo efeito que provoca a existencia do rotor de cauda dos helicopteros.
Talvez seja o caso citado pelo caçador no Discovery: é que em aviões á helice, existe esse efeito: os aviões tendem a girar no sentido contrario ao da rotação da helice. Nos caças americanos, isso provoca movimento a esquerda do avião. Na decolagem isto é bem critico: quanto mais forte o motor, mais pedal a direita voce comanda (no caso citado daquele sentido da helice, que aliás, é de 99%!!).
Havia um país cujos aviões tinham a helice que rodava em outro sentido, mas, honestamente, esqueci...
Para piorar, havia caças com motores radiais rotativos, para resfriamento. Não possuiam um eixo de transmissão separado, ou seja, o motor girava junto com a hélice, provocando mais torque ainda... esses rodavam com mais violencia ainda e inclusive essa caracteristica era aproveitada em manobras de combate aereo cujos avioes possuissem essa caracteristica. Mas, se não me engano, era muito usado na epoca da I Gm. Na II já não era tão comum...
Em aviões á hélice com motores muito fortes, há a necessidade de se ajustar constantemente o trim do leme, o compensador, justamente por isso: voce aumenta a potencia do motor e o bicho já quer ir p/a esquerda...no Brasilia e outros bimotores isso é bem sentido, agravado pelo fato de ter dois motores girando p/o mesmo lado.
Por causa do torque, então, quando voce fazer um parafuso comandado, ele entra ou sai mais facil tambem p/a esquerda. Eu sempre preferi p/a direita, pensando na recuperação. Acho que daí que veio meu gosto pessoal...
E um outro fator é a propria ergonomia mesmo. Já tive muitos alunos de PP, a instrução primaria, que na hora do arredondamento, no pouso, em que voce puxa o manche, traziam também para a direita , para o lado do braço, sem querer...
Aí tinha que ficar esperto, ou batiam com a asa direita no chão
Sobre o lado, o meu herói aí do avatar, o Saburo sakai, era um que gostava também de rolamento só p/esquerda,hehe..
Mas, em termos de avião, só, voce tem razão.
abs!
- Moccelin
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O interessante é que com treinamento você consegue fazer tudo com a mão contrária, alguns tipos de movimentos requerem mais treinamento, outros requerem menos.
Aqui em casa, por exemplo, todos são destros e eu e meu pai usamos o mouse na mão esquerda e com os botões na posição padrão (principal à esquerda), o motivo foi que os primeiros computadores que meu pai usou no Exército possuíam o lugar do mouse no lado esquerdo, e eu acabei acostumando e gostando, afinal pra falar a verdade é o lugar mais lógico pra ele ficar, porque você pode usar o mouse e o teclado numérico, teclas especiais(home, end, insert, del etc) e setas ao mesmo tempo. Atirar é a mesma coisa, com armas longas a minha mão que atira é a esquerda, mas nesse caso é porque meu olho diretor é o esquerdo e nas minhas primeiras seções de tiro eu senti que fazia uma diferença boa usar esse olho.
E pra ter uma noção de com é possível se adaptar é ver os helicópteros... Nesses, sendo civis ou militares, não adianta, o piloto tem que ficar com uma mão no cíclico e outra no coletivo o tempo todo, e até onde eu sei não tem como mudar de lado.
Aqui em casa, por exemplo, todos são destros e eu e meu pai usamos o mouse na mão esquerda e com os botões na posição padrão (principal à esquerda), o motivo foi que os primeiros computadores que meu pai usou no Exército possuíam o lugar do mouse no lado esquerdo, e eu acabei acostumando e gostando, afinal pra falar a verdade é o lugar mais lógico pra ele ficar, porque você pode usar o mouse e o teclado numérico, teclas especiais(home, end, insert, del etc) e setas ao mesmo tempo. Atirar é a mesma coisa, com armas longas a minha mão que atira é a esquerda, mas nesse caso é porque meu olho diretor é o esquerdo e nas minhas primeiras seções de tiro eu senti que fazia uma diferença boa usar esse olho.
E pra ter uma noção de com é possível se adaptar é ver os helicópteros... Nesses, sendo civis ou militares, não adianta, o piloto tem que ficar com uma mão no cíclico e outra no coletivo o tempo todo, e até onde eu sei não tem como mudar de lado.
The cake is a lie...
- Guilherme
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Eu acho que o piloto se acostuma. Eu sou canhoto, mas uso a mão direita para abrir latas, escovar os dentes quando a mão esquerda fica cansada, descascar frutas com faca, sacar no vôlei, pentear o cabelo, usar martelo/serrote/chave de fenda, etc. Uso a mão esquerda para fazer a barba, segurar o garfo e escrever (claro).