Piloto canhoto

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Piloto canhoto

#1 Mensagem por R.A.Barros » Qua Jan 09, 2008 12:55 am

hoje tava jogando futebas e paro pra pensar no cockpit de um caça, geralmente o manche fica do lado direito do piloto e o acelerador no lado esquerdo e agora, como faria um canhoto pra pilotar o avião? questão costume?




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#2 Mensagem por Piffer » Qua Jan 09, 2008 8:19 am

A vida é dura.




Carpe noctem!
Avatar do usuário
luisdmrx
Sênior
Sênior
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 8:51 am
Localização: BH MG Brasil

#3 Mensagem por luisdmrx » Qua Jan 09, 2008 8:34 am

O negocio é o cara se adaptar ou então vai pilotar outra coisa. :mrgreen: :mrgreen:




Um grande abraço a todos os amigos!!!
otaolive
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 236
Registrado em: Ter Fev 07, 2006 11:17 am

#4 Mensagem por otaolive » Qua Jan 09, 2008 9:01 am

Só um detalhe, na maioria dos caças o manche fica no meio, entre as pernas do piloto.
Manche no lado direito, se não me engano, só no F-16.




Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2482
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#5 Mensagem por zela » Qua Jan 09, 2008 10:03 am

otaolive escreveu:Só um detalhe, na maioria dos caças o manche fica no meio, entre as pernas do piloto.
Manche no lado direito, se não me engano, só no F-16.


F-22, Rafale, F-35 usam manche no lado direito também.




Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Jan 09, 2008 10:42 am

Piffer escreveu:A vida é dura.


você é canhoto?? :o




_______________________________________________.
PRick

#7 Mensagem por PRick » Qua Jan 09, 2008 11:07 am

Isto é uma das críticas aos famosos sistemas FBW, que deveriam facilitar a vida dos Pilotos.

Me parece que o manche central não só facilita a vida dos canhotos, como possibilita o uso de ambas as mãos para controlar o avião. Ainda mais se estamos falando de um avião de guerra, imaginem um piloto de caça ferido no braço direito, de tal forma que não possa fazer qualquer movimento. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
luisdmrx
Sênior
Sênior
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 8:51 am
Localização: BH MG Brasil

#8 Mensagem por luisdmrx » Qua Jan 09, 2008 11:51 am

Pois é isso o que eu acho Prick, o manche central é muito mais pratico nesse sentido




Um grande abraço a todos os amigos!!!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jan 09, 2008 12:00 pm

O que poderia causar um ferimento no braço direito do piloto na época do BVR? Explodiu acabou. Não temos mais combates na base da metralhadora. O mache na direita deve ter um sentido bastante útil para o arranjo interno dos sistemas e do conforto do piloto. Vale a pena trocar por uma possibilidade remota de ferimento no braço direito? :?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1556
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Cougar_PH » Qua Jan 09, 2008 12:19 pm

Bom dia!!!

Renn Akino

Eu sou esquerdo e jogo o Falcon AF, Lomac, e qualquer simulador com a direita, assim como o meu mouse é configuração normal, vc se adapta...
Não tem tanto problema assim não...
e é até melhor pq caso seja prisioneiro é a primeira coisa q eles fazem quebrar o sua mão pra não voar mais...
hehehehehehhh!!!!
só que vão sobrar...
:twisted: :twisted: :twisted:




EDITADO POR PAISANO!!!
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#11 Mensagem por alcmartin » Qua Jan 09, 2008 12:36 pm

Só um detalhe que esqueceram aí:

O acelerador é do lado esquerdo e voce usa muito. Parado, só se for reto e nivelado...logo, é como o Piffer falou, a vida é dura...Voce vai virar destro e pronto!! :twisted:




Avatar do usuário
Poti Camarão
Sênior
Sênior
Mensagens: 819
Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
Localização: Natal - Brasil
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#12 Mensagem por Poti Camarão » Qua Jan 09, 2008 12:51 pm

Eu não confiaria num piloto canhoto pilotando um caça feito prum destro... :lol:




Imagem
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#13 Mensagem por Beronha » Qua Jan 09, 2008 1:01 pm

sir douglas bader era canhoto




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#14 Mensagem por The Baaz » Qua Jan 09, 2008 1:08 pm

Poti Camarão escreveu:Eu não confiaria num piloto canhoto pilotando um caça feito prum destro... :lol:


Os pilotos destros de Airbus usam manche no lado esquerdo, a diferença para um caça é que este tende a fazer muito mais manobras que um avião comercial, além do que, o uso da manete (mão esquerda) em um caça é constante.

É tudo questão de treino e costume, não vejo nada demais...




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
PRick

#15 Mensagem por PRick » Qua Jan 09, 2008 1:27 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O que poderia causar um ferimento no braço direito do piloto na época do BVR? Explodiu acabou. Não temos mais combates na base da metralhadora. O mache na direita deve ter um sentido bastante útil para o arranjo interno dos sistemas e do conforto do piloto. Vale a pena trocar por uma possibilidade remota de ferimento no braço direito? :?


Acho que existem muitas possibilidades nesta campo, já imaginou acidentes muitos comuns no Brasil, como colisão de pássaros no canopí. O que me pergunto qual é a vantagem singnificativa de se usar o manche no lado direito, no lugar do central? Não sou contra avanços, mas é de se perguntar: isto é um avanço para os pilotos, ou algo mais prático para os construtores? Fico na dúvida. :roll:

Ainda mais a perda de mão de obra qualificada, me parece claro que um piloto canhoto, dificilmente, vai alcançar o mesmo nível de destreza que um destro. Como já comentaram, se trata de pilotar um caça, não um avião comercial.

Por sinal, a Embraer, mesmo usando sistemas FBW, preferiu manter o manche central em seus AIRJET´s.

[ ]´s




Responder