Túlio escreveu:Gozado isso, pra AEW&C a autonomia dele é buena, pra MP não...
Mais gozado ainda, pra carregar um Erieye no lombo ele é bem fortinho, pra um par de torpedos ou MANs, aí é F-5...
A autonomia dele não é grande coisa nem para AEW&C, especialmente se a história que eu ouvi do Erieye sujar tanto o avião em termos de aerodinâmica que ele tem que operar a maior parte do tempo com os flapes estendidos for verdade. Aviões como o P-3 freqüentemente têm que mudar sua altitude, para níveis mais altos ou mais baixos conforme as circunstâncias. Sem contar que aviões de patrulha já operam em altitudes mais baixas que aviões AEW&C. Se a autonomia do R-99 não é grande coisa, seria pior ainda para o P-99
Quanto a carregar torpedos, vamos lá: o EMB-145 sofre problemas de deslocamento de CG se uma pessoa a mais estiver na cabine de comando(não é um deslocamento muito grande, mas é perceptível). No Aeroporto Santos Dumont, no verão, ele é limitado à metade da capacidade de passageiros. O -145 é um avião que não se dá bem com as condições de temperatura do Brasil(na Europa e em grande parte dos EUA, as condições operacionais são bem melhores para ele). Eu não acredito que o P-99 seria um substituto para o P-3(mas eu acho que ele seria um bom substituto para o Bandeirulha).