F-16 nem de presente, vem com aquela baita coleira e não faz, ao menos para ataque à superfície, o serviço de um AMX, ao menos não em más condições meteorológicas, conforme relatos da OTAN nos Bálcans: muitas missões de F-16 foram abortadas ou mesmo nem chegaram a decolar pelas condições meteorológicas, os AMX 'Ghibli' não falharam UMA sequer!!!
Li isso numa RFA e não me impressionei, com aquela baixa carga alar, o F-16 é CAÇA NATO, o AMX, com carga bem maior, é para ATAQUE!!!
Com um CAÇA como o FX no horizonte e mais de meia centena de F-5M - também CAÇAS - sendo incorporados, precisamos é de aeronaves capazes de atacar em qualquer lugar e com qualquer tempo, dia ou noite. Por maiores que sejam os milagres da eletrônica embarcada, esta não pode forçar tanto assim os limites da física: baixa carga alar, alta sensibilidade às turbulências, por mais CCV que a aeronave seja; alta carga alar, baixa sensibilidade às turbulências, mesmo SEM CCV...
E isso foi PROVADO EM COMBATE...
Então, com a grana necessária à compra e modernização dos encoleirados e pífios (pelo menos para ataque 'em qualquer tempo') F-16, eu preferiria modernizar/retrofitar os nossos AMX e comprar os Italianos que estivessem em melhor estado e modernizá-los/retrofitá-los para o mesmo padrão, sairia mais barato e teríamos uns cem caças e outros tantos aviões de ataque para quaisquer condições meteorológicas...
E não esqueçam: com o tempo BEM ruim, interceptador não decola, radar dá pane, AAM erra o alvo, mas o AMX chega lá e manda CHUMBO!!!
Creio que nunca demos nem damos valor às 'pratas da casa', mesmo trocando as Spey por EJ200 sem PC ainda sairia mais barato do que encher os encoleirados de aviônicos e radares Israelenses, e ainda daríamos um fôlego ao Scipio...
'Ah, mas o japa disse...'
Tudo bem que ele disse, aqui no meu post que diz sou EU, POWS!!!