A MB não brinca em serviço

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Brasileiro
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#61 Mensagem por Brasileiro » Dom Dez 30, 2007 12:08 pm

Sideshow, pelo que eu sei, os mísseis manpads via de regra têm booster, uma vez que se o míssil sair do tubo (queimando) ele pode ferir o artilheiro.
Com o booster, o foguete "pula" do tubo e só inicia a queima estando a alguns metros do atirador, evitando queimaduras.

Essa figura mostra o booster do Igla-S. Esse pequeno cilindro na parte de trás do míssil.
http://www.defesanet.com.br/imagens/rus ... igla-s.jpg

Mas pode ser que seja sim o combustível para o míssil em si, por que não? :D



abraços]




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FABIO
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#62 Mensagem por FABIO » Dom Dez 30, 2007 12:12 pm

a noticia e boa mas o exercito brasileiro vai ter que esperar quanto tempo para obter esse MSA?




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EDSON
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#63 Mensagem por EDSON » Dom Dez 30, 2007 3:23 pm

Está é a melhor noticía que eu ouvi este ano.




Sideshow
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#64 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 30, 2007 3:24 pm

FABIO escreveu:a noticia e boa mas o exercito brasileiro vai ter que esperar quanto tempo para obter esse MSA?


O desenvolvimento de um míssil dura em média 8 anos, mas no Brasil muito mais.




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#65 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 30, 2007 3:30 pm

Italo Lobo escreveu:Pessoal, o CTA não estava desenvolvendo uma microturbina??
Abs


A microturbina se chama Tietê TJ-2 e seu desenvolvimento começou em 1982 para uma VANT brasileiro que parecia um V-1 com carnads.

Imagem




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#66 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 30, 2007 3:37 pm

Túlio escreveu:
Sideshow escreveu:

O que vocês acham de um MAA-1B + Booster + Saber....eu sei que não é o ideal, mas assim podemos cortar custos e PRAZOS.
Acho que todos concordam que não podemos esperar 8 anos por um míssil novo.





Tempos atrás vimos uma maquete de um MSA que usava o motor e a ogiva/espoleta do Piranha mas com guiamento ACLOS. Não estará a maquete entrando pro mundo real? Só o motor do Piranha, mesmo o B, não daria esse alcance todo, agora com um booster... :wink:

E isso tudo mais o SABER, dá pra ficar conjeturando sobre o porquê da não vinda dos 'garantidos' BAMSE...

Se for como estou pensando, vamos ter uma AAAe muito que tri, ao menos para os padrões regionais...


O MSA-1 da maquete foi desenvolvido no começo dos anos 90 apenas para manter a qualificação de programas de mísseis do pessoal do CTA, por isso que ele usava sistemas do MAA-1A como o motor-foguete o que explica seu alcance de apenas 6Km. Se não me engano chegaram a realizar alguns disparos não guiados do MSA-1.

Se o MSA-1 (novo) for um míssil ACLOS ele terá que ser totalmente reprojetado inclusive vamos ter que desenvolver um radar de controle de tiro e para isso pode esperar no minimo 8 anos.




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#67 Mensagem por Brasileiro » Dom Dez 30, 2007 3:39 pm

Esse VANT parecia com um V-1 justamente porque era para ser um alvo aéreo de alto desempenho.
Esse alvo seria utilizado no desenvolvimento do MAA-1, mas o projeto morreu e os alvos utilizados foram pára-quedas com flare.

A propósito, o AV/MT-300 utilizaria uma microturbina importada mesmo. Talvez a África do Sul poderia ser uma boa parceira nesse sentido já que eles já produzem micro-turbinas para alvos aéreos.



abraços]




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#68 Mensagem por WalterGaudério » Seg Dez 31, 2007 2:23 pm

Túlio escreveu:
Italo Lobo escreveu:Pessoal, o CTA não estava desenvolvendo uma microturbina??
Abs



Pois é, estava sim... 8-]


Apenas lembrando sobre este detalhe da microturbina que o pessoal do CTA em alguns casos(mas não via de regra) consegue ser até mais discreto do queo pessoal do IPqM, no que diz respeito ao sigilo de seus trabalhos.

Ou seja poderemos ter notícias das mais que buenas(by Túlio)

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#69 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Dez 31, 2007 5:41 pm

cicloneprojekt escreveu:
Túlio escreveu:
Italo Lobo escreveu:Pessoal, o CTA não estava desenvolvendo uma microturbina??
Abs



Pois é, estava sim... 8-]


Apenas lembrando sobre este detalhe da microturbina que o pessoal do CTA em alguns casos(mas não via de regra) consegue ser até mais discreto do queo pessoal do IPqM, no que diz respeito ao sigilo de seus trabalhos.

Ou seja poderemos ter notícias das mais que buenas(by Túlio)

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Hum.... Substituir todos os iglas e mistrals por um nacional??? bem legal...




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#70 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 01, 2008 2:57 am

O maravilha....

2008 será muito bom... :lol:

daqui uns anos vamos ter:

WVR, BVR Ramjet, MAR, MAN, MSA e muito mais.... :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
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#71 Mensagem por Túlio » Ter Jan 01, 2008 7:27 am

glauberprestes escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Apenas lembrando sobre este detalhe da microturbina que o pessoal do CTA em alguns casos(mas não via de regra) consegue ser até mais discreto do queo pessoal do IPqM, no que diz respeito ao sigilo de seus trabalhos.

Ou seja poderemos ter notícias das mais que buenas(by Túlio)

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Creio que estás meio que te confundindo, Glauberzito (tá certo, Fim de Ano, muitasssss CERVASSSSSSSSSS): Microturbinas ainda não são TÃO micro assim para serem colocadas em mísseis da categoria do Mistral/Igla (Side véio, é IGLA, significa agulha em Russo, houve erro de digitação na tua fuente, nem esquentes, índio :wink: ), mas creio que trará SIM novidades no setor dos MAN/MSA e talvez até do até agora mítico AV-MT. Como sempre, é esperar para ver, estou levando fé na dobradinha CMTE da FAB/Ministro da Defesa, parecem estar jogando com algum(ns) ás(es) na manga...




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#72 Mensagem por Jin Jones » Ter Jan 01, 2008 10:39 pm

Marino escreveu:Caro JL
Os navios andam com a dotação de paz, e não com a de guerra. Por isso normalmente se vêem com metade dos mísseis.
No resto vc tem toda razão.
Vou fazer uma indiscrição.
Haviam 2 projetos a serem apresentados ao MD, para financiamento.
Um deles era o deste míssil, 100% nacional, lançamento por meios navais, aéreos e terrestres, desenvolvimento 100% em indústrias de São Paulo, gestão da MB.
O outro, era a proposta do A-Darter, com recursos indo para a África do Sul (Dennel), tecnologia sendo transferida depois do desenvolvimento no exterior, montagem de "laboratórios espelho" aqui, etc.
Quem decidia era um Brigadeiro. Então ...
A MB está tocando o projeto com recursos próprios.
Indiscutível a importância do A-Darter, quero deixar bem claro. Mas...


Eu vejo os 2 com o mesmo nivel de importância p/ o Brasil, mas como vc mesmo disse, quem decidiu foi um brigadeiro.

A tecnologia de guiagem do A-Darter, é similar a de um AIM-9X, Phyton V,etc..... Esses são misseis q. muitas vezes vc não cocegue comprar, por serem misseis de q. possuem tecnologias sensíveis ( semicondutores, nanotecnolias,etc.. ), já no caso dos misseis mar-mar, não vejo tantas limitações do mercado, a não ser o Harpoon, mas como ele é EUA, nos ja estamos acostumados a tais restrições.

Quando o BR. estiver prod. tais misseis, nós podemos à partir dele desenvolver uma familia p/ varias finalidades.
AA de camada inferior ( como Spyder ), AA de camada intermediaria c/ data-link ( MICA VL ), tanto p/ uso terrestre como p/ uso naval.
A cabeça de guiagem é de um tipo de IIR q. não identifica o alvo pelo calor, e sim enxergando a sua silhueta e identificando, ou seja, não há contra medidas e tambem a unica 100% imune a tecnologia Sthealt.

Esse tipo de guiagem pode ser usada em Kits p/ bombas burras do tipo dispare e esqueça, similar as SPICE de Israel.
A tecnologia capitada do desenvolvimento do A-Darter, pode nos dar capacidade de criar um gama enorme gama de misseis, e não p/ uma unico tipo de arma.

Mas tudo tem o seu tempo.

Marino, pelo q. eu li na materia, o BR vai produzir motores novos p/ os MM-40 estocados.
Essa noticia já tem uns 2 anos. Algo parecido foi feito p/ o Sistema ASROC das Garcia.
Não vi a noticia como se o BR fosse fabricar um MM-40 genérico.

Abraços
Jin




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#73 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 01, 2008 11:42 pm

Ola pessoal...

Soube que o CVN-73 USS George Washington estara passando pela 'terra brazilis' cheio de S-3 na sua ultima viagem operacional (dos S-3) e que fara demonstracoes para nos e para os nossos hermanos da Am. do Sul.

Ao que parece isso deve ocorrer durante as UNITAS (nao confirmado) e os F-18 estarao por la tambem :D :wink: .

Vamos ver no que vai dar... 8-]

[]s e um Feliz Ano Novo!
CB_Lima




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#74 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jan 02, 2008 12:37 am

Túlio escreveu:
glauberprestes escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Apenas lembrando sobre este detalhe da microturbina que o pessoal do CTA em alguns casos(mas não via de regra) consegue ser até mais discreto do queo pessoal do IPqM, no que diz respeito ao sigilo de seus trabalhos.

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Para tudo!! Então estamos falando de diametros (e alcances) maiores???
Tulio (,) Maravilha! (aposto que ninguém nunca falou isso pra você...) :D




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#75 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jan 02, 2008 12:38 am

Post duplo




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