Agora concordamos mais Lobo Guará . O planeta é finito , seus recursos igualmente e por consequência também o são . Comecemos a pensar em controlar a Natalidade onde ela é irresponsavelmente descontrolada. Devemos estabelecer metas populacionais assim como estabelecemos metas de emissões de dióxido de carbono . Premiemos (nós , Humanidade) aos países terceiro-mundistas que praticarem programas de paternidade responsável.lobo_guara escreveu:Dieneces escreveu:Muito bem Lobo Guará , esa exploração dos estigmas direita e esquerda foram bem definidos . Hoje , o Governo Militar de 64 seria de ESQUERDA e seus herdeiros estariam vinculados ao PT , PORTANTO cabe aos petistas arcarem com os ônus e bônus dessa associação . Apesar das nuances do sistema econômico-monetarista Lulista fortemente influenciado pelos grandes fluxos de capitais , que promove sucessivos lucros recordes ao grandes bancos privados , principais beneficiados dessa política . A China , tecnicamente comunista , é pela tua definição um país de DIREITA , Guará , visto ser um dos ponteiros da globalização . Paradoxos ? Claro que sim . Acontece que a ESQUERDA sempre quer posar de boazinha , então faz o proselitismo e a demagogia de puxar a brasa para o seu assado . A verdade , paradoxia à parte , é que a esquerda econômica propriamente dita , baseada no estatismo dos meios de produção e no assistencialismo , faliu . Não existe mais esquerda , substantivamente falando . Interessa no entanto manter essa dicotomia para não mostrar o que efetivamente já ocorreu , a falência da orientação político-econômica esquerdista . O Interessante é que os conceitos clássicos se desvaneceram , mercê da impraticabilidade do estatismo combater o livre mercado , mas a terminologia continua a mesma e os outrora derrotados "esquerdistas" procuram de alguma forma vincular o que há de ruim no mundo para os vencedores...numa infrutífera e vã tentativa de ressurgirem das sombrias profundezas do passado . Pois eu vou fazer uma de Prick , vou fazer uso de uma profética bola de cristal : "A ESQUERDA só retornará (com força e não pateticamente como na Venezuela e Bolívia) no dia em que não existir mais na memória coletiva da humanidade qualquer resquício da...ESQUERDA."lobo_guara escreveu:Dieneces escreveu:A direita quando esteve no poder nunca vendeu coisa alguma de estatais . A direita tradicionalmente no Brasil foi estatizante . Atualmente , acredito que até não seja . Mas também não tem sido governo . FHC não é direita nem aqui nem em Caixa-prego , nem na Sorbonne e muito menos no exílio . Aliás o PSDB é o partido mais próximo ideologicamente do PT lulista , uma versão alfabetizada do mesmo , eu diria.morcego escreveu:Qual foi o partido de Direita que vendeu alguma coisa?
Que eu saiba, todas as empresas privatizadas, hoje empregam e geram muito mais impostos do que antes.
Puxa Dieneces! Tu ainda é do tempo que a direita no Brasil era a ARENA, isso já é coisa do passado, na verdade esse negócio de direita e esquerda atualmente é coisa de sinal de trânsito, pois os conceitos clássicos já não são mais válidos nos dias de hoje.
Agora a disputa ideológica se dá entre dois campos distintos um vinculado aos movimentos globalizantes e ao liberalismo-econômico clássico (portanto internacionalista e que busca o enfraquecimento dos estados nacionais com a finalidade de acelerar os fluxos de capitais, desonerando e liberalizando estes fluxos) e outro campo heterodóxo do ponto de vista econômico neo-keynesiano, defensor da manutenção da presença do estado na economia tanto na regulação como na execução de políticas estratégicas do ponto de vista social, econômica, industrial, etc., portanto mais nacionalista e defensor das particularidades culturais, sociais, políticas, étnicas, etc. de cada país adotando muitas vezes uma postura crítica frente ao processo de globalização.
Entre esses dois campos o primeiro é identificado atualmente de direita por estar vinculado intimamente aos preceitos do consenso de Washington sendo liderado pelo império norte-Americano e posição marjoritária junto aos organismos financeiros internacionais e demais países da OCDE enquanto o segundo é identificado como a opção defendida pela maioria dos partidos sociais-democratas (tais como os socialistas europeus) e aos movimentos anti-globalização.
No caso da nossa discussão particularmente é visível a identificação de partidos como DEM, PSDB, PPS (apesar das siglas) e demais oposicionistas a primeira corrente (neo-liberal globalizante) enquanto (goste ou não dele) o atual governo adota uma postura mais nacionalista, heterodoxa neo-keynesiana (desenvolvimentista) e portanto vinculada a segunga corrente. Agora isso não pode ser encarado como a disputa entre o bem e o mal, e sim como uma disputa natural de um estado democrático entre visões de mundo distintas, mas que podem surtir efeitos até semelhantes dependendo da condução política, cabe entendermos todo o processo e escolher o lado, avaliando qual a posição mais interesante para o nosso país, e para a sociedade como um todo, mas para isso é preciso conhecer as posições ideológicas envolvidas e suas articulações (internas e externas). Aliás se o pessoal da ARENA ainda estivesse na ativa é bem provável a considerar o atual contexto da disputa política, que estivessem apoiando o atual governo, pois como dissestes eram estatizantes, pois esta tem sido, salvo raras excessões, a postura do capitalismo nacional autêntico, basta ver a constelação de grandes empresários perfilados junto ao governo atual.
Pois é Dieneces, em parte tens razão nas tuas colocações, embora o ônus dos governos militares não possam ser atribuído a turma que esta aí hoje nem do PT nem do PSDB pois o pessoal ou tava preso ou tava no exílio, além disso faço duas objeções:
Primeiro, não acho que a esquerda clássica não seja ruim por princípio e a direita boazinha, existem coisas boas e ruins em ambos os sistemas preconizados pelos dois polos de disputa, por exemplo, apesar dos problemas econômicos dos sistemas socialistas do Leste Europeu, estes países conseguiram por um longo período desenvolver suas economias sem estarem sujeitos aos sobressaltos das crises ciclicas do capitalismo, outro fato inquestionável é a rápida elevação do nível de desenvolvimento humano experimentado por quase a totalidade dos países do antigo bloco soviético (até mesmo Cuba ostenta invejáveis indicadores sociais em termos de educação, saúde, etc.). Contudo são inegáveis os problemas intrinsecos a uma economia planificada, que tenha no estado seu único promotor, isto é fato consumado. Por outro lado as aludidas vantagens do Capitalismo tornam-se irrelevantes se não houver mecanismos eficientes capazes de promover equilíbrio ao sistema, sobretudo em países em desenvolvimento como no caso brasileiro, onde é inegável a existência de uma dívida sócial com parcela significativa de nossa população, tornando imprescindível a participação do estado como agente promotor de desenvolvimento e de políticas sociais (educação, saúde, saneamento, transportes, energia, etc.), caso contrário nos submeteríamos aos caprichos do mercado em áreas sensíveis, com conseqüências bem conhecidas (vide os contratos leoninos dos planos de saúde e os preços dos pedágios nas estradas construídas com dinheiro público e privatizadas, aliás o que a iniciativa privada construiu com recursos próprios no Brasil em termos de infra-estrutura?)
Segundo, quanto ao futuro do capitlismo e do socialismo (como diz o ditado popular: o futuro a Deus pertence), se por um lado tens razão quando decretas a impossibilidade de ressurgimento da esquerda clássica (eu prefiro dar nome aos bois), ou seja do Comunismo, eu também não sou tão otimista quanto ao futuro do Capitalismo. ou como preferes livre-mercado, pois nossa sociedade esta alcançando o limite da futilidade em termos de consumo e o meio ambiente já começa a cobrar o seu preço, e se as necessidades podem ser ilimitadas os recursos são, nesse caso ou o sistema econômico estabelece limites para sua expansão ou a natureza irá impor este limite. E se há espaço para previsões la vai a minha: ou se busca uma outra forma de desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo ou o sistema mais cedo ou mais tarde entrará em colapso, nesse caso Marx acabará tendo razão, pois a nova ordem que emergirá daí necessariamente deverá ter por base uma distribuição mais eqüitativa dos meios de produção (capitais, recursos naturais, conhecimento, etc.), algo como um eco-socialismo ou coisa do gênero. Portanto Dieneces por enquanto nada de fim da história, apesar da aceleração dos tempos, estamos apenas no limiar de nossa era histórica.
CLIMA QUENTE
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Interessante avistagem de AMXs aqui sob os céus gabrielenses , ontem . Seguramente mais de cinquenta passagens a média e alta altitude . Digo AMXs porque das seis ou sete vezes que consegui vê-los eram AMXs . Nas outras geralmente voavam a altitudes que dificultavam a identificação à olho nu. E também não fiquei a tarde inteira até quase nove da noite , quando passou o último e baixo o que permitiu identificá-lo , olhando pra cima....
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Acho que a FAB deve estar fazendo algum esforço pra colocar aviões no ar, pra mostrar que estamos com alta disponibilidade. A alguns dias o Saito falou que estava tudo no chão, agora está tudo no ar, e pior, mostrando que estão voando, e com copmpras de misseis pruma força que adora rojão sob as asas?
E tudo mais ou menos na mesma epoca do C130 Venezuelano e da separação dos Bolivianos? E até mesmo os AMX que não saem do chao estão voando? No dia da asa no PAMA SP vi 3 F5 voando a vontade, coisa que nunca tinha visto...ou a força está com força mesmo, ou é pra mostrar que está operacional e que qualquer besteira não será tolerada. E os portões estavam abertos pra quem quiser ver...
E tudo mais ou menos na mesma epoca do C130 Venezuelano e da separação dos Bolivianos? E até mesmo os AMX que não saem do chao estão voando? No dia da asa no PAMA SP vi 3 F5 voando a vontade, coisa que nunca tinha visto...ou a força está com força mesmo, ou é pra mostrar que está operacional e que qualquer besteira não será tolerada. E os portões estavam abertos pra quem quiser ver...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
A primeira reação de um cão (a analogia não é ofensiva é mera metáfora), ante uma ameaça próxima, é eriçar os pelo e mostrar os dentes.
É isto que a FAB está fazendo, juntamente com o CMA.
Os militares estão, sabiamente, deixando os salamaleques diplomáticos e os tapinhas nas costas para o Itamaraty e os molusco's band, enquanto fazem seus deveres de casa com o que dispõem.
É isto que a FAB está fazendo, juntamente com o CMA.
Os militares estão, sabiamente, deixando os salamaleques diplomáticos e os tapinhas nas costas para o Itamaraty e os molusco's band, enquanto fazem seus deveres de casa com o que dispõem.