joao fernando escreveu:Desculpe Vector, mas pessoalmente não tenho acesso por exemplo, a quanto sai uma hora de voo de um Brasilia/Bandeirante/ERJ 145, muito menos de algum concorrente. Por mim, TODO avião que voasse no Brasil, só poderia ser de outro fabricante se NÃO tivesse equivalente. Mas como isso é uma utopia...vamos ver aviôes estrangeiros piores voando de um lado pro outro.
Ps - Vc tem os valores? Pode colocar aqui?? Só posso te dizer que sou fã do Bandeirante e tenho orgulho da Embraer. Mas a minha duvida é sobre os custos serem em dolar, por exemplo uma turbina R&R, tem o custo em dolar. Porque ela seria mais barata num avião da Embraer e mais custosa num concorrente? Um piloto de ERJ ganha menos que um de Bombardier? Isso é que coloco como custo, o valor total para manter um avião, por hora.
Caro João.
Essa questão dos custos de operação é uma questão complexa. Os custos dependem muito do equipamento, do ambiente de operação e da própria maneira como se utilizará o produto.
Os custos de operação possuem muitos componentes, como o salário de pilotos, consumo de combustível, pneus, as manutenções, o downtime necessário, etc, etc...
O custo que vc citou do motor, por exemplo, já faz parte do custo de aquisição. Quanto ao custo de aquisição, os aviões da Embraer levam vantagem devido ao fato de cerca de 30 a 40% do custo ser em real, e não em dólar. Esta vantagem tem se reduzido, devido a valorização do real frente ao dólar. Mas por aqui a carga tributária é maior, o que anula esta vantagem no caso de compra do equipamento por empresas nacionais. Além é claro das questões ligadas ao financiamento.
Falando de Brasil, praticamente não temos aqui concorrentes diretos operando. Então a só ver por aqui operando aviões estrangeiros que não tem equivalente nacional é válida e é o que acontece.
Nós não tivemos por aqui operando os concorrentes diretos do EMB-120 e EMB-110, e nem mesmo do ERJ-145.
Quanto aos valores de custo de operação, as variáveis são tantas que fica difícil uma comparação. Precisaríamos comparar exatamente nas mesmas condições para ter uma avaliação justa. E isso é difícil de se obter. Normalmente essa avaliação é feita por cada empresa quando da seleção do seu fornecedor de aeronaves. Não é o único fator, mas um fator importante na decisão.
Sds,
Vector