alcmartin escreveu:Olá, Renn!
Vai aqui algumas dicas, mas sugiro uma pesquisada no site da FAb, p/maiores esclarecimentos. Fiz EPCAR e AFA, mas já vão longos anos...
Antes de tudo, preste bem atenção no que o Piffer falou...pense bem antes de tudo em seus objetivos e gostos. Antes de voar, como oficial da FAb, voce será um MILITAR e isso significa ralar muiiito p/conseguir seus objetivos. Nâo será recompensado em dinheiro e muitas vezes não será reconhecido pela sociedade (exceto pelo povo do DB... ).
Mas esse é o verdadeiro espirito do militar: servir a nação, sem esperar retorno.
Na parte da saúde, os testes aqui no Brasil s/ao bem puxados, porque o pessoal é novo e pode vir a desenvolver problemas maiores no futuro. Existem limites de problema de visão. Contate o CEMAL(Centro de medicina aeroespacial) no Rio, p/saber c/certeza. Na minha época, o laser havia acabado de surgir e não havia legislação propria e o pessoal aproveitou! A restrição era não ter cicatriz na vista.
Bom, quanto ao estudo e dificuldade da prova, realmente precisa estudar. Mas veja a possibilidade de estudar no Rio ou em SP, onde tem bons cursinhos preparatorios. Eu só passei quando fui p/um. Nestes cursinhos se estuda muito e os exercícios são provas de anos anteriores. Na minha época, 70 a 80% dos aprovados eram oriundos desses cursos. E eles preparam tão bem que normalmente voce passa em varios concursos. Dá p/escolher.Eu já tinha meu plano:se tomasse pau no ex.de saúde da FAB e passasse no da MB, queria helicopteros ou queria ser submarinista. Se também tomasse pau lá, queria ser da cavalaria no EB(tanques!)...
Quando se é jovem, já tem a vida toda planejada,afff...
No Rio tinha muitos cursinhos e isso provocou um fenomeno interessante:60 a 70% do efetivo era carioca! Justamente devido aos cursos.
Não sei hoje, mas na minha época, as vagas p/a AFA variavam de acordo c/o numero de egressos de BQ (EPCAR). Logo, p/garantir, é melhor ir p/a EPCAR...
Quanto ao vôo, vá com calma...muita gente sonhava c/ser piloto de caça e quando começou a voar, detestou...
Porque uns viram que não era o que pensavam, outros gostaram da aviação, mas não a militar (que é diferente, tudo é sobre pressão). Outros não gostavam de voar solo, então transporte era mais indicado...
E, sobretudo, tem a sorte também. Vagas não dependem de voce...
Logo, um conselho: dedique-se. Esforce-se e nunca dê a chance de dizer mais tarde que não conseguiu porque poderia ter dado mais...
E aí fique de portas abertas para o que Deus reservou p/voce. As vezes nos realizamos em coisas que nem imaginamos...
Eu nunca quis ser instrutor de vôo ou piloto comercial. Mas, tive de sair da FAb por problema de saúde e acabei indo por esse caminho e...sabe que gostei???hehehe...
É isso, um abs!
Olha, estou na oitava série, ano que vem vo pra nona série(9), ano que vem ja pretendo fazer aula particular de matematica, que pra mim é o mais dificil, sou muito bom em outras materias, adoro fisica.
Agora de ser um militar, eu não acho ruim, pra falar verdade, eu adoro ralar, por isso na metade desse ano trabalhei duro na horta do meu pai, carpi, limpei, plantei e talz, desde pequeno sonhava em ir pra guerra, montar num tanque, ir para treinamento na mata e talz.
O meu maior problema, acho que é por eu ser miope.