orestespf escreveu:cb_lima escreveu:orestespf escreveu:cb_lima escreveu:orestespf escreveu:Plinio Jr escreveu:Creio que prudência seria bom, tanto para F-35 quanto PAK-FA, ambos tem um longo caminho pela frente, até tornarem-se operacionais e disponiveis para nós, a FAB tem que priorizar suas necessidades mais imediatas e acompanhar estes dois vetores de perto.
Ambos interessam, mas não acho que seria correto, condicionar uma compra de caças deste cansativo/eterno FX a um destes dois vetores, seria um risco que a FAB não poderia correr, na minha opinião...
Corretíssimo, Plínio. O problema é como conseguir participar de um dos projetos (do F-35 não tem mais jeito) sem condicionar as coisas. Acho que estas coisas estão mais do que condicionadas mesmo.
Abração,
Orestes
Os russos começaram a construção do PAK... será que ainda tem jeito?
Honestamente uma coisa que me incomoda no PAK é essa 'cortina de fumaça' que não acho algo 'convidativo' se eles esperam que você invista o seu dinheiro nele.
Eu fico com aquele sentimento de 'Am-x 2.0' na cabeça... mas quero muito estar errado!
[]s
CB_Lima
Olá Lima,
confesso que não entendi a amplitude de seus pensamentos...
O PAK-FA está no papel ainda, já o F-35 já está voando. Você imagina que seria possível entrarmos no projeto? Eu não, seria muita ingenuidade da minha parte.
Não entendo o comentário da "cortina de fumaça", aliás comentário preconceituoso. Por que digo isso? Porque nunca ouvi você ou qualquer outra pessoa do DB dizer que existe uma cortina de fumaça nas negociações do Brasil com a África do Sul em relação ao A-Darter por exemplo, muito menos em relação ao tal BVR com os sul-africanos que o Beraldi comentou aqui. Por que dois pesos e duas medidas?
Abração,
Orestes
Olá Orestes,
Meu comentário foi baseado nessa notícia que coloquei hoje na página anterior.MOSCOW, December 12 (RIA Novosti) - Russia's defense industry has started the construction of a prototype of a fifth-generation combat aircraft, the Air Force commander said Wednesday.
A Russian-Indian advanced multirole fighter is being developed by Sukhoi, which is part of Russia's United Aircraft Corporation (UAC), and India's Hindustan Aeronautics Limited, under an intergovernmental agreement signed in October.
"At present, we have prepared detailed work design documentation for the fifth-generation aircraft," Colonel General Alexander Zelin said. "The documentation has been passed to the manufacturer and it has begun the construction of the prototype."
The new fighter aircraft, which will feature high maneuverability and stealth to ensure air superiority and precision in destroying ground and sea targets, will be built at the Komsomolsk-on-Amur aircraft-manufacturing plant in Russia's Far East.
Flight tests of the fifth-generation fighter will begin as early as 2009 and mass production of the aircraft may start by 2015, the Sukhoi aircraft maker earlier said.
Quanto ao preconceito... não é preconceito não... é só saber aonde vão parar Milhões e quem sabe "Bi" de US$ de investimento em uma aeronave que possui mais desinformações do que informações... e saber qual seria nossa eventual fatia nesse bolo já que pelo visto já começaram a construir um protótipo.
Honestamente não acho que alguém saiba das respostas... é só que no caso de entrarmos em qualquer empreitada dessa estejamos bem claros se o que oferecem é compatível com o que queremos.
Lembrar das lições que o passado ensina se faz bem necessário.
Só isso!
[]s
CB_Lima
Olá Lima,
obrigado pela referência, ficou claro agora. Queira me desculpar.
Não me preocupo com grana investida, veja o caso dos americanos ao longo de sua história, mas me preocupo em entrar em um projeto fadado ao fracasso, seja ele qual for. Se for para adquirir conhecimento e tecnologia, não podemos reclamar de gastar, pois a coisa é assim mesmo. Pesquisa e desenvolvimento fica muito caro e não é só aqui, mas desperdício de dinheiro, não, inadmissível.
Neste caso, estou totalmente ao lado do amigo. Ou a coisa é bem transparente, ou nada feito.
Abraços,
Orestes
! Sem problemas amigo... com esse tópico 'fervendo' do jeito que está... se demorar 3 segundos... já são 5 posts!
Concordo plenamente com a sua preocupação... mas sabe como é que é... os americanos podem se dar ao luxo de ir assistir uma corrida de cavalos e apostar no cavalo errado... nós não .
Ou como disse antes... se passarmos a nos dar esse 'luxo' que seja com seriedade.
Veja o exemplo de Israel
[]s
CB_Lima