Duvida de Ingresso na Força Aérea
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Novato
Duvida de Ingresso na Força Aérea
É o seguinte tenho 17 anos e a tempos estou com o desejo de ser piloto da FA mais não sei como, já entrei no site da Força Aérea e Lá tem escrito que para ser piloto eu posso simplesmente tentar entrar na AFA. seria isso mesmo? eu entendi errado? qual a idade certa e qual o nivel de escolaridade que a pessoa deve ter para ingressar na Força Aérea (como piloto)?
se alguem poder tirar minhas duvidas eu agradeço obrigado.
*EDIT:
ahh, outra coisa. o fato deu morar em Salvador [Bahia] vai mudar em algo na hora da seleção? será que terei que ir até São Paulo para fazer as provas?
se alguem poder tirar minhas duvidas eu agradeço obrigado.
*EDIT:
ahh, outra coisa. o fato deu morar em Salvador [Bahia] vai mudar em algo na hora da seleção? será que terei que ir até São Paulo para fazer as provas?
-
- Sênior
- Contato:
Qual sua idade?
Para ser piloto você pode seguir 2 caminhos: EPCAR e AFA
EPCAR: Você faz o concurso para entrar ou no primeiro ano do ensino médio ou no terceiro ano (quando há vagas), dependendo da sua idade. São 3 anos de estudo em regime de internato em Barbacena - Minas Gerais, após os quais, se você for considerado apto, é transferido para a AFA.
AFA: Você pode fazer a partir dos 17 anos (se não me engano), ou seja, quando se forma no ensino médio. A prova é mais exigente (Portugues, Matemática, Física e Inglês, não que a do EPCAR não seja exigente, ela é e bastante, mas é "somente" Português e Matemática, sem falar dos exames físicos, de saúde e psicotécnicos que se aplicam à ambos os concursos) até o ano que você completa 20 anos de idade. São 4 anos de regime de internato em Pirassununga - São Paulo.
Até onde eu sei ambas as provas são efetuadas nas principais cidades do Brasil (EPCAR é certeza), alguns testes posteriores às provas teóricas podem não ser feitos em sua cidade, mas no manual de inscrição de cada concurso está tudo detalhado. Estes manuais você pode achar no próprio site da FAB.
Espero que eu tenha sido claro o suficiente, to meio bebaco
Para ser piloto você pode seguir 2 caminhos: EPCAR e AFA
EPCAR: Você faz o concurso para entrar ou no primeiro ano do ensino médio ou no terceiro ano (quando há vagas), dependendo da sua idade. São 3 anos de estudo em regime de internato em Barbacena - Minas Gerais, após os quais, se você for considerado apto, é transferido para a AFA.
AFA: Você pode fazer a partir dos 17 anos (se não me engano), ou seja, quando se forma no ensino médio. A prova é mais exigente (Portugues, Matemática, Física e Inglês, não que a do EPCAR não seja exigente, ela é e bastante, mas é "somente" Português e Matemática, sem falar dos exames físicos, de saúde e psicotécnicos que se aplicam à ambos os concursos) até o ano que você completa 20 anos de idade. São 4 anos de regime de internato em Pirassununga - São Paulo.
Até onde eu sei ambas as provas são efetuadas nas principais cidades do Brasil (EPCAR é certeza), alguns testes posteriores às provas teóricas podem não ser feitos em sua cidade, mas no manual de inscrição de cada concurso está tudo detalhado. Estes manuais você pode achar no próprio site da FAB.
Espero que eu tenha sido claro o suficiente, to meio bebaco
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
The Baaz
-
- Novato
- R.A.Barros
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Trabalhar voando? Muito bom, que pena que não para todos
Não deve ter nada melhor que transformar sua rotina do chão pro ar, ter a emoção de chegar aos 1.000 km/h e até mesmo voar lentamente e muito baixo.
Eu quero tentar entrar pro AFA mais infelizmente tenho miopia, o que fode minha situação, por isso não tenho outra saida a não ser tentar entrar no ITA/Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA).
Não deve ter nada melhor que transformar sua rotina do chão pro ar, ter a emoção de chegar aos 1.000 km/h e até mesmo voar lentamente e muito baixo.
Eu quero tentar entrar pro AFA mais infelizmente tenho miopia, o que fode minha situação, por isso não tenho outra saida a não ser tentar entrar no ITA/Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA).
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
Olha que recentemente fui me informar... e cantidato com miopia la é so pra carreira civil, se teu grau de miopia for alto acho que voce não passa não....
- R.A.Barros
- Sênior
ademir escreveu:Eu quero tentar entrar pro AFA mais infelizmente tenho miopia, o que fode minha situação, por isso não tenho outra saida a não ser tentar entrar no ITA/Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA).
Olha que recentemente fui me informar... e cantidato com miopia la é so pra carreira civil, se teu grau de miopia for alto acho que voce não passa não....
Isso no ITA? qual o grau minimo pra eu me informar?
Talvez em ultimo caso eu faça a operação no olho pra tirar a miopia.
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
RENN_Akino escreveu:ademir escreveu:Eu quero tentar entrar pro AFA mais infelizmente tenho miopia, o que fode minha situação, por isso não tenho outra saida a não ser tentar entrar no ITA/Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA).
Isso no ITA? qual o grau minimo pra eu me informar?
Talvez em ultimo caso eu faça a operação no olho pra tirar a miopia.
Eu mandei um e-mail pros cara la perguntando, e olhe o que eles responderam:
Bom dia,
O candidato que tenha problemas com miopia pode prestar o vestibular, mas com a carreira civil.
Saudações.
Agora o grau minimo eu não sei...
- R.A.Barros
- Sênior