"Notícias aéreas"

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WalterGaudério
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#166 Mensagem por WalterGaudério » Qui Out 04, 2007 7:02 pm

mauri escreveu:
GERSON VICTORIO escreveu:
The Brazilian Embraer costs $40 million and the Canadian Bombardier $35 million - while the Sukhoi Superjet 100 is priced at $25 million.


Difícil de acreditar heim?...com suporte e tudo?...treinamento? oque tem nesse preço?



Gerson,

A palavra certo o que não tem nesse preço!!!!

- Não tem assistencia mundial;
- Não tem durabilidade;
- Não tem Conforto;
- Não etc

Quanto a Snecma na Boeing só se for CFM International, mas ai, já não é mais a Snecma!!!
Mauri


Gotcha! :wink:




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Pedro Gilberto
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#167 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Nov 21, 2007 8:59 pm

Airbus terá unidade de produção de aviões na China

21/11/2007 - 20h16
KAREN CAMACHO
Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online

A Airbus informou nesta quarta-feira que está instalando uma linha de montagem de aeronaves na China. A unidade deve entrar em operação em 2010 e vai atender principalmente o mercado chinês.

A fabricante européia informou que a China foi um dos países onde as encomendas mais cresceram nos últimos anos, sem informar os números.

Atualmente a Airbus tem linha de montagem na França e na Alemanha e, a unidade da China, é a primeira fora da Europa.

A Airbus informou que, em 2007, até hoje, bateu o recorde de encomendas recebidas com 1.221 aeronaves. Durante todo o ano de 2006 foram cerca de 850 pedidos. As entregas de 2007 somarão 450 unidades até dezembro. A carteira de pedidos tem mais de 3.000 aviões, ou seja, cerca de sete anos de produção da Airbus.

Segundo reportagem do jornal espanhol "El Mundo", as empresas aéreas chinesas vão precisar de cerca de 9.000 pilotos até 2010 para sustentar o rápido crescimento de sua indústria de aviação civil.

Em 2010, a China terá aproximadamente 190 aeroportos, 50 a mais que em 2005. Segundo os informes chineses, o setor da aviação crescerá 14% em média a cada ano até 2010.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u347501.shtml

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#168 Mensagem por Tigershark » Qui Nov 22, 2007 2:45 pm

22/11/2007 - 14h32

Avião cai em aeroporto de Salvador
Aeronave, que seguia para a Ilha de Itaparica, caiu logo após a decolagem.
Piloto e três passageiros foram resgatados com vida e levados a hospitais da região.
Do G1, em São Paulo, com informações do iBahia.com


Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (22) após decolar da pista auxiliar do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. A aeronave caiu em uma área gramada, dentro do terreno do aeroporto. O piloto e três passageiros que estavam no avião foram resgatados com vida e levados a hospitais da região. O avião seguia para a Ilha de Itaparica. As operações de pouso e decolagem do terminal não sofreram interrupções




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#169 Mensagem por manuel.liste » Sex Nov 23, 2007 7:33 am

Thomas Enders, presidente de Airbus, dice que la cotización actual del euro respecto al dólar representa una "amenaza para la supervivencia del grupo"

Anuncia "medidas radicales de ahorro"

http://www.elmundo.es/mundodinero/2007/11/22/economia/1195763227.html




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#170 Mensagem por manuel.liste » Sex Nov 23, 2007 8:04 am

http://www.aire.org
Primer C-212 ensamblado en Bolivia

"El primer avión ensamblado que fue entregado este miércoles 21-11-2007 en Cochabamba y que recibió certificado de la empresa española EADS-CASA, abre una serie de oportunidades para futuros trabajos de ensamblado y mantenimiento de aviones de esta fábrica en territorio nacional boliviano.

"No sólo se entrega un avión más, sino que la fábrica de aviones otorga una certificación de capacidad al personal técnico de la Fuerza Aérea para que puedan realizar el ensamblado y mantenimiento a aviones de esta fábrica", declaró a la Agencia Boliviana de Información, el director de Relaciones Públicas de la Fuerza Aérea, Cnl. Jhonny Vera.

Agregó que con esta experiencia, el personal técnico se está capacitando para llevar adelante trabajos de mayor envergadura como inspección, ensamblado y mantenimiento de otras aeronaves.

Según Vera, este avión llegó a Bolivia por componentes separados como fuselaje, alas, tren de aterrizaje, motor, hélices, timón de dirección, sistema eléctrico, los cuales fueron adquiridos en agosto del año pasado.

Esta aeronave es un avión CASA C-212 versátil para pistas cortas preparadas y no preparadas.

Esta aeronave se ensambló en Bolivia con el asesoramiento y el personal de la EADS-CASA de España con el personal del Servicio de Mantenimiento Aéreo No. 2 de Cochabamba. Este es el primero de 3 que se completarán hasta fin de año.

"Este avión está destinado al grupo aéreo 72 que está asentado en Trinidad y que realizará viajes de integración entre todos los pueblos del Beni e inclusive Santa Cruz, con una capacidad de trasladar 20 personas o en su caso 2.000 kilos de carga y, realizará trabajos de carga especializada.

Con esta aeronave son dos los aviones de estas características que existen en Bolivia, con la diferencia de que éste fue ensamblado en suelo Boliviano.




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#171 Mensagem por Tigershark » Sex Nov 23, 2007 5:13 pm

23/11/2007 - 16h44 - Atualizado em 23/11/2007 - 16h50

Airbus está "com problema sério com o dólar", diz CEO
Da Reuters
entre em contato


BREMEN, Alemanha, 23 de novembro (Reuters) - A Airbus está enfrentando um "problema sério com o dólar", o que está forçando a empresa a considerar um aumento nos cortes de gastos necessários em sua batalha contra a rival Boeing, disse na sexta-feira o presidente-executivo, Tom Enders.


A Airbus, que vende os aviões em dólares mas gasta bilhões de euros em equipamentos, está sendo pressionada pela recente queda do dólar.


"Nós temos um problema sério com o dólar", disse Enders para repórteres na cidade alemã de Bremen. "Não deve ser uma surpresa para ninguém que um dólar em torno de 1,50 (por euro) cause grandes problemas para nosso modelo de negócios." O plano de reestruturação da Airbus, Power8, foi elaborado baseado em um taxa de câmbio entre 1,30 e 1,35 dólar por euro, disse Enders.



"É claro que nós precisamos pensar em alguns ajustes. Nós estamos fazendo isso", disse ele.


"Nós precisamos implementar totalmente o programa Power8", disse, se referindo ao plano de cortar 10.000 empregos e vender fábricas.


Um dia antes, Enders chamou a rápida queda do dólar de "ameaça fatal" para a Airbus.


Seus comentários se seguiram ao aviso desta semana da EADS, controladora da Airbus, que irá decidir sobre vendas de fábricas na Alemanha, França e Inglaterra até o final do ano, vendas que causaram preocupações nos sindicatos e governos sobre a garantia de empregos.


A fabricante de aviões anunciou na Dubai Air Show neste mês que irá registrar recorde de encomendas de novos aviões em 2007, mas Enders foi rápido em ressaltar a necessidade de entregar essas aeronaves no prazo e dentro do orçamento à medida que a empresa se recupera do custoso atraso de seu superjumbo A380.


O dólar caiu para um recorde frente a moeda comum européia nesta sexta-feira em meio às crescentes expectavivas de que o Federal Reserve irá cortar novamente a taxa de juro no próximo mês.




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Pedro Gilberto
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#172 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Nov 26, 2007 4:15 pm

Portuguesa TAP compra 20 aviões da Airbus

Segunda, 26 de novembro de 2007, 14h01
Fonte: EFE

O fabricante aeronáutico europeu Airbus anunciou hoje a venda à companhia portuguesa TAP de 12 aviões de seu novo modelo A350, com opções para três suplementares, e oito unidades do A320.

Esta encomenda representa a finalização de outro acordo formalizado em dezembro de 2005 pela TAP, que incluía dez aparelhos A350. A Airbus acaba de entregar à companhia aérea portuguesa o primeiro A330-200 que tinha comprado anteriormente. O fabricante europeu não informou o valor da operação.

O preço de catálogo dos A350 varia entre US$ 200 milhões e US$ 260 milhões cada um, enquanto o da família A320 está entre US$ 60 milhões e US$ 90 milhões cada um.

O chefe executivo da TAP, Fernando Pinto, destacou que com o A350 a companhia poderá "responder ao crescimento do tráfego nas rotas transatlânticas, assim como nos planos de destinos suplementares".

Quanto à aquisição dos A320, ele considerou a compra "totalmente normal, já que estão perfeitamente adaptados às necessidades de aviões rentáveis de um só corredor e oferecem aos passageiros o melhor conforto disponível no mercado".

A companhia portuguesa tem em sua frota atualmente 51 aviões da Airbus, entre eles 17 A319, 15 A320, três A321, quatro A340-300, cinco A310-300 e sete A330-200.

Os A350 - que, segundo as versões, pode transportar entre 270 e 350 passageiros - substituirão os A340-300 e os A330-200.

O responsável comercial da Airbus, John Leahy, expressou sua satisfação com esta venda, que "confirma mais uma vez o êxito do programa do A350". Incluindo a encomenda da TAP, a Airbus acumula contratos para a venda de 288 destes aparelhos.


http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200711261601_EFE_54262111&idtel=

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#173 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Nov 26, 2007 4:21 pm

Muito importante isso, irá determinar os vencedores e perdedores nos próximos anos....

Airbus acerta contrato na China mas teme queda do dólar

Segunda, 26 de novembro de 2007, 10h34
Fonte: Reuters News

A fabricante européia de aviões Airbus usou duas máscaras na China nesta segunda-feira: a alegria de acertar o que pode ser o maior contrato de vendas em volume e o crescente desespero sobre a contínua queda no valor do dólar.

O paradoxo é o mesmo que domina as discussões entre líderes chineses e franceses nesta semana: como lidar com a expansão econômica da China sem ser esmagado por desequilíbrios no mercado global de moedas, que são atribuídos à China pela Europa.

O presidente francês, Nicolás Sarkozy, e o presidente chinês, Hu Jintao, acompanharam a assinatura de um acordo da Airbus com a agência de compras da China que pode levar a uma encomenda de 160 jatos de passageiros da companhia européia avaliados em US$ 16,7 bilhões a preços de tabela.

Isso superaria o recorde anterior de 150 aviões registrado pelo antecessor de Sarkozy, Jacques Chirac, com a China durante visita similar feita em outubro de 2006.

Mas a força do euro contra o dólar, a moeda em que os aviões são vendidos, está pressionando a participação da Airbus no mercado mundial de aviação disputado também pela Boeing.

"É um perigo vital, o que significa que está comendo as margens da companhia, mas não de maneira imediata", disse o presidente-executivo da controladora da Airbus, a EADS, Louis Gallois.

A Airbus já planeja reduzir sua força de trabalho em 10 mil funcionários e economizar 2,1 bilhões de euros (US$ 3,11 bilhões) por ano sob o programa de reestruturação Power8. A empresa também está tentando vender seis de suas 16 fábricas para fornecedores.

Com a demanda por aviões decolando, Gallois disse que o problema não se resolve apenas com os cortes de empregos. A força do euro contra o dólar pode levar a uma terceirização adicional maciça se a valorização da moeda européia não for contida.

Na semana passada, o presidente da Airbus, Tom Enders, disse que o dólar fraco representa uma ameaça à sobrevivência da companhia.

O novo pedido da China compreende 50 jatos A330 avaliados em US$ 182 milhões cada, a preços de tabela, além de 110 A320, que custam cada US$ 70 milhões.

Em euros, o acordo "Sarkozy" tem valor de 11,3 bilhões a preços de tabela. Já o contrato "Chirac" foi avaliado em 8,2 bilhões de euros em outubro de 2006.

Em dólar, o valor do contrato desse ano cresceu 59%, mas em euros esse montante cresceu 38%. A diferença tem impacto sobre as margens da companhia.


http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200711261234_RTR_1196080491nN26344837&idtel=

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#174 Mensagem por Tigershark » Seg Nov 26, 2007 7:43 pm

26/11/2007 - 19h23 - Atualizado em 26/11/2007 - 19h30

British Airways e Texas Group desistem de comprar Iberia
Da France Presse
entre em contato

MADRI, 26 Nov 2007 (AFP) - O consórcio formado pela British Airways e a Texas Pacific Group (TPG) anunciou que não vai mais apresentar oferta de compra pela companhia aérea espanhola Ibéria, em carta enviada nesta segunda-feira à autoridade do mercado financeiro da Espanha.



"Decidimos retirar nossa indicação de interesse pela companhia", comunicou o consórcio em carta à Iberia encaminhada à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), a autoridade espanhola reguladora do mercado.



As duas empresas chegaram à conclusão que "não é possível lançar a oferta nos termos de consenso e cordialidade" que consideravam indispensáveis.



A companhia britânica British Airways (BA) anunciou horas antes que não usaria seus direitos para comprar uma participação extra de 13,4% na Iberia.



A British Airways, que possui 9,95% da companhia espanhola, e a TPG se aliaram em março para apresentar uma oferta de compra à Iberia por 3,4 bilhões de euros (3,6 euros por ação).



A Iberia tem cinco grandes acionistas: British Airways e Caja Madrid, com 9,9%, BBVA, 7,3%, Logista, 6,7% e El Corte Inglés - a principal rede de grandes lojas na Espanha -, com 2,9%, indicou a companhia britânica.



A desistência deixa o caminho livre para o fundo espanhol Gala Capital, que entrou em cena em 15 de novembro e oferece entre 3,4 e 3,7 bilhões de euros pela companhia espanhola, líder européia de vôos para a América Latina.



A Caja Madrid lançou semana passada uma ofensiva sobre a companhia aérea para comprar 13,4% das ações, embora não tenha esclarecido suas metas.



A Iberia, que vem atravessando um período difícil, sobretudo devido à concorrência das companhias de baixo custo, está em processo de reestruturação e, em março, anunciou que procurava compradores.




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#175 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 26, 2007 11:49 pm

Atenção para as conversas do Trio BNDES, VARIG e EMBRAER, sobre o que fazer com os aviões encomendados pela BRA (...)




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#176 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 4:50 pm

28/11/2007 - 16h07 - Atualizado em 28/11/2007 - 16h10

Bombardier: lucro em alta de 72% graças a encomendas recordes de aviões
Da France Presse

MONTREAL, 28 Nov 2007 (AFP) - O grupo aeronáutico e ferroviário canadense Bombardier anunciou nesta quarta-feira um lucro em alta de 72% no terceiro trimestre (encerrado em 31 de outubro), graças sobretudo a um caderno de encomendas recorde.



Diante do aumento da demanda de birreatores regionais CRJ700 e CRJ900, o grupo decidiu aumentar a cadência de produção de suas aeronaves, que já havia reforçado em agosto e agora será elevada a um avião a cada três dias.



A Bombardier pretende produzir 50 CRJ700 e CRJ900 em seu exercício fiscal 2007-2008, que termina em 31 de janeiro próximo, e 64 no seguinte.



No terceiro trimestre, o grupo, terceiro construtor aeronáutico civil no mundo e líder mundial do material ferroviário, registrou lucro de US$ 91 milhões, contra US$ 53 milhões no mesmo período do exercício anterior.



O faturamento consolidado do grupo subiu 23,5%, para US$ 4,2 bilhões, contra US$ 3,4 bilhões um ano antes.



Bombardier comemorou ainda um carnê de encomendas recorde de US$ 51,6 bilhões, dos quais US$ 19,6 bilhões para seu braço aeronáutico.



As encomendas confirmadas de aviões de negócios e aviões regionais totalizaram 124 aeronaves no terceiro trimestre, contra 95 no mesmo período de 2006.



Pierre Beaudoin, atualmente diretor da Bombardier Aeronáutica, será presidente da Bombardier em substituição a seu pai, Laurent Beaudoin, a partir de 4 de junho de 2008, anunciou ainda o grupo.




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#177 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 7:54 pm

28/11/2007 - 19h29 - Atualizado em 28/11/2007 - 19h47

Ex-diretor da Gol torna-se presidente da TAM
David Barioni Neto estava há apenas dois meses na empresa.
Ele substitui Marco Antonio Bologna, que vai para o conselho da holding da TAM.
Do G1, em São Paulo

A TAM anunciou nesta terça-feira (28) que David Barioni Neto será o novo presidente da companhia. Ele, que era vice-presidente de operações da TAM, estava há apenas dois meses na companhia. Antes disso, exercia a mesma função para a Gol.



Segundo a TAM divulgou na época da contratação do executivo, Barioni Neto atua na indústria de aviação há mais de 25 anos, tendo sido comandante de aeronaves Boeing e Airbus. De acordo com a empresa, o novo presidente da TAM também



se formou Agente de Segurança de Vôo (ASV) credenciado pelo Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e tem especialização em cargas especiais e perigosas e em gestão de crise pela International Air Transport Association (Iata).



Na época em que trabalhava na Gol, Barioni Neto desempenhou papel central após o acidente do vôo 1907, que matou 154 pessoas no fim de setembro do ano passado. Ele foi designado pelo presidente da companhia, Constantino de Oliveira Júnior, para acompanhar as investigações das causas do acidente.



Comunicado
A companhia aérea TAM informou que Marco Antonio Bologna deixou a presidência da empresa para integrar o conselho da holding TAM Empreendimentos e Participações S/A – TEP. A nota da empresa não detalhou os motivos da saída de Bologna do cargo.


A empresa informou apenas que a decisão, aprovada hoje pelo Conselho de Administração da TAM, completa o processo sucessório iniciado pela empresa em março deste ano, que já acarretou a saída de alguns vice-presidentes.



Bologna era o diretor-presidente da TAM desde janeiro de 2004 e foi indicado pela TEP para compor a diretoria. Ele chegou à companhia em 2001, tendo atuado como diretor financeiro e de relações com investidores entre abril de 2001 e dezembro de 2003.



Dois meses
David Barioni Neto começou a dar expediente na TAM em 10 de setembro deste ano, pouco menos de dois meses depois do acidente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, resultando na morte de 199 pessoas, entre os ocupantes da aeronave e pessoas que ocupavam o edifício da TAM Express, com o qual a aeronave Airbus A320 se chocou.



Como diretor de operações, o novo presidente da companhia já coordenava toda a equipe de engenharia de operações, despacho de vôo, escala de tripulantes, qualidade de vôo e treinamento operacional.



Acidente e queda no lucro
Em 2007, além de ter enfrentado o acidente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que resultou na morte de 186 pessoas em julho deste ano, a empresa também teve uma queda forte em seu lucro no terceiro trimestre deste ano.



A empresa teve lucro líquido de R$ 48,5 milhões no terceiro trimestre deste ano. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a companhia, que é líder do mercado de aviação comercial brasileiro, lucrou R$ 79,1 milhões, com queda de 81,2% sobre o resultado de mesmo período de 2006.




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#178 Mensagem por Edu Lopes » Sáb Dez 01, 2007 11:33 am

Governo quer passagens mais caras em SP

O governo pretende resolver a crise do setor aéreo nos aeroportos de São Paulo com um drástico aumento de tarifas aeroportuárias. Um documento elaborado pela secretária de Aviação Civil, Solange Vieira, ao qual o Estado teve acesso, prevê aumentos de 100% nas taxas de embarque pagas pelos passageiros e de até 1.200%, nas tarifas pagas pelas empresas.

Esse reajuste poderá levar a um aumento de pelo menos R$ 40 para o passageiro, considerando um bilhete doméstico de ida e volta. O reajuste de tarifas em Congonhas e Guarulhos faz parte de um pacote que será apresentado na próxima semana pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para conter a procura, o governo já havia diminuído o uso de pistas em Congonhas e transferido vôos. Agora, a idéia é desencorajar empresas e passageiros e obrigá-los a buscar alternativas.

O governo pretende transferir o fluxo de aeronaves para Viracopos, em Campinas, e outros aeroportos - que na comparação ficariam mais baratos. Se as medidas forem de fato implementadas, a taxa de embarque paga pelo passageiro de Congonhas passará dos atuais R$ 19,62 por trecho para R$ 39,24 - aumento de 100%. Somam-se a isso os repasses que as companhias poderão fazer com o aumento das tarifas pelo uso dos aeroportos.

Pelos planos do governo, as tarifas de pouso em Congonhas passariam de R$ 1,67 por tonelada para R$ 10,02 a tonelada, aumento de 500%. Com esse acréscimo, Gol, Varig e outras companhias que utilizam um Boeing 737, pagariam R$ 871,74 de tarifa para pousar em Congonhas, ante os R$ 145,29 atuais. Dividindo-se esse valor pelo número de passageiros, chega-se a um aumento de R$ 6,7 por passageiro (considerando uma ocupação de 70%). No caso do A320, usado pela TAM, a tarifa de pouso sobe de R$ 187,87 para R$ 1.127,25. O custo extra por passageiro, considerando a mesma taxa de ocupação, é de R$ 8,26.

Estão previstos ainda aumentos pelo uso do pátio de manobras em Congonhas. A idéia agora é dobrar o valor da tarifa a cada 30 minutos. Segundo o documento, a medida ajudaria a "estimular a eficiência em solo".

Guarulhos

Já no Aeroporto de Guarulhos, a proposta da secretaria prevê um aumento de 1204,35% na tarifa de permanência de aeronaves. Isso significa passar de US$ 0,23 por tonelada/hora para US$ 3 por tonelada/hora. Quem opera um avião como o Boeing 747, que hoje paga US$ 650,33 por hora, passará a pagar US$ 8.482,50. Dividindo-se o valor pelo número de passageiros, considerando uma ocupação de 70%, chega-se a um aumento de US$ 28,69 por passageiro. Em Guarulhos, a medida afeta não apenas as companhias brasileiras, mas também as estrangeiras e as cargueiras. O documento já foi apresentado às companhias, em uma reunião na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 8702,0.php




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#179 Mensagem por Sniper » Sáb Dez 01, 2007 12:10 pm

Desestimular o passageiro a viajar... Brilhante idéia! [009] :roll:




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#180 Mensagem por WalterGaudério » Dom Dez 02, 2007 12:51 am

Sniper escreveu:Desestimular o passageiro a viajar... Brilhante idéia! [009] :roll:


Brasil!!! sil! sil! sil! sil! :shock: :? :evil:




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