The Baaz escreveu:Brigadeiro escreveu:The Baaz escreveu:Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.
Abs,
Tigershark
ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.
Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.
Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...
Até mais!
O sistema de transporte público de Curitiba quando foi implantado nos moldes atuais na década de 80 se não me engano, era considerado um dos melhores do mundo.
Mas com o crescimento rápido e desorganizado da região metropolitana (mais de 3 milhões de habitantes atualmente), e com o sistema sem sofrer grandes mudanças/melhorias, ele tá indo por água abaixo, quem depende de ônibus aqui sofre, cansei de passar em frente a terminais e ver filas e mais filas de pessoas esperando ônibus (Terminal da Vila Hauer, 18:00, tubo da linha Inter 2, três onibus saem lotados, com gente caindo pelas janelas e ainda não tem lugar pra todo mundo).
São poucas as linhas da cidade que você consegue circular normalmente nos horários de pico.
Pow, tenta pegar o Tube londrino no horário de pico...possivelmente vc tb vai ir espremido. E nao pegará o primeiro, nem o segundo. Pegará o terceiro só pq vc já tá puto e resolve atropelar todo mundo! hehe
Eu achava que ia ser só festa o sistema de transporte na Europa. Sim, é muito melhor que no Brasil mas a licao que to tirando é que nao existe algo como um sistema de transporte perfeito em cidades grandes (Paris é quase perfeito, mas quase...; Londres, Roma, Barcelona, Milao tem bons sistemas; a Alemanha nao conheco mas só tem uma cidade muito grande).
Sobre BH...
É triste, mas o transito de BH tá piorando muito. Dizem que haverá rodizio intra-Contorno em uns cinco anos. E sou a favor! Quanto ao metro....o problema é cash...mto caro. Mas sei que a prefeitura trabalha em algumas mudancas no sistema de transporte. Mais precisao de horarios, linhas expressas nas grandes avenidas, etc. O edital que o Brigadeiro mostrou deve ser uma mostra dessa disposicao de mudar. Agora, Sniper, no seu caso....tem que combinar com o DER...senao, continua a merda que é (alias, se vc mora em Contagem e trabalha no Col. Batista nao rola de pegar um busao da sua casa a estacao Eldorado e de lá baixar de metro p a Praca da Estacao e andar um pouquinho p o Colegio Batista?)
Abs
Arthur