Transporte Urbano no Brasil

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Transporte Urbano no Brasil

#1 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 12:48 pm

Após constatar que não sou o único que me interesso pelo assunto e após também uma sugestão do Vinicius, abro este tópico para discutirmos sobre o transporte urbano nas grandes cidades Brasileiras.

Por ser um tema que afeta diretamente a vida da maioría de nós que moramos em metrópoles, espero que os colegas participem bastante! :wink:




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Re: Transporte Urbano no Brasil

#2 Mensagem por delmar » Qua Nov 28, 2007 1:05 pm

Sniper escreveu:Após constatar que não sou o único que me interesso pelo assunto e após também uma sugestão do Vinicius, abro este tópico para discutirmos sobre o transporte urbano nas grandes cidades Brasileiras.

Por ser um tema que afeta diretamente a vida da maioría de nós que moramos em metrópoles, espero que os colegas participem bastante! :wink:


Ou colocamos metros unindo o centro das cidades aos suburbios ou acabamos todos presos em congestionamentos gigantes. A volta dos bondes também é uma solução para a área central das cidades. O perigo maior que eu vejo é a degradação das áreas centrais, como já ocorre em Porto Alegre. O comércio foge para os shoping distantes e o centro é tomado por ambulantes, prostitutas, comércio de 1,99 e prédios abandonados.

saudações




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#3 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 1:07 pm

Continuando o assunto de outro tópico quando estavamos falando dos metrôs, posto algumas informações sobre o limitado metrô de BH:

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A operação comercial do Metrô de Belo Horizonte teve início em 1º de Agosto de 1986. Nesta época, entraram em operação seis estações, ligando Eldorado e Lagoinha, com 10,8 km de linha e apenas três trens. Em 1987, foram incorporados ao trecho a estação Central e mais dois trens. A partir de 1994 mais onze trens foram colocados em operação, sendo: um em 1994, cinco em 1995, quatro em 1996 e um em 2000. A frota de 25 trens foi completada em dezembro de 2001.
No dia 7 de Novembro de 2005, as estações em operação parcial passaram a funcionar normalmente, ou seja, os trens seguem diretamente da estação Eldorado à Vilarinho. Desta forma, concluiu-se a Linha 1.



Infelizmente não tem muito o que falar... O metrô é bem fraco mesmo e o trânsito da cidade é totalmente estrangulado pelos milhares de ônibus que circulam em BH diariamente. :cry:




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Re: Transporte Urbano no Brasil

#4 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 1:17 pm

delmar escreveu:
Sniper escreveu:Após constatar que não sou o único que me interesso pelo assunto e após também uma sugestão do Vinicius, abro este tópico para discutirmos sobre o transporte urbano nas grandes cidades Brasileiras.

Por ser um tema que afeta diretamente a vida da maioría de nós que moramos em metrópoles, espero que os colegas participem bastante! :wink:


Ou colocamos metros unindo o centro das cidades aos suburbios ou acabamos todos presos em congestionamentos gigantes. A volta dos bondes também é uma solução para a área central das cidades. O perigo maior que eu vejo é a degradação das áreas centrais, como já ocorre em Porto Alegre. O comércio foge para os shoping distantes e o centro é tomado por ambulantes, prostitutas, comércio de 1,99 e prédios abandonados.

saudações


Essa parece ser a solução mais lógica. Todas as grandes cidades do mundo tem um sistema de transporte público baseado em metrô e trens de subúrbio, porém no Brasil, ninguém se preocupa com a urbanização das cidades e vão empurrando com a barriga enquanto podem com "soluções" burras como os ônibus coletivos que além de desconfortáveis, caros e poluidores matam o trânsito de qualquer grande cidade.

No Brasil temos cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, entre outras que contam com uma região metropolitana enorme e densamente povoada e nenhuma delas tem um sistema de transporte eficiente... :cry: :?




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#5 Mensagem por Brigadeiro » Qua Nov 28, 2007 1:57 pm

Eu trabalho na prefeitura e já há planos de mudar a estrutura do BHBus, já que ele não surtiu o efeito desejado por essas bandas. A idéia das estações (Estação Barreiro, Venda Nova e São Marcos) não deu certo, uma vez que ainda não se conseguiu implantar o sistema de "linhas tronco" e a maior parte dos ônibus intermunicipais ainda vão para a Praça da Estação, ou seja, praticamente todas as linhas vão para o centro ou passam por ele, o que atrapalha demais o trânsito. Além do mais, a frota de veículos particulares aumentou, e muito, dando prova de que as pessoas preferem ficar longe dos ônibus lotados e desconfortáveis...
Uma das soluções seria o metrô, mas a geografia daqui não contribui, já que há muitos aclives e declives acentuados, o que dificulta a implementação dos trens na maioria das regiões e a solução seria o trem subterrâneo. A Linha 3 será assim... É o que se espera... :oops:

Até mais!




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#6 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Nov 28, 2007 2:06 pm

Alguns dados sobre metro urbano no Brasil:
Fonte: Anuário EXAME Infraestrutura 2006-2007

Brasilia-DF
Entensão da linha: 32 km
Números de estações: 14
Passageiros transportados por ano: 11,8 milhões

Belo Horizonte-MG
Entensão da linha: 28 km
Números de estações: 19
Passageiros transportados por ano: 32 milhões

Porto Alegre-RS
Entensão da linha: 33,8 km
Números de estações: 17
Passageiros transportados por ano: 47,3 milhões

Recife-PE
Entensão da linha: 29,3 km
Números de estações: 20
Passageiros transportados por ano: 54,3 milhões

Rio de Janeiro-RJ
Entensão da linha: 38,5 km
Números de estações: 32
Passageiros transportados por ano: 129 milhões

São Paulo-SP
Entensão da linha: 60 km
Números de estações: 54
Passageiros transportados por ano: 513 milhões

Lembrando que estão em implantação os metros de Salvador e Fortaleza.

[]´s




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#7 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 4:35 pm

Pois é Brigadeiro, reconheço que a prefeitura e a BHtrans tem trabalhado para resolver o problema do transporte público, mas infelizmente esses inúteis desses deputados não se interessam em apoiar a liberação de verbas para a ampliação do metrô.

Isso que você falou é verdade. Moro em Contagem e trabalho na Floresta (Colégio Batista), passo pela praça da estação e pela praça sete todo dia, a situação está calamitosa!

Eu lá dentro do meu "Mercedes" reparando nos carros, 90% deles com apenas 1 pessoa, isso é um absurdo. Mas ninguém em sã consciência abandona seu carro para enfrentar os malditos ônibus que só andam atrasados e lotados.

Infelismente o que se percebe também é que não há nenhuma integração entre o DER (que administra os ônibus intermunicipais na RMBH) e a BHtrans que administra os ônibus municipais. A atual gestão do estado não fez absolutamente nada em relação a melhoria do transporte público na RMBH.

Os metrôs no Brasil são uma "vergonha" em geral, o metrô de SP com quase 10 milhões de habitantes tem pouco mais de 60 Km, cidades como Santiago e Cidade do México tem metrôs muito maiores.




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#8 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 4:44 pm

Aqui no Rio de Janeiro o transporte definitivo é mesmo o Metrô.Disparado o mlehor meio de transporte para quem mora próximo das estações servidas pelas 2 linhas em atividade.Mas apesar disso ainda temos muito que melhorar.Os ônibus são o que há de pior,congestionando o transito e fora dos horários de pico do transporte,pela manhã e ao final da tarde,rodam sempre vazios.O transporte de massa via Supervia,que é a concessionária de trens do Rio ajuda a minimizar um pouco o problema,mas os trens estão longe da qualidade que se vê no Metrô,por exemplo.Os transportes alternativos,como as Vans,aqui no Rio tem crescido geométricamente,como alternativa à dificuldade em relação aos horários e rotas dos ônibus.Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

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#9 Mensagem por rodrigo » Qua Nov 28, 2007 5:33 pm

Alguém tem o valor dos bilhetes do metrô nas cidades? E a integração do metrô com o transporte de superfície, já existe em todas as cidades?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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#10 Mensagem por The Baaz » Qua Nov 28, 2007 6:58 pm

Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark


ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.




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#11 Mensagem por Brigadeiro » Qua Nov 28, 2007 7:51 pm

Sniper escreveu:Pois é Brigadeiro, reconheço que a prefeitura e a BHtrans tem trabalhado para resolver o problema do transporte público, mas infelizmente esses inúteis desses deputados não se interessam em apoiar a liberação de verbas para a ampliação do metrô.

Isso que você falou é verdade. Moro em Contagem e trabalho na Floresta (Colégio Batista), passo pela praça da estação e pela praça sete todo dia, a situação está calamitosa!

Eu lá dentro do meu "Mercedes" reparando nos carros, 90% deles com apenas 1 pessoa, isso é um absurdo. Mas ninguém em sã consciência abandona seu carro para enfrentar os malditos ônibus que só andam atrasados e lotados.

Infelismente o que se percebe também é que não há nenhuma integração entre o DER (que administra os ônibus intermunicipais na RMBH) e a BHtrans que administra os ônibus municipais. A atual gestão do estado não fez absolutamente nada em relação a melhoria do transporte público na RMBH.

Os metrôs no Brasil são uma "vergonha" em geral, o metrô de SP com quase 10 milhões de habitantes tem pouco mais de 60 Km, cidades como Santiago e Cidade do México tem metrôs muito maiores.


Infelizmente isso é verdade... É uma vergonha como o sistema de transporte é caótico. Pegar um ônibus é uma verdadeira "via crucis" (horários que nunca são cumpridos, ônibus sempre lotados no horário de pico e muito desconfortáveis, trânsito tumultuado, etc) e quem tem carro, acaba preferindo gastar o dinheiro da passagem para completar o tanque do carro e ir (muitas vezes sozinho) de carro para o trabalho... Eu já pensei em fazer isso várias vezes, só não uso o carro porque não há boas vagas para estacionar e os estacionamentos pagos cobram o "olho da cara" pela diária...

Aqui deveria haver uma integração entre o Metrô (estação Vilarinho e Eldorado), as linhas intermunicipais e as linhas que vão para o hipercentro e, assim, diminuir a quantidade de ônibus na região central. A idéia das Estações BHBus era ótima, mas não houve integração, o que acabou criando mais linhas e mais ônibus trafegam no centrão. A única coisa que melhorou foi a criação dos Suplementares e dos Circulares (que transitam somente entre bairros), o que ajudou demais no deslocamento... Eu moro no "Caiçara" (a uns 5 quarteirões da Rede Globo Minas) e para deslocar para a Pampulha ou para o Minas Shopping era um saco, pois eu dava voltas e voltas de ônibus... Agora, é só pegar um circular ou um suplementar que eu chego rapidinho...

A boa notícia é a criação da Portaria nº 4714/2007 que instaura uma comissão para licitar um novo sistema de transporte, substituindo o BHBus...
Vamos ver no que vai dar...

Até mais!




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#12 Mensagem por Brigadeiro » Qua Nov 28, 2007 7:54 pm

The Baaz escreveu:
Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

Tigershark


ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.


Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...

Até mais!




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#13 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 8:00 pm

Brigadeiro escreveu:
The Baaz escreveu:
Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

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ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.


Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...

Até mais!



X 2!!!! :shock:




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#14 Mensagem por The Baaz » Qua Nov 28, 2007 8:48 pm

Brigadeiro escreveu:
The Baaz escreveu:
Tigershark escreveu:Como sugestão para o Rio ficaria com a ampliação do Metrô nos moldes de S.Paulo,onde as quatro linhas cruzam a cidade em todos os sentidos, e a redução/racionalização dos ônibus nos moldes de Curitiba.

Abs,

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ônibus em Curitiba atualmente é praticamente igual a qualquer outra capital do país. ônibus velhos, lotados, atrasados, etc.

Até mesmo os conhecidos "ligeirinhos" e os biarticulados (estes que por sua vez possuem canaletas próprias nas vias) não dão conta da demanda atual. Um ponto positivo (único ao meu ver) é a integração das linhas, é muito fácil chegar em qualquer ponto da cidade pagando somente uma passagem, só saber quais ônibus pegar.


Nossa, que barra, hein Baaz? Eu sempre vi o sistema de transporte de Curitiba como exemplar (inclusive já vi até postais com os ônibus e os seus pontos)... É uma pena que o sistema foi esquecido...

Até mais!


O sistema de transporte público de Curitiba quando foi implantado nos moldes atuais na década de 80 se não me engano, era considerado um dos melhores do mundo.

Mas com o crescimento rápido e desorganizado da região metropolitana (mais de 3 milhões de habitantes atualmente), e com o sistema sem sofrer grandes mudanças/melhorias, ele tá indo por água abaixo, quem depende de ônibus aqui sofre, cansei de passar em frente a terminais e ver filas e mais filas de pessoas esperando ônibus (Terminal da Vila Hauer, 18:00, tubo da linha Inter 2, três onibus saem lotados, com gente caindo pelas janelas e ainda não tem lugar pra todo mundo).

São poucas as linhas da cidade que você consegue circular normalmente nos horários de pico.




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#15 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 28, 2007 8:52 pm

Em São José só tem o busão que tem Carteirinha de Passe e tal. É razoável, mas não posso falar muito porque eu raramente uso ônibus...




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